IPTU
APUCARANA CONFIRMA VENCIMENTO DO IPTU PARA O MÊS DE ABRIL
A prorrogação acontece depois que o Município precisou romper o contrato com a gráfica que venceu a licitação para impressão dos carnês e não entregou os documentos no prazo previsto e em conformidade
A
Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Apucarana oficializou nesta sexta-feira
(03/03) a prorrogação da data de vencimento do Imposto Predial e Territorial
Urbano (IPTU), referente ao exercício de 2017. Inicialmente prevista para este
mês, a nova data agora é o dia 10 de abril. Neste ano, serão impressos cerca de
53 mil carnês. O reajuste em relação ao ano passado é de 11,9% e o valor global
do lançamento é de cerca de R$ 20 milhões.
“Muitos contribuintes estão nos procurando para
saber da prorrogação, então esclarecemos oficialmente que o vencimento passou
para 10 de abril, tanto para quem desejar pagar o imposto em parcela única e
aproveitar o desconto de 5%, tanto para quem optar pelo parcelamento, que
poderá ser feito em até 10 vezes, desde que a parcela não seja inferior a
R$37,50”, explica Marcello Augusto Machado, secretário Municipal da Fazenda
A prorrogação acontece depois que o Município
precisou romper o contrato com a gráfica que venceu a licitação para impressão
dos carnês e não entregou os documentos no prazo previsto e em conformidade.
“Infelizmente tivemos este atraso em função da gráfica que venceu a licitação
ter descumprido o contrato na hora de fazer a entrega dos carnês, mas as
medidas judiciais estão sendo tomadas pela prefeitura diante do prejuízo
causado, inclusive declarando a empresa inidônea”, disse Machado.
Dentro da previsão legal, a prefeitura
estabeleceu contrato com a segunda colocada do certame. “Nesta quinta-feira
estive na gráfica em Curitiba, que é uma empresa que tem grande experiência
neste tipo de impressão, e estamos no processo de homologação dos arquivos
junto à Caixa Econômica Federal para que o contribuinte possa fazer o
pagamento”, detalha o secretário
De acordo com ele, o prefeito Beto Preto
solicitou prioridade para o assunto. “Estamos trabalhando para que a impressão
possa ser feita o mais rápido possível para que o correio possa iniciar, quem
sabe já na semana que vem, a distribuição dos carnês fazendo com que cheguem
aos contribuintes que estão com endereço atualizado junto ao cadastro municipal”,
afirmou Marcello Machado.
Após
a homologação dos arquivos, o contribuinte também poderá imprimir uma segunda
via do imposto pela internet através do site oficial da prefeitura, no endereço http://www.apucarana.pr.gov.br. “No fim deste mês de março, o
contribuinte que por ventura não tenha recebido o carnê em casa pode imprimir
pela internet ou comparecer a uma unidade de atendimento especial do IPTU 2017
que está sendo instalada em um imóvel alugado ao lado da prefeitura, na Avenida
Corifeu de Azevedo Marques. Teremos lá funcionários treinados para atender e
tirar todas as possíveis dúvidas com relação ao imposto”, informou o
secretário. Na unidade, o contribuinte poderá também atualizar o cadastro junto
ao município. Outras informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira,
pelo telefone 3422-4000.