quinta-feira, 2 de julho de 2020

O que muda na eleição de 2020 com o novo calendário aprovado pelo Congresso

Urna eleitoral


A Câmara aprovou nesta quarta-feira (1º) a proposta de emenda à Constituição que adia de outubro para 15 e 29 de novembro a realização do primeiro e do segundo turno das eleições municipais (veja o que muda mais abaixo).  A sessão do Congresso de promulgação está marcada para a quinta-feira (2), às 10h.
O texto, já aprovado anteriormente pelo Senado, faz um rearranjo em todo o calendário eleitoral e admite a possibilidade de a votação ocorrer em data posterior, desde que até 27 de dezembro, por impossibilidade organizacional decorrente da pandemia de covid-19.
A PEC passou em primeiro turno  por 402 votos a 90 em segundo turno por 407 votos a 70. O relator na Câmara, Jonathan de Jesus (Republicanos-RR), manteve o texto do Senado.
Segundo definido pelo relator no Senado, Weverton Rocha (PDT-MA), o texto prevê as datas do pleito em novembro primeiro turno e dezembro o segundo. A programação inicial era de realização das eleições em 4 e 25 de outubro.
No primeiro turno o PL e PSC foram os únicos partidos a orientarem contrários à votação na Câmara. O Pros liberou a bancada. No segundo turno, o PL foi o único partido a orientar contrário.
Um destaque foi aprovado para tirar poder do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na definição de datas da eleições suplementares durante a pandemia. Como foi um ajuste de redação, a matéria não necessita ser votada de novo pelos senadores.

Veja as principais datas:

Vedação de propaganda partidária – 11 de agosto
Proibição de aparição de apresentadores ou comentaristas pré-candidatos em programas de rádio e TV – 11 de agosto (pela regra atual, esse prazo teria se encerrado ontem, 30 de junho).
Escolha dos candidatos pelos partidos e formação de coligações – de 31 de agosto a 16 de setembro (atualmente, 20 de julho a 5 de agosto).
Registro de candidaturas – até 26 de setembro (15 de agosto, pelas regras de hoje).
Convocação, pela Justiça eleitoral, dos partidos e dos representantes das emissoras de televisão para elaborar plano de mídia – a partir de 26 de setembro (pelo calendário do TSE, seria em 16 de agosto)
Início da propaganda eleitoral, inclusive na internet – 27 de setembro (hoje, 16 de agosto)
Início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno – 9 de outubro até 12 de novembro (pelas regras atuais seria de 28 de agosto a 1º de outubro)
Divulgação, pelos partidos políticos, coligações e candidatos, de relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário, os recursos recebidos e os gastos realizados – 27 de outubro (atualmente, 15 de setembro)
Votação em primeiro turno – 15 de novembro (pelo atual calendário, 4 de outubro)
Votação em segundo turno – 29 de novembro (pelo atual calendário, 25 de outubro)
Encaminhamento à Justiça eleitoral das prestações de contas dos candidatos e dos partidos políticos – até 15 de dezembro (calendário atual prevê a data de 14 de novembro)
Diplomação dos candidatos eleitos – até 18 de dezembro (mesma data atual).
Eleições suplementares (na impossibilidade de a votação ocorrer nas datas previstas, municípios poderão adiar a data da eleição) – até 27 de dezembro
Posse de prefeitos – 1º de janeiro de 2021 (mesma data prevista)
Fonte: Congresso em Foco


CMEI Sol Nascente está com 80% das obras concluídas


A prefeitura está investindo R$ 586 mil para ampliar a capacidade de atendimento da unidade escolar de 80 para 120 vagas

Apucarana tem dezoito obras em andamento na rede municipal de ensino. A reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sol Nascente é uma delas. O prédio está recebendo R$ 586 mil em investimentos para aumentar a capacidade de atendimento às crianças da Vila Salete e região.
O prefeito Junior da Femac esteve no local na manhã de ontem (1/7), vistoriando os serviços dos pedreiros. “A construtora Deka já executou aproximadamente 80% da obra. Faltam apenas a instalação de cobertura em policarbonato entre os blocos reformados, o término do assentamento dos pisos, a construção dos muros e a pintura do prédio. Eu acredito que tudo ficará pronto até o final de agosto,” disse.
A secretária de educação, Marli Fernandes, afirma que a ampliação da unidade de ensino vai possibilitar a abertura de mais 40 vagas. “O CMEI Sol Nascente tem 80 crianças matriculadas no momento, com idades entre quatro meses e três anos. Esse número deve subir para cerca de 120 após a conclusão da obra,” adiantou.
De acordo com o projeto de engenharia, a reforma contempla 427,61 m2 e a ampliação outros 217,92 m2. “O prédio passou pela substituição do telhado, colocação de mantas térmicas, aumento no tamanho das salas de aula, troca das janelas e revisão das instalações elétricas e hidráulicas. Também foram construídos refeitório, cozinha, lavanderia, sanitário, depósito para alimentos e depósito para materiais de limpeza completamente novos,” detalhou a superintendente de engenharia e obras da Autarquia Municipal de Educação, Miriam Elena Favaretto Corbacho.
Além desta unidade de ensino, estão passando atualmente por obras o CMEI Josa Ribeiro (Vila São Carlos) e as escolas Plácido de Castro (Núcleo Adriano Correia), Senador Marcos de Barros Freire (Jardim Ponta Grossa), Professor Bento Fernandes Dias (Jardim Malibu), Augusto Weyand (Jardim Tibagi), Professor Alcides Ramos (Núcleo Osmar Guaracy Freire), José Idésio Brianezi (Núcleo João Paulo), Albino Biacchi (Jardim Trabalhista), Luiz Carlos Prestes (Jardim América), Monsenhor Arnaldo Beltrami (Jardim Colonial) e Osvaldo dos Santos Lima (Jardim Alvorada).
As escolas Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira (Núcleo Dom Romeu Alberti) e Fábio Henrique da Silva (Residencial Garcia) estão sendo contempladas com a edificação de quadras esportivas.
Uma nova escola três centros infantis também estão em construção no Jardim Interlagos, Núcleo Afonso Alves de Camargo, Jardim Catuaí e Residencial Celso Marchi.


Pronto Atendimento ajudou a conter o Covid-19 em Apucarana


Avaliação foi feita pela diretora geral do Hospital da Providência Irmã Geovana Ramos
(Foto: Divulgação)

Para a direção do Hospital da Providência e do Materno Infantil a boa performance de Apucarana no enfrentamento da pandemia se deve em grande parte ao trabalho de triagem do Pronto Atendimento do Coronavírus. A avaliação foi feita nesta quarta-feira, pela Irma Geovana Ramos, diretora geral do Providência, e pelo diretor administrativo da instituição Guilherme Borges.
Os diretores do Providência se reuniram com o prefeito Junior da Femac no final da tarde, para avaliar o atual estágio da pandemia na cidade e discutir estratégias para as próximas semanas. No encontro, Junior da Femac agradeceu todo o trabalho realizado até aqui pela equipe de médicos, enfermeiros, auxiliares e demais funcionários do hospital.
“Foram quatro meses de trabalho, superando desafios no atendimento de pacientes de Apucarana e da região, salvando vidas como a de Willian Longhi que ficou internado por 45 dias até receber alta hospitalar”, comentou o prefeito, reiterando seus agradecimentos à equipe do Providência.
A Irmã Geovana Ramos fez questão de assinalar que a implantação do Pronto Atendimento do Coronavírus pela Autarquia Municipal de Saúde foi de fundamental importância para Apucarana. “Sem essa estrutura de triagem criada pela prefeitura com antecedência e que já atendeu centenas de pessoas, o Hospital da Providência não teria suporte para atender a demanda da cidade e região”, reconheceu a diretora do hospital, acrescentando que, “a partir de agora teremos a fase mais dura da pandemia durante o inverno”.
Junior da Femac destacou que a proposta de criar o Pronto Atendimento do Coronavírus teve a adesão imediata do secretário Roberto Kaneta, do vice-presidente da Autarquia de Saúde, Emídio Bachiega, e do médico infectologista José Rui Conde Alves. “Outra medida antecipada que ajudou a conter a disseminação do vírus foi a exigência do uso da máscara a partir do dia 10 de abril”, lembrou o prefeito.


Linha de crédito empresarial da Caixa terá pronto atendimento na prefeitura


O atendimento na prefeitura, que deve ter início na segunda-feira, será mediante agendamento prévio pelo telefone 3422-4000 
(Foto: PMA)

A partir de segunda-feira, micros e pequenos empreendedores formais interessados no GiroCAIXA PRONAMPE (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), poderão requerer a linha de crédito junto a um pronto atendimento especial estruturado no térreo da Prefeitura de Apucarana.
A parceria com a agência local da Caixa Econômica Federal (CEF) foi firmada nesta quarta-feira, em reunião no gabinete municipal, entre o prefeito Júnior da Femac, o superintendente Executivo Regional da Caixa, Antônio Clever Iecher, o gerente local Paulo Sérgio Talevi, o gerente de Relacionamento, Leonardo Luis Antonychyn, e o gerente de Varejo, Daniel Castoldi, além da Secretária Municipal da Fazenda, Sueli Pereira.
Uma linha de crédito criada pelo Governo Federal no âmbito da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para estimular e fortalecer os pequenos negócios e manter empregos, o GiroCAIXA PRONAMPE está disponível para o MEI e para as micros e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, considerando a receita bruta apurada no exercício de 2019. O empreendedor poderá obter crédito de até 30% do referido faturamento, com oito meses de carência e 28 meses para liquidação, com taxa de juros anual máxima correspondente à taxa SELIC mais 1,25%, que hoje daria uma taxa de juros anual de apenas 3,5%.
“A Prefeitura de Apucarana tem auxiliado diretamente outras iniciativas semelhantes de apoio aos micro e pequenos empreendedores como o Paraná Recupera, do Governo do Paraná, e agora fomos procurados pela Caixa para auxiliar no PRONAMPE. Sentimos-nos lisonjeados em poder contribuir. Temos uma equipe de servidores municipais muito preparada e tudo que for disponibilizado para minimizar os efeitos da pandemia na economia apucaranense vamos participar. Este é um momento de união”, disse o prefeito Júnior da Femac.
O atendimento na prefeitura, que deve ter início na segunda-feira, será mediante agendamento prévio pelo telefone 3422-4000. “Vamos fazer o cadastramento do empreendedor no sistema, com a recepção da documentação exigida, passando posteriormente o processo para a gerência do banco que vai fazer a avaliação do pedido de crédito”, explica o prefeito. De acordo com ele, nesta quinta e sexta-feira serão feitos os ajustes técnicos da parceria entre as equipes da Caixa e da Secretaria Municipal da Fazenda.
O superintendente Executivo Regional da Caixa, Antônio Clever Iecher, destaca que o objetivo do Governo Federal com esta linha de crédito é ajudar o empresário além do momento de pandemia. “Além de auxiliar o micro e pequeno empresário nesta situação difícil, queremos estar presentes sempre, contribuindo para que a empresa cresça quando tudo isto passar”, disse Iecher. Ele agradeceu ao apoio da Prefeitura de Apucarana. “A Caixa está sempre em busca de firmar parcerias com os municípios, e Apucarana tem um atendimento estruturado a partir da experiência com o Paraná Recupera, do Governo Estadual, e sem dúvidas vai contribuir muito com o GiroCAIXA PRONAMPE, contribuindo para estimular a economia local”, pontuou o superintendente.
Mais informações sobre a linha de crédito, como documentação exigida, estão disponíveis no site da Caixa Econômica Federal (CEF), no endereço http://www.caixa.gov.br/.
GiroCAIXA PRONAMPE
• MEI – faturamento até R$ 81.000,00 (oitenta e um mil reais).
• Microempresas – faturamento igual ou inferior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais).
• Empresas de pequeno porte – faturamento entre R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) e R$ 4.800.00,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais).


Município autoriza instalação de 24 empresas no Parque da Juruba


Indústrias, que vão gerar cerca de 1,5 mil empregos diretos, já podem começar a construir nos lotes liberados
(Fotos: PMA)

Seguindo o conceito de cidade industrial, a Prefeitura de Apucarana liberou a instalação de 24 empresas no Parque Industrial da Juruba. Trata-se da primeira etapa de liberação de lotes, reunindo empresas com baixo impacto ambiental e que vão gerar cerca de 1,5 mil empregos diretos. A autorização, assinada pelo prefeito Junior da Femac e autorizada pela Câmara de Vereadores, permite que as empresas iniciem de imediato as obras de construção das indústrias.
O anúncio foi feito pelo prefeito Junior da Femac, em ato realizado no gabinete municipal, e que contou com a presença do vereador Franciley Preto Godoi (Poim) e dos secretários municipais de Indústria, Comércio e do Emprego, Edison Estrope, de Obras, Herivelto Moreno, e de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Junior.
Município autoriza instalação de 24 empresas no Parque da Juruba

As empresas terão seis meses para iniciar as obras e dois anos para a concluir as instalações. De acordo com o prefeito, dezenove das empresas que receberam a autorização são do setor do vestuário. “Teremos ainda, nesta primeira etapa, indústrias de metalurgia, máquinas agrícolas para o setor aviário, calçados de segurança e alimentos, além de dois centros de distribuição atacadista”, cita Junior da Femac.
Junior da Femac afirma que o Parque Industrial da Juruba começou a ser implantado em 2014 pelo prefeito Beto Preto. “Tudo foi feito com planejamento e o que foi realizado já está pago. Em 2014, foi comprado o terreno, depois conquistamos a licença ambiental e elaboramos todos os projetos necessários. O quarto passo foi a execução de um asfalto de qualidade, com ruas largas. Na sequência, a gestão Beto Preto fez a instalação de uma potente rede elétrica, de baixa e alta tensão. O sexto passo foi a instalação da água que aconteceu em meados de maio e por último, nesta semana, está ocorrendo a implantação da iluminação pública, com a colocação de luminárias de 250 e 400 watts”, elenca Junior da Femac.
O prefeito destaca que as ruas internas têm 18 e 14 metros de largura e foram projetadas para atender as necessidades das indústrias. “Além disso, uma equipe já está trabalhando no alargamento do acesso, desde a rodovia nas imediações do trevo no Contorno Sul até o parque. O serviço envolve um aterro, que permitirá a duplicação da entrada do Parque Industrial da Juruba”, frisa Junior da Femac.
O prefeito salienta ainda que o Parque Industrial da Juruba segue padrões modernos e fez um comparativo com parques implantados em outras épocas. “Em outros momentos de Apucarana, criaram parques sem asfalto e sem a infraestrutura necessária, permitindo que ele fosse ocupado pelas empresas. Na gestão Beto Preto fazemos tudo de forma planejada e organizada, de forma a dar as condições necessárias aos industriais”, compara.
CONCEITO DIFERENCIADO – O prefeito reitera que o parque foi instalado seguindo o conceito de cidade industrial. “Nós queremos que tudo o que se relaciona à atividade industrial esteja disponível no local, sem a necessidade de deslocamentos. Por isso, a Prefeitura reservou uma quadra onde serão construídos espaços para restaurante, bancos, cooperativas de crédito e para instituições de apoio ao empresário e aos trabalhadores, como Sebrae, Sesi, Senai e Senac”, assinala.
Junior da Femac reforça que o parque foi pensado dentro da gestão Beto Preto para o desenvolvimento do município. “O novo parque industrial foi instalado em local estratégico, às margens da BR-376 na região sul de Apucarana, na saída para Curitiba, e tem área total de 23 alqueires, equivalente a 596 mil m². Foi implantado na Bacia do Rio Tibagi, sendo projetado para reunir empresas de baixo impacto ambiental. Liberamos nesta primeira etapa 24 lotes mas, quando forem finalizadas as três etapas previstas de urbanização, o parque poderá abrigar 237 indústrias”, informa Junior da Femac.


quarta-feira, 1 de julho de 2020

Pela primeira vez, Brasil tem mais desempregados do que empregados


O aprofundamento da crise econômica se reflete, entre outras coisas, na dura realidade do desemprego, traduzindo-se em drama social para milhões de brasileiros. A crise do mercado de trabalho se aprofunda. Pela primeira vez, menos da metade (49,5%) da população em idade para trabalhar (14 anos ou mais) estava ocupada
(Foto: Divulgação)

247 - Segundo economistas, os sinais não são de melhora do emprego nos próximos meses. Mesmo que a flexibilização do isolamento social permita um retorno dos informais às ruas, a expectativa é de mais dispensas nas empresas nos próximos meses. 
Dados do IBGE mostram que a população ocupada - empregados, empregadores, conta própria, servidores - era de 85,9 milhões no trimestre até maio, queda de 8,3% frente aos três meses anteriores e menos da metade do total da população em idade de trabalhar. Houve uma perda de 7,8 milhões de vagas. É o pior resultado da série histórica, iniciada em 2012, informa o Valor Econômico
Quase 2 milhões de empregos foram perdidos no comércio, o que representa redução de 11,1% ante os três meses anteriores. 
Outras atividades tiveram perdas expressivas, como indústria (-1,23 milhão de postos), construção (-1,08 milhão) e serviços domésticos (-1,17 milhão). 
A taxa de desemprego do país cresceu de 11,6% no trimestre até fevereiro para 12,9% no trimestre até maio. O país tinha 12,9 milhões de desempregados. Segundo economistas, a taxa de desemprego do país não mostrou a realidade do mercado de trabalho, porque o IBGE considera desempregado quem procura trabalho e não encontra. Mas na quarentena a busca é mais difícil. 
Segundo cálculos da MCM Consultores, o desemprego teria atingido 20 milhões de pessoas e a taxa estaria em 18,9%. 
Com a flexibilização da quarentena, os indicadores de desemprego devem mostrar alta em junho, refletindo uma maior busca por vagas no mercado de trabalho. Há estimativas que apontam alta da taxa para 14% em maio. Se confirmada, a taxa será um recorde da série. 


Ecossistema de inovação começa a ser mapeado em Apucarana


Contrato foi firmado nesta terça-feira entre a prefeitura e o Sebrae, para o custeio do diagnóstico e planejamento 
(Foto: PMA)

A Prefeitura de Apucarana irá custear o mapeamento do ecossistema de inovação de Apucarana e de municípios da região. O contrato, no valor de R$ 120 mil, foi assinado nesta terça-feira, no gabinete do prefeito Junior da Femac, com a presença de Tiago Cunha (Sebrae), Wanderley Faganello (Acia) e Tiago Correia (Unespar).
O estudo, que será conduzido pelo Sebrae e que inclui diagnóstico e planejamento, será efetivado em quatro fases, com pagamento parcelado dos custos pela prefeitura. O mapeamento das potencialidades de Apucarana e região no campo da inovação é um dos requisitos necessários para fazer o cadastramento do Parque Tecnológico e de Inovação do Vale do Ivaí (Vale da Inovação) junto à Secretaria de Estado da Tecnologia.
O levantamento vai reunir informações de estudos já existentes e de informações que serão colhidas em trabalho de campo. “O levantamento aproveitará o que já existe, como o banco de dados do Metrópole Norte do Paraná, do Programa Municipal de Atração de Investimentos de Apucarana (PMAI) e estudos sobre as potencialidades do Vale do Ivaí”, explica o prefeito Junior da Femac.
Segundo ele, o diagnóstico definirá os setores prioritários, o grau de maturidade do ecossistema, as vocações econômicas e os potenciais tecnológicos. “Vamos levantar quais são as vocações econômicas, quanto cada uma delas representa somando-se os empregos e o valor de riqueza gerado. Depois, o estudo vai fazer o cruzamento das vocações com o potencial tecnológico”, esclarece Junior da Femac.
O estudo conduzido pelo Sebare irá nortear os passos a serem seguidos para implantar o centro e, posteriormente, o parque tecnológico. “Queremos que produtos novos e processos inovadores sejam desenvolvidos na região, gerando riquezas e empregos, além de segurar aqui os jovens talentos das nossas universidades”, comenta o prefeito.
Uma das reconhecidas vocações do Vale do Ivaí é o agronegócio, mas quase toda tecnologia, produtos e insumos vêm de fora, pontua Junior da Femac, citando ainda a construção civil, o vestuário e a educação como outras vocações regionais.
O projeto de implantação do Parque Tecnológico e de Inovação do Vale do Ivaí, com sede em Apucarana, integra o Conecta Apucarana que envolve, além da Prefeitura de Apucarana, diversas entidades como Acia, UTFPR, a Unespar, Facnopar, FAP, do Sebrae/PR, do Senai, Sivale, Sivana e Sicoob Aliança. O objetivo é aproveitar as vocações regionais, como a indústria do vestuário, as atividades de educação públicas e particulares, a construção civil e o agronegócio.
Neste sentido, várias ações vêm sendo desenvolvidas desde 2013 e estão avançando. As iniciativas mais recentes ocorreram neste mês de maio, com a implantação do Conselho Municipal de Inovação através do decreto 206/2020 e o início da instalação do Parque Tecnológico e de Inovação do Vale do Ivaí (VALE DA INOVAÇÃO).
Conforme avalia Tiago Cunha, que integra a equipe local do Sebrae e coordena o Conecta, com o futuro parque tecnológico, a região poderá criar soluções próprias sem precisar esperar por tecnologias que vêm de outros países.
Cunha anunciou que nos próximos dias virão técnicos do Sebrae para fomentar duas incubadores de startups mantidas pela UTFPR e pelo Conecta, em parceria com a Acia. “O Sebrae vai dar suporte direto para 23 incubadores no Paraná e Apucarana foi escolhida pelo seu potencial e por já manter em estágio adiantado o Conecta e a incubadora (hotel) da UTFPR”, informou


Junior da Femac entrega reforma da UAS de São Pedro do Taquara


As melhorias na Unidade de Apoio da Saúde da localidade rural foram executadas com recursos próprios do município 

O prefeito Junior da Femac entregou ontem (30), a reforma da Unidade de Apoio da Saúde (UAS) Hermenegildo Neris Pereira, do patrimônio de São Pedro do Taquara. Com recursos próprios, o município investiu R$ 79.942,03 na obra.
A ampla Unidade de Apoio da Saúde, que ocupa as instalações de uma antiga escola municipal, passou por uma reforma geral com a troca de piso e de forro PVC; reforma nos banheiros; adequação das áreas de consultórios, copa e farmácia; pintura geral do prédio; aterramento de fossa existente e construção de uma nova.
Além de ser beneficiados com a reforma do prédio, a comunidade de São Pedro do Taquara, que vive a 27 km do centro da cidade, comemora a designação da técnica de enfermagem, Karina Queiroz da Silva, que reside no próprio patrimônio e tem ligação direta com os moradores, para compor a equipe de profissionais da unidade de saúde.
Com uma consulta marcada ontem de manhã, há 20 anos residente no patrimônio, Teresa Miguel Silvério elogiou as melhorias no prédio e destacou a importância de poder contar com a técnica de enfermagem que conhece para qualquer necessidade no cuidado com sua saúde.  “Tudo ficou muito bom, bem organizado. Precisávamos de um lugar igual a esse e temos a enfermeira Karina que não precisa se descolar até centro da cidade todos os dias e está mais perto para atender a gente”, afirmou Teresa.
“Essa entrega é importante porque está dentro da proposta da gestão Beto Preto de levar serviços públicos, em especial da atenção básica da saúde, bem perto das pessoas. Essa unidade é a porta de entrada do SUS. É uma obra pensada pelo doutor Beto Preto que tive a honra de começar e terminar. É um posto de saúde que leva o nome de Hermenegildo Neris Pereira, um pioneiro dessa região de pessoas que trabalham na lavoura, que produzem alimento e têm todo nosso carinho”, destacou o prefeito Junior da Femac.
O vereador Mauro Bertoli, que representa a comunidade de São Pedro do Taquara, lembrou que a reforma da unidade de saúde era uma obra muito esperada. “Agora todos contam com um local mais adequado para receber os cuidados na área da saúde. Isso reflete em mais conforto para os usuários e profissionais, e ainda em uma melhora do atendimento”, avaliou Bertoli
O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Roberto Kaneta, observou que mesmo diante de uma pandemia a administração do prefeito Junior da Femac garante a entrega de equipamentos de saúde tanto na área central como em locais mais distantes. “A gestão municipal pensa nos moradores da área urbana e da zona rural, permitindo proporcionar, de uma forma geral, um melhor acolhimento na área da saúde”, afirmou Kaneta.
Unidade de Apoio da Saúde Hermenegildo Neris Pereira conta com consultório médico, consultório odontológico, farmácia, sala de triagem, sala de curativo, recepção, sala de reunião, cozinha e banheiros. O evento de entrega da reforma também foi prestigiado pelo vice-presidente da AMS, Emídio Bachiega, o do superintendente da Atenção Básica da AMS, Marcel Viana de Castro.
 


Rua em revitalização ganha passeio em Apucarana


Prefeito Júnior da Femac acompanhou execução de calçada na rua João Luis Orlando, que está sendo remodelada para ser um novo corredor de tráfego entre centro-bairro
(Foto: Divulgação)

A Rua João Luis Orlando, entre as ruas Nações Unidas e José Jorge, nas imediações do Parque Biguaçu, está recebendo obras de construção de calçada e nova iluminação. O investimento, feito pela Prefeitura de Apucarana, atende a um trecho cujo pavimento está sendo revitalizado para servir como um novo corredor de tráfego, ligando o centro através dos jardins São Pedro e das Flores.
Segundo o prefeito Júnior da Femac, que vistoriou a execução dos serviços nesta terça-feira (30/06), a calçada vai ser executada até a rua Rosa Stábile. “É um trecho do Programa Interbairros, que vem proporcionando mais mobilidade para veículos e pedestres e já atendeu a dezenas de trechos de asfalto e calçada em diversos bairros de Apucarana”, assinala o prefeito. Executadas com dimensões apropriadas ao pedestre, Júnior sugere que a população poderá utilizar o novo passeio como pista de caminhada.
Para a criação do novo corredor de tráfego, lembra o prefeito Júnior da Femac, foi necessária a abertura de via junto a trecho de 250 metros de fundo de vale entre os jardins São Pedro e das Flores. “Este trecho, que é o prolongamento da Rua João Luís Orlando, recebeu implantação da drenagem com galerias pluviais, construção do meio-fio e pavimentação asfáltica, e agora também está recebendo a construção de calçadas”, afirma Júnior.
O projeto em execução consiste na remodelação da rua em uma extensão de 1.200 metros entre o cruzamento com a Rua Bandeirantes, no Jardim São Pedro, até a Rua Tulipa, no Jardim das Flores e integra o Programa Municipal Interbairros, que tem como viés o encurtamento de distâncias e aproximação de pessoas.
O contrato com Construtora Vitorino Ltda, de Apucarana, vencedora da licitação, prevê a execução de 12.617 m² de asfalto novo, com recape em trecho de pedras poliédricas, implantação de drenagem das águas da chuva, meio-fio e calçadas, com investimento de R$ 1,4 milhão em recursos provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal (CEF), além de contrapartida do Município.
Além da remodelação e prolongamento da Rua João Luís Orlando, o secretário Municipal de Obras, Herivelto Moreno, relata que também faz parte do pacote a completa reconstrução do asfalto de um trecho de 400 metros da Rua Hernando Pombo Ricardo, no Jardim São Pedro, obra recém finalizada. “Além da retirada do asfalto deteriorado, foi necessário a reforma de bocas de lobo, de caixas de passagem, poços de visita e meio-fio”, conta o secretário.


terça-feira, 30 de junho de 2020

Em dia com recorde de casos e óbitos, Governo do PR suspende serviços não essenciais em 7 regionais. Veja as medidas

(Foto: Reprodução/Facebook )


Mário Akira e Josianne Ritz

O Paraná teve nesta terça-feira (30) novos recordes de novos casos e óbitos pela Covid-19. Foram 1.536 casos novos confirmados e 36 mortes pela doença. O total agora é de 22.623 casos no Paraná desde o início da pandemia e 636 mortes. Por causa do avanço da doença no Estado, especialmente em sete regionais, o governo do Estado determinou uma quarentena mais restritiva nestas regionais, preservando as atividades essenciais. Esse decreto começa a valer nesta quarta-feira (1º), e tem duração de 14 dias, podendo ser prorrogada por mais sete dias. A chamada 'quarentena mais restritiva' vai atingir as Regionais de Saúde de Cornélio Procópio, Londrina, Cianorte, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu e a Grande Curitiba. Estas regionais concentram 75% dos casos de novo coronavírus no Estado. As medidas vão impactar quase 6,3 milhões de pessoas, em 134 cidades do Paraná. A decisão leva em conta a taxa de incidência da Covid por 100 mil habitantes, o número de mortes por 100 mil habitantes e a ocupação dos leitos de UTI. Diferente dos outros decretos, esse não se trata de uma recomendação, mas uma determinação. Veja o decreto na íntegra aqui. 
A principal medida é a suspensão das atividades. Segundo o decreto, haverá avaliações periódicas da continuidade das medidas depois do início da vigência, levando em consideração a evolução dos casos e critérios técnicos e científicos. A regra se aplica também a shopping centers, galerias comerciais, comércio de rua, feiras livres, salões de beleza, barbearias, clínicas de estética, academias, clubes, bares e casas noturnas. Restaurantes e lanchonetes poderão atender somente no sistema drive-thru, delivery ou take away (retirada no balcão). O funcionamento do sistema buffet nas empresas deverá ser revisto ou suspenso para evitar a circulação do vírus.  O funcionamento dos mercados e supermercados ficará restrito de segunda-feira a sábado, das 7h às 21h. O fluxo será limitado a 30% da capacidade total, devendo ser controlado com a distribuição de senhas. O acesso será limitado a uma pessoa da família. Crianças menores de 12 anos também não poderão entrar nesses estabelecimentos. Também fica suspenso o funcionamento de serviços de conveniência em postos de combustíveis, exceto aqueles das rodovias, devido a escassez de serviços nessas regiões, e parques, praças, passeios, equipamentos de musculação e demais áreas de atividades coletivas ao ar livre. O transporte público poderá atender somente os funcionários dos serviços considerados essenciais, e os veículos só poderão circular com quantidade limitada de assentos. As prefeituras também poderão instalar barreiras sanitárias nos limites dos seus territórios. Os municípios podem, ainda, adotar medidas mais restritivas se julgarem necessário.
"É a vez de a população colaborar"
O governador Carlos Massa Ratinho Jr anunciou as medidas nesta terça (30), acompanhado de secretários de Estado, e alertou que além do aumento de número de casos e mortes nos últimos dias, o Paraná, assim como o Brasil e o mundo, enfrenta dois problemas sérios que também precisam de tempo para serem sanados: a falta de medicamentos para o tratamento de Covid-19, principalmente os anestésicos, e a falta de médicos intensivistas e outros profissionais de saúde. "Desde o início de março, nós já vinhamos fazendo da previsão que o momento mais duro no Paraná seria a chegada do inverno. E com o alto volume de pessoas nas ruas, o vírus ganhou espaço ainda maior. O Paraná ainda está com a situação sob controle, aumentamos as UTIs, compramos respiradores, mas é a vez de a população colaborar. Não estamos fazendo o lockdown, nós estamos aplicando uma quarentena mais restritiva em algumas regiões do Estado, onde a curva do avanço da Covid-19 está fora de controle", disse o governador.  Outras regionais de Saúde poderão ser alvo de medidas similares, a depender da evolução dos casos e do cálculo epidemiológico. O Governo do Estado também pode editar normas específicas para atividades econômicas nas quais surjam focos da doença. Ratinho Jr também não descarta um lockdown total no Estado caso seja necessário.
Taxa de isolamento ideal é 55%
O secretário de Estado de Saúde Beto Preto lembrou que a taxa de isolamento nas regiões atingidas pela medida está muito abaixo do ideal e a velocidade dos casos cresceu muito.  "Estamos fazendo o rastreamento da curva. Nós percebemos que a velocidade de novos casos aumentaram . O isolamento social no Paraná ficou em 45% no sábado e durante a semana na casa de 36%, em média, o que é muito baixo. O ideal era manutenção de de 55%. A taxa de transmissão é de 1,37%. Uma projeção do Ipardes prevê que até 5 de julho serão 30 mil casos. Estamos trabalhando com dados e com previsão para que o nosso sistema de saúde não entre em colapso", disse Beto Pretto. Ele também disse que ainda não há previsão de quando será o pico. 
Multas e fiscalização
Ratinho Jr disse que quem não cumprir as medidas poderá ter o alvará e a inscrição estadual cassados, além de pagar multa: "Mas a nossa intenção não é essa. É conscientizar as pessoas".  A fiscalização será realizada pela Secretaria de Segurança Pública, em parceria com as guardas municipais. Haverá multas para infratores, de R$ 106,60 (uma Unidade Padrão Fiscal do Paraná) a R$ 533,00 para pessoas físicas; e entre R$ 2.132,00 a R$ 10.660,00 para pessoas jurídicas. O valor poderá ser dobrado em caso de reincidência.
Os serviços considerados essenciais estão no decreto 4317, de 21 de março. Entre as categorias, estão assistência médica, supermercados, farmácias, transporte coletivo, táxis, motoristas de aplicativos, imprensas, processamento de dados, segurança privada.
Veja o resumo das medidas
- Por 14 dias – prorrogáveis por mais 7, se necessário –, ficam restringidas as atividades econômicas não essenciais (shoppings, galerias, comércio de rua, feiras, salões de beleza, academias, bares, casas noturnas).
- O transporte público poderá atender somente os funcionários dos serviços considerados essenciais, e os veículos só poderão circular conforme a quantidade de assentos.
- O funcionamento dos mercados ficará restrito de segunda a sábado, das 7h às 21h. O fluxo ficará limitado a 30% da capacidade total, devendo ser controlado com a distribuição de senhas. O acesso será limitado a uma pessoa da família e está proibida a entrada de menores de 12 anos.
- Fica suspenso o funcionamento de serviços de conveniência em postos de combustíveis – exceto nas rodovias.
- Restaurantes e lanchonetes poderão atender somente no sistema drive-thru, delivery ou take away (retirada no balcão).
- Reuniões profissionais ou pessoais devem ser realizadas virtualmente e, quando necessário, com no máximo 5 cinco pessoas e afastamento de 2 metros entre si.
- A abertura de parques, praças e demais áreas coletivas ao ar livre fica a critério de cada prefeitura.
- A fiscalização será realizada pela Polícia Militar em parceria com as Guardas Municipais, sob pena de multa em caso de descumprimento.
- Também serão suspensas as cirurgias eletivas diante da escassez de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares.
Confira a lista de atividades essenciais
De acordo com o Decreto 4.317/2020, são consideradas atividades essenciais:
Captação, tratamento e distribuição de água;
Assistência médica e hospitalar;
Assistência veterinária;
Produção, distribuição e comercialização de medicamentos para uso humano e veterinário e produtos odonto-médico-hospitalares, inclusive na modalidade de entrega delivery e similares;
Produção, distribuição e comercialização de alimentos para uso humano e animal, inclusive na modalidade de entrega, lojas de conveniência e similares, ainda que localizados em rodovias;
Agropecuários para manter o abastecimento de insumos e alimentos necessários à manutenção da vida animal;
Funerários;
Transporte coletivo, inclusive serviços de táxi e transporte remunerado privado individual de passageiros;
Fretamento para transporte de funcionários de empresas e indústrias cuja atividade esteja autorizada ao funcionamento;
Transporte de profissionais dos serviços essenciais à saúde e à coleta de lixo;
Captação e tratamento de esgoto e lixo;
Telecomunicações;
Guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares;
Processamento de dados ligados a serviços essenciais;
Imprensa;
Segurança privada;
Transporte e entrega de cargas em geral;
Serviço postal e o correio aéreo nacional;
Controle de tráfego aéreo e navegação aérea;
Serviços de pagamento, de crédito e de saque e aporte prestados pelas instituições supervisionadas pelo Banco Central do Brasil, inclusive unidades lotéricas;
Atividades médico-periciais relacionadas com a seguridade social, compreendidas no art. 194 da Constituição Federal;
Atividades médico-periciais relacionadas com a caracterização do impedimento físico, mental, intelectual ou sensorial da pessoa com deficiência, por meio da integração de equipes multiprofissionais e interdisciplinares, para fins de reconhecimento de direitos previstos em lei, em especial na Lei Federal n.º 13.146, de 6 de julho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência);
Outras prestações médico-periciais da carreira de Perito Médico, indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade;
Setores industrial e da construção civil, em geral.
Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, incluído o fornecimento de suprimentos para o funcionamento e a manutenção das centrais geradoras e dos sistemas de transmissão e distribuição de energia, além de produção, transporte e distribuição de gás natural;
Iluminação pública;
Produção de petróleo e produção, distribuição e comercialização de combustíveis, gás liquefeito de petróleo e demais derivados de petróleo;
Vigilância e certificações sanitárias e fitossanitárias;
Prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doença dos animais;
Inspeção de alimentos, produtos e derivados de origem animal e vegetal;
Vigilância agropecuária;
Produção e distribuição de numerário à população e manutenção da infraestrutura tecnológica do Sistema Financeiro Nacional e do Sistema de Pagamentos Brasileiro;
Serviços de manutenção, assistência e comercialização de peças de veículo automotor terrestre ou bicicleta;
Serviços de crédito e renegociação de crédito dos agentes financeiros integrantes do Sistema Paranaense de Fomento de que trata o Decreto nº 2.570, de 08 de outubro de 2015, alterado pelo Decreto nº 2.855, de 24 de setembro de 2019;
Fiscalização do trabalho;
Atividades de pesquisa, científicas, laboratoriais ou similares relacionadas com a pandemia de que trata este Decreto;
Atividades de representação judicial e extrajudicial, assessoria e consultoria jurídicas exercidas pelas advocacias públicas, relacionadas à prestação regular e tempestiva dos serviços públicos;
Atividades religiosas de qualquer natureza, obedecidas as determinações da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde;
a) As atividades descritas no inciso XXXVIII deverão ser realizadas por meio de aconselhamento individual, a fim de evitar aglomerações, recomendando-se a adoção de meios virtuais nos casos de reuniões coletivas.
Produção, distribuição e comercialização de produtos de higiene pessoal e de ambientes;
Serviços de lavanderia hospitalar e industrial.
Atividades de advogados e contadores que não puderem ser prestadas por meio de trabalho remoto;
Treinamentos e qualificações exigidos dos eletricistas que trabalham nos contratos de distribuição de energia;
Suporte e disponibilização dos insumos necessários à cadeia produtiva relativa ao exercício e ao funcionamento dos serviços públicos e das atividades essenciais.
Fonte: Bem Paraná

Pandemia altera atendimento no Conselho Tutelar


Atendimento presencial está sendo realizado apenas mediante agendamento telefônico
(Foto: PMA)

Com uma média de 30 atendimentos diários e uma demanda crescente, sobretudo relacionada à infrequência escolar, que são casos onde alunos não estão acompanhando as atividades pedagógicas ministradas nas plataformas online, as equipes do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apucarana estão realizando atendimento presencial apenas mediante agendamento telefônico.
A medida visa resguardar os profissionais de uma maior exposição ao novo coronavírus (Covid-19). Segundo explica a conselheira tutelar Juliane de Lima, o novo sistema de atendimento tem proporcionado uma melhor condição de trabalho. “A demanda, que já era grande, aumentou com o advento da pandemia, deixando a todos nós mais expostos ao risco de contrair o vírus, por isto, seguindo as diretrizes da saúde, restringimos o atendimento presencial a um agendamento prévio, em especial de casos onde a pessoa busca orientações. Se a ocorrência for de urgência, o atendimento é imediato”, explica Juliane.
O agendamento deve ser feito pelo celular 99654-8817, das 8 às 18 horas. “A atuação do Conselho Tutelar de Apucarana, contudo, é 24 horas. Tem sempre uma equipe de plantão”, comunica a conselheira Juliane de Lima.
A sede do conselho fica na rua Osório Ribas de Paula, 697, centro. Os cinco conselheiros titulares em atividade foram empossados em janeiro deste ano pelo prefeito Júnior da Femac para um mandato de quatro anos, sendo eles: Amália Costa Bittencourt Zielonka de Mello, André dos Reis Avelar, Camila Maiara Campideli, Juliane de Lima e Maria Luzinete Carvalho do Nascimento Pereira, que foram eleitos em pleito popular realizado no dia 6 de outubro do ano passado, quando 4.777 eleitores votaram em 37 candidatos.