O Pronto Atendimento
do Coronavírus foi contemplado entre os 10 municípios da região que atenderam
todas as exigências
A estrutura e
equipe de profissionais Pronto Atendimento do Coronavírus de Apucarana
atenderam os critérios para o Ministério da Saúde para credenciar a Autarquia
Municipal de Saúde a receber recursos federais para o enfrentamento da pandemia.
A portaria 1.797 publicada no Diário Oficial da União, na data de 22 de julho,
destina R$ 320 mil para município, com repasses mensais em 4 parcelas de R$ 80
mil.
“Ficam credenciados temporariamente os
estabelecimentos de saúde descritos nesta portaria a receber um incentivo de
custeio referente aos Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, em
caráter excepcional e temporário, e com periodicidade mensal de transferência”,
consta no artigo 1º da portaria. Do Norte do Paraná foram contemplados
Apucarana, Maringá, Cornélio Procópio, Cambé, Cambira, Faxinal, Marilândia do
Sul, Marumbi e Mauá da Serra.
“Apucarana estar credenciada a receber
esses recursos significa que se enquadrou nos critérios da portaria, ou seja,
atendeu todas as exigências quanto à estrutura e equipe de profissionais na
prestação do atendimento exclusivo ao novo coronavírus”, afirma o diretor
presidente da AMS, Roberto Kaneta.
De acordo Kaneta, entre as exigências da
parte estrutural dos Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 constam
consultórios e salas de acolhimento, isolamento e de coleta de exames.
“Atendemos todos esses itens a ainda temos sala de raio-X, informa Kaneta.
Um dos critérios também é a oferta de
atendimento médico de 80 horas semanais. “O nosso Pronto Atendimento do
Coronavírus tem médicos praticamente 160 horas semanais, o dobro da exigência
da portaria do Ministério da Saúde”, observa Kaneta.
“Esse recurso previsto neste
credenciamento é mais uma garantia para o município manter essa estrutura de
enfrentamento da pandemia que está à disposição dos apucaranenses há mais de 4
meses”, avalia Kaneta.
Uma das principais estratégias de combate
à Covid-19 no município, o Pronto Atendimento do Coronavírus de Apucarana
completou 4 meses de funcionamento na última segunda-feira. “É uma das
primeiras e uma das poucas cidades a oferecer esse serviço exclusivo no
enfrentamento da pandemia”, observa o prefeito Junior da Femac.
Nestes 4 meses, 4.964 pessoas receberam
atendimento presencial no Pronto Atendimento, destas 2.731 foram monitorados
pelas equipes de saúde. No momento, 633 pacientes seguem em monitoramento, em
quarentena domiciliar. “Trata-se de um diferencial em favor de Apucarana nesta
pandemia, que tem contribuído de maneira significativa no enfrentamento do Coronavírus”,
avalia o prefeito.
A estrutura do Pronto Atendimento do
Coronavírus vai mais além da assistência médica presencial, com o serviço de
teleatendimento em que a população em geral pode ligar para obter informações,
orientações e tiras dúvidas sobre os sintomas da doença. São três linhas
telefônicas (fixo 3162-3049 e celulares 99967-0845 e 99967-0563 com atendimento
por ligação ou pelo WhatsApp) exclusivas para esse serviço disponibilizado
de segunda a sexta-feira, de 7 horas às 18 horas. Foram 1.769 ligações nestes 4
meses.
O Pronto Atendimento e a central
telefônica começaram a funcionar no dia 20 de março a partir de medidas
adotadas pela prefeitura, através da Autarquia Municipal de Saúde, visando
oferecer aos apucaranenses uma estrutura de saúde exclusiva para atender casos
suspeitos do coronavírus.
O setor exclusivo para o atendimento do
Coronavírus funciona no andar térreo da Autarquia Municipal de Saúde (AMS). O
serviço é oferecido, ininterruptamente, de segunda-feira a segunda-feira, entre
7 horas e 23 horas. O espaço é o mesmo onde anteriormente funcionava o Centro
de Especialidades, na Rua Miguel Simeão.