Entregues pelo Governo
Federal, os dois veículos chegam para renovar a frota do Serviço de Atendimento
Móvel de Urgência (SAMU 192) local
O Serviço de
Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Apucarana vai receber em janeiro
duas novas ambulâncias. Os dois veículos para o município foram garantidos
dentro da política do Governo Federal de renovação de frota do SAMU a cada
cinco anos.
Os dois novos veículos que chegam para
renovar a frota do SAMU local estão entre 458 novas ambulâncias que o governo
Federal entregou em meados de dezembro durante cerimônia em Sorocaba (SP),
beneficiando 329 novos municípios, em 19 estados brasileiros.
Para renovar a frota, estão sendo
considerados o tempo de uso e o funcionamento regularizado do serviço. Toda a
frota com mais de cinco anos de uso, sem renovação anterior e que não possua
irregularidades, pendências ou ocorrências nos órgãos de fiscalização,
incluindo o Ministério da Saúde, deverá ser renovada.
As duas novas ambulâncias, que aguardam
trâmites burocráticos para serem transportadas para Apucarana, devem começar a
operar ainda em janeiro. O SAMU local opera com 4 ambulâncias oficias e mantém
outras 4 de reserva.
“Em breve teremos mais novidades que podem
garantir ao SAMU da nossa cidade levar o serviço de urgência e emergência com 4
ambulâncias novas, ou seja, com 100% da frota oficial renovada”, afirma o
prefeito Junior da Femac.
SAMU
192
O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h
por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a
unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e
Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos,
obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.
O acionamento do SAMU se dá pela ligação
gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do
atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de
enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.