O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 29, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
(Foto: Francisco Messias/Divulgação BNDES)
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 6,4 bilhões para a concessionária EPR Litoral Pioneiro, responsável pela administração de 605 quilômetros de rodovias no Paraná. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 29, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida faz parte do Novo PAC e representa o primeiro projeto do banco voltado à estruturação de capital das Rodovias Integradas do Paraná, que prevê a concessão de seis lotes no estado.
Os recursos incluem R$ 829 milhões em financiamento direto e R$ 5,55 bilhões por meio da emissão de debêntures. A malha viária concedida compreende trechos das federais BR-153, BR-277 e BR-369, além de rodovias estaduais, atendendo 27 municípios paranaenses, incluindo Curitiba. A concessionária será responsável por uma série de intervenções para ampliar a capacidade e melhorar a segurança do sistema rodoviário, incluindo a duplicação de mais de 350 quilômetros, a construção de 138 quilômetros de faixas adicionais e 73 quilômetros de vias marginais.
Ao longo dos 30 anos de concessão, os investimentos em obras devem totalizar R$ 16 bilhões, sendo R$ 10,5 bilhões destinados à expansão e melhorias e R$ 5,5 bilhões à manutenção da infraestrutura. A concessão também prevê um modelo de tarifas reduzidas, com uma média 31% inferior à praticada em concessões anteriores. Atualmente, há quatro praças de pedágio em operação e outras duas em fase de implantação.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou a importância da operação para a infraestrutura e mobilidade do Paraná. “Com essa ação, o Governo Federal, por meio do BNDES, está viabilizando um projeto que contribui para superar gargalos em infraestrutura e mobilidade, promove a conectividade inclusiva, reduz a geração de efluentes e evita emissões de gases de efeito estufa, além de garantir uma das principais vias de escoamento da safra do Paraná”, afirmou.
Já o ministro da Casa Civil, Rui Costa, ressaltou a relevância do investimento dentro da estratégia do Novo PAC. “Esse anúncio representa a união de esforços que estamos promovendo com o Novo PAC, captando investimentos privados e garantindo apoio público a iniciativas de infraestrutura. Esse projeto permitirá a redução dos custos logísticos e o benefício direto à população que continuará pagando menos pedágio que concessões anteriores”, afirmou.
Além das melhorias estruturais, o contrato da EPR Litoral Pioneiro inclui um pacote de serviços essenciais para os usuários, como atendimento médico e mecânico 24 horas. Um dos destaques do projeto é a modernização do acesso ao Porto de Paranaguá, incluindo a remodelação de pistas e conexões para otimizar a fluidez do tráfego nos períodos de maior movimentação de cargas.
“A concessão da EPR Litoral Pioneiro é estratégica para o Paraná, modernizando o corredor logístico do Porto de Paranaguá e promovendo o desenvolvimento do Litoral e das regiões de Campos Gerais e Norte Pioneiro. Essa operação é um marco que reforça nosso compromisso em entregar resultados com eficiência, segurança e responsabilidade”, afirmou José Carlos Cassaniga, diretor-presidente da EPR.
A previsão é de que a concessão gere cerca de 105 mil empregos diretos e indiretos, sendo 43 mil apenas nos primeiros cinco anos. Além disso, as obras devem melhorar significativamente a trafegabilidade e segurança da Serra do Mar (BR-277), um dos principais gargalos rodoviários do estado.
Fonte: Brasil 247