sexta-feira, 4 de abril de 2025

Inflação de alimentos que tiveram imposto zerado desacelera em março

A inflação de produtos que tiveram isenção de tarifa desacelerou de 2,44% para 0.70% ao longo do mês

       Supermercado. Foto: Divulgação

A inflação dos alimentos que tiveram imposto zerado pelo governo Lula (PT) desacelerou de 2,44% para 0,70% ao longo de março, informa a jornalista Miriam Leitão, do jornal O Globo. O levantamento, feito pelo economista André Braz, do FGV Ibre, mostra que há um alívio nos preços dos alimentos, mas que essa redução não pode ser exclusivamente atribuída à isenção da tarifa de importação.

“Em muitos casos, os preços já vinham em trajetória de queda antes da entrada em vigor da nova política, como observado no caso do café moído. Outros itens, como a sardinha em conserva, continuaram registrando inflação elevada e volátil mesmo após a desoneração, o que indica a presença de outros fatores atuando sobre a formação de preços, como sazonalidade, logística e comportamento da oferta doméstica”, explicou.

Segundo Braz, uma série de fatores faz com que a política de desoneração não chegue imediatamente aos preços, mas a medida pode contribuir para expectativas mais moderadas de reajustes.

“Embora ainda seja cedo para afirmar que a redução da tarifa de importação tenha sido a causa direta da queda de preços, os primeiros sinais apontam para uma convergência benéfica entre a medida e a tendência inflacionária de alguns alimentos. Isso reforça a importância de acompanhar de perto os dados nos próximos meses, avaliando de forma mais robusta o impacto estrutural da política sobre o custo da cesta básica e a segurança alimentar”, completou.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário