A Ouvidoria Geral da Saúde, órgão da Secretaria da
Saúde do Paraná, lança hoje mais um canal de comunicação com a população - via
WhatsApp. Nesta primeira etapa, o serviço receberá as mensagens de usuários da
2ª Regional de Saúde de Curitiba, que poderão cadastrar o número (41) 3330
4414 para entrar em contato e solicitar informações sobre
medicamentos não padronizados na Farmácia do Estado.
A Ouvidoria já atende a paranaenses de todas as
cidades por meio de outros 4 canais – via web, ligação gratuita, atendimento
presencial e carta.
“Ouvir as pessoas, acolher suas opiniões, sejam de sugestão,
crítica ou elogio, é fundamental para a realização de uma boa gestão”, disse o
secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, que é medico e já foi o 1º Ouvidor
Geral do SUS, em Brasília, entre 2003/2004.
“Além de aproximar a população da administração pública, os
canais são importantes ferramentas de identificação de demandas da população e
avaliação de ações dos gestores. O governo Ratinho Junior reconhece
que a participação da sociedade é prioritária e implantou as Ouvidorias
Municipais em todas as 399 cidades do Paraná, antes dos primeiros 90 dias de
gestão”, afirmou o secretário da Saúde Beto Preto.
Segundo a lei federal 13.460/2017, que dispõe sobre o funcionamento
das ouvidorias municipais, o prazo para implantação em todas as cidades do
País, vai até julho deste ano, ou seja, o Paraná se antecipou à data e
implementou o serviço em todos os municípios. No início de abril atingiu a meta
com a instalação da Ouvidoria Municipal de Balsa Nova, na região Metropolitana.
Além das ouvidorias municipais, o governo do Estado também
ampliou o serviço em hospitais e unidade próprias, nos Consórcios
Intermunicipais de Saúde, nas Regionais de Saúde e Hospitais Contratualizados
com a rede SUS. Ao todo, o Paraná tem mais de 500 ouvidorias
atendendo usuários do Sistema Estadual de Saúde.
“As ouvidorias representam as portas abertas das instituições
públicas para o cidadão e têm como foco a implantação de melhorias no Sistema
de Saúde e a proteção e defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos”,
explicou o ouvidor geral da SESA, Yohan Garcia de Souza.
WHATS – “O novo canal pelo whats segue uma tendência nacional
de agilizar o atendimento ao cidadão e vem ao encontro do objetivo do
governador Ratinho Junior e do secretário da Saúde Beto Preto, de inovar
levando os serviços perto da população, com mais conforto e rapidez; ”, afirmou
o ouvidor geral da Secretaria.
Neste primeiro momento o serviço funcionará como piloto
atendendo a usuários da Farmácia Regional, da 2ª Regional de Saúde de Curitiba,
sobre dúvidas relacionadas a medicamentos não padronizados. A demanda sobre
estes medicamentos registrou no ano de 2018 mais de 3.500 atendimentos
presenciais nesta Regional que abrange Curitiba e mais 28 municípios da região
metropolitana. “Além possibilitar o acesso ágil ao cidadão, o canal pelo whats
vai desafogar atendimento na Ouvidoria da Regional”, complementou o ouvidor
geral.
Yohan de Souza alertou ainda que o número para acesso – 41
3330 4414 é fixo, mas está habilitado para receber as mensagens de celulares
via WhatsApp.
MANIFESTAÇÕES – No primeiro quadrimestre deste ano, o Sistema
informatizado da Ouvidoria Regional de Saúde, registrou 11.976 manifestações,
revelando crescimento de 26% em relação ao mesmo período de 2018, que registrou
8.867.
“Nosso objetivo agora é padronizar os processos do sistema de
informatização e qualificar mais pessoas para este atendimento” , disse o
ouvidor geral da SESA, Yohan Garcia de Souza.
TODOS OS CANAIS – Para entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde os
usuários podem acessar: WhatsApp (41) 3330 4414; atendimento pela web no
endereço www.saude.pr.gov.br; ligação gratuita pelo numero 0800 644 4414;
atendimento presencial, de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 14h às 18h, na
sede das Ouvidorias de Saúde, e envio de carta para o endereço da Ouvidoria
Geral da SESA - rua Piquiri, 170, bairro Rebouças, Curitiba - Paraná, CEP
80230-140