Parlamentar enfatizou que a proposta fortalece a atuação coordenada dos agentes de segurança
A deputada federal e delegada Adriana Accorsi (PT-GO) defendeu, durante sessão plenária nesta semana, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, elaborada pelo Ministério da Justiça. Para a parlamentar, a iniciativa representa uma atualização necessária frente ao avanço do crime organizado, das milícias e do tráfico no país.
Accorsi, que integra a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), afirmou que o atual sistema, baseado na Constituição de 1988, já não é suficiente para enfrentar o novo cenário.
“Todo o arcabouço da segurança está inscrito na Constituição Federal de 1988. Mas o crime organizado, as milícias, o tráfico de armas e drogas avançaram para além das fronteiras estaduais e nacionais. Precisamos de um sistema que acompanhe essa realidade”, enfatizou. “O combate precisa ser coordenado e eficiente.”
A PEC, que será enviada ao Congresso Nacional, visa integrar as forças de segurança do país. “A PEC propõe o compartilhamento de informações de inteligência, integração operacional e a criação de um Conselho Nacional de Segurança Pública com participação dos estados e municípios. Sem retirar atribuições, mas fortalecendo a atuação coordenada”, enfatizou Accorsi.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário