Confirmação foi feita
em reunião com o prefeito Junior da Femac e o secretário Beto Preto
(Foto/Divulgação)
O Contorno Leste
de Apucarana será incluído na nova concessão de rodovias do Paraná, que já está
sendo formatada para este ano. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de
Infra Estrutura e Logística, Sandro Alex, em reunião mantida nesta quinta-feira
(14/01), em Curitiba, com o prefeito de Apucarana, Junior da Femac.
A
audiência com Sandro Alex foi agendada pelo secretário da saúde Beto Preto, e
nela o prefeito Junior da Femac esteve acompanhado do vice-prefeito Paulo
Sérgio Vital e o presidente da Câmara, vereador Francylei de Godoi “Poim”.
Conforme
explicou Sandro Alex, o governo estadual planeja iniciar de imediato as
audiências públicas para discutir as novas concessões de rodovias do anel de
integração. “A previsão é de que as audiências comecem já neste início de 2021.
O atraso ocorreu em função da pandemia do novo coronavírus”, informou o
secretário estadual de Infraestrutura e Logística.
Várias
etapas serão realizadas para a definição dos consórcios que irão administrar as
rodovias do anel de integração a partir de 2022.
Estão
previstas audiências públicas sobre o projeto para nova concessão das rodovias,
conduzidas pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL). Será nesta fase,
conduzida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que o projeto
será apresentado e debatido com a sociedade.
Na
sequência, ainda no primeiro semestre, o projeto será revisado pela EPL,
com base nas observações e sugestões feitas nas audiências públicas, para
posterior fechamento do edital de licitação. E, após análise e aprovação do
Tribunal de Contas da União, o edital de licitação já poderá ser publicado, com
um prazo de 100 dias para realização dos pregões. Os contratos atuais mantidos
com as concessionárias de rodovias – firmados em 1997 – se encerram no dia 27
de novembro deste ano.
O
prefeito Junior da Femac revela que o secretário Sandro Alex enfatizou a
inclusão do contorno leste de Apucarana na nova concessão. “Ele anunciou ainda
que os 56 quilômetros que faltam de duplicação na BR-376, entre Apucarana e
Ponta Grossa, também serão contemplados na nova concessão”, informou Junior.
Conforme
avalia ele, são duas obras importantíssimas para Apucarana e para o Paraná. “As
audiências públicas preparatórias para formatar o novo modelo de concessão de
rodovias começam nas próximas semanas”, revelou.
CONTORNO LESTE – O projeto
do Contorno Leste de Apucarana prevê um trajeto de 21 quilômetros, interligando
o Distrito de Vila Reis, próximo do Aeroporto Capitão João Busse, até as
proximidades de Aricanduva, no município de Arapongas.
Há dez
anos a obra estava orçada, de acordo com fontes da CCR Rodonorte, em cerca de
R$ 90 milhões. O contorno estava previsto no contrato de concessão firmado em
1997 pelo Governo do Paraná, mas acabou sendo suprimido em novos acordos com a
concessionária.
Contudo,
devido acordo de leniência com o Ministério Público Federal (MPF), através da
Operação Lava Jato, que identificou corrupção ao longo da concessão, o Contorno
Leste de Apucarana foi suprimido do cronograma de obras a serem executadas.
DUPLICAÇÃO DA BR-376 – Iniciada
em setembro de 2014, a duplicação da BR-376 (Rodovia do Café), no trecho de
cerca de 60 quilômetros, entre Apucarana e Mauá da Serra, passando por
Califórnia e Marilândia do Sul foi concluída em julho do ano passado.
O
prefeito Júnior da Femac lembra que a “frente norte” foi conquistada em
mobilização de lideranças, visando acelerar a duplicação.
Em
março de 2013, no trecho entre Ponta Grossa e Apucarana, de 244 quilômetros,
havia apenas 13 quilômetros já duplicados, na Serra do Cadeado, entre Mauá da
Serra e Ortigueira. Na época, o Governo do Estado anunciou a obra de 231
quilômetros, incluindo o contorno em Apucarana. A ordem de serviço para o
início das obras aconteceu em Ponta Grossa. Porém, apenas a “Frente Sul” iria
começar de imediato, por que já existia o projeto executivo elaborado pela CCR
Rodonorte.
“A
abertura da frente de trabalho norte, a partir de Apucarana, foi garantida após
uma ampla mobilização liderada pelo então prefeito Beto Preto e por ele. Percorremos
todas as cidades do Vale do Ivaí e da macrorregião norte obtendo a adesão de
todos os prefeitos da Amuvi e da Amepar, e também de lideranças empresariais e
do agronegócio”, lembrou Junior da Femac.