Demanda tecnológica
foi repassada ao Conecta, como forma de substituir a doação periódica de cestas
básicas
(Foto/Divulgação)
Em encontro
realizado na tarde desta terça-feira (1), no gabinete municipal, o prefeito
Junior da Femac e a secretária de Assistência Social, Ana Paula Nazarko,
iniciaram o planejamento para implantar um modelo de cartão ou vale alimentação
em Apucarana. A proposta é que as famílias atendidas todos os meses nos quatro
Centros de Referência em Assistência social (CRAS) passem a dispor de algum
mecanismo tecnológico para comprar alimentos direto no comércio local, ao invés
de receber cestas básicas.
A
demanda foi discutida com o presidente da Associação Comercial, Industrial e de
Serviços de Apucarana (ACIA), Wanderlei Faganello; com Tiago Cunha, do Sebrae;
e Tiago Ribeiro, da Governança do Conecta Apucarana. Também participaram da
reunião Débora Sanitá Malaguido Pinho e Soraia Braga de Souza, que atuam nesta
área da Secretaria de Assistência Social.
Conforme
lembrou o prefeito Junior da Femac, nos cinco primeiros meses do ano, a
Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana beneficiou cerca de
10 mil famílias com repasse de cestas básicas. “O atendimento acontece por meio
dos nossos quatro Centros de Referência da Assistência Social, os CRAS, por
agendamento para evitar aglomerações. E, agora, estamos empenhados em criar um
mecanismo mais ágil para atender as famílias cadastradas”, anuncia o prefeito,
lembrando que essa proposta também pode contribuir para fomentar o comércio
local.
A
secretária Ana Paula Nazarko informa que na pandemia aumentou o número de
famílias em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 50% das cestas básicas
são compradas com recursos municipais. O restante tem sido custeado com
recursos do Estado e do Governo Federal, além das contribuições que estão
chegando pela campanha “Vacina Solidária”, com alimentos doados por pessoas que
estão sendo imunizadas em Apucarana.
“Não
queremos que ninguém passe fome em Apucarana e estamos nos empenhando para
atender toda a demanda apresentada, conforme determinação do Júnior da Femac”,
assinala a secretária Ana Paula Nazarko.
Tiago
Cunha, do Sebrae, e Tiago Ribeiro, do Conecta, anunciam que será organizado um
“hackatton” para buscar uma solução inovadora para a demanda apresentada pelo
prefeito e a secretária de Assistência Social. “Essa ferramenta pode ser uma
excelente maneira de criar soluções inovadoras, com a participação de
profissionais e startups”, avaliam eles.