Em outubro, foram registradas 837.419 tentativas de fraude contra consumidores e empresas no Brasil, o que equivale a uma a cada 3,2 segundos. Em relação a setembro, houve crescimento de 2,3%. O setor que concentrou a maior parte das ocorrências foi o de “bancos e cartões” (50,2%). O menos visado foi o de “serviços” (28,2%). Os dados fazem parte de pesquisa mensal realizada pela Serasa Experian.
“O crescimento nas tentativas de fraude nos meses finais do ano é marcado pelo aumento das compras e do uso de crédito”, diz Caio Rocha, diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian.
As fraudes identificadas pela Serasa Experian são de identidade, praticadas por meio online ou presencial. Elas ocorrem quando criminosos utilizam documentos de uma pessoa e tentam abrir contas e conseguir crédito em nome de terceiros. São identificadas por meio de verificação de documentos e de cadastros, além de biometria facial.
De acordo com o levantamento, consumidores com idades entre 36 e 50 anos (35,8%) foram os alvos preferidos dos fraudadores. A menor incidência de golpes foi registrada contra pessoas com até 25 anos (7%), se considerada a faixa etária.