terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Venezuela quer relação respeitosa com os EUA, diz ministro

O governo do ex-presidente dos EUA Joe Biden não reconheceu a vitória de Maduro nas eleições presidenciais da Venezuela
Homem segura bandeira da Venezuela (Foto: Reuters)

O governo da Venezuela, por meio do ministro do Interior, Justiça e Paz, Diosdado Cabello, disse que busca manter relações "respeitosas" e "transparentes" com os Estados Unidos. A declaração foi feita na segunda-feira (20), durante uma entrevista coletiva em Caracas, logo após a posse de Donald Trump como presidente dos EUA.

Na ocasião, Cabello ressaltou que o principal pedido da Venezuela é o respeito mútuo. “O presidente [Nicolás Maduro] disse não sei quantas vezes: ‘respeito, respeito’. É tudo o que pedimos. Nós respeitamos todos, eles devem nos respeitar e teremos relações transparentes com quem quer que seja”, afirmou.

Mais cedo, Trump afirmou que os EUA "provavelmente" deixarão de comprar petróleo da Venezuela. "Provavelmente vamos parar de comprar petróleo da Venezuela. Não precisamos do petróleo deles", declarou Trump durante uma cerimônia de assinatura na Casa Branca.

Trump acrescentou que essa medida mudaria "bastante" a situação na Venezuela.

O governo do ex-presidente dos EUA Joe Biden não reconheceu a vitória de Maduro nas eleições presidenciais da Venezuela, alegando falta de transparência sobre o processo eleitoral. Em contraponto, os Estados Unidos passaram a considerar o opositor Edmundo González Urrutia como o legítimo vencedor do pleito.

Após a posse de Maduro, os EUA ainda aumentaram para US$ 25 milhões a recompensa por informações que levassem à prisão do presidente venezuelano e do ministro do Interior.

Fonte: Brasil 247 com informações da Sputnik

Nenhum comentário:

Postar um comentário