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(Fotos: Profeta) |
Uma
comissão de moradores do Jardim Curitiba, bairro localizado nas proximidades do
Distrito de Vila Reis, em Apucarana, aprovou nesta terça-feira o projeto de construção
de uma via marginal que vai permitir o acesso de veículos à BR-376 através da
trincheira do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec). Com a
duplicação realizada no trecho, os moradores passaram a ter que percorrer seis
quilômetros a mais para chegar ao centro de
Apucarana, uma vez que o primeiro retorno está há três quilômetros do bairro.
Um acesso provisório até a trincheira chegou a ser construído pelos moradores,
mas foi fechado pela concessionária no final de dezembro do ano passado por
motivos de segurança, já que o fluxo era feito na contramão da rodovia.
O
projeto de engenharia, que será executado pela CCR Rodonorte, foi detalhado em
primeira mão aos moradores pelo prefeito em exercício Júnior da Femac. Ele
lembra que assim que souberam do fechamento do acesso provisório, tanto ele
quanto o prefeito licenciado Beto Preto não mediram esforços para achar uma
solução. “Na oportunidade ficamos tão surpresos e tristes quanto quem vive
aqui. Sentimos a dor das pessoas e tentamos de tudo para que a defensa colocada
no local fosse retirada, o que não foi possível. Desde então iniciamos as
tratativas com o DER para que o Jardim Curitiba conquistasse uma obra à altura
de sua importância, o que podemos dizer que conquistamos agora, com a
mobilização de todos os moradores, que também abraçaram a luta. A Rodonorte vai
fazer a pista marginal”, anunciou Júnior, com o croqui do projeto em mãos.
“Será uma pista larga, de mão-dupla entre a entrada do Jardim Curitiba até a
trincheira do 30º DER. Uma marginal definitiva, com estrutura pronta para
atender até mesmo tráfego de carreta”, detalhou o prefeito em exercício.
Após
a conclusão das obras a prefeitura vai complementar com a instalação de
iluminação pública. “Grande parte da obra será executada dentro da faixa de
domínio público da rodovia, o que significa que não haverá custo extra. Mas no
encaixe junto à trincheira, haverá a necessidade de desapropriação de uma
pequena área que, na prática deveria ser paga pela Rodonorte ou DER, mas para
agilizar o processo e não acontecer algo semelhante ao que aconteceu no trevo
de acesso ao Distrito de Pirapó, que demorou meses para solucionar a
desapropriação, a prefeitura também assumirá essa parte, declarando utilidade
pública e pagando o valor em comum acordo com o proprietário”, anunciou Júnior.
Com
relação à conquista da marginal, Júnior da Femac enalteceu a atuação do DER. “O
órgão exerceu papel decisivo para o aceite da Rodonorte, por isso rendemos
nossos agradecimentos pelo empenho de toda a diretoria e técnicos do DER. “O
próximo passo agora é o projeto de engenharia receber o “de acordo” por parte
do próprio DER, o que deve acontecer nas próximas semanas. Trabalho que requer
urgência e que vamos contar com o apoio do nosso prefeito licenciado Beto Preto
e do nosso governador Ratinho Júnior”, observou Júnior. Outro ponto que deve
agilizar o início das obras é o fato da empreiteira que irá construir a
marginal ser a mesma que está executando a duplicação do Contorno Sul de
Apucarana. “Falando em previsão, esperamos que as obras tenham início no final
de fevereiro, início de março”, comentou o prefeito em exercício.
Após
avaliar o projeto, o presidente da Associação de Moradores do Jardim Curitiba,
Luiz Neves, disse que os moradores estão felizes e entusiasmados com a resposta
da prefeitura. “Desde que anunciaram a duplicação deste trecho já enxergávamos
que ia dar problema, mas felizmente o prefeito licenciado Beto Preto,
juntamente com o Júnior da Femac, se sensibilizou com a nossa situação e estamos
avançando na solução desse impasse. O que conquistamos agora é muito melhor do
que pedimos. Pensamos em uma via secundária provisória, mas esta marginal com
mão-dupla é algo muito bom, que só temos a agradecer”, disse Neves.
O
vereador Marcos da Vila Reis também comemorou o anúncio de que a Rodonorte vai
construir uma marginal entre o Jardim Curitiba e a trincheira do 30º BIMec, mas
pontuou que é apenas parte do que os moradores da região almejam. “Essa pista
marginal atende parte de um projeto grandioso, onde buscamos uma marginal que
estabeleça a ligação desde o Distrito da Vila Reis até o Contorno Sul”,
ressaltou o vereador. Ele lembra que a duplicação também trouxe transtornos de
acesso à rodovia aos moradores do distrito, prejudicando inclusive o comércio
local. “Uma marginal resolveria o problema e nos devolveria uma segunda
alternativa de saída do bairro, no mesmo local da antiga, por onde hoje é
proibido. Mas estamos avançando, passo a passo, derrubando obstáculos, o que
nos deixa felizes e mais confiantes. A população é merecedora e não pode se
acomodar, ainda há muito o que fazer”, concluiu Marcos da Vila Reis.