Ações incluem rotatórias, ampliação e modernização do sistema de
semáforos, faixas elevadas para pedestres e novas etapas do Programa
Interbairros.
O Plano de Mobilidade Urbana que está sendo
implantado pela Prefeitura de Apucarana, por meio da diretoria de trânsito do
Idepplan, contribuiu de maneira significativa para a redução de acidentes de
trânsito, principalmente em alguns gargalos
da cidade. Neste contexto se incluem novas rotatórias, ampliação e modernização
do sistema de semáforos, faixas elevadas para pedestres e novas etapas do
Programa Interbairros.
O prefeito Junior da Femac
salienta que o Plano de Mobilidade Urbana foi criado em 2015 e, paulatinamente,
vem sendo colocado em prática. “Isso mostra o planejamento e a
capacidade técnica da nossa equipe. O trabalho terá sequência com a implantação
de novos arranjos que vão impactar de forma positiva, ajudando a dar ainda mais
segurança aos pedestres, ciclistas e motoristas”, pontua Junior da Femac.
As autoridades de trânsito comemoram os resultados, que
podem ser medidos pela redução do número de acidentes. De acordo com dados do
Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu), em 2019 foram
registrados 927 acidentes, enquanto no ano passado esse número caiu para 826.
“Houve uma redução de 11% no número total de acidentes, envolvendo
abalroamentos, colisões, quedas de moto, engavetamentos, atropelamentos e
capotamentos. A mesma tendência de redução foi verificada no primeiro semestre
deste ano, período em que somente os acidentes envolvendo motos caiu 17%”,
reitera Vilson Laurentino da Silva, superintendente municipal de Trânsito.
Se por um lado a redução
dos acidentes está ligada à pandemia do novo coronavírus, que reduziu o fluxo
de veículos em determinados períodos, por outro os investimentos em novos
arranjos no trânsito foram fundamentais para o resultado. O Programa
Interbairros promoveu a ligação asfáltica em mais de 40 regiões da cidade.
“Essas obras, além de encurtar a distância para o deslocamento, distribuem melhor o trânsito. Se antes existia a
concentração do fluxo em
determinadas ruas e avenidas, o programa deu novas opções de tráfego aos
motoristas”, frisa Junior da Femac.