quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Haddad alerta: baixa do dólar pode ser interrompida por novos boatos sobre situação fiscal

O boato pode ocorrer porque o mercado pode acusar o governo federal de interferência nos preços dos alimentos e enxergar um sinal de incerteza fiscal

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Foto: Adriano Machado / Reuters)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (23) que o dólar iniciou uma trajetória de queda, mas a baixa na cotação da moeda norte-americana pode ser interrompida por uma "boataria" de que o governo poderia eventualmente usar o espaço fiscal para reduzir os preços de alimentos.

O boato pode ocorrer porque o mercado pode acusar o governo federal de interferência nos preços dos alimentos e enxergar um sinal de incerteza fiscal. Por consequência, investidores direcionariam seus recursos para o exterior. Com menos dólares no mercado brasileiro, a cotação da moeda norte-americana aumenta.

"O dólar começou, na minha opinião, uma trajetória que, eventualmente, pode ser interrompida momentaneamente pela boataria: ‘ah, o governo vai usar o espaço fiscal’. Não tem nada disso no horizonte, ninguém está pensando em utilizar o espaço fiscal para esse tipo de coisa", disse Haddad em entrevista a jornalistas, em Brasília (DF).

"O dólar está caindo, isso tem impacto imediato. Aí a pessoa que está comprada em dólar fica chateada que o dólar está caindo e faz uma boataria, ‘vamos usar espaço fiscal, vamos criar uma coisa’, não tem nada disso", acrescentou.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário