sexta-feira, 3 de julho de 2020

Secretário de Educação do Paraná é escolhido por Bolsonaro para assumir ministério

Renato Feder
Renato Feder (Foto: Divulgação/AEN)


O presidente Jair Bolsonaro escolheu o secretário de Educação do Paraná e ex-executivo Renato Feder para ser o novo ministro da Educação. A informação foi confirmada por fontes ao Estadão. Feder havia se reunido com Bolsonaro antes da escolha de Carlos Alberto Decotelli, que pediu demissão depois de denúncias sobre incoerências em seu currículo. A expectativa é que o anúncio seja feito ainda nesta sexta-feira (3). Na semana passada, Bolsonaro havia ligado para Feder para agradecer, mas teria preferido alguém mais velho. Decotelli tem 70 anos e Feder, 42. Feder vai substituir Abraham Weintraub.
O presidente havia preterido Feder, segundo fontes, por sua relação com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O empresário doou R$ 120 mil à campanha do tucano para prefeito. Feder é secretário de Educação no Paraná e chegou a trabalhar na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.
No Paraná, seus contatos com empresários e terceiro setor fizeram com que fosse indicado a Ratinho Junior (PSD) para o cargo, no ano passado. Durante a pandemia, o Estado é um dos que tem se destacado por ter criado rapidamente um sistema de educação a distância bem estruturado com aulas online.
Em 2016, Feder doou R$ 120 mil para a campanha de João Doria para a Prefeitura de São Paulo. O nome de Feder aparece no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como a sétima maior quantia entre os doadores da campanha, que recebeu R$ 12 milhões.
Na época, Feder era proprietário da Multilaser, uma empresa da área de tecnologia. O nome dele não consta entre os doadores da campanha para governador de Doria.
Fonte: Bem Paraná com Jussara Soares e Renata Cafardo do Estadão Conteúdo 


Limpeza de bueiros com hidrojato avança em Apucarana


A limpeza é feita por empresa terceirizada, com equipamento de alta pressão
(Foto: Divulgação)

O prefeito Júnior da Femac acompanhou nesta quinta-feira (02/07) serviços de desobstrução de bueiro e galeria pluvial na região do Parque Biguaçu. “A manutenção de bueiros é trabalho constante em Apucarana. A limpeza é feita por empresa terceirizada, com equipamento de alta pressão. A reconstrução das bocas de lobo, inclusive com a colocação de grade, é feita pelos funcionários da prefeitura”, explica o prefeito.
Júnior lembra que a zeladoria da cidade é uma das prioridades da gestão Beto Preto. “Algo fundamental, que além de promover a solução de diversos problemas, tem como intuito a prevenção de danos. No caso das galerias e bueiros entupidos, eles deixam de cumprir com sua função, que é absorver a maior parte da água da chuva, gerando enxurradas que danificam o asfalto, invadem as calçada e até imóveis”, pontua Júnior da Femac.
A prefeitura estima que Apucarana possua pelo menos 9 mil bocas de lobo. A empresa terceirizada contratada via licitação é a SWL Tecnologia em Limpeza e Saneamento Ltda. O valor do contrato é de R$ 129.999,00. “O maquinário realiza desobstrução mediante o uso de um potente hidrojato e sucção do material depositado nas galerias e bueiros, promovendo em alguns minutos ou horas, um trabalho que demoraria até mais que um dia para ser finalizado no modo manual”, compara o prefeito.
A empresa também monitora a região da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Rua Desembargador Clotário Portugal. “Periodicamente é realizada excursão de limpeza das bocas de lobo”, assinala Helligtonn Gomes Martins (Tom), superintendente da Secretaria de Serviços Públicos. Segundo ele, visando evitar engarrafamento de veículos, em áreas centrais as ações com hidrojato acontecem em horários de menor trânsito.


Super lâmpadas LED renovam iluminação na Avenida Brasil


Os serviços em execução fazem parte de um pacote de investimento na ordem de R$2,6 milhões, com recursos da Contribuição de custeio da iluminação pública 
(Foto: PMA)

A Prefeitura de Apucarana, através do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), viabiliza a modernização da iluminação pública na Avenida Brasil, trecho da BR-369, entrada de Apucarana para quem vem de Londrina. Ao todo estão sendo substituídas 83 antigas luminárias vapor de sódio, por novas com potência 250 watts de tecnologia LED em trecho entre viaduto de acesso ao Contorno Norte e as imediações de acesso à Avenida Central do Paraná.
Os trabalhos, executados por uma empresa especializada contratada por licitação, foram acompanhados nesta quinta-feira (02/07) pelo prefeito Júnior da Femac e pelo diretor-presidente do Idepplan, engenheiro eletricista, Lafayete dos Santos Luz. “Diariamente, milhares de veículos e pessoas transitam por esta avenida, que além de ser via de ligação entre importantes bairros da zona norte de Apucarana, também recepciona quem vem da região de Londrina. Este investimento, feito com recursos da taxa de iluminação paga pelo cidadão, vai viabilizar maior luminosidade para esta entrada da cidade, garantindo mais segurança aos usuários”, disse o prefeito Júnior da Femac.
Das luminárias vapor de sódio existentes, 33 unidades eram de 250 watts e 50 unidades de 400 watts. “Contudo, pouco iluminavam. Agora, com as super lâmpadas LED de 250 watts, visitantes e população vão sentir muito a diferença positiva. São materiais de altíssimo rendimento, luminosidade altíssima e que garantem reprodução de cor em alto nível”, relata Lafayete dos Santos Luz, diretor-presidente do Idepplan.
Segundo ele, os serviços devem ser concluídos até segunda-feira. “Nesta semana, excepcionalmente, estamos atuando com duas frentes. Além deste investimento na Avenida Brasil, outra equipe da empresa contratada finaliza a modernização da iluminação pública no Parque Bela Vista e no Jardim Novo Horizonte, onde estamos realizando a troca de 296 luminárias antigas por novas vapor metálico”, comunica o diretor do Idepplan.
Os serviços em execução fazem parte de um pacote de investimento na ordem de R$2,6 milhões, com recursos da Contribuição de custeio da iluminação pública (Cosip) e que envolvem a troca de 4.133 luminárias ultrapassadas de vapor de mercúrio e de vapor de sódio, por novas vapor metálico e também de tecnologia LED.


Apucarana segue revisão do Plano Diretor através de webconferências


As webconferências acontecem todas as quintas-feiras, a partir das 14 horas, na sala de licitações, e respeitam um calendário definido
(Foto: Divulgação)

Depois de discutir alterações na lei do parcelamento do solo, a Equipe Técnica Municipal (ETM) de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento de Apucarana voltou a se reunir nesta quinta-feira (02/07), na sala de licitações da prefeitura, com técnicos da DRZ Gestão de Cidades. Vencedora da licitação, a empresa vem conduzindo tecnicamente a revisão em parceria com o Município.
Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as discussões estão acontecendo com auxílio da tecnologia, através de webconferência. “Fizemos uma consulta junto à promotoria e nos foi colocado que alguns momentos poderemos realizar desta forma, mas pelo menos duas audiência públicas finais deverão ser feitas presencialmente”, relata Herivelto Moreno, secretário Municipal de Obras e coordenador da equipe de revisão. “Seguindo as recomendações das autoridades em saúde, estamos zelando pela saúde de todos os envolvidos sem deixar com que os trabalhos fiquem parados, atuando de forma a minimizar os riscos de contaminação”, pontuou Moreno.
As webconferências acontecem todas as quintas-feiras, a partir das 14 horas, na sala de licitações, e respeitam um calendário definido. Os técnicos da DRZ ficam sediados em Londrina. “A partir das observações e sugestões colhidas junto à sociedade por intermédio das oficinas, encontros, audiência públicas e outros eventos em etapas anteriores, discutimos na primeira data alterações na lei de parcelamento do solo e, nesta quinta-feira tratamos da lei do Código de Obras”, detalha Moreno.
Na próxima semana, o tema a ser debatido tecnicamente será referente à lei que trata do perímetro urbano e sistema viário. “Até o dia 13 de agosto, o calendário das quintas-feiras vai discutir, cronologicamente, as leis do Plano Diretor; das Telecomunicações e Meio Ambiente; do Código de Posturas; do Uso e Ocupação do Solo; e Plano de Ação e Investimentos”, informa a engenheira civil Caroline Moreira de Souza, diretora da Secretaria Municipal de Obras e membro da ETM, que é composta por atores de outras secretarias municipais.
Por conta do novo calendário eleitoral e dos impactos causados pela pandemia, o contrato com a empresa de consultoria foi prorrogado sem ônus até do dia 31 de dezembro. “O resultado das discussões das webconferências vai estar disponível para consulta da sociedade através do site da prefeitura”, diz Herivelto Moreno, coordenador da equipe de revisão.
O documento de revisão do Plano Diretor reúne mais 300 propostas, que foram elaboradas a partir de oficinas comunitárias com a participação da população, técnicas e de capacitação. O prefeito Junior da Femac destaca a importância do Plano Diretor dentro do planejamento futuro da cidade, norteando empreendimentos e o desenvolvimento do município. “As alterações que serão feitas nesta revisão terão validade de 10 anos, podendo ser atualizadas somente após cinco anos”, lembra o prefeito. Atualmente encontra-se em vigor uma versão parcialmente atualizada do plano diretor de 2008, que passou por alguns ajustes no ano de 2015.


Apucarana pagou R$ 10 milhões de dívidas no 1º semestre do ano


Precatórios herdados de gestões anteriores a 2013 seguem prejudicando a prefeitura 
Durante o primeiro semestre de 2020, a Prefeitura de Apucarana pagou um total de R$ 10.054.272,66 (dez milhões, cinquenta e quatro mil, duzentos e setenta e dois reais e sessenta e seis centavos). O levantamento foi concluído nesta quinta-feira (02/07) pela secretária da fazenda, Sueli Pereira, e entregue ao prefeito Junior da Femac.
Segundo o prefeito, esse valor representa um gasto de R$ 55 mil a cada dia deste primeiro semestre de 2020. “São dívidas de encargos sociais, de precatórios trabalhistas e também de fornecedores e prestadores de serviços. Dívidas feitas por gestões temerárias, anteriores à gestão Beto Preto”, assinala.
Junior da Femac pondera que Apucarana trava um embate diário para se desenvolver, mas nessa luta carrega o peso dessas dívidas. “Mesmo com a dificuldade criada por antecessores, isso não tira o nosso ânimo. Porém, é importante que os apucaranenses saibam que boa parte do dinheiro dos seus impostos no IPTU, IPVA e ICMS, que poderia estar sendo aplicado em mais obras, na saúde, na educação e na assistência social, está sendo usado para pagar dívidas de gestores irresponsáveis”, comentou.
O prefeito explica que essas dívidas são automaticamente descontadas das receitas a que o município tem direito, citando como exemplo as cotas mensais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que já vem com valores substanciais abatidos. “Esse dinheiro dos tributos, que é resultante do esforço dos trabalhadores e dos empresários, acaba indo pro ralo, por que está amortizando encargos sociais e serviços que deveriam ter sido pagos em gestões anteriores”, critica Junior da Femac.
Somado ao rombo causado pelos precatórios, o prefeito revela que, como consequência dos efeitos da pandemia do coronavírus na economia, o Município vem sentindo uma perda de aproximadamente 30% na sua arrecadação nos últimos meses.
Mesmo diante destas dificuldades, o prefeito Junior da Femac reitera seu compromisso com a sustentabilidade econômica e financeira do Município. “Desde 2013 a gestão Beto Preto vem pagando rigorosamente em dia os salários dos servidores – incluindo os encargos sociais -, e também os fornecedores, sempre agindo com transparência, rigor nas licitações e muito planejamento”, pontua Junior, assinalando que o saldo de obras e programas tem sido significativo, na infraestrutura urbana, educação, saúde, agricultura, assistência social, esportes e outras áreas da municipalidade.


Avançam obras em novo corredor de tráfego em Apucarana


Serviços são realizados simultaneamente em três trechos, criando uma ligação moderna, rápida e segura entre o Jardim São Pedro e a região do Jardim das Flores.
(Foto: PMA)

Apucarana está ganhando um novo corredor de tráfego, interligando o Jardim São Pedro e a região do Jardim das Flores. As obras, que estão sendo realizadas simultaneamente em três trechos, chegaram à reta final. A remodelação e modernização estão ocorrendo numa extensão de cerca de 1.200 metros, abrangendo as ruas Hernando Pombo Ricardo e a João Luis Orlando.
O prefeito Junior da Femac vistoriou nesta quinta-feira (02/07) as obras na Rua Hernando Pombo Ricardo, na região do Parque Biguaçu. “Este trecho recebeu várias obras e melhorias. Asfalto novo, nova iluminação e nova sinalização viária. A obra faz parte de um conjunto de melhorias que vão proporcionar uma ligação mais rápida e segura de toda região do Jardim das Flores e Jardim Santa Helena com o centro da cidade”, frisa Junior da Femac.
O prefeito destaca a qualidade da revitalização na Rua Hernando Pombo Ricardo, que recebeu asfalto a quente – chamado de Concreto Betuminoso Usinado a Quente – e também iluminação com a tecnologia LED.  “São melhorias importantes para que pedestres e carros possam passar por ali com segurança, durante o dia ou à noite”, ressalta, acrescentando que a obra integra o Programa Interbairros, criado pela gestão Beto Preto com o objetivo de ligar diversas comunidades de Apucarana.
O novo corredor de tráfego prevê ainda melhorias na Rua João Luis Orlando, que fica às margens do canal do Córrego Biguaçu, com a aplicação de recape sobre o paralelepípedo. “Este trecho já está recebendo obras de construção de calçada e nova iluminação”, informa Junior da Femac.
Ao mesmo tempo, a empreiteira contratada pelo Município está executando obras que envolvem a abertura da rua no fundo de vale, no prolongamento da João Luis Orlando, o que permitirá o acesso por este local ao Jardim das Flores. “As obras também estão avançadas neste trecho. Já foram feitas a abertura do leito da pista, o aterro necessário, drenagem, meio-fio, preparo da base e a equipe está agora finalizando as calçadas”, relata Junior da Femac, observando que faltará então apenas a colocação da capa asfáltica, sinalização e iluminação.
As obras nestes três trechos estão sendo executadas pela Construtora Vitorino Ltda, de Apucarana, vencedora da licitação. O investimento é de R$ 1,4 milhão em recursos provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal (CEF), além de contrapartida do Município.


quinta-feira, 2 de julho de 2020

Mulher de Queiroz reclamou da vida como refém de Wassef e questionou: vão matar?


Mensagens interceptadas pelo MP-RJ mostram que família Queiroz estava, na prática, como refém do advogado Frederick Wassef. Numa conversa com advogada que trabalha com Wassef, Márcia Oliveira de Aguiar, mulher de Fabrício Queiroz, disse que não queria viver como "marionete do Anjo", em referência a Wassef, ex-advogado de Flávio Bolsonaro. "Deixa a gente viver nossa vida. Qual o problema? Vão matar? Ninguém vai matar ninguém."
Márcia Oliveira de Aguiar, Fabrício Queiroz, Frederick Wassef e Flávio Bolsonaro
Márcia Oliveira de Aguiar, Fabrício Queiroz, Frederick Wassef e Flávio Bolsonaro (Foto: Reprodução | Senado)

247 - O Ministério Público do Rio (MP-RJ) interceptou uma mensagem de Márcia Oliveira de Aguiar, mulher de Fabrício Queiroz,  na qual ela reclamava das táticas impostas pelo advogado Frederick Wassef à sua família para viverem escondidos. Em novembro de 2019, ela disse em mensagem de áudio à advogada Ana Flávia Rigamonti que não queria mais viver como "marionete do Anjo". "Deixa a gente viver nossa vida. Qual o problema? Vão matar?". Ana Flávia  trabalha com Wassef. As mensagens sugerem que a família Queiroz era, na prática, refém de Wassef.
Nas conversas obtidas pelo MP, Márcia desabafou: "A gente não pode mais viver sendo marionete do Anjo. 'Ah, você tem que ficar aqui, tem que trazer a família'. Esquece, cara. Deixa a gente viver nossa vida. Qual o problema? Vão matar? Ninguém vai matar ninguém. Se fosse pra matar, já tinham pego um filho meu aqui", diz Márcia, em mensagem enviada a Flávia no fim do ano passado. O teor do áudios foi publicado no jornal O Estado de S.Paulo.
Em conversa com a advogada do escritório de Queiroz que aparentemente tornou-se sua amiga, Márcia reclamou da estadia de Queiroz no imóvel de Wassef. "Ele (Queiroz) não quer ficar mais aí, não", disse Márcia, antes de ponderar: "Ele (Anjo) vai fazer terror, né?".
Com o passar dos dias, os áudios enviados por Márcia à amiga eram cada vez maiores e mais frequentes. Em algum deles, Márcia alternava choro com relatos sobre como a situação mexia com sua saúde física e emocional. “Sei que também tá acabando com a (saúde) dele (Queiroz)”. Em outra mensagem, a conversa revela que o ex-assessor de Flávio também não concordava com os planos de Wassef. 
As mensagens indicam claramente que, embora negue, Wassef montou um esquema para esconder Queiroz, que está preso presídio Bangu 8. Detido no último dia 18 em Atibaia (SP), o ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) foi encontrado em um imóvel do advogado. De acordo com relatório do antigo Conselho de Atividades Financeiras (Coaf), Queiroz movimentou R$ 7 milhões de 2014 a 2017. Márcia está foragida e Wassef deixou a defesa do senador.
O MP teve acesso ao material em dezembro, quando foram cumpridos mandados de busca em endereços ligados a Queiroz e um celular da ex-assessora foi apreendido.
O juiz Flávio Itabaiana Nicolau, da 27ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), havia citado mensagens de Márcia comparando o marido com um bandido "que tá preso dando ordens aqui fora, resolvendo tudo". 
O objetivo do ex-assessor seria intimidar testemunhas. Quem deixou de ser ouvida, por exemplo, foi Danielle Nóbrega, ex-mulher de Adriano Nóbrega, miliciano morto no começo deste ano pela polícia na Bahia. Ele era ligado à família Bolsonaro e chefiava o Escritório do Crime, grupo de matadores profissionais com sede no Rio e suspeito de envolvimento com o assassinato da ex-vereadora Marielle Franco (PSOL), morta pelo crime organizado. 
Em nota, Wassef afirmou que jamais articulou "qualquer rotina de ocultação do paradeiro de Fabrício Queiroz, assim como nunca dei ordens a ele ou à sua família. Da mesma forma, nunca o escondi".
"Fabrício Queiroz não era procurado ou foragido da justiça para ter que se esconder, e sequer existiam intimações ou solicitações de comparecimento ao Poder Público do Rio de Janeiro", disse.
"Tenho sido vítima de uma campanha de fake news e ilações irresponsáveis, enquanto apenas atuei no regular exercício da advocacia, e minha única intenção era preservar uma vida humana e garantir sua integralidade física, assim como evitar sua execução no Rio de Janeiro quando autorizei o uso da propriedade".


Lula: mercado quer manter Bolsonaro e está adorando a política de destruição do Estado brasileiro


Ex-presidente Lula deixou claro porque não participa de frentes amplas com as mesmas forças que promoveram o golpe contra Dilma e querem apenas "reeducar Jair Bolsonaro"
Lula
Lula (Foto: Eric Gomes)

247 – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais uma vez sepultou as ilusões daqueles que acreditam em frentes amplas com as mesmas forças que pretendem apenas civilizar Jair Bolsonaro, mas sem retirá-lo do poder. "Não se enganem: o mercado quer manter o Bolsonaro. Só querem que ele seja mais ameno e pegue um pouco mais leve com a Globo. Mas eles estão adorando a política de destruição do Estado", afirmou o ex-presidente, em diálogo com Leonardo Boff.
Lula fez sua declaração no mesmo dia em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um dos principais articuladores do golpe de 2016, defendeu a permanência de Jair Bolsonaro na presidência. Saiba mais:
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), do PSDB, disse que não votou em Jair Bolsonaro. “Pela primeira vez na vida, anulei o voto”, afirmou em entrevista à CNN. O tucano, porém, novamente se posicionou contra o impeachment, logo depois de falar sobre uma frente: "O objetivo político não deve ser derrubar quem foi eleito. Temos que ter paciência histórica".
Na entrevista, ele disse também que a democracia é “um regime de inclusão” e que “Bolsonaro quer frequentemente excluir, mas não tem uma proposta para construir a nação”.
“Eu sei que há críticas de direita e de esquerda ao meu comportamento. Eu sei que é difícil haver posições de equilíbrio em um mundo polarizado”, destacou. “Mas polarização cansa também, chega um momento que precisa de um pouco mais de juízo”, continuou. “É preciso dar de novo confiança aos brasileiros para o Brasil”. Segundo ele, a solução para isso seria “juntar todo mundo para encontrar o caminho”.
“Esse governo está isolado, é insolente”, ressaltou o ex-presidente, que também criticou as diversas saídas dos ministérios, principalmente dos ministros da Saúde “em plena pandemia”. Sobre a saída do terceiro ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, FHC afirmou que isso “compromete muito” a situação do País. Na Educação, “tem que ter uma pessoa sensata”, reforçou.
FHC também fez críticas ao ex-presidente Lula. "Essa ideia de ir para o poder matou também ao meu ver a possibilidade real do PT de chegar ao poder porque ninguém chega sozinho. Agora mesmo o Lula saiu da prisão e em vez de ter aprendido um pouco mais com a vida ele quer voltar ao passado. Ele acha que repetir o que aconteceu com ele mesmo, quer dizer, ele se marca por ser contra. Não é o momento. O momento agora é ser a favor da população e de um caminho para o Brasil", declarou.


O que muda na eleição de 2020 com o novo calendário aprovado pelo Congresso

Urna eleitoral


A Câmara aprovou nesta quarta-feira (1º) a proposta de emenda à Constituição que adia de outubro para 15 e 29 de novembro a realização do primeiro e do segundo turno das eleições municipais (veja o que muda mais abaixo).  A sessão do Congresso de promulgação está marcada para a quinta-feira (2), às 10h.
O texto, já aprovado anteriormente pelo Senado, faz um rearranjo em todo o calendário eleitoral e admite a possibilidade de a votação ocorrer em data posterior, desde que até 27 de dezembro, por impossibilidade organizacional decorrente da pandemia de covid-19.
A PEC passou em primeiro turno  por 402 votos a 90 em segundo turno por 407 votos a 70. O relator na Câmara, Jonathan de Jesus (Republicanos-RR), manteve o texto do Senado.
Segundo definido pelo relator no Senado, Weverton Rocha (PDT-MA), o texto prevê as datas do pleito em novembro primeiro turno e dezembro o segundo. A programação inicial era de realização das eleições em 4 e 25 de outubro.
No primeiro turno o PL e PSC foram os únicos partidos a orientarem contrários à votação na Câmara. O Pros liberou a bancada. No segundo turno, o PL foi o único partido a orientar contrário.
Um destaque foi aprovado para tirar poder do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na definição de datas da eleições suplementares durante a pandemia. Como foi um ajuste de redação, a matéria não necessita ser votada de novo pelos senadores.

Veja as principais datas:

Vedação de propaganda partidária – 11 de agosto
Proibição de aparição de apresentadores ou comentaristas pré-candidatos em programas de rádio e TV – 11 de agosto (pela regra atual, esse prazo teria se encerrado ontem, 30 de junho).
Escolha dos candidatos pelos partidos e formação de coligações – de 31 de agosto a 16 de setembro (atualmente, 20 de julho a 5 de agosto).
Registro de candidaturas – até 26 de setembro (15 de agosto, pelas regras de hoje).
Convocação, pela Justiça eleitoral, dos partidos e dos representantes das emissoras de televisão para elaborar plano de mídia – a partir de 26 de setembro (pelo calendário do TSE, seria em 16 de agosto)
Início da propaganda eleitoral, inclusive na internet – 27 de setembro (hoje, 16 de agosto)
Início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno – 9 de outubro até 12 de novembro (pelas regras atuais seria de 28 de agosto a 1º de outubro)
Divulgação, pelos partidos políticos, coligações e candidatos, de relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário, os recursos recebidos e os gastos realizados – 27 de outubro (atualmente, 15 de setembro)
Votação em primeiro turno – 15 de novembro (pelo atual calendário, 4 de outubro)
Votação em segundo turno – 29 de novembro (pelo atual calendário, 25 de outubro)
Encaminhamento à Justiça eleitoral das prestações de contas dos candidatos e dos partidos políticos – até 15 de dezembro (calendário atual prevê a data de 14 de novembro)
Diplomação dos candidatos eleitos – até 18 de dezembro (mesma data atual).
Eleições suplementares (na impossibilidade de a votação ocorrer nas datas previstas, municípios poderão adiar a data da eleição) – até 27 de dezembro
Posse de prefeitos – 1º de janeiro de 2021 (mesma data prevista)
Fonte: Congresso em Foco


CMEI Sol Nascente está com 80% das obras concluídas


A prefeitura está investindo R$ 586 mil para ampliar a capacidade de atendimento da unidade escolar de 80 para 120 vagas

Apucarana tem dezoito obras em andamento na rede municipal de ensino. A reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sol Nascente é uma delas. O prédio está recebendo R$ 586 mil em investimentos para aumentar a capacidade de atendimento às crianças da Vila Salete e região.
O prefeito Junior da Femac esteve no local na manhã de ontem (1/7), vistoriando os serviços dos pedreiros. “A construtora Deka já executou aproximadamente 80% da obra. Faltam apenas a instalação de cobertura em policarbonato entre os blocos reformados, o término do assentamento dos pisos, a construção dos muros e a pintura do prédio. Eu acredito que tudo ficará pronto até o final de agosto,” disse.
A secretária de educação, Marli Fernandes, afirma que a ampliação da unidade de ensino vai possibilitar a abertura de mais 40 vagas. “O CMEI Sol Nascente tem 80 crianças matriculadas no momento, com idades entre quatro meses e três anos. Esse número deve subir para cerca de 120 após a conclusão da obra,” adiantou.
De acordo com o projeto de engenharia, a reforma contempla 427,61 m2 e a ampliação outros 217,92 m2. “O prédio passou pela substituição do telhado, colocação de mantas térmicas, aumento no tamanho das salas de aula, troca das janelas e revisão das instalações elétricas e hidráulicas. Também foram construídos refeitório, cozinha, lavanderia, sanitário, depósito para alimentos e depósito para materiais de limpeza completamente novos,” detalhou a superintendente de engenharia e obras da Autarquia Municipal de Educação, Miriam Elena Favaretto Corbacho.
Além desta unidade de ensino, estão passando atualmente por obras o CMEI Josa Ribeiro (Vila São Carlos) e as escolas Plácido de Castro (Núcleo Adriano Correia), Senador Marcos de Barros Freire (Jardim Ponta Grossa), Professor Bento Fernandes Dias (Jardim Malibu), Augusto Weyand (Jardim Tibagi), Professor Alcides Ramos (Núcleo Osmar Guaracy Freire), José Idésio Brianezi (Núcleo João Paulo), Albino Biacchi (Jardim Trabalhista), Luiz Carlos Prestes (Jardim América), Monsenhor Arnaldo Beltrami (Jardim Colonial) e Osvaldo dos Santos Lima (Jardim Alvorada).
As escolas Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira (Núcleo Dom Romeu Alberti) e Fábio Henrique da Silva (Residencial Garcia) estão sendo contempladas com a edificação de quadras esportivas.
Uma nova escola três centros infantis também estão em construção no Jardim Interlagos, Núcleo Afonso Alves de Camargo, Jardim Catuaí e Residencial Celso Marchi.


Pronto Atendimento ajudou a conter o Covid-19 em Apucarana


Avaliação foi feita pela diretora geral do Hospital da Providência Irmã Geovana Ramos
(Foto: Divulgação)

Para a direção do Hospital da Providência e do Materno Infantil a boa performance de Apucarana no enfrentamento da pandemia se deve em grande parte ao trabalho de triagem do Pronto Atendimento do Coronavírus. A avaliação foi feita nesta quarta-feira, pela Irma Geovana Ramos, diretora geral do Providência, e pelo diretor administrativo da instituição Guilherme Borges.
Os diretores do Providência se reuniram com o prefeito Junior da Femac no final da tarde, para avaliar o atual estágio da pandemia na cidade e discutir estratégias para as próximas semanas. No encontro, Junior da Femac agradeceu todo o trabalho realizado até aqui pela equipe de médicos, enfermeiros, auxiliares e demais funcionários do hospital.
“Foram quatro meses de trabalho, superando desafios no atendimento de pacientes de Apucarana e da região, salvando vidas como a de Willian Longhi que ficou internado por 45 dias até receber alta hospitalar”, comentou o prefeito, reiterando seus agradecimentos à equipe do Providência.
A Irmã Geovana Ramos fez questão de assinalar que a implantação do Pronto Atendimento do Coronavírus pela Autarquia Municipal de Saúde foi de fundamental importância para Apucarana. “Sem essa estrutura de triagem criada pela prefeitura com antecedência e que já atendeu centenas de pessoas, o Hospital da Providência não teria suporte para atender a demanda da cidade e região”, reconheceu a diretora do hospital, acrescentando que, “a partir de agora teremos a fase mais dura da pandemia durante o inverno”.
Junior da Femac destacou que a proposta de criar o Pronto Atendimento do Coronavírus teve a adesão imediata do secretário Roberto Kaneta, do vice-presidente da Autarquia de Saúde, Emídio Bachiega, e do médico infectologista José Rui Conde Alves. “Outra medida antecipada que ajudou a conter a disseminação do vírus foi a exigência do uso da máscara a partir do dia 10 de abril”, lembrou o prefeito.


Linha de crédito empresarial da Caixa terá pronto atendimento na prefeitura


O atendimento na prefeitura, que deve ter início na segunda-feira, será mediante agendamento prévio pelo telefone 3422-4000 
(Foto: PMA)

A partir de segunda-feira, micros e pequenos empreendedores formais interessados no GiroCAIXA PRONAMPE (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), poderão requerer a linha de crédito junto a um pronto atendimento especial estruturado no térreo da Prefeitura de Apucarana.
A parceria com a agência local da Caixa Econômica Federal (CEF) foi firmada nesta quarta-feira, em reunião no gabinete municipal, entre o prefeito Júnior da Femac, o superintendente Executivo Regional da Caixa, Antônio Clever Iecher, o gerente local Paulo Sérgio Talevi, o gerente de Relacionamento, Leonardo Luis Antonychyn, e o gerente de Varejo, Daniel Castoldi, além da Secretária Municipal da Fazenda, Sueli Pereira.
Uma linha de crédito criada pelo Governo Federal no âmbito da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para estimular e fortalecer os pequenos negócios e manter empregos, o GiroCAIXA PRONAMPE está disponível para o MEI e para as micros e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, considerando a receita bruta apurada no exercício de 2019. O empreendedor poderá obter crédito de até 30% do referido faturamento, com oito meses de carência e 28 meses para liquidação, com taxa de juros anual máxima correspondente à taxa SELIC mais 1,25%, que hoje daria uma taxa de juros anual de apenas 3,5%.
“A Prefeitura de Apucarana tem auxiliado diretamente outras iniciativas semelhantes de apoio aos micro e pequenos empreendedores como o Paraná Recupera, do Governo do Paraná, e agora fomos procurados pela Caixa para auxiliar no PRONAMPE. Sentimos-nos lisonjeados em poder contribuir. Temos uma equipe de servidores municipais muito preparada e tudo que for disponibilizado para minimizar os efeitos da pandemia na economia apucaranense vamos participar. Este é um momento de união”, disse o prefeito Júnior da Femac.
O atendimento na prefeitura, que deve ter início na segunda-feira, será mediante agendamento prévio pelo telefone 3422-4000. “Vamos fazer o cadastramento do empreendedor no sistema, com a recepção da documentação exigida, passando posteriormente o processo para a gerência do banco que vai fazer a avaliação do pedido de crédito”, explica o prefeito. De acordo com ele, nesta quinta e sexta-feira serão feitos os ajustes técnicos da parceria entre as equipes da Caixa e da Secretaria Municipal da Fazenda.
O superintendente Executivo Regional da Caixa, Antônio Clever Iecher, destaca que o objetivo do Governo Federal com esta linha de crédito é ajudar o empresário além do momento de pandemia. “Além de auxiliar o micro e pequeno empresário nesta situação difícil, queremos estar presentes sempre, contribuindo para que a empresa cresça quando tudo isto passar”, disse Iecher. Ele agradeceu ao apoio da Prefeitura de Apucarana. “A Caixa está sempre em busca de firmar parcerias com os municípios, e Apucarana tem um atendimento estruturado a partir da experiência com o Paraná Recupera, do Governo Estadual, e sem dúvidas vai contribuir muito com o GiroCAIXA PRONAMPE, contribuindo para estimular a economia local”, pontuou o superintendente.
Mais informações sobre a linha de crédito, como documentação exigida, estão disponíveis no site da Caixa Econômica Federal (CEF), no endereço http://www.caixa.gov.br/.
GiroCAIXA PRONAMPE
• MEI – faturamento até R$ 81.000,00 (oitenta e um mil reais).
• Microempresas – faturamento igual ou inferior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais).
• Empresas de pequeno porte – faturamento entre R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) e R$ 4.800.00,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais).


Município autoriza instalação de 24 empresas no Parque da Juruba


Indústrias, que vão gerar cerca de 1,5 mil empregos diretos, já podem começar a construir nos lotes liberados
(Fotos: PMA)

Seguindo o conceito de cidade industrial, a Prefeitura de Apucarana liberou a instalação de 24 empresas no Parque Industrial da Juruba. Trata-se da primeira etapa de liberação de lotes, reunindo empresas com baixo impacto ambiental e que vão gerar cerca de 1,5 mil empregos diretos. A autorização, assinada pelo prefeito Junior da Femac e autorizada pela Câmara de Vereadores, permite que as empresas iniciem de imediato as obras de construção das indústrias.
O anúncio foi feito pelo prefeito Junior da Femac, em ato realizado no gabinete municipal, e que contou com a presença do vereador Franciley Preto Godoi (Poim) e dos secretários municipais de Indústria, Comércio e do Emprego, Edison Estrope, de Obras, Herivelto Moreno, e de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Junior.
Município autoriza instalação de 24 empresas no Parque da Juruba

As empresas terão seis meses para iniciar as obras e dois anos para a concluir as instalações. De acordo com o prefeito, dezenove das empresas que receberam a autorização são do setor do vestuário. “Teremos ainda, nesta primeira etapa, indústrias de metalurgia, máquinas agrícolas para o setor aviário, calçados de segurança e alimentos, além de dois centros de distribuição atacadista”, cita Junior da Femac.
Junior da Femac afirma que o Parque Industrial da Juruba começou a ser implantado em 2014 pelo prefeito Beto Preto. “Tudo foi feito com planejamento e o que foi realizado já está pago. Em 2014, foi comprado o terreno, depois conquistamos a licença ambiental e elaboramos todos os projetos necessários. O quarto passo foi a execução de um asfalto de qualidade, com ruas largas. Na sequência, a gestão Beto Preto fez a instalação de uma potente rede elétrica, de baixa e alta tensão. O sexto passo foi a instalação da água que aconteceu em meados de maio e por último, nesta semana, está ocorrendo a implantação da iluminação pública, com a colocação de luminárias de 250 e 400 watts”, elenca Junior da Femac.
O prefeito destaca que as ruas internas têm 18 e 14 metros de largura e foram projetadas para atender as necessidades das indústrias. “Além disso, uma equipe já está trabalhando no alargamento do acesso, desde a rodovia nas imediações do trevo no Contorno Sul até o parque. O serviço envolve um aterro, que permitirá a duplicação da entrada do Parque Industrial da Juruba”, frisa Junior da Femac.
O prefeito salienta ainda que o Parque Industrial da Juruba segue padrões modernos e fez um comparativo com parques implantados em outras épocas. “Em outros momentos de Apucarana, criaram parques sem asfalto e sem a infraestrutura necessária, permitindo que ele fosse ocupado pelas empresas. Na gestão Beto Preto fazemos tudo de forma planejada e organizada, de forma a dar as condições necessárias aos industriais”, compara.
CONCEITO DIFERENCIADO – O prefeito reitera que o parque foi instalado seguindo o conceito de cidade industrial. “Nós queremos que tudo o que se relaciona à atividade industrial esteja disponível no local, sem a necessidade de deslocamentos. Por isso, a Prefeitura reservou uma quadra onde serão construídos espaços para restaurante, bancos, cooperativas de crédito e para instituições de apoio ao empresário e aos trabalhadores, como Sebrae, Sesi, Senai e Senac”, assinala.
Junior da Femac reforça que o parque foi pensado dentro da gestão Beto Preto para o desenvolvimento do município. “O novo parque industrial foi instalado em local estratégico, às margens da BR-376 na região sul de Apucarana, na saída para Curitiba, e tem área total de 23 alqueires, equivalente a 596 mil m². Foi implantado na Bacia do Rio Tibagi, sendo projetado para reunir empresas de baixo impacto ambiental. Liberamos nesta primeira etapa 24 lotes mas, quando forem finalizadas as três etapas previstas de urbanização, o parque poderá abrigar 237 indústrias”, informa Junior da Femac.