Colunista
da Folha de S. Paulo, Vinicius Torres Freire também informa que o valor das
compras com cartão caiu 44% na semana passada, na comparação com dias
equivalentes de fevereiro
(Foto: Tania Regô/Agência Brasil) |
247 - Com a crise causa pela pandemia do coronavírus, obrigando
muitos pessoas a ficar em isolamento social em casa, o varejo chegou a perder
80% das vendas e o valor das compras com cartão caiu 44% na semana passada, na
comparação com dias equivalentes de fevereiro.
As informações são
da coluna na
Folha de S. Paulo do jornalista e mestre em administração
pública pela Universidade Havard, Vinícius Torres Freire.
A queda de 44% nas vendas com cartões
afeta o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, uma vez que o valor dessas
vendas equivale a cerca de 40% do “consumo das famílias”, que por sua vez
equivale a uns 25% do PIB.
Queda no varejo
A coluna também apresenta outros dados
econômicos: “o consumo de energia elétrica caiu 8% de 18 de março a 3 de abril,
na comparação com os dias de 1º a 17 de março. Na sexta-feira, 3 de abril, caiu
14% (na comparação com a média das sextas-feiras de março até dia 17,
pré-isolamento)”. (Folha de S. Paulo - 09/04/2020)
“No varejo de vestuário, a queda nas
vendas está em quase 83% nesta semana (ainda na comparação com fevereiro). Nos
restaurantes, de 72%. Nos serviços, em geral, 73,3%. Móveis, eletrodomésticos e
lojas de departamento, 58,4%.” (Idem)
“O varejo de bens
não-duráveis, que inclui mercados e supermercados, sobe nesta semana, 4,7%
(Páscoa?), mas caía 7,8% na semana passada.” (Idem)
“A empresa mais comum no Brasil é a loja
de roupas e acessórios: mais 1,1 milhão de firmas. A seguir, vêm os
negócios de cabeleireiros, manicures e pedicures, com 808 mil empresas.
Somados, os grupos restaurantes e lanchonetes e similares são 812 mil
empresas.” (Idem)
A crise afeta a
indústria
Segundo o
colunista, as montadoras de veículos também estão sendo afetadas. A informação
é de que na sexta-feira passada, 3 de abril, o consumo de energia nestas
indústrias caíra 75% em relação às sextas do mês de março antes do isolamento.
“Na indústria têxtil, queda de 52%. Nos
manufaturados, 39%. Serviços, também menos 39%”, informa a matéria.