O Ministério Público Federal de Santa Catarina descobriu que
a empresa responsável pelo voo que caiu com a Chapecoense em 29/11/2016 na
Colômbia, não pertença de fato aos donos que constam do papel, e que
dificilmente eles poderiam arcar com os pagamentos; documentos obtidos pelo MPF
mostram que a dona de fato da Lamia seja uma empresa venezuelana, propriedade
de Loredana Albacete, filha de um ex-senador venezuelano; isso poderia mudar a
luta pelo pagamento de indenização aos familiares das vítimas do acidente
247 - O Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF-SC)
descobriu indícios de que a LaMia, a companhia responsável pelo voo que caiu
com a Chapecoense em 29/11/2016 na Colômbia, não pertença de fato aos donos que
constam do papel, e que dificilmente eles poderiam arcar com os pagamentos – um
deles morreu na tragédia e o outro está foragido. No papel, a LaMia
pertence a Miguel Quiroga, que era o piloto do avião e morreu no acidente; e a
Marco Antonio Rocha, foragido.
No acidente, 71
pessoas morreram e 6 ficaram feridas. O avião caiu quando estava perto de
aterrissar no aeroporto de Medellín. Relatório preliminar divulgado pela
autoridade de aviação civil colombiana apontou que a aeronave estava sem
combustível. O relatório final deve ser divulgado na Colômbia nos próximos
dias.
Os
procuradores do MPF-SC encontraram documentos que apontam que a negociação do
fretamento da aeronave com a Chapecoense teve a participação da venezuelana
Loredana Albacete. Por meio de uma conta em Hong Kong, uma outra empresa
receberia os US$ 140 mil (R$ 459 mil) relativos ao deslocamento até Medellín.
Isso reforça a suspeita de que os proprietários da empresa não sejam os
bolivianos, segundo o MPF.
A
relação dos Albacete com a negociação do voo pode colocá-los como responsáveis
solidários em eventual pedido de indenização na Justiça, afirmam o advogado
Eduardo Lemos Barbosa, que representa familiares de vítimas do acidente, e o
engenheiro aeronáutico Shailon Ian. Mas caberia à Chapecoense entrar contra
ambos na Justiça em um procedimento chamado de "ação de regresso"
--quando alguém condenado a pagar indenização aciona uma terceira parte como
maneira de ressarcir prejuízos
Nenhuma
indenização foi paga até o momento pelo acidente. A Chapecoense pagou um seguro
obrigatório e o seguro feito em nome de atletas e funcionários. O clube ainda
deve ser acionado na Justiça por familiares de vítimas. Segundo cálculo do
advogado Josmeyr Oliveira, representante de familiares das vítimas, o total de
indenização que cabe à Chapecoense se aproxima de US$ 400 milhões, muito maior
que os R$ 10,1 milhões de patrimônio do clube. A seguradora da LaMia, a
boliviana Bisa, se recusou a pagar o seguro de US$ 25 milhões por entender,
entre outros motivos, que o piloto e dono da empresa deliberadamente voou sem
combustível, colocando em risco a segurança da aeronave e dos passageiros.