
Repleta de celebrações religiosas, a Semana Santa é considerada a mais importante do ano para a Igreja Católica. No entanto, há um dia em que não se celebra missa: a Sexta-feira Santa, que em 2025 cai neste 18 de abril. É a única data do calendário litúrgico sem missa, em sinal de profundo luto pela morte de Jesus Cristo.
Segundo a tradição católica, que remonta ao século IV, a Igreja evita a celebração nesse dia como forma de silêncio e respeito diante do sacrifício de Cristo na cruz.
“É uma antiga tradição que acontece por conta do sacrifício de Jesus Cristo na cruz, quando ele se entregou por nós. A Igreja se reserva da missa na data para manifestar o luto e o silêncio pela morte de Jesus Cristo”, explica o padre Leandro dos Santos, de Caçapava (SP).
Na Sexta-feira Santa, mesmo sem missa, a Igreja realiza a Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, com leituras bíblicas, adoração da cruz e distribuição da comunhão, com hóstias consagradas na véspera. Assim como na Quarta-feira de Cinzas, o dia é marcado por jejum e abstinência de carne.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário