Sebrae Rio lista cinco perfis geracionais de mães
Agência Sebrae - A
segunda data mais importante para o varejo é o Dia das Mães. Para atrair novos
clientes e aumentar o faturamento, o dono de pequeno negócio precisa
desenvolver estratégias que envolvam criatividade e personalização.
Ao todo, existem cinco perfis de mães: geração silenciosa, baby boomers, gerações X, Y e Z. Para apoiar os
empreendedores, o Sebrae Rio desenvolveu orientações para que o negócio
aproveite a data para definir os processos de vendas mais adequados para cada
empreendimento. De forma gratuita, as informações podem ser acessadas pelo link.
"Cada mãe é única, mesmo que sejam do mesmo perfil
geracional. Personalizar produtos e serviços de acordo com os clientes que
consomem sua marca, pode ser uma estratégia de diferenciação no mercado e uma
forma de atrair novos consumidores. Por isso, entender os diversos tipos de
comportamento e os perfis de consumo das mães, ajudará a encantar o cliente no
momento da compra", afirma Margareth Carvalho, gerente de Conhecimento e
Competitividade do Sebrae Rio.
Independentemente da geração, para atrair esse perfil de
consumo, os empreendedores precisam adotar estratégias em seus negócios como
encantar o público, inovar nos presentes, utilizar estratégias phygital e multicanais, além de ser claro
nos valores, visões e nas práticas sustentáveis.
- Geração
Silenciosa (1923 a 1946)
Práticas e econômicas em seus hábitos de consumo, essas mães valorizam a
qualidade e a durabilidade dos produtos e são leais a suas marcas favoritas.
- Baby
Boomers (1947 e 1963)
Essas mães possuem forte senso de liderança. São mais tradicionais e
exigentes quanto à qualidade, além de fiéis às marcas, valorizando a
estabilidade.
- Geração
X (1964 a 1983)
São mães práticas, que buscam por equilíbrio em seus hábitos. Cresceram
num período de transição tecnológica. Prezam pela qualidade do que consomem.
- Geração
Y (Millennials) (1984 a 1995)
Essas mães valorizam experiências significativas. Elas possuem forte
relação com a tecnologia. Valorizam mais experiências do que bens materiais.
- Geração
Z (1995 a 2009)
São nativas digitais e valorizam a diversidade, a sustentabilidade, a
autenticidade e a transparência das marcas. Gostam de experiências
diferenciadas.
Empreendedorismo feminino
Em pesquisa divulgada recentemente, 80%
das mulheres empreendedoras do estado do Rio, os cuidados com os filhos são a
principal influência ao decidir abrir a sua empresa. Esse percentual cai para
51% quando perguntado para os homens. Para 5% das mulheres, influenciou um
pouco e 16% consideram que não teve interferência nessa decisão. Essas
informações estão disponíveis na pesquisa “Características dos Empreendedores:
Empreendedorismo Feminino” do Sebrae com base nos dados disponibilizados pela
Pnad-C.
Fonte: Brasil 247 com informações da Agência Sebrae