Em fevereiro as vendas apresentaram crescimento de 1% sobre o mês anterior
Reuters - As
vendas varejistas surpreenderam e seguiram em alta no Brasil em fevereiro,
atingindo o maior patamar da série histórica diante de um cenário mais
favorável para o consumo.
Em fevereiro as vendas apresentaram crescimento de 1,0%
sobre o mês anterior, contrariando a expectativa em pesquisa da Reuters de uma
queda de 1,0%.
Os dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as vendas perderam força em
relação ao avanço de 2,8% em janeiro, mas ainda assim atingiram o maior patamar
da série histórica iniciada em janeiro de 2000.
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve alta
de 8,2%, contra projeção de ganho de 3,3%.
O varejo tende a se beneficiar neste ano de um mercado de
trabalho aquecido, inflação sob controle e o ciclo de cortes da taxa básica de
juros Selic, atualmente em 10,75%, ainda que ela permaneça em um nível elevado.
A expectativa é de que atividades mais ligadas ao crédito tenham bom
desempenho.
Entre as oito atividades pesquisadas, seis mostraram
ganhos nas vendas em fevereiro. Os destaques foram os setores de Artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (9,9%) e de Outros artigos
de uso pessoal e doméstico (4,8%).
Por outro lado, apresentaram taxas negativas Combustíveis e
lubrificantes (-2,7%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e
fumo (-0,2%).
De acordo com o IBGE, o resultado de supermercados segue o
mesmo tipo de intensidade dos últimos meses, com exceção de janeiro, quando
houve crescimento de 0,8%, sendo um setor que tem variado muito pouco nos
últimos seis meses.
“Observa-se uma mudança de foco de consumo nos últimos meses que
passa de um cenário de orçamento mais restrito, concentrado em produtos
básicos, para um momento com mais espaço para que haja consumo de outros tipos
de produtos", avaliou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.
"Tal cenário tem relação com o aumento do crédito, em
virtude da diminuição da taxa básica de juros, assim como crescimento da massa
de rendimento real e da população ocupada”, completou.
O comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos,
partes e peças e material de construção, teve aumento de 1,2% nas vendas em
fevereiro sobre o mês anterior.
Houve alta de 3,9% entre veículos e peças no mês, contra
queda de 0,2% no material de construção.
Fonte: Brasil 247 com Reuters