Estudo revela que, pela primeira vez, a internet ultrapassou a TV aberta em participação no mercado publicitário nacional, com 39,5% dos investimentos
Celulares | mídias sociais (Foto: Freepik | https://packageslife.com/category/how-to-guide/ )
Os investimentos publicitários no Brasil passaram por uma reviravolta histórica: pela primeira vez, a internet superou a TV aberta como o principal destino de recursos do setor. A informação consta no estudo Cenp-Meios, divulgado pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), um dos principais fóruns de autorregulação do mercado publicitário.
Segundo o levantamento, entre janeiro e setembro de 2024, os investimentos em publicidade atingiram R$ 17,8 bilhões, um crescimento de 18% em relação ao mesmo período de 2023, quando somaram R$ 14,9 bilhões. A pesquisa envolveu a participação de 336 agências, número superior às 325 que contribuíram com o levantamento do ano anterior, destaca reportagem do Uol.
A internet, que liderou os investimentos pela primeira vez, ficou com 39,5% da verba publicitária, o equivalente a R$ 7,04 bilhões. Em contrapartida, a TV aberta, que por décadas dominou o setor, registrou R$ 6,72 bilhões em publicidade, o que corresponde a 37,7% do total.
Dentro do segmento digital, a maior parte dos recursos foi destinada a anúncios display, aqueles posicionados estrategicamente em sites e aplicativos. Dos R$ 7,04 bilhões investidos na internet, 62,8% (R$ 4,42 bilhões) foram direcionados para esse tipo de publicidade.
A terceira posição no ranking dos meios que mais atraíram investimentos ficou com a mídia exterior (out of home), que arrecadou R$ 2,06 bilhões. Confira a divisão completa dos investimentos publicitários entre janeiro e setembro de 2024:
☉ Internet: R$ 7,04 bilhões (39,5% do total)
☉ TV aberta: R$ 6,72 bilhões (37,7%)
☉ Mídia exterior: R$ 2,06 bilhões (11,6%)
☉ TV por assinatura: R$ 928,9 milhões (5,2%)
☉ Rádio: R$ 712,9 milhões (4,0%)
☉ Jornal: R$ 238,4 milhões (1,3%)
☉ Revista: R$ 62,7 milhões (0,4%)
☉ Cinema: R$ 48,3 milhões (0,3%)
Projeções para o ano
A expectativa do mercado é que o total de investimentos publicitários em 2024 ultrapasse os R$ 23,4 bilhões registrados em 2023. Historicamente, o volume de anúncios cresce no último trimestre, impulsionado por campanhas de Black Friday, Natal e eventos esportivos.
O relatório do Cenp-Meios é baseado nos dados fornecidos pelas agências de publicidade por meio de Pedidos de Inserção (PIs) efetivamente executados. As informações são consolidadas por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a detalhes sobre clientes ou veículos específicos.
Mesmo diante de desafios econômicos, como a alta do dólar e oscilações no PIB, o setor publicitário se mantém resiliente e estratégico para o crescimento da economia brasileira.
Fonte: Brasil 247 com informações do UOL