Com extensão de 2,5
km, a via terá duas rotatórias, um retorno, ciclovia e canteiro central com
iluminação
Em reunião técnica
realizada na tarde desta sexta-feira, no gabinete municipal, foram discutidos
detalhes do projeto de duplicação da BR-369, no trecho que vai do Núcleo João
Paulo até o entroncamento com o Contorno Sul. O prefeito Junior da Femac e a
secretária de obras, engenheira civil Angela Stoian, avaliaram a primeira etapa
do projeto, apresentada pelo engenheiro Mateus Galdino, da G2S Engenharia, de
Curitiba, empresa vencedora do processo de licitação.
De
acordo com mapas digitalizados apresentados pela G2S, duas rotatórias serão
implantadas no trecho. Uma está projetada para a entrada principal do Núcleo
João Paulo e a segunda junto ao viaduto do bairro, com acesso também ao Parque
Industrial Oeste. Está projetado ainda um retorno junto ao quartel do 10º
Batalhão da Polícia Militar.
O
prefeito Junior da Femac lembrou que a ordem de serviço para a G2S engenharia
foi dada no início de março. “O projeto está avançando e num prazo máximo de 90
dias deve estar concluído”, anunciou.
Constam
do projeto de duplicação do trecho urbano da BR-369, o alargamento da pista de
rolamento – com terceira faixa na entrada do João Paulo -, canteiro central
para instalação de iluminação de LED, ciclovias, duas rotatórias e um retorno.
“São 2,5 quilômetros de melhorias neste trecho da rodovia, que irão garantir
melhor mobilidade e segurança, além de valorizar bastante a entrada de
Apucarana”, avaliou o prefeito Junior da Femac.
Conforme
acrescentou ele, o planejamento desta obra passa primeiro pela conclusão do
projeto. Depois vamos apresentá-lo para aprovação da Viapar, concessionária
responsável por este trecho da rodovia. “Em 2022 vamos buscar os recursos
necessários para realizar a obra, que deve ter um custo estimado de R$ 6
milhões”, assinalou Junior.
A
secretária de obras, Angela Stoian, disse que está acompanhando de perto a
evolução do projeto, dando suporte à empresa. “Os contatos com a Viapar vem
sendo feitos frequentemente, para evitar o descumprimento de normas vigentes”,
explicou.
Com
relação ao primeiro acesso no Núcleo João Paulo a secretária informa que será
implantada uma terceira faixa para desaceleração e evitar congestionamento na
futura rotatória. Hoje, neste local, funciona um semáforo de cinco tempos, cuja
espera incomoda os usuários da via.