Levantamento realizado pela da CB Consultoria Opinión Pública aponta que o presidente Lula fica atrás apenas de Yamandú Orsi e Daniel Noboa
Um levantamento realizado pela da CB Consultoria Opinión Pública, realizado entre 11 e 16 de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua em terceiro lugar no ranking de popularidade entre os presidentes da América do Sul. O estudo elaborado pela empresa argentina, que entrevistou 12.023 pessoas em dez países da região, confirma a liderança da esquerda no continente, com Yamandú Orsi, do Uruguai, no topo da lista, destaca a Carta Capital.
Orsi, que assumiu o cargo em 1º de março, sucedendo o presidente de centro-direita, Luís Lacalle Pou, mantém a primeira posição com uma imagem positiva de 51,3%, embora tenha sofrido uma ligeira queda em comparação com a rodada anterior (52,9%). Em segundo lugar está Daniel Noboa, presidente reeleito do Equador, com 51% de aprovação, marcando um avanço significativo em relação aos 47,5% obtidos na pesquisa anterior.
Lula, por sua vez, apresenta uma imagem positiva de 49,7%, o que representa um aumento em relação aos 46,5% registrados no mês passado. Sua imagem negativa, no entanto, também recuou, de 50,6% para 47,7%.
O ranking dos cinco primeiros é completado pelo presidente de extrema direita da Argentina, Javier Milei, com 46,3%, ante 46,1% na rodada anterior, e Santiago Peña, do Paraguai, com 45% de imagem positiva, avançando para além dos 42,9% registrados na rodada anterior.
No final da lista, segundo a reportagem, aparecem Gabriel Boric, do Chile, com 44,8%; Gustavo Petro, da Colômbia, com 36,2%; Nicolás Maduro, da Venezuela, com 28,5%; Dina Boluarte, do Peru, com 24,9%; e Luis Arce, da Bolívia, com 24,1%.
A pesquisa, realizada entre 11 e 16 de abril, tem uma margem de erro de até três pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. A amostra inclui entre 1.067 e 1.490 entrevistados por país, abrangendo Brasil, Colômbia, Argentina, Peru, Venezuela, Chile, Equador, Bolívia, Paraguai e Equador.
Fonte: Brasil 247 com Carta Capital
Nenhum comentário:
Postar um comentário