quinta-feira, 17 de abril de 2025

Bolsonaro segue na UTI sem previsão de alta, diz boletim médico

 

Ainda na UTI, Jair Bolsonaro recebeu a visita de Carluxo. Foto: reprodução
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star em Brasília, sem previsão de alta, de acordo com boletim médico divulgado nesta quinta-feira (17). O relatório indica que o paciente mantém “boa evolução clínica, sem dor e sem outras intercorrências”, com melhora nos exames laboratoriais.

Bolsonaro, que se submeteu a uma cirurgia de aproximadamente 12 horas no último domingo (13) para desobstrução intestinal, segue em jejum oral, recebendo nutrição exclusivamente por via parenteral (na corrente sanguínea). A equipe médica informou que ele continuará com o programa de fisioterapia motora, incluindo caminhadas fora do leito, e respiratória. As visitas permanecem restrita a familiares.

Em publicação nas redes sociais, o ex-presidente compartilhou uma foto ao lado do filho Carlos Bolsonaro (PL), vereador do Rio de Janeiro, e escreveu: “Minha evolução clínica tem sido positiva: não sinto maiores dores e, até o momento, não houve novas intercorrências. Os exames laboratoriais também indicam melhora, o que me traz mais alento e esperança a cada dia”.


O quadro clínico atual, segundo seus médicos, é resultado de complicações decorrentes do ataque a faca sofrido por Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018.

Na última sexta-feira (11), durante agenda política no Rio Grande do Norte, o ex-presidente sentiu fortes dores abdominais e foi inicialmente atendido no Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz (RN), sendo posteriormente transferido para Natal e depois para Brasília.

A laparotomia exploratória realizada no domingo teve como objetivo liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal. Médicos alertam que o pós-operatório deve ser “delicado e prolongado”, conforme divulgado pela equipe médica e familiares. Na quarta-feira (16), Bolsonaro havia publicado vídeo mostrando sua primeira caminhada pelos corredores do hospital, onde cumprimentava a equipe médica.

Este é o quarto procedimento cirúrgico relacionado a complicações intestinais desde o atentado de 2018. A internação atual já dura seis dias, sendo três deles em regime de UTI. A equipe médica não estimou quando o ex-presidente poderá receber alta hospitalar ou retomar suas atividades normais.

Veja o boletim desta quinta-feira na íntegra:

O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Mantém boa evolução clínica, sem dor e sem outras intercorrências. Apresenta também melhora dos exames laboratoriais. Segue em jejum oral, com nutrição parenteral exclusiva. Hoje, continuará o programa de fisioterapia motora (caminhada fora do leito) e respiratória. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário