Vasco, Botafogo, Bahia, Corinthians, Sport e Internacional se posicionaram contra o regime militar
Nesta terça-feira, 1º de abril, data que marca o aniversário do golpe militar de 1964, clubes de futebol se manifestaram contra a Ditadura Militar. Desde o início do dia, equipes da Série A do Campeonato Brasileiro, como Vasco, Botafogo, Bahia, Corinthians, Sport e Internacional, publicaram mensagens nas redes sociais relembrando a data e se posicionando em defesa da democracia.
O primeiro time a se manifestar foi o Vasco da Gama, que publicou uma imagem com a mensagem "Ditadura nunca mais". Na manhã desta terça-feira, o Botafogo seguiu o mesmo caminho e fez um post similar, relembrando a importância da democracia no Brasil. O Bahia, por sua vez, compartilhou um trecho da música "Para não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré, um dos hinos de resistência contra o regime militar.
O trecho compartilhado pelo clube baiano faz alusão à luta pela liberdade e à resistência, com versos como: "Os amores na mente, as flores no chão / A certeza na frente, a história na mão / Caminhando e cantando e seguindo a canção / Aprendendo e ensinando uma nova lição."
O Corinthians também se posicionou, lembrando a Democracia Corinthiana, movimento que, na década de 1980, teve a luta pelo fim da ditadura como uma de suas bandeiras. Em sua postagem, o clube paulista afirmou: "A Democracia Corinthiana é um dos capítulos mais poderosos da nossa história. E é por isso que fazemos questão de lembrar: memória é resistência”. No final do dia, o Internacional também se posicionou, reiterando seu compromisso com a democracia e os direitos humanos.
Nos últimos anos, o número de clubes que se manifestam contra a Ditadura tem diminuído. Em 2021, sete equipes da Primeira Divisão se posicionaram publicamente, enquanto em 2024 o número caiu para quatro.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário