Pela 1ª vez, uma das principais avaliações internacionais de educação incluiu questões que medem a criatividade de estudantes de 15 anos na resolução de problemas sociais e científicos
Mais da metade (54,3%) dos estudantes brasileiros de 15 anos apresentou um baixo nível de criatividade ao tentar solucionar problemas sociais e científicos apresentados em uma prova internacional de conhecimentos. O dado foi divulgado nesta terça-feira (18) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Talvez você se lembre de já ter lido, nos últimos anos, sobre os resultados do Pisa (sigla em inglês para “Programa Internacional de Avaliação de Estudantes”), uma das mais importantes avaliações de educação do mundo. Tradicionalmente, ele mede os conhecimentos de estudantess de escolas públicas e particulares em matemática e leitura.
Desta vez, no entanto, o Pisa foi além de mostrar se os jovens sabem identificar figuras geométricas ou entender textos longos. A prova, aplicada em 2022 (com atraso, por causa da pandemia), passou a mensurar também a criatividade dos participantes: eles conseguem sugerir soluções originais para uma situação-problema? São capazes de usar a escrita e a arte para representar uma nova ideia? Têm imaginação para criar histórias curiosas e fora do padrão?
Entre os 56 países participantes (membros da OCDE e parceiros), o Brasil ficou no fim da lista, na 44ª posição, atrás de outras nações latino-americanas, como Uruguai, Colômbia e Peru.
Veja os principais dados do desempenho do Brasil:
- Em uma escala de 0 a 60, o Brasil somou 23 pontos (10 abaixo da média da OCDE).
- Houve uma diferença significativa, de 11 pontos, entre o desempenho dos alunos brasileiros mais pobres (19 pontos) e dos mais favorecidos economicamente (30 pontos).
- Entre as áreas de criatividade avaliadas no Pisa, a que teve menor taxa de sucesso no Brasil foi a de resolução de problemas científicos.
- Abaixo do Brasil no ranking, estão apenas: Arábia Saudita, Panamá, El Salvador, Tailândia, Bulgária, Jordânia, Macedônia do Norte, Indonésia, República Dominicana, Marrocos, Uzbequistão, Filipinas e Albânia.
Nos níveis 1 e 2 de criatividade, que são os mais baixos do Pisa, estão 54,3% dos estudantes brasileiros. Isso significa que eles:
- conseguem apenas fazer desenhos isolados e simples, dentro de assuntos ligados ao cotidiano;
- apresentam ideias óbvias e têm dificuldade de propor mais de uma solução para um problema.
Quais os critérios de correção?
As 30 perguntas de criatividade avaliavam a capacidade de expressão escrita e artística, além da habilidade de solucionar problemas sociais e científicos.
Veja só um exemplo dos critérios de correção: a questão abaixo, que estava na prova, pedia que o aluno criasse três títulos diferentes para a imagem de um livro enorme em um jardim.
- Um estudante de nível 1 ou 2, por exemplo, apresentaria ideias mais simples e literais de título, muito parecidas entre si, como: “O livro grande”, “O livro gigante” e “Um livro gigante no campo”.
- Já as respostas criativas, de estudantes dos níveis mais avançados, trariam adjetivos menos óbvios e mais variados, como “A árvore solitária”, “A história perfeita” e “A trilha escrita”.
Quais países fazem parte do top 10 de criatividade?
- Singapura (41 pontos) — com destaque para solução de problemas sociais
- Coreia (38 pontos) — com destaque para soluções de problemas científicos
- Canadá (38 pontos)
- Austrália (37 pontos)
- Nova Zelândia (36 pontos)
- Estônia (36 pontos)
- Finlândia (36 pontos)
- Dinamarca (35 pontos)
- Letônia (35 pontos)
- Bélgica (35 pontos)
Média geral da OCDE: 33 pontos
Observações da OCDE:
- Em todos os países participantes, os estudantes com maior status socioeconômico tiveram melhor desempenho em pensamento criativo do que os menos favorecidos. Em média, a diferença foi de 9,5 pontos.
- As meninas tenderam a ser muito mais criativas que os meninos no Pisa — 31% delas e 23% deles conseguiram atingir o nível 5 de proficiência (considerado alto).
- Estudantes que participam de atividades de artes, teatro, escrita criativa e programação ao menos uma vez por semana costumam ter desempenho melhor do que os demais.
- O incentivo dos professores e a valorização da criatividade pelas escolas também aparecem como elementos importantes para os estudantes, segundo o questionário aplicado pelo Pisa.
Fonte: Agenda do Poder com informações do g1.