A pesquisa mostra que os resultados já estavam em queda desde o último ano da pesquisa, em 2018
Segundo dados divulgados hoje (5), pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), mais de 70% dos estudantes brasileiros não atingiram o patamar mínimo de aprendizagem em Matemática indicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ciências e Leitura também obtiveram níveis abaixo da média.
A pesquisa leva em conta os dados de 2022, tendo como umas das consequências das baixas a pandemia da Covid-19. Contudo, dados das pesquisas de 2018 revelam que os desempenhos em Leitura e Ciências já estavam em baixa muito antes do início da pandemia.
Ao todo, no ranking de Matemática e Ciências, o Brasil ficou entre os 20 piores países do mundo, já em Leitura, o país está entre os 30 com níveis mais baixos. A porcentagem completa foi de: 73% não alcançaram o patamar mínimo em Matemática; 50% em Leitura e 55% em relação ao patamar mínimo em Ciências.