O serviço implantando
pela Prefeitura completa um ano e se consolida como ação decisiva para o
enfrentamento da Covid no município
Com quase 26 mil (25.978) pessoas atendidas presencialmente e
mais de 25 mil (25.162) monitoradas, o Pronto Atendimento do Coronavírus da
Autarquia Municipal de Saúde(AMS) de Apucarana completa nesta semana um ano de
funcionamento. O município foi um dos primeiros do Paraná a montar uma
estrutura de atendimento exclusiva para receber pessoas com sintomas da
Covid-19 e a ação é avaliada como decisiva para a cidade manter os números da
doença em patamar inferior a municípios do mesmo porte.
Funcionado no andar térreo da AMS, todos os dias
da semana, das 7 horas as 23 horas, o Pronto Atendimento do Coronavírus (PAC),
conforme informa o prefeito Junior da Femac, “dispõe de toda estrutura (médicos
e enfermeiros, exames, oxigênio) para acolher, dar suporte e começar o
tratamento das pessoas com sintomas da Covid.”
Além do atendimento presencial, o PAC desenvolve
um trabalho de monitoramento através dos profissionais da residência
multiprofissional, através dos telefones e ainda dos agentes de endemias que
fazem visita presencial nas residências. “Isso tudo tem sido fundamental. É um
trabalho sério, feito com muito profissionalismo”, afirma Junior da Femac.
A diretora geral do Hospital da Providência, irmã
Geovana Ramos, destaca que Apucarana saiu na frente de todas as cidades da
regional ao implantar o Pronto Atendimento do Coronavírus. “Esse atendimento
aliviou muito o atendimento dos pacientes que viriam para o hospital. Lá são
atendidos pacientes menos graves, sendo recebidos por equipes de enfermagem,
encaminhados para consulta médica, fazem exames e ainda são medicados. Dessa
forma, o hospital fica com os casos mais graves. Assim se explica, ao lado das
lives diárias dos nossos gestores, o sucesso do enfrentamento da Covid em nossa
cidade”, avalia irmã Geovana.
Uma das milhares de pessoas atendidas no Pronto
Atendimento do Coronavírus, Neuza Vieira Fernandes, 68 anos, manifesta seu
agradecimento pelo atendimento recebido quando procurou o local com sintomas da
Covid há 4 meses. “Isso que foi criado em Apucarana ajudou muito a população. A
gente sabe onde ir nesse momento difícil. Meu atendimento foi ótimo tanto pelos
enfermeiros como pelos médicos. Fiz todos os exames no mesmo dia e fiquei em
isolamento por 14 dias. Graças a Deus me recuperei”, relata.