quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Gleisi: indiciamento de diretores da PRF “expõe golpe para roubar” Lula em 2022

 

Gleisi Hoffmann: presidente nacional do PT comentou o indiciamento de quatro ex-diretores e coordenadores da PRF que atuaram no golpe contra o presidente Lula em 2022 – Foto: Reprodução
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que o indiciamento de quatro ex-diretores da Polícia Rodoviária Federal (PRF), acusados de tentarem coibir eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última eleição, expõe a “extensão do golpe armado para roubar a vitória de Lula nas eleições de 2022”.

A declaração foi feita após a Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (22), anunciar o indiciamento de quatro ex-diretores e coordenadores da PRF. Segundo Hoffmann, os envolvidos “terão de pagar pelo que fizeram”. Os acusados teriam participado de operações para impedir eleitores de Lula de votarem no segundo turno.

Entre os indiciados estão Luis Carlos Reischak Júnior, Rodrigo Cardozo Hoppe, Djairlon Henrique Moura e Adiel Pereira Alcântara, além de Bruno Nonato dos Santos Pereira, ex-coordenador da ANTT. As investigações apontam que a PRF realizou blitze ilegais, principalmente no Nordeste, desobedecendo ordens do então presidente do TSE, Alexandre de Moraes, para suspender as fiscalizações. A estratégia buscava dificultar o acesso dos eleitores às urnas.

Os ex-diretores da PRF Luis Carlos Reischak Júnior (Inteligência) e Djairlon Henrique Moura (Operações), dois dos quatro policiais rodoviários indiciados pela PF – Foto: Reprodução

Segundo a PF, as ações configuram crimes como desobediência, prevaricação e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da PRF, já havia sido indiciado anteriormente e é apontado como o principal articulador do esquema. Mensagens revelam que as fiscalizações foram planejadas com direcionamento político e sem embasamento técnico.

Hoffmann destacou que os bloqueios, que afetaram principalmente ônibus fretados, ocorreram em regiões onde Lula teve ampla maioria de votos. Durante o segundo turno, 2.185 veículos foram fiscalizados no Nordeste, enquanto apenas 571 passaram por fiscalização no Sudeste. “Foi um crime contra a democracia”, enfatizou a presidente do PT.

O caso foi encaminhado ao STF e será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes. A Procuradoria-Geral da República decidirá os próximos passos, que podem incluir a apresentação de denúncia ou arquivamento.

Fonte: DCM

Zelensky volta a atacar Lula e rejeita plano de paz

O ucraniano ressaltou que, após conversas anteriores com Lula, ele não vê mais o presidente brasileiro como um "player" nas negociações de paz

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, 17/10/2024 (Foto: REUTERS/Johanna Geron)

Por InfoMoney - Durante sua participação no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky declarou que o Brasil, sob a liderança de Lula, não é mais um ator relevante nas tentativas de mediação entre a Ucrânia e a Rússia.

Em resposta a uma pergunta da TV Globo, Zelensky afirmou que “o trem do Brasil já passou”, referindo-se à oportunidade do país de atuar como mediador no conflito.

Zelensky ressaltou que, após conversas anteriores com Lula, ele não vê mais o presidente brasileiro como um “player” nas negociações de paz e que essa situação não mudará com o retorno de Donald Trump à presidência dos EUA.

O presidente ucraniano já havia criticado a postura de Lula em relação à guerra, especialmente suas declarações de que tanto a Ucrânia quanto os Estados Unidos e a União Europeia têm responsabilidades no prolongamento do conflito.

Ao longo de 2023, Lula tentou, sem sucesso, se posicionar como mediador entre as partes. Em suas falas, o presidente brasileiro destacou a importância do diálogo, mas Zelensky, em um discurso na Assembleia Geral da ONU, expressou dúvidas sobre o real interesse do Brasil e da China em liderar as negociações.

Lula continua a afirmar que a solução para o conflito deve ser diplomática e que é essencial que as partes se sentem à mesa para discutir um acordo.

O governo do presidente Lula apresentou, em conjunto com a China em maio de 2024, uma proposta para negociações com o objetivo de promover uma solução diplomática da crise ucraniana.

Fonte: Brasil 247 com Infomoney

Brasil gerou mais de 840 mil vagas de emprego em 2024, aumento de 58%

Setor do comércio foi o que mais registrou novas oportunidades

Carteira de trabalho digital (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O número de vagas de emprego aumentou 58% no ano passado, na comparação com 2023, passando de 534.210 para 844.744 oportunidades, segundo dados são do BNE (Banco Nacional de Empregos). As informações foram divulgadas pela jornalista Mirian Gasparin, em seu blog, nesta terça-feira (21).

Os dados mostram que o setor do comércio foi o que mais registrou novas oportunidades (190.838 vagas), seguido do setor administrativo (106.293).

Entre os estados com maior número de vagas abertas em 2024, se destacam: São Paulo (136.350), Minas Gerais (77.973), Santa Catarina (76.577), Paraná (71.305) e Rio de Janeiro (58.126). Em 2023, foram: São Paulo (136.350), Santa Catarina (56.115), Paraná (55.345), Rio Grande do Sul (53.514) e Minas Gerais (51.942).

Fonte: Brasil 247 com informações divulgadas no blog da jornalista Mirian Gasparin

Venezuela inicia exercícios militares com 150 mil soldados

A ação visa, segundo Nicolás Maduro, assegurar a paz e a segurança do país diante de ameaças externas

Presidente venezuelano, Nicolás Maduro 03/08/2024 REUTERS/Maxwell Briceno (Foto: Maxwell Briceno)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, mobilizou nesta quarta-feira (22) cerca de 150 mil militares e policiais para participar de exercícios coordenados. Batizada de "Escudo Bolivariano 2025", a ação tem como objetivo, segundo Maduro, assegurar a paz e a segurança do país diante de ameaças externas.

“Este é o primeiro exercício do Escudo Bolivariano 2025 para garantir a paz, a soberania, a liberdade e a verdadeira democracia na nossa Venezuela amada”, disse. Maduro ainda enfatizou que a iniciativa visa conter ações de grupos armados colombianos e outras ameaças que possam desestabilizar a Venezuela.

A mobilização acontece em um contexto de aumento da violência na Colômbia, onde confrontos entre guerrilheiros já resultaram em 100 mortos e no deslocamento de 32 mil pessoas. Entre os deslocados colombianos, centenas cruzaram a fronteira em direção à Venezuela.

Fonte: Brasil 247

Presidente do México diz que falará com Lula sobre ameaças de Trump

O republicano alterou o nome do Golfo do México para “Golfo da América”

Claudia Sheinbaum (Foto: Reuters/Henry Romero)

A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, afirmou nesta quarta-feira (22) que vai conversar nos próximos dias com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Tenho vários telefonemas nestes dias. Falei com o presidente [da Guatemala, Bernardo] Arévalo. Houve uma reunião dos chanceleres de diferentes países da América Latina e do Caribe, e, nestes dias, vamos falar com o presidente Lula”, afirmou a presidente do México durante coletiva de imprensa.

A governante fez o anúncio em um contexto de ameaças expansionistas feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O republicano alterou o nome do Golfo do México para “Golfo da América”. A preocupação da presidente Claudia Sheinbaum é que os EUA aumentem o controle sobre a área, dificultando as vantagens que os mexicanos podem ter no comércio e no transporte pela região.

Outra preocupação de Claudia são as ameaças de deportação em massa de imigrantes feitas por Trump. A Pesquisa sobre a População Atual apontou que cerca de 40 milhões dos 300 milhões de habitantes dos EUA em 2018 tinham origem mexicana. Atualmente, a população norte-americana ultrapassa os 340 milhões. O número de mexicanos em situação irregular representava 4,1 milhões em 2021, segundo o Pew Research Center.

Fonte: Brasil 247

STF nega pedido da defesa de Braga Netto para acesso a documentos

O requerimento buscava obter, entre outros arquivos, trechos da delação do tenente-coronel Mauro Cid, cujos detalhes permanecem sob sigilo

Braga Netto (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou, nesta terça-feira (21), o pedido da defesa do general Walter Braga Netto para acesso integral aos documentos e mídias relacionados à apuração sobre a tentativa de golpe. Braga Netto está preso desde dezembro de 2024, acusado de obstrução de Justiça.

O requerimento buscava obter, entre outros arquivos, trechos da delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, cujos detalhes permanecem sob sigilo. No pedido apresentado ao STF, o advogado de Braga Netto, José Luis Oliveira Lima, argumentou que o acesso a todas as evidências seria necessário para garantir o direito de defesa do acusado.

Na decisão, porém, Moraes considerou o pedido como “prejudicado”, alegando que “o amplo acesso já está garantido e este procedimento tramita publicamente, de modo que os advogados regularmente habilitados podem obter cópias das mídias e documentos que se encontram acautelados na Gerência de Processos Originários Criminais, diretamente junto à Secretaria Judiciária desta Suprema Corte.”

Fonte: Brasil 247

STF dá 15 dias para Haddad esclarecer fala sobre supostas rachadinhas de Flávio Bolsonaro

O senador acusa o ministro de calúnia, injúria e difamação

Ministro Fernando Haddad 20/12/2024 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresente esclarecimentos em até 15 dias sobre declarações que associam o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à prática das rachadinhas – esquema em que servidores repassam parte do próprio salário aos parlamentares.

A determinação ocorreu após uma queixa-crime apresentada por Flávio Bolsonaro, que acusa o ministro de calúnia, injúria e difamação. Além disso, o senador ingressou com uma ação no Tribunal de Justiça do Distrito Federal, solicitando indenização por danos morais no valor de mais de R$ 60 mil.

A declaração de Haddad foi feita na última semana, durante o anúncio da revogação de uma medida da Receita Federal sobre o rastreamento de transações via Pix.

Na ocasião, ao abordar a importância da fiscalização, o ministro afirmou que “as rachadinhas do senador Flávio, elas foram combatidas, porque a autoridade identificou uma movimentação absurda nas contas dele", acrescentou.

"Esse pessoal que comprou mais de 100 imóveis com dinheiro de rachadinha, não pode ficar indignada com trabalho sério que a Receita está fazendo”, completou.

Fonte: Brasil 247

Vereadores de Apucarana cumprem agenda em Curitiba; confira

Visitas são realizadas pela capital paranaense nesta terça-feira (21) e quarta-feira (22)


O presidente da Câmara de Apucarana, Danylo Acioli, e os vereadores Adan Lenharo e Sidnei da Levelimp cumprem agenda em Curitiba

O presidente da Câmara de Apucarana, Danylo Acioli (MDB), e os vereadores Adan Lenharo (DC) e Sidnei da Levelimp (MDB), cumprem extensa agenda nesta terça-feira (21) e quarta-feira (22), em Curitiba. Os parlamentares, que participam de reuniões com deputados na Assembleia Legislativa, buscam verbas e recursos para o município.

Em conversa produtiva com o deputado estadual Hussein Bakri, foi liberado o valor de R$ 100 mil, que será destinado para o Programa Escola Mais Bonita, do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont. “Com essa verba, o deputado está ajudando, não só o Colégio Santos Dumont, mas todo o setor de educação de Apucarana. Estamos muito felizes”, comentou o vereador Adan.

Ainda durante as visitações em Curitiba, os vereadores foram recepcionados pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni. “O secretário nos garantiu a liberação de recursos para construção de duas creches na cidade e se colocou à disposição de Apucarana para novos projetos na área de Desenvolvimento Social”, explicou Sidnei.

Inovação e tecnologia

Em busca de inovação e tecnologia, os vereadores também visitaram na manhã desta quarta (22), no Pinhão Hub. O espaço inaugurado em 2024, materializa o projeto da Prefeitura de Curitiba e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação de ter um endereço permanente para as conexões do segmento na capital paranaense.

“Estamos em Curitiba discutindo tecnologia para levar soluções para nossa cidade. O poder público tem que gerar menos custo e mais riqueza. E aqui, no Pinhão Hub, uma iniciativa da prefeitura que vem crescendo cada vez mais, buscamos ideias para fazer da Câmara um ambiente inteligente. Além disso, tentamos encontrar alguma maneira de fazer com que Apucarana gere riqueza sem aumentar os impostos”, esclarece Acioli.

Mais takes:

Vereadores Adan Lenharo e Danylo Acioli junto do deputado estadual Hussein Bakri

Vereadores visitam o espaço Pinhão Hub, em Curitiba 


Fonte: Câmara Municipal de Apucarana

Polícia investiga empresa por revenda de 800 toneladas de carne contaminada das enchentes no RS

De acordo com a Polícia Civil, a empresa teria comprado 800 toneladas de carne que ficaram submersas nas ruas de Porto Alegre

Pedaços de carne (Foto: REUTERS/Stringer)

Policiais civis do Rio de Janeiro deflagraram nesta quarta-feira (22) a Operação Carne Fraca, que investiga uma empresa de Três Rios, no sul fluminense, por suspeita de revender carne bovina estragada adquirida após as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em 2024. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo.

De acordo com a Polícia Civil, a empresa teria comprado 800 toneladas de carne que ficaram submersas nas ruas de Porto Alegre durante as enchentes de maio do ano passado. Na época, os sócios da empresa informaram que o material seria destinado à produção de ração animal, que possui critérios menos rígidos de fiscalização. No entanto, a carne foi revendida para consumo humano, gerando lucros superiores a 1.000%.

◎ Prisão em flagrante

Durante a operação, realizada pela Delegacia do Consumidor (Decon), um representante da empresa foi preso em flagrante na sede da companhia, onde as peças de carne foram encontradas armazenadas em câmaras frias. A polícia não revelou a identidade do preso nem informações sobre sua defesa.

As investigações indicam que o esquema teve alcance nacional, colocando “em risco consumidores de todo o Brasil”. Além disso, os envolvidos podem responder pelos crimes de associação criminosa, receptação, adulteração e corrupção de alimentos.

◎ Impacto das enchentes

As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024 deixaram um rastro de destruição, afetando 364 dos 497 municípios do estado e provocando a morte de mais de 180 pessoas. Além das perdas humanas, o desastre causou prejuízos expressivos ao comércio, às indústrias e à produção agrícola, com toneladas de alimentos contaminados ou inutilizados.

◎ A gravidade do caso

A venda de alimentos em condições inadequadas representa um grave risco à saúde pública, uma vez que carnes expostas a enchentes podem conter níveis de contaminação muito acima dos permitidos para consumo humano. Especialistas destacam que práticas desse tipo não apenas comprometem a segurança alimentar, mas também expõem falhas no sistema de fiscalização e controle.

Com a operação, a Polícia Civil busca desarticular o esquema e evitar que novos produtos contaminados sejam colocados no mercado. “A revenda de carne nessas condições é inaceitável e coloca em risco a vida de milhares de consumidores”, destacou um investigador ligado ao caso.

Fonte: Brasil 247 com informações da Folha de S. Paulo

Entenda o que é “lawfare”, termo distorcido por Bolsonaro

“Chega de perseguições, chega de lawfare“, disse o ex-mandatário em uma publicação nesta quarta-feira

Jair Bolsonaro durante participação em evento em Goiânia, 04/04/2024 (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Jair Bolsonaro (PL) voltou a mencionar, nesta quarta-feira (22), o termo “lawfare” ao pedir anistia para os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

“A gente espera que o Parlamento resolva a questão da anistia, tem que resolver, botar em votação. O compromisso que a gente tem é botar em votação e cada um bota no painel [da Câmara dos Deputados] se concorda ou não. Chega de perseguições, chega de lawfare“, disse.

O conceito “lawfare” foi popularizado pelos advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins, que defenderam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra a perseguição de Sergio Moro e Deltan Dallagnol durante a Lava Jato.

O termo refere-se ao uso ou à manipulação das leis e dos procedimentos jurídicos como instrumento de intimidação ou perseguição. Em geral, a prática é caracterizada como um tipo de assédio judicial cujo objetivo é silenciar o adversário.

No entanto, com três indiciamentos em investigações, incluindo pelo crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, Bolsonaro utiliza o termo “lawfare” para alegar ser alvo de supostas perseguições políticas.

Fonte: Brasil 247

Tuíte de Nikolas Ferreira sobre One Direction viraliza: "Vou gravar um vídeo cantando"

O deputado é encarado pela oposição como um possível candidato às eleições presidenciais de 2026

Dep. Nikolas Ferreira (PL - MG) (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) voltou a ser assunto nas redes sociais nesta quarta-feira (22), depois que internautas resgataram uma publicação antiga do parlamentar no X. Na postagem, Nikolas afirma que irá gravar um vídeo cantando uma música da banda pop One Direction.

“Vou gravar um vídeo cantando One direction kkkkkkkkkkkkkkkk ai senhor”, escreveu.

O deputado é encarado pela oposição como um possível candidato às eleições presidenciais de 2026, principalmente diante da inelegibilidade do ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL).


Fonte: Brasil 247

Apucarana cria canal pelo WhatsApp para recebimento de demandas da população


O serviço está sendo coordenado pelo Assessor de Relações com a Comunidade, pastor Juliano Maurício Prado dos Santos (foto), e também pelo vice-prefeito e secretário de Governo, Marcos da Vila Reis.

A população de Apucarana conta agora com um canal direto para denúncias, reclamações e para o acompanhamento das soluções às demandas apresentadas. A prefeitura disponibilizou um número pelo aplicativo de mensagens WhatsApp (43 99626-7658), agilizando o atendimento e evitando deslocamentos desnecessários por parte do cidadão.

O prefeito Rodolfo Moto afirma que a medida faz parte da reestruturação do serviço de ouvidoria, que passou a funcionar no térreo do prédio central da prefeitura, juntamente com a Assessoria de Relações com a Comunidade. “Para as situações em que a presença da pessoa for necessária, o atendimento físico ocorre logo na entrada da Prefeitura. Com a disponibilização do serviço pelo aplicativo de mensagens (WhatsApp), o objetivo é agilizar o atendimento e especialmente facilitar o acesso, aproximando mais as pessoas da administração pública e permitindo que elas acompanhem e cobrem a solução para as demandas apresentadas”, pontua Rodolfo Mota.

O serviço está sendo coordenado pelo Assessor de Relações com a Comunidade, pastor Juliano Maurício Prado dos Santos, e também pelo vice-prefeito e secretário de Governo, Marcos da Vila Reis.

Marcos afirma que a nova estrutura está funcionando há cerca de 10 dias e, neste período, já foram atendidas cerca de 400 pessoas. “Há demandas de um ano, dois e até mais anos que estão chegando e que ainda esperavam por uma solução”, afirma o vice-prefeito, citando protocolos de poda de árvores e outras situações, como pedido de limpeza de terreno em construção abandonada, muro em prédio público com problemas estruturais e recuperação de estrada.

Há também situações relacionadas à perturbação do sossego (som alto), ao Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa) e à mobilidade urbana. “Tenho o contato de todos os secretários municipais e vou fazendo a distribuição das demandas que chegam, encaminhando para o setor responsável. Boa parte conseguimos resolver rapidamente e há outras em que há a necessidade de protocolo”, explica o pastor Juliano.

Uma dessas situações, conforme Juliano, é a de um cadeirante que mora na Rua Olavo Bilac, no Jardim América, que necessitava da poda de uma árvore. “Como ele tinha dificuldade para vir até a Prefeitura, eu fiz o protocolo e vamos dar continuidade ao atendimento, prestando o suporte pelo WhatsApp até o atendimento da demanda”, exemplifica o Assessor de Relações com a Comunidade.

O prefeito Rodolfo Mota lembra ainda que Apucarana conta com três canais oficiais para a mediação entre o cidadão e o Município. Além do setor de Relações com a Comunidade da Prefeitura (responsável por encaminhar as demandas para as secretarias), estão também constituídas as ouvidorias da Autarquia Municipal de Saúde e da Guarda Civil Municipal (GCM).

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Apucarana garante R$ 5 milhões para pavimentação asfáltica


Rodolfo Mota: "Agradeço ao deputado licenciado e secretário Beto Preto por direcionar esses R$5 milhões para a cidade, centenas de famílias serão beneficiadas”

O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota, recebeu nesta quarta-feira (22/01) o deputado Federal licenciado e secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. No encontro, que aconteceu no salão nobre da prefeitura, o deputado oficializou a conquista de R$5 milhões – a fundo perdido – para obras de pavimentação asfáltica através de convênio com a Itaipu Binacional.

Os recursos para o setor de infraestrutura urbana foram conquistados por Beto Preto por intermédio da bancada de parlamentares federais do Paraná. “Apucarana vive um novo momento e toda ajuda é bem vinda. Da parte da prefeitura, não vai faltar empenho e projetos para que os recursos sejam efetivados. Agradeço ao deputado licenciado e secretário Beto Preto por direcionar esses R$5 milhões para a cidade, centenas de famílias serão beneficiadas”, disse o prefeito Rodolfo Mota.

O montante carreado ao município é a totalidade da cota parte que cabia ao deputado Federal licenciado, Beto Preto. “Poderia ter encaminhado para qualquer outro município, mas priorizei Apucarana. Este é o meu presente pelos 81 anos do município”, disse ele, que também é ex-prefeito da cidade.

Beto Preto: “Poderia ter encaminhado para qualquer outro município, mas priorizei Apucarana. Este é o meu presente pelos 81 anos do município”

Com a assinatura do convênio que garantiu os recursos, o próximo passo é a definição das vias a serem contempladas com obras de reperfilamento asfáltico ou recape em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). “Já propus ao prefeito alguns locais e outros serão definidos pela equipe técnica da prefeitura. Pode ser que não dê para fazer tudo que for necessário neste momento, por isso desde já me comprometo a buscar mais recursos, através de emendas parlamentares”, afirmou Beto Preto, assinalando que nos últimos anos encontrou barreiras para encaminhar recursos para Apucarana.

A mesa de honra foi composta ainda pelo diretor da Secretaria de Estado da Saúde, César Neves e por chefes de núcleos regionais do Governo do Estado do Paraná, Lucas Leugi (Saúde), Fernando Garcia (Cohapar) e Vladimir Barbosa da Silva (Educação). O ato também foi prestigiado pelo vice-prefeito e secretário de Governo de Apucarana, Marcos da Vila Reis, pelo secretário Municipal de Obras, Mateus Franciscon Fernandes e demais secretariados municipais, e servidores da rede estadual.


Fonte: Prefeitura de Apucarana

Bolsonaro ataca Nikolas com indireta: “Ejaculação precoce”

 

Vídeo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro ataca o deputado federal Nikolas Ferreira – Foto: Reprodução

Em recente declaração, o ex-presidente Jair Bolsonaro criticou indiretamente o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), utilizando o termo “ejaculação precoce” para descrever aliados que, segundo ele, deixam a popularidade subir à cabeça.

“Alguns tem subido a cabeça dado a popularidade e a notoriedade, achando que já podem dar voos bem mais altos”, disse.

As declarações ocorrem após o encontro entre Nikolas e o ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, em Washington, onde participaram da posse de Donald Trump, recém-eleito presidente dos EUA. Durante o evento, Marçal referiu-se a Nikolas como “presidente do Brasil em 2034”, sugerindo uma possível candidatura futura.

Bolsonaro, que não pôde comparecer à posse do chefe de Estado americano devido à negativa da Justiça em devolver seu passaporte, demonstrou descontentamento com a ascensão de novos nomes na direita brasileira. Ele mencionou a existência de “oportunistas no PL” e criticou candidatos de “direita limpinha” e “terceira via”.

Atualmente, o ex-capitão está inelegível até 2030, após condenação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Em entrevista, ele afirmou que, se permanecer inelegível, “não acredita mais na democracia”.

Fonte: DCM

Usuários do Instagram e Facebook reclamam que estão seguindo Trump automaticamente

 

Perfil de Donald Trump (@potus) no Instagram. Foto: Reprodução

Usuários do Instagram e do Facebook, redes sociais controladas pela Meta, têm reclamado que estão seguindo automaticamente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu vice, J. D. Vance, desde a posse, na última segunda (20). Os perfis citados são @potus e @vp, respectivamente.

A cantora Demi Lovato afirmou, no Instagram, que deu “unfollow” nos perfil @vp e pouco tempo depois apareceu novamente como seguidora. “Deixei de seguir esse cara duas vezes hoje. Que negócio sombrio, Meta”, escreveu a artista.

Demi Lovato diz que deixou de seguir o vice-presidente J. D. Vance e ainda aparece como seguidora no Instagram. Foto: Reprodução

A Meta afirmou que as contas são gerenciadas pela Casa Branca e que o conteúdo das páginas é alterado quando ocorre a transição entre presidentes. A empresa alega que quem seguia os perfis @potus e @vp quando pertenciam a Joe Biden e Kamala Harris manteve os “follows”.

“As pessoas não foram obrigadas a seguir automaticamente nenhuma das contas oficiais do Facebook ou Instagram do Presidente, Vice-Presidente ou Primeira-dama. Essas contas são gerenciadas pela Casa Branca, então, com uma nova administração, o conteúdo dessas Páginas muda”, afirmou Andy Stone, porta-voz da Meta.

A empresa ainda diz que o processo para deixar de seguir as páginas “pode demorar um tempo” durante a transição. As mudanças nos perfis ocorreram ainda na segunda, em meio à posse do republicano, e o número de seguidores do @potus cresceu na ocasião.

Alguns usuários ainda dizem que passaram a seguir automaticamente as páginas @potus46archive e @vp46archive, que registram todas as postagens de Biden e Kamala no período em que estiveram na Casa Branca.

Fonte: DCM

Meta, X e TikTok ignoram convite da AGU para audiência pública sobre moderação das redes

 

Sede da AGU (Advocacia-Geral da União) em Brasília. Foto: Renato Menezes/AscomAGU
Representantes da Meta, do X (ex-Twitter) e do TikTok ignoraram uma audiência pública promovida pela AGU (Advocacia-Geral da União) sobre a moderação das redes sociais. O encontro acontece nesta quarta (22) em meio ao debate proposto pelo governo Lula sobre a regulação das plataformas.

“As plataformas foram convidadas e não participaram, preferiram não participar desta audiência pública. É uma opção, nós respeitamos. Isso não interdita o debate, o diálogo, que está sempre aberto”, afirmou Jorge Messias, advogado-geral da União.

45 pessoas foram convidadas, entre elas representantes das redes sociais, especialistas, agências de checagem de fatos, acadêmicos e membros da sociedade civil. Messias afirmou que algumas plataformas manifestaram “interesse de continuar colaborando com o governo”.

Logos da Meta, do X e do TikTok. Foto: Reprodução

O debate foi convocado após o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciar que suas redes sociais, o Facebook e o Instagram, deixarão de ter um programa de checagem de fatos para adotar uma ferramenta de “notas da comunidade”, similar à usada pelo X.

A empresa também promoveu uma alteração em suas diretrizes que flexibiliza discursos de ódio nas plataformas, mas disse à AGU que as mudanças serão promovidas inicialmente nos Estados Unidos.

O evento promovido pelo órgão tem como objetivo analisar o impacto das mudanças no enfrentamento à desinformação e na proteção de direitos fundamentais previstos na Constituição Federal. O encontro foi presidido pela AGU e contou com representantes de diversas pastas do governo federal.

Fonte: DCM

Bolsonaro reclama de “direita limpinha” e candidatos com “pouca idade” para 2026

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

Inelegível até 2030, o ex-presidente Jair Bolsonaro reclamou dos políticos que querem substituí-lo nas eleições de 2026. Ele diz que candidatos com “pouca idade”, que se dizem uma “terceira via” ou da “direita limpinha” não vão resolver os problemas do país.

“Não fica inventando ‘terceira via’, ‘direita limpinha’, fazer um gestinho para lá e para cá, com a sua inexperiência, com a sua, até, boa vontade, mas você não tem como enfrentar, hoje em dia, o sistema pelo povo”, afirmou em entrevista ao canal bolsonarista AuriVerde Brasil no YouTube.

Bolsonaro não citou nenhum nome durante a entrevista, mas as declarações foram dadas após o ex-candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) se encontrar com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) nos Estados Unidos e dizer que ele seria “presidente do Brasil em 2034″.

“Alguns de pouca idade já estão se lançando aí como candidatos, ‘eu vou resolver’, na base da lacração… Não quero falar aqui dicas de quem seriam essas pessoas”, prosseguiu Bolsonaro. Ele ainda diz que a próxima disputa “não será democrática” se não puder se candidatar.
O ex-presidente Jair Bolsonaro em debate na Band durante a campanha eleitoral de 2022. Foto: Reprodução
Bolsonaro foi condenado três vezes pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a oito anos de inelegibilidade. As penas não são somadas e o tempo é contado a partir de 2022, o que deixará o ex-presidente fora das disputas até o fim dessa década.

Além das intrigas sobre a próxima eleição presidencial, Bolsonaro também tem criado brigas pela disputa à presidência do Senado Federal. Ele criticou, nesta semana, seu ex-ministro Marcos Pontes, o astronauta, por lançar sua pré-candidatura para o comando da Casa.

Fonte: DCM

Bolsonaro diz que se arrepende de generais no governo e queria ministros “casca grossa”

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro e os generais Walter Braga Netto e Augusto Heleno. Foto: Reprodução
O ex-presidente Jair Bolsonaro sinalizou que se arrependeu da composição de seu governo e disse que não nomearia novamente generais para ministérios do Palácio do Planalto. Ele diz que deveria ter escolhido auxiliares “parrudos”.

“Você fala: ‘o que faria diferente’? Os ministros palacianos seriam diferentes. Eu não teria lá alguns nomes, um general aqui. Eu não teria mais general ali. Eu ia ter ministros mais parrudos, mais casca grossa, para enfrentar o sistema”, afirmou em entrevista ao canal bolsonarista Fio Diário.

O desabafo ocorre em meio às investigações sobre a trama golpista, que apontou a participação dos generais Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil), Augusto Heleno (ex-chefe do GSI) e Mário Fernandes (ex-número dois da Secretaria Geral da Presidência).

Segundo a coluna Painel na Folha de S.Paulo, pessoas próximas ao ex-presidente têm relatado que ele está irritado nos últimos meses com os militares que participaram do governo. Bolsonaro diz que eles foram inoperantes e omissos na relação com a classe política e o Judiciário.
O ex-presidente Jair Bolsonaro em entrevista ao canal bolsonarista Fio Diário. Foto: Reprodução/YouTube
Bolsonaro ainda foi acompanhado por Hamilton Mourão, ex-vice-presidente e atualmente senador pelo Republicanos, e Luiz Eduardo Ramos, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Ele nomeou 16 generais no total.

Os generais perderam espaço durante o governo do presidente Lula, que nomeou somente um militar para cargo de confiança em sua administração: Marcos Antonio Amaro dos Santos, atual ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Fonte: DCM com canal Fio Diário e Folha de S. Paulo