sábado, 27 de junho de 2026

Sakamoto: Antes da treta, Michelle e Flávio eram unidos pelos cheques de Queiroz



Michelle e Flávio Bolsonaro (Imagem: Reprodução/Facebook e Geraldo Magela/Agência Senado)


Por Leonardo Sakamoto, no UOL

Neste momento em que o Game of Thrones do clã Bolsonaro segue deixando mortos e feridos em batalhas transmitidas pelas redes sociais, poucos lembram que Michelle e Flávio já estiveram unidos no passado recente pelos cheques. E o que Fabrício Queiroz uniu não é qualquer vídeo que separa.

Se você estava em uma caverna e perdeu o babado, um resumo: a ex-primeira-dama e diretora do PL Mulher deu uma aula de política para seu enteado com o vídeo-bomba em que relatava ter sido maltratada, humilhada e apunhalada por ele sem sequer subir o tom de voz. Já o pedido de desculpas do senador, longe de se retratar, pois embutiu mais críticas à madrasta, teve como objetivo estancar a sangria do voto feminino e religioso.

Como venho dizendo aqui como um papagaio com cãibra antes mesmo de o patriarca do clã ir para o xilindró por tentativa de golpe, o futuro e o sentido do bolsonarismo estão em disputa pelos campos representados por Michelle e Flávio: um ultraconservador e fundamentalista, outro reunindo a extrema direita mais violenta e entreguista. Mas se há um histórico de diferenças, acentuado pela escolha do senador para disputar o Palácio do Planalto, há muitas semelhanças e parcerias.

Voltemos a Queiroz. A quebra de sigilo do ex-faz-tudo do clã mostrou que ele depositou R$ 72 mil na conta da primeira-dama entre 2011 e 2018, conforme revelou, em 2020, a revista Crusoé. Sua esposa, Márcia de Aguiar, colocou mais R$ 17 mil – informação obtida pela Folha de S.Paulo. No total, R$ 89 mil.

Otoni de Paula denuncia "subserviência" de Flávio Bolsonaro a Trump e "atentado à soberania nacional"

“O que estamos discutindo nessa eleição a partir de agora é soberania. (...) A carta de Rubio coloca isso com muita clareza”, diz o ex-aliado do clã

Otoni de Paula, Marco Rubio e Flávio Bolsonaro (Foto: Reprodução/X/@OtoniDepFederal | Reprodução/X/@FlavioBolsonaro)

O deputado federal Otoni de Paula (PSD-RJ), ex-aliado do clã Bolsonaro, afirmou neste sábado (27) que a resposta enviada pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) expõe uma relação de “subserviência” da família Bolsonaro ao governo de Donald Trump e representa um “atentado à soberania nacional”. Em vídeo publicado nas redes sociais, Otoni disse que o debate eleitoral brasileiro passa a ter como eixo central a soberania do país diante da postura atribuída ao presidenciável bolsonarista.

Segundo Otoni de Paula, a carta de Marco Rubio a Flávio Bolsonaro é especialmente grave porque, além de manter a posição favorável às tarifas comerciais contra o Brasil, registra que o senador teria colocado uma eventual equipe de transição de governo à disposição de representantes norte-americanos.

“A carta de Marco Rubio para Flávio Bolsonaro, quando ele faz um pedido hipócrita para que a América não tarife o Brasil — hipócrita porque, na verdade, toda essa tarifação contra o Brasil foi uma proposta da família Bolsonaro contra o governo Lula, atingindo todo o Brasil, uma proposta eleitoreira”, iniciou Otoni.

VÍDEO – Padre aconselha noiva a repensar casamento após exigências: “Não vai dar certo”


       Padre Chrystian Shankar Divinópolis – Foto: Redes Sociais/Reprodução

O padre Chrystian Shankar, de Divinópolis (MG), relatou a fiéis que aconselhou uma noiva a desistir do casamento depois que o noivo apresentou uma lista com 13 exigências para a união. O religioso, conhecido por dar conselhos sobre relacionamentos em missas e pregações, tem mais de 5 milhões de seguidores em uma rede social.

Segundo Shankar, ele percebeu sinais de desequilíbrio na relação durante encontros com o casal e chegou à conclusão após ouvir os dois separadamente. “Ela me disse assim: ‘Padre, meu namorado me passou essa lista aqui’. Tinha 13 itens. Eu perguntei: ‘O que são esses 13 itens?’. Ela respondeu: ‘São as coisas que eu tenho que mudar para ele se casar comigo’”, contou.

O padre disse que perguntou à noiva se ela também tinha apresentado exigências ao companheiro. “’Passou a lista para ele? Tem quantas?’, ela respondeu: ‘Não. Ele falou que não precisa mudar em nada’. Eu falei: ‘Minha filha, abre o olho enquanto há tempo. Está claro que não vai dar certo’”, relatou. Shankar afirmou ainda que percebeu soberba na postura do noivo: “Na cabeça dele, você é menos do que ele. Ele está fazendo um favor de se casar com você”.

O religioso afirmou que não sabe exatamente o que aconteceu depois da conversa, mas disse que a cerimônia não ocorreu. “Não sei o que aconteceu lá. O casamento não aconteceu. Ela se livrou de uma”, declarou. Nas redes sociais, o relato recebeu centenas de comentários de apoio, com mensagens como “Divo celestial”, “Livramento em forma de padre”, “Por mais padres assim” e “Além de padre, é salva-vidas”.

Lindbergh pede que a PGR coloque Flávio “no banco dos réus” por mentira contra Lula


          Lindbergh Farias e Flávio Bolsonaro. Foto: reprodução

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) fez um apelo para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) denuncie o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, por calúnia contra Lula (PT). Após a Polícia Federal concluir que as associações do petista ao tráfico de drogas são falsas, o parlamentar escreveu em sua conta no X, neste sábado (27), que uma “mentira dessa gravidade não pode terminar na gaveta”:

O MENTIROSO NO BANCO DOS RÉUS? A PGR PRECISA DENUNCIAR FLÁVIO BOLSONARO POR CALÚNIA CONTRA O PRESIDENTE LULA

A Polícia Federal concluiu que Flávio Bolsonaro atribuiu falsamente ao presidente da República crimes gravíssimos, como tráfico de drogas, tráfico de armas e lavagem de dinheiro. Agora, a PGR precisa denunciar. Mentira dessa gravidade não pode terminar em gaveta.

Como está o cruzamento do mata-mata da Copa faltando apenas 6 jogos da fase de grupos


           Troféu da Copa do Mundo de 2026. Foto: Reprodução.

O Brasil encara o Japão na segunda fase da Copa 2026 no cenário atual do mata-mata, definido a partir do novo formato que inclui a classificação dos oito melhores terceiros colocados entre os 12 grupos da primeira fase.

A mudança amplia a disputa por vagas além dos líderes e vice-líderes de cada chave. Os oito melhores terceiros completam o mata-mata, e o cruzamento depende tanto da campanha dessas seleções quanto do grupo de origem de cada uma.

Com a definição do Grupo F, a Holanda terminou na liderança e enfrenta o Marrocos. A Argentina pega Cabo Verde, apontado como sensação da competição, enquanto Portugal tem Gana pela frente. África do Sul x Canadá também já aparece como duelo 100% definido na segunda fase.

Ranking dos terceiros define oito vagas no mata-mata

No panorama atual, os terceiros colocados classificados são Suécia, Equador, Bósnia, Paraguai, Senegal, Irã, Croácia e Coreia do Sul. A lista deixa fora, neste momento, Argélia, Escócia, Uruguai e RD Congo.

Os critérios de desempate entre os terceiros colocados seguem esta ordem: pontos conquistados, saldo de gols, gols marcados, cartões e ranking da Fifa. A Suécia lidera a lista com quatro pontos, saldo zerado e sete gols marcados; o Equador também tem quatro pontos e saldo zerado, mas soma dois gols.

Casos Master e INSS colocam Mendonça e Polícia Federal em rota de colisão

Desconfianças sobre investigações do Banco Master e fraudes no INSS ampliam tensão entre ministro do STF e direção da PF

            André Mendonça (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil | Ton Molina/STF)

As investigações sobre o caso Master e as fraudes no INSS ampliaram o desgaste entre o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, em meio a desconfianças recíprocas sobre a condução dos inquéritos e o acesso a informações sensíveis, relata o jornal O Globo.

Interlocutores de Rodrigues avaliam que decisões e movimentos atribuídos ao gabinete de Mendonça teriam contribuído para fragilizar a posição do chefe da PF. Do outro lado, auxiliares do ministro demonstram incômodo com a atuação da corporação, especialmente no tratamento dado às propostas de delação de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, recusadas tanto pela PF quanto pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Ex-diretor preso no escândalo do INSS liberou consignados do Digimais

Banco de Edir Macedo, alvo da PF, recebeu aval para operar empréstimos consignados por acordo assinado por André Fidelis em 2024

Ex-diretor preso no escândalo do INSS liberou consignados do Digimais (Foto: Reprodução | Divulgação )

O ex-diretor de Benefícios do INSS André Paulo Felix Fidelis, preso no âmbito das investigações sobre o escândalo de fraudes no instituto, assinou o acordo que permitiu ao Banco Digimais operar empréstimos consignados junto a beneficiários da Previdência. A instituição financeira, ligada ao bispo Edir Macedo, tornou-se alvo da Polícia Federal em uma apuração sobre suspeitas de fraudes financeiras, informa o Metrópoles.

Fidelis foi o representante do INSS responsável por assinar o documento que autorizou o banco a atuar no segmento de consignados. O acordo, com validade de cinco anos, foi publicado no Diário Oficial da União em 2024.

Natuza Nery fica indignada com a “equipe de transição” oferecida por Flávio aos EUA: “Onde já se viu?”


O senador e pré-candidato a presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Foto: Carlos Moura/Agência Senado

A jornalista Natuza Nery, apresentadora da GloboNews, questionou ao vivo o trecho da carta em que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, menciona uma “generosa oferta” de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para colocar uma equipe de transição à disposição do governo estadunidense caso o senador seja eleito presidente.

No comentário, Natuza demonstrou surpresa com a formulação usada por Rubio. “Que história é essa? Onde é que já se viu um governo eleito que coloca um time de transição de governo à disposição dos Estados Unidos?”, afirmou a jornalista, em diálogo com Gerson Camarotti.

A apresentadora destacou que, no sistema brasileiro, uma equipe de transição serve para organizar a passagem de informações entre o governo que está saindo e o governo eleito, não para atuar sob demanda de outro país. “Transição de governo é a transição do governo que está de saída para o governo que está chegando. Não é transição de governo à disposição de nenhum país”, disse.


Natuza também levantou dúvidas sobre o que Flávio Bolsonaro teria oferecido a Rubio. “Tá estranho. O que será que o Flávio ofereceu para o Rubio?”, questionou. Em seguida, leu o trecho atribuído ao secretário estadunidense: “Nós recebemos, tomamos ciência da sua generosa oferta de colocar um time de transição de governo à disposição do governo dos Estados Unidos”.

Portugal, Argentina e Inglaterra entram em campo pelas últimas vagas no mata-mata da Copa


Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes comemoram gol de Portugal contra o Uzbequistão. Foto: Reprodução.

A fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 termina neste sábado (27) com seis partidas que definirão os últimos classificados para o mata-mata. Portugal, Argentina, Inglaterra e Croácia entram em campo em uma rodada que também envolve disputa por liderança de chave e vagas entre os melhores terceiros colocados.

O jogo de maior peso na noite coloca Colômbia e Portugal frente a frente, em Miami, pela liderança do Grupo K. Os colombianos somam seis pontos e jogam pelo empate para ficar em primeiro, enquanto a seleção de Cristiano Ronaldo tem quatro pontos e precisa vencer para tomar a ponta da chave.

A rodada começa às 18h, com Panamá x Inglaterra, em Nova Jersey, e Croácia x Gana, na Filadélfia, pelo Grupo L. Às 20h30, Colômbia x Portugal divide horário com República Democrática do Congo x Uzbequistão. Às 23h, Argélia x Áustria decide vaga no Grupo J, enquanto Jordânia x Argentina encerra a programação.

Panamá x Inglaterra terá transmissão de TV Globo, sportv, Globoplay, ge.globo, SBT, NSports e CazéTV. Croácia x Gana, Colômbia x Portugal, República Democrática do Congo x Uzbequistão e Jordânia x Argentina passam na CazéTV. Argélia x Áustria terá TV Globo, sportv, Globoplay, ge.globo e CazéTV.

Quase 900 socorristas estrangeiros se encontram na Venezuela para ajudar no resgate de vítimas de terremotos

Equipes internacionais reforçam buscas por sobreviventes na Venezuela após tremores que deixaram centenas de mortos e milhares de feridos

         Terremoto devasta a Venezuela (Foto: Telesur)

A Venezuela recebe uma ampla operação internacional de resgate após os terremotos que devastaram áreas de Caracas e do litoral do país, mobilizando quase 900 socorristas estrangeiros na busca por sobreviventes sob os escombros. Segundo a CNN Brasil, equipes de diferentes países começaram a chegar ao território venezuelano cerca de 48 horas depois dos tremores, em meio ao avanço da crise humanitária.

De acordo com a emissora, os primeiros profissionais estrangeiros a desembarcar foram enviados pela República Dominicana. Em seguida, outros governos anunciaram apoio com equipes especializadas, equipamentos, cães farejadores, suprimentos e ajuda logística para reforçar as operações nas regiões mais atingidas pelos terremotos na Venezuela.

O México comunicou o envio de 250 profissionais, enquanto a Espanha destinou quase 100 especialistas para auxiliar nas buscas. Uma equipe da Colômbia também estava a caminho do país. Suíça e Alemanha mobilizaram técnicos, cães farejadores e equipamentos voltados à localização de vítimas soterradas.

PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu crime de calúnia contra Lula

Conclusão enviada ao STF aponta que senador associou o presidente a crimes como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

        Lula e Flávio Bolsonaro (Foto: Ricardo Stuckert/PR I Waldemir Barreto/Agência Senado)

A Polícia Federal (PF) concluiu que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) praticou o crime de calúnia contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A conclusão foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (26), após investigação aberta em abril. As informações são do Metrópoles.

Segundo o relatório assinado pelo delegado Antônio Carlos Knoll, a conduta do parlamentar se enquadra no artigo 138 do Código Penal, combinado com o artigo 141, inciso I e § 2º. "Resta claro o cometimento, pelo senador Flávio Nantes Bolsonaro, do crime tipificado no art. 138 c/c art. 141, inciso I e § 2° do Código Penal", registra o documento.

A Polícia Federal também encaminhou os autos ao STF para que a Corte adote as providências que considerar cabíveis.

Venezuela registra mais de 900 mortos após terremotos


O número de feridos ultrapassa 3.360 feridos e são mais de 50 mil os desaparecidos

              Escombros após terremoto na Venezuela (Foto: Reuters/Leonardo Fernandez Viloria)

A Venezuela registra mais de 900 mortos, 3.360 feridos e mais de 50 mil desaparecidos após dois terremotos de grande magnitude atingirem Caracas, La Guaira e cidades vizinhas na noite de quarta-feira (24). Segundo a Reuters, equipes locais e estrangeiras intensificaram nesta sexta-feira as buscas por sobreviventes sob os escombros, enquanto moradores relatam demora na chegada de maquinário pesado às áreas mais afetadas.

De acordo com a Reuters, o governo venezuelano informou que 920 pessoas morreram, 3.360 ficaram feridas e 172 ainda permanecem presas em estruturas colapsadas. A lista de desaparecidos ultrapassa 50 mil nomes. Um novo tremor, de magnitude 4,9, foi sentido na tarde de sexta-feira em Caracas e Maracay, ampliando o temor entre moradores que já haviam sido atingidos pelos abalos anteriores.

Júlia Zanatta perde na Justiça contra o DCM e Kiko Nogueira e matérias não são censuradas


A deputada Júlia Zanatta (PL-SC)

A Justiça de Santa Catarina julgou improcedente a ação movida pela deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) contra o DCM e o jornalista Kiko Nogueira, diretor do site, rejeitando os pedidos de indenização por danos morais, direito de resposta e retirada definitiva de conteúdos.

A sentença também revogou a liminar que havia determinado, em caráter provisório, a remoção de trechos de uma reportagem e de uma transmissão ao vivo.

Na ação, Zanatta alegava ter sido alvo de “ofensas, calúnia e difamação” em razão de comentários feitos em uma live do DCM, em 20 de março de 2023. Segundo a inicial, Kiko Nogueira teria chamado a deputada de “fascista”, “mentirosa” e usado termos depreciativos, além de fomentar a expressão “Júlia na cadeia”. A parlamentar também sustentou que teria sido associada a uma plataforma nazi/fascista”, à agenda fascista” e a um suposto “potencial assassino”.

A deputada afirmou ainda que reportagens do DCM teriam tentado vincular sua imagem ao autor da facada contra Jair Bolsonaro, Adélio Bispo, à indústria de armas e aos atos de 8 de Janeiro. Para Zanatta, as publicações teriam causado dano à sua honra e credibilidade, além de contribuir para ameaças recebidas por e-mail e redes sociais. A inicial também sustentava que chamá-la de nazista ou fascista extrapolaria o debate público e configuraria ofensa grave à honra.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Bolsonaro tem picos de pressão alta ao longo da semana, diz boletim médico

Relatório enviado ao STF informa controle com medicação e manutenção do tratamento para soluços

O ex-presidente Jair Bolsonaro em sua casa em Brasília-DF, onde cumpre prisão domiciliar, enquanto aguarda a execução penal pela condenação por golpe de Estado - 29/09/2025 (Foto: REUTERS/Diego Herculano)

Jair Bolsonaro (PL) apresentou picos moderados de pressão alta ao longo da semana, conforme boletim médico encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o Estadão Conteúdo, o documento aponta que os episódios de hipertensão foram controlados com doses extras da medicação já utilizada por Bolsonaro.

Os médicos também informaram que o tratamento para os recorrentes e prolongados episódios de soluços foi mantido dentro dos limites de segurança, sem necessidade de alterar a prescrição. O ex-mandatário está em prisão domiciliar em decorrência dos problemas de saúde. Ele foi condenado a uma pena de 27 anos e três meses de prisão no âmbito do inquérito da trama golpista.

Planalto avalia que Marco Rubio usa guerra comercial em tentativa de dar protagonismo a Flávio Bolsonaro

Avaliação é de que o secretário dos EUA tenta atribuir ao senador um papel que o parlamentar não ocupa nas negociações oficiais entre os dois países

Lula, Flávio Bolsonaro, Marco Rubio, Planalto, notas de dólar e de real, e bandeiras do Brasil e dos EUA (Foto: Ricardo Stuckert/PR I Agência Senado I Divulgação )

O Palácio do Planalto avalia que a carta escrita pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi uma maneira de o político do Partido Republicano dar protagonismo ao senador em meio à guerra comercial lançada pelo governo Donald Trump contra o Brasil. Interlocutores da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ouvidos pela coluna da jornalista Malu Gaspar, de O Globo, entenderam que o aliado do presidente estadunidense estaria tentando atribuir ao parlamentar um papel que o próprio congressista da extrema direita brasileira não ocupa nas negociações oficiais entre os dois países sobre o tarifaço de 25% defendido pela Casa Branca contra o país sul-americano.

A correspondência de Rubio foi enviada na última terça-feira (23) em resposta a uma carta encaminhada por Flávio Bolsonaro no início de junho. O senador teria feito um pedido ao secretário dos EUA para rejeitar o tarifaço de 25% sobre produtos brasileiros exportados para o território estadunidense, mas, conforme sinalizou o Planalto, os dois políticos apenas ensaiam uma tentativa de legitimar o parlamentar como interlocutor no debate sobre as tarifas.

Instagram expõe menores a vídeos de sexo explícito e links pornográficos; entenda

 

Publicação no Instagram exibia vídeos de atos sexuais sobrepostos a um mosaico de fotos convencionais de uma jovem. Foto: Reprodução
Dezenas de perfis no Instagram exibem conteúdos pornográficos há pelo menos três meses, burlando os sistemas de segurança da plataforma e acumulando milhões de visualizações. Parte das publicações aparece na aba Reels, onde o alcance é ampliado pelo algoritmo mesmo para usuários que não seguem as contas. Com informações da Folha de S. Paulo.

Além do conteúdo adulto, alguns perfis indicam links suspeitos, que podem levar a páginas falsas, invasão de dispositivos e roubo de dados pessoais. Em determinados casos, o material também foi acessado por menores de 18 anos, o que contraria regras de proteção a crianças e adolescentes na internet.

A Meta informou que removeu de forma “proativa” 96% das publicações que violavam suas políticas contra exploração sexual infantil e 92% das publicações com nudez entre outubro e dezembro de 2025. As contas apontadas pela reportagem foram enviadas para análise da moderação e retiradas do ar, segundo a empresa.

“A Meta não possui qualquer interesse na manutenção de conteúdo que viole as suas políticas, como é o caso de conteúdo sexualmente explícito ou envolvendo nudez. Pelo contrário. A Meta emprega amplos esforços, incluindo o investimento em tecnologia, para mitigar os riscos de que tais conteúdos circulem em suas plataformas”, afirmou a companhia.

VÍDEO – Lula detona Trump: “Está cheio de nego maluco no mundo”


     O presidente Lula durante agenda em Santa Catarina nesta sexta (26). Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula afirmou nesta sexta (26) que o Brasil precisa fortalecer sua capacidade de defesa diante do cenário internacional e detonou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por suas falas sobre a Groenlândia, o Canadá e o Canal do Panamá. A fala ocorreu durante o batismo da Fragata “Cunha Moreira”, em Santa Catarina.

Ao defender investimentos na área militar, Lula afirmou: “Eu não quero guerra, mas eu também não quero ser pego de surpresa. Não quero constatar que eu não tenho nada, tenho que me cuidar”. Ele ainda citou as invasões lideradas pelo presidente paraguaio Francisco Solano López, que causaram a Guerra do Paraguai.

“Está cheio de nego maluco no mundo. Agora mesmo, o presidente americano, ele quer tomar a Groenlândia, o Canadá, que vai virar estado dele. Vai tomar o Canal do Panamá, sabe, onde que nós estamos?”, prosseguiu.

Flávio Bolsonaro diz que seu pai não sabia e se recusou a ver o vídeo de Michelle


      O ex-presidente e o senador Flávio Bolsonaro. Foto: Divulgação

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que Jair Bolsonaro não sabia do vídeo em que Michelle Bolsonaro o acusou de agressões verbais e de tentar escanteá-la das decisões do PL. A conversa entre pai e filho ocorreu na manhã desta sexta-feira, 26, após a repercussão pública do episódio. Com informações do site do jornalista Claudio Dantas.

Segundo Flávio, o ex-presidente também se recusou a assistir ao material e ao noticiário sobre o caso. “Ele me disse que não sabia que ela faria um vídeo daqueles e ficou tão chateado que se recusou a assistir ao noticiário, mesmo com toda a repercussão do caso ontem na TV”, disse o senador.

Delegada diz que sofreu ameaças de fãs de Deolane


      Deolane Bezerra e as irmãs juntas durante viagem. Foto: Reprodução.

A delegada Maria Corsato, que conduziu uma das investigações contra Deolane Bezerra, disse que sofreu ameaças de seguidores da influencer depois de uma live feita na porta do 27º DP. Ela contou o episódio durante participação no podcast Café com Pires, comandado pelo policial Léo Pires.

Segundo Maria, Deolane citou seu nome ao vivo e a acusou de abuso de autoridade por não entregar um carro. A delegada recordou a fala atribuída à influencer: “Eu tô aqui no 27º DP, onde a delegada fulana cometeu o crime de abuso de autoridade, não entregou meu carro, ela tá me perseguindo. Vou mostrar que é perseguição, sim, vou na corregedoria”.

Janja vê contradição em vídeos de Michelle e tenta conter engajamento


      Janja e Michelle Bolsonaro

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, avalia que há “incoerência” nos vídeos de Michelle Bolsonaro e tem desestimulado, em conversas privadas, o engajamento da esquerda no assunto, segundo aliados.

O contato inicial de Janja com os vídeos da ex-primeira-dama ocorreu após uma fake news circular nas redes sociais. Publicações afirmavam que ela havia curtido ou apoiado o conteúdo divulgado por Michelle, o que aliados negam.

Janja não curtiu o material. Pessoas próximas dizem que ela passou a tratar o tema com preocupação porque considera que a esquerda precisa analisar o episódio com criticidade, sem transformar a crise em apoio automático à ex-primeira-dama.

Atlas adia pesquisa e inclui questões sobre vídeo de Michelle contra Flávio Bolsonaro


        Michelle e Flávio Bolsonaro

A AtlasIntel cancelou o registro de uma pesquisa eleitoral e apresentou um novo questionário ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ampliando o levantamento com perguntas sobre o vídeo em que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro expõe o conflito com o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

A divulgação, inicialmente prevista para 30 de junho, foi adiada para 1º de julho.

O novo formulário também passou a incluir questões sobre o caso envolvendo o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, citado nas investigações relacionadas ao Banco Master. As alterações indicam que o instituto pretende medir o impacto político dos dois episódios sobre o eleitorado.

Entre os blocos acrescentados, a Atlas pergunta, por exemplo, quem os entrevistados consideram mais fiel às orientações políticas do ex-presidente Jair Bolsonaro: Flávio Bolsonaro, Michelle Bolsonaro ou ambos igualmente.

Filha do Fies e do MTST: quem é Vitória Genuíno, secretária nacional da Juventude


    Vitória Genuíno e Guilherme Boulos

Nascida em Caixa D’Água, bairro periférico de Olinda, em Pernambuco, ao lado de Aguazinhas e Peixinhos, Vitória Genuíno tem 30 anos e sofreu com as enchentes e a pobreza de onde ela veio. Hoje é a primeira mulher negra Secretária Nacional da Juventude.

Formada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Vitória afirma que é uma “filha do Fies”, do financiamento estudantil público em instituições privadas, e das políticas públicas dos governos Lula e Dilma. Mãe de menina desde 2022, sua carreira mudou com o envolvimento com os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, o MTST.

Vitória Genuíno conversou com o DCM de Porto Alegre, durante as atividades com o Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos.

Confira a conversa.

Jornalista chama Michelle Bolsonaro de “ex-garota de programa” e é condenada

 

A jornalista Teônia Pereira no podcast “IelCast”. Foto: Reprodução
A jornalista Teônia Pereira, do podcast “IelCast”, foi condenada pela Justiça a pagar R$ 15 mil por danos morais à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) após afirmar que ela seria “ex-garota de programa”. A decisão é de primeira instância e ainda pode ser contestada por meio de recurso.

Falha no sinal da tornozeleira mobilizou agentes na casa de Jair Bolsonaro

Equipe da Polícia Militar do DF foi enviada após alerta de possível violação do equipamento na sexta-feira (19)

              Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

 Agentes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foram até a residência de Jair Bolsonaro na noite da sexta-feira (19) após uma falha no sinal de GPS da tornozeleira eletrônica utilizada por ele. A informação consta em relatório encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (26), segundo o jornal O Globo.

Segundo a corporação, responsável pelo monitoramento do equipamento, a central registrou um alerta de perda de sinal às 18h57. Inicialmente, Bolsonaro foi contatado por telefone e orientado a se deslocar para uma área externa da residência para tentar restabelecer a comunicação com os satélites.

Como a conexão não foi retomada, uma equipe foi enviada ao local às 20h04 para verificar o equipamento.

Aliado do clã Bolsonaro, Paulo Figueiredo vai pedir a Trump sanções contra Moraes

Influenciador de extrema direita defenderá nos EUA que o presidente Donald Trump substitua tarifa de 25% por sanções individuais a autoridades brasileiras

        Paulo Figueiredo, Eduardo Bolsonaro e Alexandre de Moraes (Foto: Rosinei Coutinho/STF)

O influenciador bolsonarista Paulo Figueiredo defenderá, em audiência pública nos Estados Unidos, que o governo do presidente Donald Trump abandone a proposta de aplicar uma tarifa de 25% sobre produtos brasileiros e adote, em seu lugar, sanções direcionadas contra autoridades do Brasil, entre elas o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a Folha de São Paulo, Figueiredo apresentará esse posicionamento durante a audiência da investigação comercial conduzida pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR), marcada para 6 de julho. No dia seguinte, está prevista a participação do senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato do partido à Presidência da República.

O governo brasileiro não fará pronunciamento na audiência. O Ministério das Relações Exteriores decidiu concentrar sua atuação nos canais diplomáticos entre Brasília e Washington.

A avaliação do Itamaraty é que a consulta pública promovida pelo USTR deve servir às manifestações de empresas, entidades privadas e demais interessados. Ainda assim, diplomatas da embaixada brasileira acompanharão as sessões.

Jandira reage à carta de Rubio a Flávio Bolsonaro: "Não dá para ser mais entreguista e subalterno que isso"

Documento enviado por Rubio reafirma apoio a novas tarifas contra o Brasil, elogia Flávio Bolsonaro e menciona oferta de equipe de transição

Jandira Feghali - Flávio Bolsonaro - Marco Rubio (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados / Saulo Cruz/Agência Senado / Reuters)

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) reagiu nesta sexta-feira (26) à carta enviada pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Na correspondência, Rubio reafirma o apoio da administração do presidente Donald Trump à possibilidade de impor novas sobretaxas sobre produtos brasileiros, agradece o posicionamento de Flávio em relação às medidas adotadas por Washington e revela que o parlamentar colocou uma futura equipe de transição à disposição das autoridades estadunidenses caso venha a vencer a eleição presidencial.

Em publicação nas redes sociais, Jandira afirmou que a postura do senador representa uma atuação contrária aos interesses nacionais. "Diz o ditado que 'Presunção e água benta, cada um toma a que quer'. Pois Tariflavio, além de tramar contra o Brasil, agora coloca sua futura equipe de transição à disposição do governo dos EUA", escreveu a deputada.

Na sequência da mensagem, Jandira endureceu as críticas ao parlamentar. "Não dá para ser mais entreguista e subalterno que isso", afirmou.

Hemonúcleo de Apucarana recebe doadores neste sábado


Foto: Divulgação

A campanha “Junho Vermelho” tem um novo evento neste sábado, dia 29 de junho, das 8 às 11h30. O Hemonúcleo de Apucarana reúne doadores de sangue neste início de inverno e, até ontem, já haviam se disponibilizado a participar quarenta e cinco voluntários. A organização espera obter ao menos setenta doadores, que serão recepcionados com um, lanche especial.

Conforme explica o coordenador do hemonúcleo, Erlan Bosso, normalmente no inverno, o estoque de sangue fica reduzido. “Reforçamos o apelo no sentido de que as pessoas compareçam para doar sangue. Precisamos de mais doadores para ampliar nosso estoque e atender a demanda na região”, assinala Bosso.

Paulo Vital, diretor da 16ª Regional de Saúde, antecipadamente agradece aos voluntários pela relevante contribuição no evento deste sábado. “Nossa demanda de sangue é expressiva, principalmente, por parte do Hospital da Providência e do Honpar de Arapongas que, no dia a dia, atendem muitos pacientes em situações de emergência”, informa Vital.

Fonte: Assessoria

Prefeitura de Apucarana implanta rotatória para aumentar a segurança no trânsito no entroncamento da Rede Massa

Medida atende antiga reivindicação da comunidade, organiza o fluxo de veículos e reduz o risco de acidentes no conhecido trevo da TV Tibagi


A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran), iniciou a implantação de uma rotatória no entroncamento localizado em frente à sucursal da Rede Massa, conhecido como trevo da TV Tibagi. A intervenção busca organizar o fluxo de veículos, reduzir o risco de acidentes e proporcionar mais segurança para motoristas e pedestres que utilizam diariamente o local. Os trabalhos começaram na noite desta quinta-feira e devem ser concluídos na próxima semana.

“Brasil não bate continência para a bandeira americana", diz Durigan

Ministro da Fazenda afirma que emissão de "panda bonds" fortalece relação com a China e diz que tarifaço dos EUA contra o Brasil é injusto

Dario Durigan (Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados)

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, defendeu nesta sexta-feira (26) a estratégia do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ampliar a cooperação financeira com a China por meio da emissão de títulos soberanos em yuan, conhecidos como "panda bonds". Em declarações publicadas pelo jornal O Globo, o ministro afirmou que o Brasil busca diversificar suas fontes de financiamento sem ficar condicionado à disputa geopolítica entre China e Estados Unidos.

Durigan formalizou nesta semana, em Pequim, a primeira emissão de títulos soberanos brasileiros denominados na moeda chinesa. A iniciativa faz do Brasil o primeiro país da América Latina a recorrer a esse instrumento financeiro, com expectativa inicial de captar até 5 bilhões de yuans, o equivalente a cerca de R$ 3,8 bilhões.

O ministro afirmou que a operação representa um novo estágio na relação econômica entre Brasília e Pequim e reforçou que o governo brasileiro pretende manter uma política externa independente.

VÍDEO: Economista passa pano para Michelle Bolsonaro e é escrachado por Octávio Guedes na GloboNews


          Octávio Guedes e Daniel Sousa na GloboNews. Foto: reprodução

O jornalista Octávio Guedes deu uma resposta dura ao economista Daniel Sousa durante o programa “Studio I”, da GloboNews, na última quinta-feira (25), em debate mediado por Andréia Sadi sobre a crise entre Michelle Bolsonaro e Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O momento ocorreu após Daniel afirmar que a ex-primeira-dama havia apresentado argumentos calculados ao se colocar como defensora dos “valores cristãos” diante dos filhos de Jair Bolsonaro.

A discussão começou com a análise do vídeo publicado por Michelle, no qual ela acusa Flávio de tê-la desrespeitado em uma conversa telefônica sobre a articulação do PL no Ceará. Para Guedes, o episódio inverteu a pauta política e colocou a crise no campo bolsonarista, no momento em que o governo Lula passou a explorar o desgaste interno dos adversários.