Previstos para terem
início no dia 21 de outubro, os voos ligando o aeroporto de Apucarana ao
Aeroporto Internacional Afonso Pena serão feitos inicialmente três vezes por
semana, em dias e horários ainda a serem informados pela empresa aérea GOL
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(Foto: PMA) |
Técnicos da
empresa de táxi aéreo TwoFlex vistoriaram nesta sexta-feira (06/09) o Aeroporto
Municipal Capitão João Busse, de Apucarana. Etapa necessária para a homologação
de Apucarana junto ao programa Voe Paraná, os auditores averiguaram condições
da pista, de acesso, obstáculos e atendimento ao usuário. O grupo técnico,
formado pelo gestor de Segurança Operacional, Rodrigo Edson da Silva, auditor
AVSEC (Aviation Security) Willian Tsuchida, supervisor Reginaldo Lucena e
Daniel Neves, gerente de Novos Negócios da Real Aviation, empresa que realizará
o atendimento de solo, foi acompanhado pelo prefeito Júnior da Femac, pelo
superintende de Trânsito, Segurança e Transporte do Instituto de
Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Carlos Mendes
e pelo secretário Municipal de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Júnior.
“Está tudo certo com o aeroporto.
Verificamos que atende a todas as normas de segurança previstas pela Agencia
Nacional de Aviação Civil (ANAC) e por isso, caso o programa tivesse início
hoje, já poderia começar a receber os voos da TwoFlex”, informou Rodrigo Edson.
De acordo com sua avaliação, o aeródromo apucaranense está entre os melhores
vistoriados.
Rodrigo explicou que, ao longo da semana, a equipe técnica vistoriou os
aeroportos das 12 cidades contempladas na primeira etapa do “Voe Paraná”, um
programa do governo estadual que está estruturando a maior malha aeroviária
regional do País.
“Cada visita vai gerar agora um relatório
que será enviado até terça-feira às prefeituras para que promovam ajustes que
observamos, mas, por hora, todos os aeroportos estão aptos. Em Apucarana
registramos apenas duas ou três situações de simples resolução e que não
impactam em sua operação”, disse Rodrigo. “Apucarana precisará estruturar, por
exemplo, divisórias para segregar os passageiros, criando ambientes de sala de
espera, para checkin, revista e etiquetagem da bagagem, e sala de espera para
embarque”, explicou o gestor da TwoFlex.
Previstos para terem início no dia 21 de
outubro, os voos ligando o aeroporto de Apucarana ao Aeroporto Internacional
Afonso Pena serão feitos inicialmente três vezes por semana, em dias e horários
ainda a serem informados pela empresa aérea GOL. Curitiba será o principal
destino, mas haverá também rotas interligando cidades do interior. A aeronave
será um monomotor Cessna Caravan com capacidade para até 9 passageiros e dois
tripulantes. “Conhecido como o jipe dos ares, este avião é o único monomotor do
mundo autorizado a transportar o presidente dos Estados Unidos da América
(EUA), dada a sua confiabilidade e segurança, versatilidade e autonomia de
voo”, revelou Willian Tshuchida, auditor AVSEC (Aviation Security) da TwoFlex.
A aprovação técnica do aeroporto municipal
foi comemorada pelo prefeito Júnior da Femac. “Através da gestão Beto Preto
Apucarana vem gradativamente retomando seu caminho de desenvolvimento e agora
agrega mais um diferencial importante, que é a disponibilização de linha aérea
de classe internacional, que vai ligar Apucarana ao mundo todo”, observou o prefeito.
Ele pontua que os voos que partirem da cidade vão aterrissar no aeroporto
internacional de Curitiba, de onde será possível realizar conexão com voos para
o Brasil e outros países por intermédio da empresa área GOL e seus parceiros.
“Tenho a certeza de que teremos sempre voos lotados. Nosso aeroporto serve uma
região próspera, com mais de 300 mil habitantes, e o início dos voos é muito
aguardado por todas as autoridades, classe industrial, comercial, cooperativa,
de prestação de serviços e população. Não tenho dúvidas de que muito em breve a
empresa vai precisar expandir o número de horários e dias de operação e, quem
sabe, até mesmo o porte da aeronave”, comentou Júnior da Femac.
De acordo com ele, a pista do aeroporto
municipal está apta a receber aviões com capacidade para mais passageiros. “O
Voe Paraná chega para atender a uma grande demanda da cidade e região e para
abrir um acesso a novos investidores”, disse Júnior, assinalando a visão do
Governo do Paraná. “Tudo isso acontecendo graças ao governador Ratinho Júnior,
que desenvolve uma gestão transformadora, com decisão política e vontade de
interiorizar ações importantes para todo o povo paranaense”, afirmou Júnior da
Femac, destacando ainda todo o suporte dado em Curitiba pelo secretário de Estado
da Saúde Beto Preto, pelo Chefe da Casa Civil Guto Silva e pelos deputados
estaduais Arilson Chiorato, José Aparecido Jacovós e Tiago Amaral.
“Representantes da cidade que não mediram
esforços e contribuíram muito para que Apucarana fosse incluída no programa Voe
Paraná”, afirmou Júnior, lembrando ainda do empenho de Beto Preto enquanto
prefeito para regularizar o aeroporto municipal. “No primeiro ano de nosso
mandato, em 2013, fomentamos ações importantes que garantiram a
operacionalização do aeródromo. Recebemos o local com documentação toda
irregular junto a ANAC e a ponto de ser fechado, em pouco tempo batalhamos pela
regularização, viabilizamos condições de abastecimento das aeronaves que
inexistia no local e com isso incentivamos os empresários locais a voltar a
usar nosso aeroporto, reformar e construir novos hangares”, contextualizou o
prefeito.
Passagens
terão valores diferenciados para conexões
Durante a vistoria do aeroporto, os
técnicos da TwoFlex explicaram que mais do que levar a população do interior
para Curitiba e de Curitiba para o interior do estado, o programa Voe Paraná
visa abrir as portas do mundo a essas cidades, distantes dos grandes centros
econômicos. “A ideia é estimular a viagem de avião não só até Curitiba, mas que
do aeroporto internacional os passageiros possam acessar qualquer outro ponto
do Brasil ou do mundo”, disse Willian Tshuchida, auditor AVSEC (Aviation
Security) da TwoFlex.
Antes de comprar passagens tendo origem em
outros aeroportos, como Londrina, Maringá, Curitiba ou de cidades paulistas, a
orientação é que a pessoa faça antes uma simulação de compra no site da GOL.
“Passagens partindo de Apucarana terão valores diferenciados para conexões.
Assim, uma viagem para São Paulo, por exemplo, sairá mais barato do que Apucarana
para Curitiba”, explicou Tshuchida. De acordo com ele, assim que os dias e
horários de voos forem definidos estarão disponíveis na plataforma online da
empresa. “Queremos pegar o passageiro em Apucarana e levar para o mundo”,
reforçou Tshuchida, lembrando que os valores das passagens também podem variar
de acordo com a demanda e dias da semana. “As pessoas precisarão ficar atentas.
Se conseguirem programar a viagem com antecedência, poderão conseguir preços
ainda mais atrativos”, orientou. Dentro do programa Voe Paraná, a venda das
passagens será feita totalmente de forma on-line pela GOL, o operacional (voos)
pela TwoFlex e o atendimento ao passageiro pela Real Aviation, que contratará
profissionais de Apucarana para compor a equipe de solo.
Os 12 municípios beneficiados nesta
primeira etapa do programa são: Apucarana, Arapongas, Campo Mourão,
Cianorte, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Guaíra, Guarapuava, Paranaguá,
Paranavaí, Telêmaco Borba e União da Vitória, todos com população variando
entre 32 mil e 155 mil habitantes.