A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou, na noite desta quinta-feira (3) detalhes sobre o incidente com a aeronave VC-1, que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua comitiva, partindo do México. De acordo com o comunicado oficial, o problema foi causado por uma alta vibração em uma das turbinas da aeronave.
Segundo o SBT, o comandante da FAB, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno, esclareceu que, logo após a decolagem, uma anomalia técnica foi detectada, mas "a tripulação imediatamente adotou todas as medidas de segurança recomendadas, mantendo o controle total da aeronave e da situação". Ainda segundo a FAB, os tripulantes realizaram os procedimentos operacionais previstos em sua Lista de Verificações, assegurando a condução segura do voo.
"Após seguirem os protocolos de operação previstos e o necessário gerenciamento de combustível, mantiveram a aeronave em circuito de espera até que esta estivesse em condições de realizar o pouso em segurança", destacou o comunicado.
O incidente ocorreu na última terça-feira (1), quando o avião presidencial apresentou problemas técnicos logo após a decolagem, obrigando-o a sobrevoar o México por cinco horas. Apesar da situação, o pouso ocorreu em segurança às 22h16 (horário de Brasília) na Cidade do México.
Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já se encontra no local para realizar a extração e análise dos dados do voo, com o objetivo de esclarecer as causas exatas da falha.
O comandante da aeronáutica também ressaltou o compromisso da FAB com os mais altos padrões de segurança, frisando a importância do programa de auditoria de segurança universal, que monitora as operações aéreas do Brasil. Ele destacou que as atividades da FAB são constantemente avaliadas por órgãos internacionais, como a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), e mencionou a excelência do Cenipa, que recentemente recebeu o grau máximo de conformidade com os protocolos internacionais de investigação.
Leia a íntegra do comunicado.
"A respeito do incidente ocorrido com a aeronave presidencial VC-1 durante o voo que partiu da Cidade do México, venho, como Comandante da Aeronáutica, prestar os devidos esclarecimentos.
No último voo, como amplamente divulgado, a aeronave experimentou uma anomalia técnica após a decolagem, resultando em alta vibração em uma das turbinas. Conforme os procedimentos operacionais padrões previstos em Lista de Verificações, a tripulação imediatamente adotou todas as medidas de segurança recomendadas, mantendo o controle total da aeronave e da situação.
É fundamental destacar o mais elevado nível de preparo e treinamento das nossas tripulações. O efetivo do Grupo de Transporte Especial, Organização Militar com mais de 70 anos de história conduzindo os que conduzem a nação, passa por uma extensa e rigorosa seleção, que leva em conta, além do seu perfil psicossocial, sua experiência profissional e operacional. Além disso, possuem vasta experiência e são devidamente certificados pelos mais rigorosos critérios internacionais de segurança. Não obstante, são submetidos, ainda assim, a uma rígida rotina de treinamentos, incluindo simuladores de voo e reuniões constantes para troca de experiências. Por isso, após seguirem os protocolos de operação previstos e o necessário gerenciamento de combustível, mantiveram a aeronave em circuito de espera até que esta estivesse em condições de realizar o pouso em segurança.
A Força Aérea Brasileira atua em conformidade com os mais altos padrões, sendo regularmente avaliada por organismos internacionais, como a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). Destaco, a propósito, que, por meio do programa de auditoria de segurança universal realizado por aquele órgão, que monitora constantemente a segurança das atividades aéreas, a FAB recebeu 100% na avaliação global, sendo o Brasil eleito, novamente, para fazer parte do Conselho da OACI, composto pelos 11 países de maior importância no transporte aéreo mundial, dentre os 193 signatários.
Nosso compromisso com a segurança de voo é inegociável e seguimos diretrizes que garantem que qualquer eventual anomalia técnica seja tratada com agilidade e precisão. Dessa forma, uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) já se encontra no México para extração e análise dos dados deste voo. Enfatizo, ainda, a excelência deste Centro e de seus profissionais, que receberam em 2024 o grau máximo de conformidade com os protocolos internacionais de investigação, em auditoria também realizada pela OACI. Apenas o Brasil e a França atingiram esse grau.
Importante ressaltar que, mesmo diante de uma situação adversa, o permanente preparo e a capacitação da tripulação, assim como o funcionamento dos sistemas da aeronave asseguraram que o pouso fosse realizado de maneira segura, sem riscos à integridade dos que estavam a bordo.
A Força Aérea Brasileira segue inabalável em sua missão constitucional, vigilante em apoio à sociedade brasileira, dentro e fora de nossas fronteiras. Para nós, o homem, a máquina e a missão são indissociáveis e, por isso, buscamos excelência nessa sinergia e repudiamos qualquer juízo de valor que enfraqueça essa tríade. Defendemos as nossas fronteiras, controlamos o nosso espaço aéreo e integramos o nosso território nacional. Garantimos, firmemente, que nossas aeronaves estão sempre em condições ideais de operação e que a segurança, a transparência e a eficiência serão sempre nossas maiores prioridades."
Fonte: Brasil 247 com informações do SBT