O novo sistema tem como objetivo dar mais transparência e
agilidade às sessões
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Vereadores e assessores participaram de treinamento para utilização do painel eletrônico na Câmara de Apucarana |
A Câmara Municipal
de Apucarana volta do recesso legislativo com muitas novidades. Além de todos
os servidores estarem trabalhando uniformizados, um novo sistema eletrônico de
votação e gestão das sessões legislativa será implantado, sem custos financeiros
para a Casa de Leis, a partir da 1ª sessão ordinária no dia 05 de agosto.
Os vereadores, vereadora e assessores
passaram na tarde de ontem (1), por treinamento realizado pelo Departamento de
Tecnologia da Informática (DTI) do legislativo, para utilização do painel.
TRANSPARÊNCIA
O novo sistema, segundo assegurou o
presidente, professor Luciano Molina, tem como objetivo dar mais transparência,
agilidade às sessões, segurança e integridade às informações produzidas.
Inicialmente será um sistema híbrido. Votando no sistema antigo e no novo
sistema. Nosso jurídico irá analisar se precisa fazer alguma alteração nos
nossos procedimentos, caso contrário, manteremos até o final”, relata.
Molina reforça que além da transparência
que o sistema permite, nas sessões os munícipes irão acompanhar em tempo real,
através do registro no painel, o posicionamento de cada vereador nos processos
de votação. “Também irão acompanhar as matérias em discussão, quem está fazendo
uso da palavra, entre outros assuntos”.
SUSTENTABILIDADE
Outro fator que contribuiu na implantação
do painel é que a Câmara de Apucarana, seguindo a linha da sustentabilidade, já
com o fim do uso de copos descartáveis e galões de água confeccionados à base
de plástico sendo substituídos por copos de vidros, xícaras de louça e
bebedouros, também economizará em papel. “A presença e ausência dos
parlamentares nas sessões será confirmada eletronicamente. Até junho,
confirmávamos a presença assinando o registro em livros ou folhas. E agora isso
não será mais necessário. Será abolido”, explicou. “Com relação aos projetos,
eles já são digitalizados e os vereadores acompanham através dos seus
notebooks”, justificou o presidente.
PAINEL ELETRÔNICO
O painel eletrônico, implantado na gestão
do presidente Luciano Molina, contém tudo o que o que uma Casa Legislativa
necessita. Ele vem para simplificar a atividade do parlamentar e dos
servidores, permitindo também que os munícipes conheçam a produção legislativa
de cada vereador.
Segundo explica Ivan Lúcio Garcia, diretor
do DTI, o painel eletrônico de votação é um dos componentes do Sistema de Apoio
ao Processo Legislativo (SAPL). “Esse sistema é utilizado na Câmara há mais de
10 anos. E agora implantamos também o módulo de votação eletrônica. Ao final de
cada sessão será disponibilizado um resumo do que aconteceu durante a sessão
ordinária ou extraordinária, como foram as votações, qual vereador votou contra
ou favorável ao projeto, quem usou a palavra, as inscrições nos expedientes,
entre outras atividades desenvolvidas”, relatou Ivan.
O treinamento envolveu os vereadores e
assessores. “Fizemos um treinamento básico, que será aprimorado ao longo das
sessões. No início o Painel Eletrônico será apresentado em data show já
existente no plenário e em breve iremos adquirir um painel profissional”,
completou Ivan.
SESSÃO ORDINÁRIA
A primeira sessão ordinária após o recesso
será no dia 05 de agosto, às 16 horas e está aberta a toda comunidade. Neste
dia haverá entrega da Moção de Aplausos à Associação de Capoeira Mestre Nelson
Ventania, pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense na área
de assistencialismo social, realizando trabalhos voluntários com crianças e
adolescentes, proposta pelo vereador Lucas Ortiz Leugi.
Para conhecer mais sobre o trabalho dos
vereadores e vereadora basta acessar os nossos canais:
Instagram/@cmapucarana
Ou venha até a Câmara Municipal. O horário
de atendimento é das 08 às 18 horas.