Planejamento está
focado no crescimento de novos eixos, integrando a cidade com distritos e
garantindo mais mobilidade (Fotos: PMA)
Em reunião técnica
realizada nesta terça-feira (17/11), no gabinete municipal, com dez
profissionais das áreas de engenharia e arquitetura, ligados ao Idepplan e
Secretaria de Obras, o prefeito Junior da Femac deu autorização para o início
do projeto de integração de áreas urbanas. Um trecho de 27 km de rodovias irá
receber ciclovias, calçadas, iluminação de LED centralizada, arborização e
paisagismo, pontos de apoio para ciclistas e pontos de ônibus, além de todo
aparato de sinalização vertical e horizontal, e passarelas em alguns locais
estratégicos.
“Com a duplicação da BR-376, na saída para
Curitiba, e da BR-369 na saída para Maringá, além do Contorno Sul, estamos
começando a planejar a integração de uma macrorregião. Soma-se ainda a futura
duplicação dos trechos do Estádio Olimpio Barreto até o contorno Sul, do acesso
ao Núcleo Afonso Camargo até o bonezão e do acesso ao Núcleo João Paulo até a
sede do 10º Batalhão da Polícia Militar. Nosso objetivo é fomentar a ocupação
ordenada de novos espaços urbanos, delimitando áreas destinadas a indústrias,
comércio e residenciais para os próximos 20 anos”, explica o prefeito Junior da
Femac, assinalando ainda que “o planejamento visa também integrar Apucarana com
os distritos de Pirapó e Vila Reis”.
Apresentando mapas da região e esboços de projetos de urbanização nas entradas
de Apucarana, o prefeito Junior da Femac discutiu as propostas de melhorias com
os secretários Herivelto Moreno (obras) e Lafayete Luz (Idepplan), além de
engenheiros (as) e arquitetos (as) da prefeitura. “Estamos olhando para o
futuro, nos preparando para acomodar uma população maior e para o crescimento
industrial e do nosso comércio, com mais mobilidade e equipamentos urbanos mais
atraentes”, justifica Junior.
O prefeito lembrou que o Município já tem pronto o projeto de duplicação do
trecho urbano da BR-376, entre o estádio e o contorno sul, que está sendo
analisado pela concessionária da rodovia. “Vou tratar sobre isso e também sobre
a inclusão de uma alça de acesso ao contorno sul junto a Paranatex, nesta
quarta feira (18) em reunião agendada com a presidente da CCR-Rodonorte, Thais
Caroline Labre”, informa.
LICITAÇÃO DE PROJETOS
– Ainda
na reunião técnica com a equipe, Junior da Femac autorizou a licitação dos
projetos de duplicação dos trechos do acesso ao Afonso Camargo até o “bonezão”,
e do João Paulo até o quartel do 10º BPM, incluindo rotatórias nos acessos dos
dois núcleos. “Até meados de dezembro queremos lançar os editais de licitação
dos projetos e, ao mesmo tempo, já estamos trabalhando para conquistar recursos
para as obras”, disse o prefeito.
Ao discorrer sobre este planejamento Junior da Femac fez questão de lembrar da
luta política dele e do ex-prefeito Beto Preto pela manutenção da duplicação do
Contorno Sul, que havia sido descartada anteriormente. “Também mobilizamos
prefeitos de toda a região no eixo Londrina-Maringá, além de lideranças
empresariais e do agronegócio pela criação da ´frente norte` na duplicação da
BR-376, no trecho que vai de Apucarana a Mauá da Serra”, lembra ele.
Prefeitura
vai complementar urbanização da “Cristiano Kussmaul”
Além
de drenagem e asfalto novo, a intenção é realizar alargamento onde for
possível, promovendo recuos de calçada e criação de áreas de estacionamento
para permitir mais fluidez ao trânsito
Um trecho de cerca de 700 metros lineares
da Rua Cristiano Kussmaul, entre o Condomínio Residencial Damin e a Avenida
Governador Roberto da Silveira, será remodelado pela Prefeitura de Apucarana. O
projeto está sendo finalizado pela Secretaria Municipal de Obras.
A intenção é realizar alargamento, onde for possível, promovendo recuos de
calçada e criação de áreas de estacionamento para permitir mais fluidez ao
trânsito sem a necessidade de remanejamento dos postes da rede de energia. As
melhorias também vão envolver a realização de obras de drenagem pluvial,
calçada, meio-fio e capa asfáltica.
Em reunião com a equipe técnica, nesta terça-feira (17/11) o prefeito Júnior da
Femac também solicitou à Superintendência de Trânsito do Instituto de Desenvolvimento,
Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), estudo para implantação de uma
rotatória junto ao acesso à rua, na interseção com a Avenida Governador Roberto
da Silveira (antiga Fujiwara). “A “Cristiano Kussmaul” é uma importante via de
ligação de vários bairros com o Contorno Sul. Recentemente, com recursos
conquistados junto ao Governo Ratinho Júnior, concluímos a reconstrução e
alargamento em uma extensão de 2,3 quilômetros da rua, entre o Contorno Sul e o
Residencial Damin. Agora vamos complementar a urbanização, promovendo melhorias
em toda a rua”, confirmou o prefeito.
Júnior lembra que a execução original da rua, nos anos 90, foi inadequada.
“Agora vamos fazer a reconstrução, atendendo a um grande anseio dos moradores
desta região”, salienta o prefeito.
Rotatória – O projeto
de implantação de rotatória na interseção com a Avenida Governador Roberto da
Silveira deve ser concluído ainda nesta semana. Segundo relata o engenheiro de
Trânsito do Idepplan, João Victor Scarlatto, o cruzamento hoje é disciplinado
por um semáforo. “Mesmo assim, a conversão é perigosa, já que o fluxo de
veículos neste trecho é intenso ao longo de todo o dia. A “Cristiano Kussmaul”
integra uma região que cresceu muito e que recentemente também recebeu outros
investimentos viários de grande porte, como a duplicação e o novo viaduto do
Contorno Sul. Essas obras executadas pela prefeitura na rua são importantes
para garantir melhor mobilidade e segurança ao trânsito”, pontuou o engenheiro.
O valor do investimento a ser licitado, tanto na complementação da urbanização
da rua, quanto da construção da rotatória, será conhecido após a conclusão dos
projetos.