Obras abrangem trecho
de 11,8 quilômetros e investimento é de R$ 70 milhões.
(Fotos: PMA) |
A conclusão das
obras de duplicação do Contorno Sul de Apucarana depende agora apenas da
construção e liberação dos dois viadutos previstos para o trecho. Um deles, na interseção
da estrada velha para Rio Bom e Rua Cristiano Kussmaul, está em fase final e
deverá ser liberado em meados de julho. Já o outro, nas imediações da Vila
Rural Nova Ucrânia e subestação de energia da Copel, está na fase inicial com a
implantação da fundação.
O balanço das obras foi feito nesta semana
por Luiz Carlos Fernandes, engenheiro coordenador da CCR Rodonorte,
concessionária deste trecho e responsável pelas obras. “O viaduto que está
praticamente pronto depende apenas de alguns detalhes, como a colocação de
grama em alguns pontos, a limpeza geral e a aplicação da camada final de
asfalto”, informa, acrescentando que a entrega está programada para julho,
conforme acordo de liberação feito com o DER.
Já o viaduto nas imediações da Vila Rural
Nova Ucrânia está em fase inicial. “Está na estapa de fundação, que representa
10%, e depois faltarão pilares, vigas, laje e todos os serviços complementares
como alças, marginais e implantação das entradas e saídas”, explica o
engenheiro, afirmando que a previsão de entrega deste viaduto é setembro.
Fernandes reitera que todo o projeto de duplicação
deste trecho da BR 376 já atingiu 90% do cronograma previsto, faltando somente
a execução dos viadutos. “A previsão é de que toda a obra seja entregue no
final de novembro”, informa Fernandes, acrescentando que o trecho duplicado é
de 11,8 quilômetros que vai da altura do 10º BPM até o entroncamento nas
proximidades do 30º BIMec.
A concessionária está investindo cerca de
R$ 70 milhões na duplicação. O prefeito Júnior da Femac enaltece o porte do
investimento e lembra que a obra é fruto da força política que Apucarana
reconquistou a partir da gestão Beto Preto. “Na época em que houve o anúncio
dos cortes de investimentos dentro do contrato de concessão, corremos sérios
riscos de perder esta obra. Mas a prefeitura, através do ex-prefeito Beto
Preto, lutou para garantir este investimento, que vai transformar o panorama
desta importante região da cidade”, ressalta.
O prefeito de Apucarana lembra que, para
viabilizar a obra, foram feitas 33 desapropriações pelo Departamento de
Estradas de Rodagem (DER). “Deste total, seis eram áreas de propriedade do
município, que foram cedidas ao DER”, observa Junior da Femac.
MODERNIZAÇÃO
DAS PERIMETRAIS – Paralelamente às obras de duplicação, a
Prefeitura de Apucarana está fazendo a modernização das vias perimetrais de
acesso aos viadutos. “Nos dois acessos, estamos investindo mais de R$ 4,5
milhões. São obras que, aliadas à duplicação da rodovia e dos viadutos, irão
alavancar o desenvolvimento desta região da cidade”, reitera Junior da Femac,
acrescentando que em breve as duas vias receberão iluminação de LED.
Na nova ligação com o Contorno Sul,
através da Rua Nova Ucrânia, estão sendo investidos R$ 1.5 milhão. A via
tem quase um quilômetro de extensão e, além da drenagem e galerias, foi feita
ampliação da faixa de rolamento para 12 metros de largura. “Também estão
previstos serviços complementares como calçadas, rampas de acessibilidade e
sinalização horizontal e vertical e um moderno sistema de iluminação”, assinala
Junior da Femac.
Já a obra da “nova” Cristiano Kussmaul
integra o projeto de reconstrução e modernização da via. “Além da drenagem,
meio-fio e pavimentação, estamos fazendo o alargamento da pista,
garantindo uma ligação mais rápida e segura ao Contorno Sul”, afirma Junior da
Femac. O trecho tem 2,3 quilômetros de extensão e os investimentos são de cerca
de R$ 3 milhões. “Estamos também modernizando a rede de iluminação e,
futuramente, pretendemos implantar mais uma pista transformando a Cristiano
Kussmaul em avenida”, reitera Junior da Femac.