A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-09951/2024.
O Instituto de Pesquisa ANF (Agência de Notícias das Favelas) realizou pesquisa para saber como votam os moradores das comunidades cariocas. Foram realizadas 774 entrevistas em favelas das Zonas Sul, Norte, Oeste e Central. Com 40 % das intenções de voto, Eduardo Paes tem mais do triplo de todos os outros candidatos somados. Em segundo lugar, estão empatados Alexandre Ramagem e Tarcísio Motta, com 4%. Cyro Garcia tem 3%; Dani Balbi (ela não é candidata) tem 2% e Juliete Pantoja, Marcelo Queiroz e Rodrigo Amorim têm 1%.
A rigor, Ramagem, Tarcísio, Cyro, Dani, Juliete, Marcelo e Rodrigo estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro, que é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Brancos e nulos somam 10%, e indecisos são 17%. 11% dos entrevistados pretendem não votar em nenhum candidato, enquanto 6% preferiram não responder à pesquisa, que teve um total de 774 pessoas entrevistadas entre os dias 25 e 27 de julho. Todos são moradores de favelas cariocas das Zonas Sul, Norte Oeste e Região Central da cidade do Rio.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-09951/2024.
A área onde avião caiu permanece interditada até a remoção completa da fuselagem
Com o fim do trabalho de remoção dos corpos das 62 vítimas da queda do avião em Vinhedo (SP) e a retirada dos motores e da cauda para perícia, o foco das equipes agora se volta ao envio dos destroços ao Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). O órgão deverá elaborar um relatório preliminar sobre as causas do acidente em até 30 dias.
Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal Central de São Paulo, onde haverá o trabalho de identificação. Até esse sábado (10), apenas os corpos do piloto Danilo Santos Romano, de 35 anos, e do copiloto Humberto Campos Alencar e Silva, de 61, haviam sido identificados.
Segundo a tenente Laís Marcatti, do Corpo de Bombeiros, a participação da corporação foi finalizada com o deslocamento dos motores e da cauda para uma área acessível, onde a empresa Voepass realizará o recolhimento para a perícia.
Nesse sábado (10) à noite, 15 bombeiros ainda estavam no local, concluindo a retirada dos equipamentos após a chegada dos caminhões da empresa. A área do acidente permanece interditada até a remoção completa da fuselagem que se encontra no terreno.
Cabine de comando mais preservada
A aeronave, modelo ATR-72-500, “caiu chapada”, com a área da cabine relativamente preservada, enquanto a parte traseira sofreu maior destruição devido ao incêndio. Vídeos gravados no momento do acidente mostram a aeronave girando descontroladamente no ar, indicando um possível estol. A análise das caixas-pretas, que incluem os gravadores de voz e de dados, será crucial para entender o que ocorreu no voo 2283. A extração dos dados ocorrerá no Labdata (Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo), em Brasília.
As equipes que trabalharam no local relataram que a aeronave deixou um “desenho” no solo, com a área da cabine mais intacta e a cauda bastante danificada. O capitão Maycon Cristo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, explicou que as características dos destroços guiaram a retirada das vítimas, começando pela cabine e finalizando na cauda. O terreno plano e gramado onde o avião caiu facilitou a movimentação das peças pesadas, permitindo um acesso mais rápido aos corpos.
A operação contou com equipes especializadas em tragédias, que já atuaram em situações como as enchentes no Rio Grande do Sul, o terremoto na Turquia e o temporal em São Sebastião (SP). O coronel Cássio Araújo de Freitas, comandante geral da Polícia Militar de São Paulo, afirmou que a experiência dessas equipes garantiu a organização eficiente dos trabalhos.
Polícia Civil abre inquérito
A Polícia Civil informou que um inquérito será instaurado na delegacia de Vinhedo para investigar todos os aspectos do acidente. O delegado José Antônio Carlos de Souza destacou a importância do compartilhamento de informações entre as instituições envolvidas para minimizar o sofrimento das famílias. A Polícia Federal, representada pelo superintendente Rodrigo Sanfurgo, afirmou que continuará no local até a conclusão dos trabalhos, sem prazo definido, mas com o compromisso de empenhar todos os esforços para apoiar as famílias das vítimas.
Ele está entre as vítimas do avião que caiu em Vinhedo (SP)
Acidente de avião em Vinhedo (Foto: Reprodução X)
Agência Brasil - O Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou na noite de sexta-feira (10) nota de pesar pelo falecimento de Edilson Hobold, árbitro internacional (FIJA) de judô. Ele estava no voo 2283 da Voepass Linhas Aéreas que caiu em Vinhedo, São Paulo. Também em nota de pesar, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) manifestou sentimentos aos familiares do policial Hiales Carpine Fodra e sua esposa Daniela Schulz Fodra que estavam no voo.
Sobre o árbitro Edilson Hobold, o COB afirmou que o professor de 52 anos tinha o nível Kodansha 6º dan de judô - nesse nível até o 8º dan, os judocas usam faixa coral e recebem o nome de Kodansha. A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) também emitiu nota de pesar, destacando Hobold como um dos árbitros mais importante do Brasil.
Em edição especial, oDiário Oficial do Municípiotraz o decreto da prefeitura de São Paulo de luto por três dias, em manifestação de pesar às 62 vítimas do acidente aéreo.
Dois corpos foram identificados por exame datiloscópico
Destroços da aeronave que caiu em Vinhedo (SP) (Foto: Reuters/Carla Carniel)
Agência Brasil - O governo de São Paulo divulgou na manhã deste sábado (10) que, até o momento, 21 corpos já foram retirados do local do acidente ocorrido no começo da tarde de sexta-feira, no voo 2283 da Voepass, que partiu de Cascavel (PR) e tinha como destino final Guarulhos (SP). Dos 21 corpos já resgatados, dois foram identificados por meio de exame datiloscópico. Do total, 12 já estão na unidade central do Insituto Médico Legal (IML) para idenfiticação e posterior liberação às famílias.
O gabinete de crise, instalado próximo ao local do acidente, segue em operação com representantes das forças de segurança e salvamento do governo de São Paulo, além de integrantes do Ministério de Portos e Aeroportos, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do governo federal e do governo do Paraná.
Suporte às famílias das vítimas
O governo paulista disponibilizou acomodações em um hotel na capital paulista para as famílias das vítimas do acidente. Equipes de assistentes sociais e psicólogos estão no local para prestar apoio. Além disso, equipes da Defesa Civil também estão presentes para dar suporte adicional às famílias.
Há um atendimento especializado disponível no auditório do Instituto Oscar Freire, na Rua Teodoro Sampaio, 115, próximo ao IML Central. No local, os familiares podem apresentar documentos médicos, odontológicos e radiológicos das vítimas, que podem auxiliar na identificação dos corpos. O IML fica na Rua Enéas Carvalho de Aguiar, 600, bairro de Cerqueira Cesar, e funciona 24 horas.
Luto Oficial
O governo federal e os governos estaduais de São Paulo e do Paraná decretaram luto oficial de três dias em homenagem às 62 vítimas que estavam em um voo de Cascavel (PR) com destino ao aeroporto de Guarulhos.
Fisiculturista Daniela Schulz e o marido, Hiales Fodra. Foto: Reprodução
Um casal de Ubiratã (PR) está entre as vítimas doavião que caiu na tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo. A fisiculturista Daniela Schulz e seu marido, Hiales Fodra, estavam entre os 57 passageiros que perderam a vida na queda da aeronave.
Pouco antes de embarcar, Daniela disse nos stories do Instagram que estava a caminho dos Estados Unidos para uma viagem com o marido. “Muitas horas de espera e de voo, mas se Deus quiser vai dar tudo certo”, afirmou a fisiculturista.
O avião da Voepass, de matrícula PTB 2283, havia partido de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Além dos 57 passageiros, a aeronave transportava quatro tripulantes.
Na última sexta-feira (9), um avião da Voepass, antiga Passaredo, caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, causando a morte de todas as 61 pessoas a bordo. Apesar da gravidade do acidente, nenhum morador do bairro foi atingido.
Desde as primeiras horas após o tragédia, que é a quinta maior na história da aviação do Brasil, peritos da Aeronáutica e a Polícia Federal (PF) estão conduzindo investigações para entender por que a aeronave perdeu velocidade, o que levou à perda de pressão aerodinâmica nas asas.
O avião, de prefixo PS-VPB, havia decolado de Cascavel, no Paraná, às 11h46, com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e deveria pousar às 13h50. Essa era a quarta viagem do dia da aeronave turboélice ATR-72, que possui 73 assentos.
Embora a Voepass considere prematuro determinar a causa exata do acidente, a principal suspeita até agora é a formação de gelo nas asas da aeronave. A empresa reconheceu que o modelo é suscetível ao gelo, e isso está sendo um dos focos das investigações.
A companhia aérea afirmou que a aeronave partiu do Paraná com todas as condições operacionais adequadas para o voo. Os dados finais do voo indicam que, pouco antes da queda, o avião estava a uma altitude de 5.190 metros.
No estado de “parafuso chato”, o avião perde a capacidade de voar para frente e cai verticalmente, girando sem sustentação. O piloto tenta ajustar os flaps das asas para mudar a trajetória, mas sem a velocidade necessária, as asas perdem a pressão aerodinâmica e o avião fica fora de controle.
A sustentação do avião depende da velocidade, que desloca o ar sob as asas. No caso desse voo, a aeronave perdeu 4 mil metros de altitude em cerca de um minuto, caindo a aproximadamente 240 km/h.
Embora existam manobras para corrigir a situação de “parafuso chato”, as possibilidades são limitadas quando a aeronave já está em baixa altitude.
Quem era o piloto?
Danilo Santos Romano, o comandante do voo 2283 da Voepass, tinha 35 anos e iniciou sua carreira como co-piloto de A320 na Avianca. Após três anos, foi promovido a co-piloto de A330 para voos internacionais.
Com a falência da Avianca, ele trabalhou na Air Astana, no Cazaquistão, antes de ingressar na Voepass. Ele foi promovido a comandante em julho do ano passado e, recentemente, concluiu uma pós-graduação em gestão de segurança de voo.
Contato com a torre
Após o acidente, surgiram rumores em grupos de WhatsApp de que o piloto teria pedido permissão para reduzir a altitude devido à presença de gelo entre 12 mil e 21 mil pés, mas que esse pedido teria sido negado. Contudo, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que não há registro desse contato.
“Até o momento, não se identificou nenhum contato da aeronave, dos pilotos, com as torres de controle. Essa é uma informação importante, até porque algumas notícias surgiram nas redes sociais, mas é hora de muita serenidade e equilíbrio”, disse.
Resgate
O avião caiu em um condomínio fechado em Vinhedo (SP), e, apesar da gravidade do acidente, não houve feridos em solo. O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar as chamas por volta das 17h15, mas a operação de resgate dos corpos das vítimas se estendeu até a madrugada de sábado (10).
Os corpos foram levados ao Instituto Médico-Legal (IML) em São Paulo para identificação. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) tomou essa decisão devido à necessidade de uma infraestrutura adequada para lidar com a complexidade da situação, já que muitos corpos ficaram carbonizados e precisarão passar por exames de DNA para confirmação de identidade.
Luiz Augusto de Oliveira afirmou que, no momento da colisão, eles pensaram se tratar de um helicóptero em pane. “Eu estava saindo da residência quando vimos a aeronave explodindo na garagem. Perdemos bastante coisa. Mas, diante de tudo que aconteceu, foi o menor possível. Foram bens materiais”, contou.
Os dispositivos foram encontrados no local do acidente pelos investigadores do Cenipa e serão encaminhados para um laboratório em Brasília, onde passarão por uma análise minuciosa.
As vítimas
Todas as vítimas tinham nacionalidade brasileira. Os passageiros eram, sobretudo, de Cascavel e de São Paulo. Confira a lista:
Lista de Passageiros
Rosangela Souza
Eliane Andrade Freire
Luciani Cavalcanti
José Fer
Denilda Acordi
Maria Auxiliadora Vaz de Arruda
José Cloves Arruda
Nélvio José Hubner
Gracinda Marina Castelo da Silva
Ronaldo Cavaliere
Silvia Cristina Osaki
Wlisses Oliveira
Hialescarpine Fodra
Daniela Schulz Fodra
Regiclaudio Freitas
Simone Mirian Rizental
Josgleidys Gonzalez
Maria Parra
Joslan Perez
Mauro Bedin
Rosangela Maria de Oliveira
Antonio Deoclides Zini Junior
Kharine Gavlik Pessoazini
Mauro Sguarizi
Leonardo Henrique da Silva
Renato Bartnik
Hadassa Maria da Silva
Raphael Bohne
Renato Lima
Rafael Alves
Lucas Felipe Costa Camargo
Adrielle Costa
Laiana Vasatta
Ana Caroline Redivo
José Carlos Copetti
André Michel
Sarah Sella Langer
Edilson Hobold
Rafael Fernando dos Santos
Lizibba dos Santos
Paulo Alves
Pedro Gusson do Nascimento
Rosana Santos Xavier
Thiago Almeida Paula
Adriana Santos
Deonir Secco
Alípio Santos Neto
Raquel Ribeiro Moreira
Adriano Daluca Bueno
Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
Diogo Ávila
Luciano Trindade Alves
Isabella Santana Pozzuoli
Tiago Azevedo
Mariana Belim
Arianne Risso
Lista dos Tripulantes
Débora Soper Ávila – 28 anos
Rúbia Silva de Lima – 41 anos
Humberto de Campos Alencar e Silva – 61 anos
Danilo Santos Romano – 35 anos
Tripulantes do avião de Vinhedo (SP). Foto: Divulgação
A substituição de Joe Biden por Kamala Harris gerou um aumento significativo nas intenções de voto dos democratas
Kamala e Walz fazem comício na Filadélfia (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)
A substituição de Joe Biden, 81, por Kamala Harris, 59, como candidata dos democratas à presidência dos Estados Unidos, gerou um aumento significativo nas intenções de voto do partido em todos os sete estados considerados decisivos para a eleição, informa aFolha de S. Paulo.
Há três semanas, a campanha democrata enfrentava dificuldades em estados como Arizona, Geórgia e Nevada, onde Donald Trump, 78, havia conseguido abrir uma vantagem de cinco pontos percentuais na média das pesquisas. No entanto, com a troca na liderança democrata, Kamala Harris conseguiu reverter a situação, e agora está empatada com Trump nesses estados, conforme mostram as pesquisas mais recentes.
Arizona, Geórgia e Nevada são estados com características demográficas que favorecem a nova candidata democrata. Latinos representam 22% e 25% do eleitorado em Nevada e Arizona, respectivamente, enquanto na Geórgia, um terço dos eleitores é negro, segundo dados do Pew Research Center. Esses grupos vinham demonstrando insatisfação com Biden, com muitos eleitores declarando que não votariam ou que optariam por um candidato independente, como Robert F. Kennedy Jr. No entanto, a candidatura de Kamala, a primeira mulher não branca a concorrer à presidência por um grande partido, tem mudado esse cenário, atraindo novamente esses eleitores para o lado democrata.
Especialistas observam que, embora Kamala possa ter menos experiência em regiões como o Meio-Oeste, sua candidatura parece ter reaberto caminhos para os democratas no Cinturão do Sol. Essa mudança já levou analistas do Sabato’s Crystal Ball, centro de projeção eleitoral vinculado à Universidade da Virgínia, a retirarem a Geórgia do grupo de estados favoráveis a Trump, colocando-a na categoria de estados onde o resultado é imprevisível.
Além disso, o apoio de Kamala Harris melhorou nos outros quatro estados considerados cruciais para a eleição: Michigan, Pensilvânia, Wisconsin e Carolina do Norte. No chamado "paredão azul", que inclui Michigan, Pensilvânia e Wisconsin, a candidata democrata lidera Trump na média das pesquisas, e uma vitória nesses estados poderia garantir a vitória democrata na eleição, mesmo se Trump levar os demais estados em disputa.
A escolha de Tim Walz como vice na chapa de Kamala Harris também é vista como uma estratégia para fortalecer a campanha democrata no Meio-Oeste, região crucial para a eleição. Walz, governador de Minnesota, pode influenciar eleitores em estados vizinhos, como Wisconsin, devido ao alcance da mídia regional.
No cenário nacional, Kamala Harris também supera Donald Trump na média das pesquisas dos principais agregadores, embora a margem seja estreita. No FiveThirtyEight, Kamala tem uma vantagem de dois pontos sobre Trump; no RealClearPolitics, de 0,5 ponto percentual; e no New York Times, de um ponto.
Apesar do avanço, os democratas ainda enfrentam um cenário desafiador em comparação com 2020, quando Biden mantinha uma vantagem mais confortável sobre Trump. As projeções atuais do Sabato’s Crystal Ball e do Cook Political Report indicam que os republicanos têm 235 delegados, enquanto os democratas possuem 226, com 77 votos ainda em disputa nos sete estados em aberto.
Kamala Harris também apresenta um desempenho superior ao de Biden entre mulheres brancas com diploma universitário e eleitores independentes, segmentos fundamentais para a eleição. Uma pesquisa do Morning Consult/Bloomberg mostra que a candidata tem uma vantagem de cinco pontos entre independentes e nove pontos entre eleitores de 18 a 34 anos.
Fonte: Brasil 247 com informações da Folha de S. Paulo