quarta-feira, 16 de abril de 2025

Lula publica MP que cria programa de reavaliação de benefícios para reduzir fila do INSS

Atualmente, a fila de espera por análise de benefícios tem cerca de 1,9 milhão de pedidos

       Fonte: Agência Brasil

O governo federal publicou, nesta quarta-feira (16), uma medida provisória que institui o “Programa de Gerenciamento de Benefícios” no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A iniciativa foi publicada no Diário Oficial da União e visa enfrentar um dos maiores gargalos da Previdência Social: a fila de espera por análise de benefícios, que hoje ultrapassa a marca de 1,9 milhão de pedidos. As informações são do g1.

Segundo dados do próprio INSS, o número de requerimentos pendentes voltou a crescer nos últimos meses, após uma queda registrada. Em julho de 2023, o Executivo lançou um programa para tentar cumprir a promessa do presidente Lula de acabar com a fila de espera. A medida provisória então publicada permitiu o deslocamento de servidores para unidades com maior carência no atendimento e também autorizou o pagamento de bônus de produtividade a servidores e médicos peritos.

Segundo o INSS, nos oito primeiros meses daquele programa, houve uma redução da fila de 1,8 milhão para pouco mais de 1,3 milhão de pedidos. No entanto, a partir de julho de 2024, o número voltou a subir, chegando a quase 2 milhões de pessoas em novembro de 2024, último mês com dados disponíveis.

Fonte: Brasil 247 com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário