Quarta edição do
evento acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, nas dependências do Clube de
Campo Água Azul.
(Foto: Edson Denobi) |
Considerada pelos
organizadores como o maior evento de moda do Norte do Paraná, o Apucarana
Fashion Day (AFD 2018) acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, nas
dependências do Clube de Campo Água Azul. A grande novidade neste ano será uma
rodada internacional de negócios, que reunirá em Apucarana compradores da
América Latina.
O Apucarana Fashion Day é uma promoção do
Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), em
parceria com o Sebrae e APL Bonés. O evento conta ainda com o apoio da
Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal de Indústria e
Comércio.
O lançamento da 4ª edição do evento
ocorreu nesta quinta-feira (16/08), na sede do Sebrae, e contou com uma
palestra sobre tendências mundiais da moda e consumo, ministrada pela
consultora Alexandra Ruy.
De acordo com Elizabete Ardigo, presidente
do Sivale, no dia 29 de novembro haverá o desfile com a participação de 12
marcas, a partir das 19 horas. “Fizemos o lançamento antecipado para que as
empresas possam ter tempo de desenvolver uma coleção e colocar um produto
diferenciado na passarela”, observa.
Já no dia 30, das 9 às 18 horas, haverá a
rodada internacional de negócios, com a participação de cerca de 30 marcas.
“Essa rodada deveria acontecer inicialmente em Curitiba, mas nós conseguimos
trazer para Apucarana por ser um pólo muito forte de confecções. A Federação
das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) está apostando muito neste evento”,
afirma, lembrando que a rodada reunirá 10 compradores da América Latina.
Além da possibilidade de negócios
imediatos, o evento representa uma importante vitrine e o estabelecimento de
contatos. “Foi desta forma que a Rede de Mulheres Solidárias conseguiu fazer
negócios. Elas apresentaram as peças produzidas a partir da fibra de bananeira
no evento do ano passado e posteriormente uma estilista de Santa Catarina
entrou em contato. Hoje, as mulheres solidárias já estão vendendo seus
produtos”, ilustra Ardigo.
O custo de inscrição, tanto para o desfile
quanto para a rodada de negócios, é de R$ 500 para a empresa que for associada
ao Sivale. “As 12 primeiras que se inscreverem garantem participação no
desfile, que será assistido pela comitiva de compradores. O desfile será como
um cartão de visitas para a rodada de negócios que acontecerá no dia seguinte”,
comenta Ardigo.
O secretário municipal de Indústria e
Comércio, Edison Estrope, afirma que o Apucarana Fashion Day vem se
consolidando desde 2015, quando aconteceu a primeira edição. “O evento é
um incentivo para o desenvolvimento de marcas próprias e nasceu do desejo de
expandir e de mostrar Apucarana para o Brasil. Além do mercado interno, agora
tem esta inovação com a rodada de negócios, abrindo as portas para o mercado
internacional”, frisa Estrope.
O planejamento de comunicação do Apucarana
Fashion Day é feito, desde o primeiro evento, pela Agência Pixel. De
acordo com Fábio Greco, diretor de criação da empresa de publicidade, o desfile
também deverá ser transmitido ao vivo pela internet.
Greco afirma ainda que o Apucarana Fashion
Day deixou de ser apenas um evento demonstrativo para ser um canal de negócios.
“As três primeiras edições, somadas, tiveram a participação de 20 marcas, mais
de mil convidados e a geração de cerca de R$ 1 milhão de mídia espontânea. Em
novembro, numa única edição, deveremos atingir praticamente todos esses
resultados”, compara Creco, acrescentando que neste ano haverá uma estrutura
maior, como por exemplo um palco central para facilitar a visualização.