quarta-feira, 2 de abril de 2025

“Congresso e governo atuam juntos para defender o Brasil das tarifas de Trump”, diz Gleisi

Sem citar a tentativa do PL de obstruir a pauta para votar o PL da anistia, ministra diz que “ninguém pode se colocar acima dos interesses do país”

        Gleisi Hoffmann - 18/03/2025 (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), destacou nesta quarta-feira (2) a aprovação da Lei de Reciprocidade Econômica pelo Senado. O texto autoriza o Brasil a adotar contramedidas proporcionais contra países ou blocos econômicos que atuem contra os interesses nacionais e é uma resposta às tarifas de importação de 25% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre aço e alumínio brasileiros.

Segundo Gleisi, o governo Lula (PT) e o Congresso estão atuando juntos para defender os interesses do país. “O Congresso e o governo estão atuando juntos e rapidamente para defender o Brasil das tarifas unilaterais anunciadas pelo governo Trump. O projeto da reciprocidade foi aprovado por 70 votos a zero no Senado, mostrando que é possível unir partidos e bancadas quando o interesse do país é ameaçado”, afirmou.

A ministra completou afirmando que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), já fez um chamado para que o texto seja votado com urgência. “O projeto está agora na Câmara, onde o presidente Hugo Motta já fez um chamado contundente para que a matéria seja votada com o mesmo sentido de urgência demonstrado pelo Senado. Ninguém pode se colocar acima dos interesses do país!”, completou.

Nesta quarta, Donald Trump vai anunciar uma série de tarifas recíprocas para diversos parceiros comerciais, incluindo o Brasil. O presidente americano ainda não deu detalhes sobre as novas tarifas, mas batizou o anúncio como o “Dia da Libertação”, indicando uma escalada na guerra comercial.

Oposição promete obstrução na Câmara - A chegada da Lei de Reciprocidade Econômica na Câmara ocorre ao mesmo tempo em que a oposição, liderada pelo PL, promete a obstrução dos trabalhos legislativos para forçar a votação do PL da Anistia, que visa libertar condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023 e livrar Jair Bolsonaro (PL) da cadeia por tentativa de golpe de Estado. No entanto, Hugo Motta e a base do governo vêm resistindo às pressões e tentam avançar com o projeto de reciprocidade nesta quarta.

 

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário