Apucarana tem 17.743
pontos de luz e a maioria das solicitações (61,4%) de troca ou outros reparos é
atendida no mesmo dia
Pesquisas de
satisfação feitas pela Prefeitura de Apucarana e também pela empresa
terceirizada mostram que o serviço de iluminação pública tem a aprovação de
mais de 90% da população. A Prefeitura assumiu o serviço em 2016 e a área,
antes alvo de muitas reclamações, agora gera raras queixas dos usuários.
Apucarana tem 17.743 pontos de luz e a maioria das solicitações
(61,4%) de troca ou outros reparos é atendida no mesmo dia.
De acordo com o prefeito Junior da Femac,
o Município tem acesso ao sistema da Tecnoluz Eletricidade Ltda, empresa
contratada para executar o serviço. “Podemos acompanhar em tempo real o
atendimento dos pedidos e também temos acesso às pesquisas de satisfação do
cliente que a empresa realiza. Após atender o pedido, funcionários da empresa
ligam para quem solicitou o serviço para saber se realmente foi executado e se
o mesmo atendeu a expectativa”, frisa Junior da Femac.
O Município, através do Instituto de
Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), tem uma
interface com o call center da Tecnoluz, podendo acompanhar todo o protocolo,
desde a inserção dos dados passados pela pessoa que telefonou, o relato
do problema e os passos dados até a finalização do atendimento. “Há uma série
de procedimentos exigidos que constam no contrato, garantindo agilidade e
qualidade na prestação do serviço”, pontua Junior da Femac.
Além disso, periodicamente, o Idepplan
ainda verifica a veracidade dos relatórios que são gerados pela empresa e
também realiza pesquisas de satisfação. “Na semana passada, a funcionária do
Idepplan ligada à área de fiscalização ligou para 300 pessoas que solicitaram
os serviços e somente duas apontaram que não foram atendidas. A nossa equipe do
Idepplan entrou imediatamente em contato com a empresa solicitando providências
e o serviço foi executado naquele mesmo dia”, frisa Junior da Femac.
Levantamento do Idepplan aponta que do
total de solicitações 61,4% são atendidas no mesmo dia, 17% no prazo de um dia
e 9,2% em 48 horas. “Há situações em que o atendimento é realizando em tempo
ainda menor, como no caso de uma solicitação de emergência, em ponto localizado
nas proximidades de hospital, que é atendido em até 12 horas”, observa Lafayete
Luz, diretor-presidente do Idepplan.
Entretanto, há um percentual de 12,4% de
situações que levam mais de 48 horas para serem resolvidas e que fogem da
dinâmica de atendimento estabelecida. “Isso pode acontecer em períodos de chuva
como verificado atualmente, locais de difícil acesso ou por precariedade nas
informações repassadas pelo solicitante”, cita Lafayete.
Somente no período de um mês, entre
setembro e outubro, foi feita a manutenção em 601 luminárias. “Destas, 308
reparos foram feitos a partir de ligação do usuário para o número 0800 6001428,
um serviço sem custos, inclusive para ligações de celular. Os demais
aconteceram no serviço de rondas que a equipe realiza”, informa Lafayete.
Conforme Lafayete, as rondas podem ser
noturnas ou diurnas. “Durante a noite, a equipe percorre as ruas, verifica se
há lâmpadas apagadas e já providencia a troca. As diurnas costumam acontecer em
praças e parques, pois acionando uma foto-célula é possível ligar 50 lâmpadas
para fazer a verificação”, explica o diretor-presidente do Idepplan.