domingo, 11 de agosto de 2024
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Papa Francisco ora por vítimas de acidente aéreo em Vinhedo
Queda de avião matou os 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo
Agência Brasil - O Papa Francisco orou, na manhã deste domingo (11), pelos familiares e pelas vítimas do acidente aéreo ocorrido na tarde de sexta-feira (9), em Vinhedo, no interior de São Paulo. A queda do avião da Voepass Linhas Aéreas matou 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo do voo 2283, que tinha como destino final o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
"Rezemos também pelas vítimas do trágico acidente aéreo ocorrido no Brasil", disse o Papa Francisco à multidão reunida na Praça São Pedro, durante a tradicional bênção de domingo (11), na cidade do Vaticano.
Em nota divulgada hoje, o Vaticano destacou, baseado em informações da empresa que operava a aeronave, que entre as vítimas havia quatro pessoas com dupla cidadania: três da Venezuela e uma cidadã de Portugal.
O Vaticano lembrou ainda que este acidente foi o mais grave no país, desde o ocorrido em 2007. Na ocasião, a aeronave da empresa TAM Linhas Aéreas, não conseguiu pousar na pista do aeroporto de Congonhas (SP), e explodiu ao bater no prédio da TAM Express. Nesse acidente, morreram 199 pessoas.
Investigações
A duas caixas-pretas do avião da Voepass, contendo gravações de voz e dados do voo 2283, passam por análise de técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) da Força Aérea Brasileira (FAB), após serem recuperadas no local da queda, o condomínio residencial Recanto Florido, em Vinhedo.
Em uma entrevista coletiva no município paulista, neste domingo, o chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, confirmou que os conteúdos de voz e de dados dos dois gravadores estão integralmente preservados e foram acessados pela equipe técnica do órgão, que dará continuidade às investigações.
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Voo 2283: Cenipa diz ter recuperado gravações das caixas-pretas
Relatório preliminar da investigação deve ser divulgado em 30 dias
O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro do ar Marcelo Moreno, informou em entrevista coletiva à imprensa,neste domingo (11), em Vinhedo (SP), que o órgão conseguiu extrair com sucesso todo o conteúdo dos dois gravadores conhecidos, como caixas-pretas.
“Nessa manhã, temos a informação de que conseguimos, 100% de sucesso, obter as informações de voz, informações de dados que correspondem aos momentos que antecederam a esse trágico evento para a sociedade”, confirmou o militar.
A aeronave operada pela Voepass Linhas Aéreas, caiu na sexta-feira (9), em Vinhedo, por volta de 13h30. O acidente causou a morte de 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes.
O chefe do Cenipa explicou que estão em poder das autoridades duas caixas pretas do avião matrícula PS-VPB: o gravador de voz, o Cockpit Voice Recorder, e o gravador de dados, Flight Data Recorder. Os dados confirmam que não houve, em nenhum momento, por parte da tripulação da aeronave acidentada, declaração de emergência aos órgãos de controle de tráfego aéreo.
Investigações
O brigadeiro Marcelo Moreno informou que, após a conclusão desta primeira fase de extração e validação dos dados dos dois gravadores, a próxima etapa será iniciada com retorno dos investigadores do Cenipa à sede do órgão, em Brasília.
“Agora, aguardamos a linha de investigação de nossos investigadores, que ainda se encontram aqui comigo [em Vinhedo], regressarem a Brasília para a gente começar a trabalhar na transformação desse número enorme de dados para a informação útil para a sociedade".
O responsável pelas investigações também explicou que os dois motores da aeronave serão guardados e analisados, na sede do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), em São Paulo, localizada no Campo de Marte, na capital paulista.
As instalações militares estão subordinadas ao Cenipa, em Brasília: “os motores serão segregados para a anterior análise de nosso pessoal engenheiro qualificado e experiente para emissão de laudo, como uma parte da investigação para se ter certeza se, durante o impacto, os motores estavam ou não desenvolvendo potência”.
O militar estima que o relatório preliminar da investigação será apresentado em 30 dias, seguindo protocolos internacionais.
A declaração foi dada após Moreno frisar que o Laboratório de Análise de Dados de Gravadores de Voo (LabData) da FAB tem capacidade e autonomia para fazer a extração e análise de dados das caixas-pretas, no próprio país, sem necessidade de recorrer à ajuda internacional.
Representantes estrangeiros
Durante a entrevista aos jornalistas, o militar informou que o governo brasileiro, fez o convite aos países onde estão sediadas as empresas responsáveis pelo projeto e fabricação da aeronave e, também pelos motores, conforme protocolos previstos na Convenção de Aviação Civil Internacional, também conhecida como Convenção de Chicago, que tem 193 países signatários, entre eles o Brasil.
Desta forma, peritos do Brasil, França e Canadá devem atuar em conjunto na apuração das causas do acidente aéreo.
Desde a noite de sábado (10), interagem nas investigações com os técnicos do Cenipa três representantes da Agência Francesa (Bureau D’enquetes Et D’analyses Pour La Sécurité De L’aviation Civile, France - BEA França), por ser a sede da fabricante francesa de aviões regionais, a Avions de Transport Régional (ATR).
Neste momento, o brigadeiro Marcelo Moreno diz que são aguardados para aprofundamento das investigações técnicas os representantes da agência do Canadá Transportation Safety Board (TSB), que certifica o motor turboélice PW127M, desenvolvido e fabricado pela Pratt & Whitney Canada.
“Nas próximas horas, ainda receberemos os investigadores do Transportation Safety Board of Canada e da fabricante de motores Pratt & Whitney para continuar a interação com os destroços nesta investigação.”
O BEA e o TSB são órgãos equivalentes ao Cenipa, no Brasil.
Edição: Denise Griesinger
Fonte: Agência Brasil
FUTSAL SÉRIE PRATA: Apucarana empata de novo. É o 4º empate seguido e segue sem vencer na segunda fase
Apucarana Futsal e Itaipulândia empataram em 1 a 1 na noite deste sábado (10) em Itaipulândia no oeste do estado. Este foi o 4º empate consecutivo do Apucarana e o time ainda não venceu na segunda fase da competição. Antes havia empatado em Guaíra (2 x 2), em Terra Boa (4 x 4), no Lagoão contra Missal (2 x 2). O confronto foi válido pela 4ª rodada da segunda fase do Campeonato Paranaense de Futsal na Série Prata da competição.
No empate de ontem, Zola abriu o marcador para o Itaipulândia aos 31:30 e Mateus Cabo aos 33:50 empatou para o Apucarana. O jogo foi bastante equilibrado com Apucarana sofrendo pressão no começo do jogo após expulsão do goleiro Olavo por falta cometida no jogador Alemão do Itaipulândia. O time da casa perdeu duas ou três oportunidades de gol, mas o Apucarana resistiu durante os dois minutos que ficou com um jogador a menos na quadra.
Beneficiado pelos resultados dos outros jogos, o Dragão do Norte se manteve na terceira posição no grupo, com quatro pontos. Missal lidera, com dez pontos ganhos.
Olavo, Bruno, Diego Tabaldi, Glauber e Mateus Caboi foi o quinteto escolhido pelo técnico Cleber Paraná para começar o jogo. Durante o confronto a equipe foi alternada com entrada dos jogadores Gustavo, goleiro substituto, Rafinha, Dodô, Pedro, Marquinhos, Gauchinho e Ganso.
Na próxima sexta-feira (16), o Apucarana recebe o Fazenda Futsal, no Lagoão. Válido pela 5ª rodada da segunda fase, o confronto está marcado para começar às 20 horas. O time da cidade de Fazenda Rio Grande na região metropolitana da capital, a exemplo do Apucarana, ainda não venceu na segunda fase e vem de empate em casa diante do Terra Boa por 3 a 3.
Resultados da rodada
Paraná Clube 6 x 0 Loss ABF
Medianeira 2 x 3 Manoel Ribas
Santa Helena 4 x 3 Palmas
Fazenda Futsal 3 x 3 Terra Boa
Guaíra 2 x 4 Missal
Itaipulândia 1 x 1 Apucarana
Classificação
Grupo "A"
Paraná Clube 9
Medianeira 9
Manoel Ribas 9
Loss ABF 6
Santa Helena 3
Palmas 0
Grupo "B"
Missal 10
Itaipulândia 7
Apucarana 4
Guaíra 3
Terra Boa 3
Fazenda Futsal 2
Próxima rodada (16 e 17/8)
Palmas x Loss ABF (16/8)
Apucarana x Fazenda Futsal (16/8)
Manoel Ribas x Paraná Clube (17/8)
Santa Helena x Medianeira (17/8)
Missal x Terra Boa (17/8)
Guaíra x Itaipulândia (16/8)
Brasil "condena nos mais fortes termos" o ataque israelense a escola em Gaza, diz o Itamaraty
Governo brasileiro diz que Israel desrespeita o Direito Internacional Humanitário e o princípio da proporcionalidade
Relatório aponta pendências na manutenção do avião que caiu em Vinhedo
Um documento obtido pelo jornal O Globo revelou detalhes sobre a inspeção do avião ATR-72 da VoePass que caiu na última sexta-feira (9) em Vinhedo, São Paulo. O relatório indica que a aeronave apresentava vários problemas com "ação corretiva retardada", ou seja, com reparos pendentes. Embora muitos dos itens listados sejam de natureza trivial, como cortinas rasgadas e assentos quebrados, quatro deles têm potencial para interferir na operação da aeronave, incluindo um defeito no painel de navegação.
Entre as pendências mais graves relatadas, destaca-se um problema no EHSI (Indicador Eletrônico de Situação Horizontal), um dispositivo crucial para a visualização de dados de navegação pelos pilotos. Embora o EHSI não seja indispensável nem obrigatório, sua função é integrar, em uma única tela, informações de bússola, GPS, radar e outros dados, facilitando a leitura em situações críticas. A ausência desse dispositivo pode aumentar a carga de trabalho dos pilotos, especialmente em momentos em que é necessário consultar múltiplos indicadores simultaneamente. Em certas categorias de aeronaves e tipos de rotas, o uso do EHSI é exigido por agências de segurança.
Apesar das revelações contidas no documento, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) ainda não confirmou se o problema no EHSI teve algum impacto no acidente.
Além do defeito no EHSI, o relatório identificou outros três problemas, considerados menores, mas que também poderiam impactar a operação da aeronave. Um deles foi uma luz de alerta acendendo na ignição do motor, o que poderia indicar uma falha no sistema de ignição. Outro problema relatado foi a inoperância de um dos freios de roda, utilizados durante a aterrissagem e o taxiamento. O relatório também apontou que o limpador de para-brisa do lado do copiloto estava quebrado. Além disso, dois assentos de passageiro apresentavam problemas na fivela do cinto de segurança.
Os demais itens listados no relatório são considerados de menor relevância para a operação segura do avião, mas sugerem um descuido na manutenção voltada ao conforto dos passageiros. Entre os problemas citados estão rasgos no carpete, defeitos no ar-condicionado e a falta de um porta-copos no assento do piloto.
Em resposta às informações divulgadas, a VoePass emitiu um comunicado à imprensa, no qual afirma que a aeronave estava em conformidade com os padrões exigidos para decolagem. "A VOEPASS reitera que a aeronave estava aeronavegável, com todos os sistemas requeridos em funcionamento, cumprindo com todos os requisitos e exigências estipulados pelas autoridades e legislação setorial vigente", diz a nota. A companhia aérea também destacou que está colaborando prontamente com as investigações para que os fatos sejam esclarecidos o mais breve possível. Além disso, a VoePass informou que está prestando apoio às famílias das vítimas do acidente, oferecendo transporte, hospedagem e suporte emocional.
Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo