segunda-feira, 14 de abril de 2025

Líder do PL protocola urgência de projeto da anistia para presos pelos atos golpistas

Foram contabilizadas 262 assinaturas válidas, cinco além do mínimo necessário; cabe agora a Hugo Motta levar o tema para votação

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ) (foto), protocolou na tarde desta segunda-feira (14) o requerimento de urgência para o projeto de lei que propõe a anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos três Poderes, em Brasília, foram invadidas e depredadas por manifestantes bolsonaristas.

A manobra, considerada estratégica por aliados da oposição, antecipa a tramitação da proposta e tira o projeto das comissões temáticas, acelerando sua ida direta ao plenário da Câmara. A decisão de levar a matéria para votação, contudo, cabe ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), aliado do governo federal, informa a Folha de S.Paulo.

Em postagem nas redes sociais, Cavalcante explicou o motivo da antecipação:

“Acabo de protocolar o requerimento de urgência do PL da Anistia com 264 assinaturas. Diante da pressão covarde do governo para retirada de apoios, antecipei a estratégia. Agora está registrado e público: ninguém será pego de surpresa. Anistia já!”, escreveu o deputado.

Pesquisa socioeconômica do Ipardes chega a 62 municípios nesta semana; veja a lista

Até a última quinta-feira (10), foram respondidos aproximadamente 8.800 questionários, o que equivale a 14,6% dos que serão aplicados até junho. A pesquisa amostral tem caráter regional e deve abranger 361 cidades de todas as regiões, o que equivale a 90% dos municípios do Estado.

PESQUISA
Pesquisa socioeconômica do Ipardes chega a 62 municípios nesta semana; veja a lista  (Foto: Ari Dias/AEN.)

Pesquisadores contratados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) chegam a 62 municípios nesta semana para dar continuidade à coleta de dados de uma amostragem inédita, que pretende traçar o perfil socioeconômico da população paranaense. A fase de campo da Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR) entra na sua terceira semana e já concluiu a amostragem em três cidades: Salto do Lontra, Leópolis e Uraí.

Até a última quinta-feira (10), foram respondidos aproximadamente 8.800 questionários, o que equivale a 14,6% dos que serão aplicados até junho. A pesquisa amostral tem caráter regional e deve abranger 361 cidades de todas as regiões, o que equivale a 90% dos municípios do Estado.

Além das cidades onde já foram iniciadas as amostragens, os pesquisadores também iniciam nesta semana entrevistas domiciliares com moradores das áreas urbanas e rurais de mais 20 municípios: Califórnia, Arapongas, Boa Esperança do Iguaçu, Cambé, Capanema, Carambeí, Castro, Cruzeiro do Iguaçu, Florestópolis, Itambaracá, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Matinhos, Mauá da Serra, Nova Prata do Iguaçu, Paraíso do Norte, Santa Isabel do Ivaí, São João do Caiuá, São Jorge do Oeste e Sarandi.

Com ambulatório especializado, Hospital do Trabalhador fará 10 mil consultas por mês

A nova unidade conta com uma infraestrutura de ponta, com 24 modernos consultórios de especialidades médicas, seis salas para exames complementares, três salas para curativos e 22 salas de apoio operacional, além de uma sala de Recuperação Pós-Anestésica e uma nova farmácia especializada.

HT
Com ambulatório especializado, Hospital do Trabalhador fará 10 mil consultas por mês  (Foto: Gabriel Rosa/AEN)

O governador em exercício Darci Piana inaugurou nesta segunda-feira (14) o novo Ambulatório Médico Especializado (AME) do Hospital do Trabalhador, em Curitiba. A unidade recebeu R$ 13 milhões em investimentos do Governo do Estado para ampliar a capacidade do hospital realizar consultas de especialidades médicas para a população paranaense.

O novo ambulatório foi projetado para atender à crescente demanda por atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Esta entrega reforça nosso compromisso com um serviço de saúde de excelência aos paranaenses. É um ambulatório que vai atender toda a Região Metropolitana de Curitiba, ampliando a capacidade de exames do Complexo do Hospital do Trabalhador”, afirmou Piana.

Atualmente, o Hospital do Trabalhador realiza cerca de 8 mil atendimentos especializados mensais. Com o novo AME, esta capacidade aumenta, de imediato, para 10 mil consultas, podendo chegar a 15 mil atendimentos nos próximos meses.

A nova unidade conta com uma infraestrutura de ponta, com 24 modernos consultórios de especialidades médicas, seis salas para exames complementares, três salas para curativos e 22 salas de apoio operacional, além de uma sala de Recuperação Pós-Anestésica e uma nova farmácia especializada.

O corpo clínico do novo ambulatório vai contar com especialistas em diversas áreas, como ortopedia, cirurgia da mão, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, neurocirurgia, urologia, otorrinolaringologia, anestesiologia e cardiologia.

ATENDIMENTO INTEGRADO – O novo ambulatório, que começa a atender no dia 22 de abril, vai funcionar integrado com a estrutura de saúde do complexo do Hospital do Trabalhador. O hospital segue com os atendimentos de urgência e emergência, enquanto o AME, que fica na Avenida Kennedy, em uma região mais central, passa a realizar os atendimentos ambulatoriais, consultas e exames.

“Todo o acompanhamento pós-operatório e as consultas de especialidades passam para este ambiente mais moderno e acessível que estamos inaugurando hoje. Além disso, ao trazer os atendimentos ambulatoriais para cá, vamos começar a tirar do papel um projeto de ampliação de leitos do Hospital do Trabalhador”, afirmou o secretário de Saúde, Beto Preto.

João Doria reconhece exageros contra Lula: "ninguém fica menor por pedir desculpas"

"Em alguns momentos na vida política eu fui agressivo em excesso. Não era preciso”, avalia o ex-governador

        João Doria (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

Em entrevista publicada pela coluna de Guilherme Amado, no PlatôBR, o ex-prefeito e ex-governador de São Paulo João Doria afirmou que não pretende retornar à vida pública, fez um mea-culpa pelas críticas contundentes dirigidas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no passado e defendeu um novo momento de diálogo e pacificação no país. “Eu estou fora da política e não quero voltar para a política”, declarou.

Distante das disputas eleitorais desde que desistiu da candidatura à Presidência da República em 2022, após disputas internas no PSDB, Doria se reposiciona: de “João Trabalhador”, como era conhecido durante sua gestão na prefeitura da capital paulista, passou a se autodenominar “João Pacificador”. Em novembro de 2024, escreveu uma carta aberta ao presidente Lula, marcando essa mudança de tom, e reiterou o pedido de desculpas na entrevista: “acho que em alguns momentos na vida política e disputando campanhas, eu fui duro demais com algumas pessoas e agressivo em excesso. Não era preciso”, reconheceu. “Eu não tenho nenhuma dificuldade de reconhecer os meus erros e pedir desculpas por eles. Ninguém fica menor por pedir desculpas".

Ainda que mantenha divergências com Lula, Doria admite que ultrapassou os limites do embate civilizado: “eu tenho posições diferentes das do presidente Lula. Continuo mantendo as minhas convicções, mas acho que, em alguns momentos, eu passei de um limite onde eu poderia ter mantido as minhas convicções, mas mantido também a minha educação".

A elite deve se olhar no espelho e tomar vergonha, diz Lula

Presidente também criticou o apoio das elites a políticos que não têm compromisso com o povo

14.04.2025 - Cerimônia de inauguração da nova sede da unidade de Campos dos Goytacazes da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Lula fez duras críticas às elites brasileiras durante evento do governo federal nesta segunda-feira (14). Segundo ele, falta humildade às camadas mais privilegiadas da sociedade para reconhecer que todos — inclusive aqueles sem diploma — têm plena capacidade de contribuir para o desenvolvimento do País.

"As elites que ocuparam o país a partir de Portugal só imaginavam que seríamos cortadores de cana. A elite deve se olhar no espelho e tomar vergonha, porque tem que olhar para o fato de que eu, sem diploma, mais fiz universidades nesse país", disse Lula ao discursar na cerimônia de inauguração da nova sede da unidade de Campos dos Goytacazes da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro.

Lula também criticou o apoio das elites a políticos que não têm compromisso com o povo: "Pesquisem quantas escolas, institutos federais, universidades foram feitas no governo passado? Tem gente que passou por esse país contando mentira e provocando nosso povo".

Ao final, Lula dirigiu-se à plateia com um apelo em favor da educação. Ele reconheceu que apostas e atividades criminosas podem até proporcionar ganhos materiais, mas destacou que, diante dos altos riscos e consequências graves, não há outro caminho seguro senão "estudar, estudar e estudar".

PRF do RN abre investigação após ataque a Lula em perfil no Instagram

 

Sede da PRF-RN em Natal. Foto: reprodução

A Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Norte (PRF-RN) abriu uma investigação interna após um servidor utilizar o perfil oficial da instituição no Instagram para fazer comentários políticos. A postagem, que continha erros de português, elogiava o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e criticava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Bolsonaro doente junta mais gente que Lula são e inaugurando obra. Kkkk (SIC)”, dizia o comentário publicado no domingo (13) pelo perfil oficial da PRF-RN. A corporação afirmou ao Metrópoles que a postagem foi removida imediatamente após ser identificada e que o perfil foi retirado do ar “por tempo indeterminado” como medida preventiva.

Comentário feito pelo perfil oficial da PRF-RN. Foto: reprodução


Já em nota, a PRF informou que o servidor responsável pelo comentário já foi identificado e que a Corregedoria-Geral, em Brasília, instaurou um “procedimento interno para verificar as circunstâncias do ocorrido”. O superintendente da PRF no RN, Péricles Venâncio dos Santos, garantiu que o caso será apurado com rigor e que, se confirmada a irregularidade, as medidas legais cabíveis serão tomadas.

Ex-médico de Bolsonaro se pronuncia após ser trocado por Michelle: “Difícil para mim”

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro e o médico Antônio Luiz Macedo, responsável por cinco de suas cirurgias, em 2019. Foto: Reprodução
O cirurgião gastrointestinal Antônio Luiz Macedo, responsável por cinco operações no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou que não foi convidado para acompanhar o estado de saúde do paciente durante a cirurgia realizada no último domingo (13). “Se precisar ir para Brasília por algum motivo, é lógico que eu vou, mas eles não pediram que eu fosse”, declarou Macedo ao Metrópoles.

A mudança na equipe médica teria sido uma decisão da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Especula-se que um dos motivos possa estar relacionado ao caso da ex-deputada Amália Barros (PL-MT), que faleceu em 2024 após cirurgias realizadas por Macedo para retirada de um nódulo benigno no pâncreas. O médico, no entanto, negou qualquer conflito e atribuiu a troca a questões logísticas, já que ele atua em São Paulo.

“Eu acho que é uma questão da tranquilidade deles em Brasília, onde eles moram. Como eu fico na rede D’Or, aqui em São Paulo, é muito difícil para mim”, explicou Macedo. O ex-presidente foi operado no Hospital DF Star, em Brasília, pelo cirurgião Cláudio Birolini, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Macedo elogiou o colega, afirmando que “foi tudo muito bem feito”.

Secretários têm reunião com técnicos do Honpar para agilizar atendimento pelo “Opera Paraná”


Foto: Divulgação

Secretários de saúde dos 17 municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde participaram hoje (14) de uma reunião com equipe técnica do Hospital Norte Paranaense (Honpar). O objetivo foi orientar e apresentar a relação de profissionais que realizam ambulatório de consultas especializadas no Honpar, para agendamento em consultas pelo Sistema CARE – GSUS, visando agilizar as cirurgias pelo Opera Paraná.

O enfermeiro Leandro da Silva, do Honpar, explica que o foco é evitar transtornos com os pacientes. “Solicitamos a atenção de todos no momento do agendamento, para evitar que os pacientes retornem ao município de origem, sem o devido atendimento”, explica Silva.

O diretor da 16ª Regional, Lucas Leugi, disse que estas reuniões são realizadas a cada mês, como forma de orientar os secretários de saúde e suas assessorias, na forma de um tira dúvidas sobre os critérios de agendamento de consultas, exames e cirurgias. “Hoje o tema foi abordado por equipe técnica do Honpar, que prestou esclarecimentos aos secretários e representantes dos 17 municípios ligados à 16ª Regional de Saúde”, citou Leugi.

Ele reiterou que a Regional de Saúde é a casa dos secretários de saúde na região. “Estamos cumprindo as orientações do Governador Ratinho Junior e do secretário de estado da saúde, Beto Preto, no sentido de garantir um atendimento adequado e desburocratizar todos os processos, permitindo redução nas filas, principalmente, das cirurgias eletivas, ou seja, daquelas que não são emergenciais, sendo realizadas pelo Programa Opera Paraná”, assinala o diretor.

VÍDEO – Bolsonaristas oram em hospital e são repreendidos: “Não use o nome de Jesus”

 

Bolsonaristas que oravam pela melhora do ex-presidente e por anistia são repreendidos por mulher em Brasília. Foto: Reprodução
Um grupo de bolsonaristas foi repreendido enquanto orava em frente ao hospital DF Star, em Brasília, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro está internado. Seus apoiadores pediam uma recuperação rápida e diziam que “o Senhor” ajudaria a avançar o projeto de lei que anistia golpistas.

“Todos os patriotas brasileiros que amam essa nação ficaram apreensivos. Nosso presidente continua firme e forte e nós sabemos que o Senhor vai recuperar o Bolsonaro”, dizia o homem que conduzia a oração.

Uma mulher que passava pelo local confrontou os eleitores de Bolsonaro: “Em nome de Jesus está amarrado. Está amarrado esse monstro. Não use o nome de Jesus. Ele persegue Jesus. Vocês não têm autoridade para falar em nome de Jesus, não usem os evangélicos, não usem o nome de Jesus. Ele é apoiado por Israel, um Estado terrorista e assassino”.

Em resposta, os bolsonaristas ironizaram a fala da mulher e disseram: “Deus te abençoe, nós estamos aqui para abençoar”. Veja:

Carreta da Inovação é atração até quinta-feira em Apucarana

 


Alunos da rede municipal de ensino foram os primeiros a participar das atividades da Carreta da Inovação em Apucarana, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) que vai estar até quinta-feira (14/04) baseada no estacionamento do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), oferecendo oficinas, workshops e treinamentos em áreas como robótica, inteligência artificial e transformação digital para a população.

A abertura da programação aconteceu na tarde desta segunda-feira (14/04) com a presença do prefeito Rodolfo Mota. 

8/1: golpista diz que rompeu tornozeleira após ser confundido com traficante

Marinaldo Adriano Lima da Silva, acusado de participar do 8 de Janeiro e foragido da Justiça – Foto:Reprodução

Marinaldo Adriano Lima da Silva, de 23 anos, está foragido da Justiça após romper a tornozeleira eletrônica que usava por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Acusado de envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro, durante entrevista ao Metrópoles, ele justificou que rompeu o equipamento por medo de traficantes da facção Nova Okaida, no Bairro das Indústrias, em João Pessoa (PB). Marinaldo declarou que foi confundido com um rival por estar com a tornozeleira e teve fotos divulgadas em grupos da facção.

“Acharam que eu era traficante. Desde então, comecei a viver com medo. Medo de ser julgado, de sofrer alguma represália da OKD [Nova Okaida], de estar em perigo dentro do meu próprio bairro. A pressão foi tanta que eu acabei cortando a tornozeleira. Não por maldade, mas por desespero. Só queria ter um pouco de paz”, disse.

O acusado também alegou dificuldades para carregar o equipamento e problemas de saúde que o impediam de se apresentar às autoridades.

APUCARANA: Prefeitura anuncia parques industriais com iluminação 100% LED



Todos os parques industriais públicos de Apucarana passarão a contar com iluminação dotada 100% de tecnologia LED. A medida foi anunciada pelo prefeito Rodolfo Mota durante o balanço dos 100 dias, quando também foram apresentadas as ações programadas para os 100 dias de futuro. O Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) já iniciou o planejamento para a execução da ação, que deverá iniciar nos próximos dias e receber investimentos de cerca de R$ 350 mil.

O prefeito fez de questão de convidar os representantes da classe empresarial para participar do anúncio que atende os parques industriais.

“Com a presença do empresário e presidente da Associação, Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Elio Pinto, fizemos este histórico anúncio. É um compromisso da nossa gestão com os empresários e trabalhadores dos parques industriais”, frisa Rodolfo Mota.

Nunes Marques autoriza PF a acessar dados sigilosos de investigados com foro privilegiado na Overclean

A operação apura desvios em contratos milionários custeados, em parte, com emendas parlamentares

       Kassio Nunes Marques (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal a acessar dados sigilosos de duas pessoas com foro privilegiado, citadas em relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no âmbito da operação Overclean. As informações são do Metrópoles.

A operação apura desvios em contratos milionários custeados, em parte, com emendas parlamentares. Os relatórios de inteligência financeira (RIFs) do Coaf apontam movimentações suspeitas envolvendo investigados e autoridades com prerrogativa de foro no STF ou no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“A medida consistente na autorização para acessar informações produzidas pelo Coaf está adequadamente fundamentada, justificada e proporcionalmente ao pesada conforme as particularidades do caso, sendo necessária para possibilitar a instrução das investigações”, afirmou o ministro na decisão que autorizou a terceira fase da operação.

Com a decisão, a PF poderá ter acesso à identidade do destinatário de um repasse de R$ 435 mil feito por uma das empresas de José Marcos de Moura, conhecido como “Rei do Lixo”. Segundo o documento, Moura movimentou R$ 80,2 milhões em operações consideradas atípicas. A empresa MM Limpeza Urbana, de sua propriedade, foi responsável pela transferência de R$ 435 mil a uma autoridade com foro, sem justificativa aparente.

Médico de Bolsonaro diz que problema "não está 100% resolvido"

Bolsonaro passou por cirurgia no domingo após novo caso de obstrução intestinal. Segundo o médico, novas aderências "vão se formar"

    Claudio Birolini (Foto: Reprodução/CNN Brasil)

Jair Bolsonaro (PL) passou por uma cirurgia de 12 horas no domingo (13) em Brasília, para tratar de um quadro de aderências intestinais. A operação, realizada pelo médico-chefe da equipe cirúrgica, Claudio Birolini, teve como objetivo liberar as aderências e reconstruir a parede abdominal do ex-presidente, informa o Metrópoles. No entanto, em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (14), Birolini afirmou que o problema de Bolsonaro não está completamente resolvido, destacando que o surgimento de novas aderências intestinais é inevitável.

“As aderências vão se formar, isso aí é inevitável. Um paciente que tem um abdômen hostil, por mais que você solte tudo, essas aderências vão se formar”, explicou Birolini, em entrevista concedida no Hospital DF Star, onde Bolsonaro está internado. Ele também mencionou que a recuperação de Bolsonaro nos próximos dias será mais lenta, uma vez que o pós-operatório imediato é crucial e a formação das aderências pode influenciar no processo. “Nós não temos nenhuma intenção de acelerar esse processo”, ressaltou.

Gleisi rebate ataques de Moro à PF: ‘quando era ministro, liberou armas usadas por criminosos’

O senador criticou o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues

Gleisi Hoffmann e Sergio Moro (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados | GUSTAVO BEZERRA)

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), rebateu nesta segunda-feira (14) uma fala do senador Sérgio Moro (União Brasil) sobre o combate ao crime organizado no Brasil. Em publicação nas suas redes sociais, o ex-juiz atacou Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal, ao afirmar que ele é um “tigrão com os manifestantes do 8/1 e uma moça com a corrupção e o crime organizado”, desqualificando as investigações sobre uma tentativa de golpe pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em resposta, Glesi listou uma série de ações do governo Lula (PT) para combater o crime organizado no país e fez uma comparação com a gestão de Moro no Ministério da Justiça. “Ao contrário do que diz Sergio Moro, a Polícia Federal no governo Lula vem batendo recordes no combate às facções criminosas e ao tráfico internacional. Foram R$ 5,6 bilhões tomados do crime em dois anos. Em mais de 2.300 operações efetivamente realizadas, cresceram as apreensões de drogas e armas e o combate ao desmatamento, um desempenho muito superior ao dele quando foi ministro de Bolsonaro e liberou armas e munição usadas pelos criminosos”, rebateu.

Ministros de Lula avaliam que STF pode salvar Glauber Braga e dar recado a Lira

Apontado por Glauber como responsável por sua iminente cassação, Lira tem desafetos no Supremo em razão do ‘orçamento secreto’

      (Foto: Câmara dos Deputados)

Ministros do governo Lula (PT) apostam, nos bastidores, que o Supremo Tribunal Federal (STF) poderá intervir para evitar a cassação do mandato do deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ). A movimentação ocorre após a aprovação, na semana passada, por 13 votos a 5, do parecer do Conselho de Ética da Câmara, que recomendou a perda do mandato do parlamentar por suposta quebra de decoro parlamentar.

Apesar da aprovação no Conselho de Ética, a decisão ainda precisa ser validada pelo plenário da Câmara dos Deputados. No entanto, líderes do Centrão, que detêm grande influência na Casa, veem como provável que a cassação seja confirmada. Nesse cenário, ministros de Lula, que têm bom trânsito no STF, acreditam que a Corte pode reverter a medida, o que seria interpretado, segundo Igor Gadelha, do Metrópoles, como um recado político a Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara.

De acordo com os ministros próximos a Lula, a possível intervenção do STF não se daria em defesa direta de Glauber Braga, mas em uma ação estratégica contra Arthur Lira. "A preço de hoje, a Corte tenderia a derrubar a cassação", afirmam, nos bastidores, membros do governo. A relação entre Lira e o STF, sobretudo devido ao impasse envolvendo o pagamento de emendas parlamentares, tem gerado desconforto em alguns ministros da Corte. Além disso, há o entendimento de que Lira tem atuado nos bastidores para apoiar os bolsonaristas, incluindo no caso do projeto de anistia aos condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro.

Deputados federais aproveitam brecha para empregar parentes em gabinetes; entenda

 

O deputado federal Marreca Filho (PRD-MA), apontado em levantamento por empregar uma prima como secretária parlamentar em seu gabinete – Foto: Reprodução

Deputados federais estão empregando parentes em seus gabinetes, aproveitando brechas na legislação que veda o nepotismo até o terceiro grau.

Um levantamento divulgado pelo Metrópoles identificou ao menos dois parlamentares que contrataram primos para cargos comissionados na Câmara dos Deputados, prática que, embora polêmica, não é considerada ilegal segundo a súmula do Supremo Tribunal Federal (STF).

No gabinete de Marreca Filho (PRD-MA), a secretária parlamentar Iasmin Andrade Filgueira Alvarenga ocupa o cargo desde fevereiro de 2023 e tem salário bruto superior a R$ 7,5 mil. Ela é prima do deputado, que afirmou em nota que a contratação “foi realizada com base em critérios técnicos e legais, conforme previsto para cargos comissionados”.

Situação semelhante ocorre no gabinete de Rodrigo Valadares (União-SE), onde o secretário Leonardo Reis Valadares, também primo do deputado, está nomeado desde março de 2023 com salário bruto de R$ 2,8 mil.

A equipe do parlamentar foi procurada, mas não respondeu sobre os critérios usados para a escolha do funcionário.

“Sem sol e sem comida”: presos do 8/1 na Argentina relatam condições das prisões do país

 

Wellington Luiz Firmino no Salão Verde na Câmara dos Deputados durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro – Foto: Reprodução
Condenados por tentativa de golpe no Brasil e presos na Argentina relatam más condições nas unidades onde estão detidos. Entre as queixas estão falta de atendimento médico, comida insuficiente, celas sujas e ameaças de morte por outros detentos. Um dos presos, Wellington Luiz Firmino, afirmou: “Meus 49 dias preso [na Argentina] foram mil vezes piores do que meus 11 meses na Papuda”, disse durante entrevista ao UOL.

“Era uma cela solitária, que não tinha banheiro, tinha apenas um buraco no chão e uma canequinha pra tomar banho, um fiozinho d’água que você não tem noção do que era… Pernilongo para todo lado”, continuou.

Firmino, condenado a 17 anos por participação nos atos terroristas de 8 de janeiro, foi preso na Argentina em 18 de novembro, dias após zombar do pedido de extradição expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele está com outros brasileiros no Complexo de Ezeiza.

“Roubaram a eleição do Equador na mão grande”, diz Hildegard Angel

Jornalista Hildegard Angel critica Daniel Noboa, acusa interferência de Trump e aponta entrega de base militar nas Galápagos como violação da Constituição

Luisa Gonzalez e Daniel Noboa (Foto: Reuters)

A jornalista Hildegard Angel fez duras críticas ao resultado das eleições no Equador e ao atual presidente do país, Daniel Noboa. Em publicação feita na plataforma X (antigo Twitter), Hildegard declarou que a eleição foi "roubada na mão grande", acusando Noboa de submissão aos interesses dos Estados Unidos e de atuar contra a soberania equatoriana.

“Roubaram a eleição do Equador na mão grande. Noboa foi ver Trump, na casa da Flórida, na semana passada. Liberou uma base militar nas Ilhas Galápagos, coisa proibida pela Constituição. Um entreguista de 37 anos, um canalhazinho como outros que agora vicejam na precária política”, escreveu a jornalista.

Hildegard se referia à recente visita de Noboa ao presidente dos EUA, Donald Trump, ocorrida em sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida. A viagem, segundo informações da imprensa internacional, não constava na agenda oficial do presidente equatoriano e gerou questionamentos sobre seu teor e propósito.

A denúncia mais grave feita por Hildegard envolve a liberação de uma base militar dos Estados Unidos nas Ilhas Galápagos. Segundo a Constituição do Equador, o arquipélago é considerado patrimônio natural da humanidade e zona desmilitarizada, o que impediria legalmente a instalação de bases militares estrangeiras em seu território.

Rafael Correa denuncia "megafraude" na eleição presidencial do Equador

Ex-presidente afirma que resultado do segundo turno é estatisticamente impossível e cobra justiça eleitoral diante de supostas irregularidades

      Rafael Correa (Foto: Reuters)

O ex-presidente do Equador, Rafael Correa, denunciou nesta segunda-feira (14) por meio da rede social X uma “megafraude” no segundo turno das eleições presidenciais do país, após a divulgação de resultados que, segundo ele, indicam uma manipulação grosseira dos votos. Correa se dirigiu diretamente ao povo equatoriano com duras críticas ao processo eleitoral.

“Povo equatoriano: vocês sabem que, diferentemente dos nossos adversários, sempre aceitamos a vitória do oponente quando ela é justa. Desta vez NÃO é”, escreveu Correa. “Estatisticamente o resultado é IMPOSSÍVEL. Luisa teria praticamente o mesmo número de votos do primeiro turno. Eles cometeram uma megafraude, mas cometeram um erro: foram longe demais.”

A denúncia de Correa — que vive na Bélgica e é o principal líder da Revolução Cidadã, movimento de esquerda no país — ecoa entre seus apoiadores, que também questionam o resultado eleitoral. Candidata da Revolução Cidadã, Luisa era apontada por diversas pesquisas como favorita, mas acabou sendo superada por uma diferença considerada suspeita pelo ex-presidente.

Governo Lula faz ofensiva contra assinaturas no PL da Anistia

Parlamentares da base que têm cargos em diferentes escalões no governo podem perder seus assentos

      (Foto: Joedson Alves/Agência Brasil)

Integrantes do governo Lula (PT) iniciaram uma investida estratégica junto aos mais de 100 deputados da base governista que assinaram a proposta de urgência para a anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. A proposta, que visa isentar de punições aqueles que participaram da tentativa de golpe, gerou um forte movimento de oposição dentro do Palácio do Planalto, resultando em conversas diretas com lideranças dos partidos aliados que apoiaram a urgência do projeto, informa Bela Megale, do jornal O Globo.

Boletim Focus: analistas reduzem projeções para o dólar nos próximos 3 anos

Previsão para o dólar em 2025 permaneceu em R$ 5,90

Sede do Banco Central em Brasília (Foto: Reuters/Adriano Machado)

Por Felipe Moreira, InfoMoney - As projeções dos analistas para o câmbio em 2026, 2027 e 2028 foram revisadas para baixo, conforme divulgado no Relatório Focus do Banco Central nesta segunda-feira (14). Já previsão para o dólar em 2025 permaneceu em R$ 5,90.

A projeção para inflação este ano ficou em 5,65%.

A projeção do PIB, por sua vez, subiu 1,97% para 1,98%.

A mediana para taxa básica de juros (Selic) ficou estável em 15% neste ano, há 14 semanas.

Datafolha: 58% dos brasileiros reduzem compras por causa da inflação dos alimentos

Entre aqueles com renda de até dois salários mínimos, 67% afirmam ter diminuído as compras de comida nos últimos meses

Carrinho de compras no supermercado (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo)

Por Marina Verenicz, InfoMoney - A inflação tem forçado mudanças significativas no cotidiano dos brasileiros e se consolidado como um dos principais fatores de desgaste da popularidade do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (14).

O levantamento mostra que 58% dos brasileiros reduziram a quantidade de alimentos comprados nos últimos meses devido à alta de preços. O impacto é ainda mais acentuado entre os mais pobres: entre aqueles com renda de até dois salários mínimos, 67% afirmam ter diminuído as compras de comida.

Ao todo, oito em cada dez entrevistados mudaram algum hábito devido à inflação. As principais medidas incluem: sair menos para comer fora (61%), trocar a marca de café por uma mais barata (50%) e reduzir o consumo da bebida (49%). Um quarto da população afirma ter menos comida do que o suficiente em casa.

A pesquisa ouviu 3.054 pessoas em 172 municípios entre os dias 1º e 3 de abril, com margem de erro de dois pontos percentuais.

Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Butantan para aplicação no Brasil

O imunizante, com alta eficácia comprovada em ensaios clínicos, será uma ferramenta importante no combate à doença, que afeta milhões na América Latina

      (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (14) o pedido de registro definitivo da vacina contra a chikungunya, desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Valneva, uma empresa franco-austríaca. Com essa aprovação, o imunizante será autorizado para uso na população brasileira acima de 18 anos. A vacina representa um avanço significativo no combate a uma doença que tem afetado milhares de brasileiros e outros cidadãos latino-americanos, principalmente na Argentina, Bolívia e Paraguai.

Lei da Reciprocidade Comercial entra em vigor nesta segunda-feira

Nova Lei é resposta à escalada da guerra comercial

Navios no Porto de Santos 01/05/2024 REUTERS/Amanda Perobelli (Foto: Amanda Perobelli)

Agência Brasil - Sancionada na última sexta-feira (11), a Lei da Reciprocidade Comercial entrou em vigor nesta segunda-feira (14) após ser publicada no Diário Oficial da União.

A legislação autoriza o governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países e blocos que imponham barreiras unilaterais aos produtos do Brasil no mercado global. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto.

O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional no início do mês e sancionado na semana passada, sem vetos, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

☉ Tarifaço - A nova lei é uma resposta à escalada da guerra comercial desencadeada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a maioria dos países do mundo, mas que se intensificou nos últimos dias de forma mais específica contra a China.

Bolsonaro continua internado na UTI após cirurgia abdominal e sem previsão de alta

Jair Bolsonaro passou por procedimento de 12 horas no domingo (13) e segue em recuperação no hospital DF Star

Jair Bolsonaro (Foto: Ueslei Marcelino / Reuters)

Jair Bolsonaro (PL) continua internado na UTI do Hospital DF Star e não tem previsão de alta para esta semana, conforme informações divulgadas por sua equipe médica nesta segunda-feira (14), informa a Folha de S. Paulo. A cirurgia à qual Bolsonaro foi submetido no domingo (13) durou 12 horas e foi considerada de grande complexidade, segundo os médicos responsáveis pelo atendimento.

De acordo com a nota oficial do hospital e os relatos do chefe da equipe cirúrgica, Cláudio Birolini, e dos cardiologistas Leandro Echenique e Ricardo Camarinha, o ex-presidente passou por um procedimento para remoção de aderências no intestino e reconstrução da parede abdominal. O quadro de Bolsonaro foi descrito como estável, mas o hospital enfatizou que ele segue sob vigilância intensiva na UTI, sem previsão de ser transferido para um quarto nas próximas semanas.

Em comunicado, a equipe médica esclareceu que, ao contrário do que foi publicado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em suas redes sociais, o ex-presidente ainda não deixou a UTI. "Não houve intercorrências nem necessidade de transfusão de sangue durante a cirurgia, e a obstrução intestinal foi corrigida", afirmou o diretor médico do hospital, Guilherme Meyer.

Justiça autoriza prisão de Janones em caso de descumprimento de medidas protetivas

Deputado é acusado por prefeita de Ituiutaba de “pornografia de revanche”

André Janones e Leandra Guedes (Foto: Reprodução/Facebook)

A Justiça de Minas Gerais autorizou a prisão do deputado federal André Janones (Avante-MG), caso ele descumpra as medidas protetivas determinadas em processo movido por sua ex-companheira, a prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes (Avante). As informações são do jornalista Paulo Cappelli, em sua coluna no Metrópoles.

Leandra acusa o deputado de ameaçá-la e de compartilhar, sem consentimento, uma foto íntima com um secretário municipal. O juiz Paulo Fernando Naves de Resende, responsável pelo caso, foi categórico: “o descumprimento das medidas protetivas constitui crime, art. 24-A da Lei n.º 11.340/2006, autorizando sua prisão em flagrante”.

Governo Lula reformula programa de filas do SUS e prevê cirurgias na rede privada

Nova gestão do Ministério da Saúde aposta em mutirões e parceria com hospitais privados para acelerar atendimentos

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Um ano após ser anunciado com pompa no Palácio do Planalto, o programa Mais Acesso a Especialistas, idealizado para reduzir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS), passa por uma ampla reestruturação sob a condução do ministro Alexandre Padilha (PT). De acordo com reportagem do jornal O Globo, a reformulação busca resgatar o protagonismo de uma das promessas centrais da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva em 2022.

Com a missão de transformar o programa em uma das marcas do terceiro mandato de Lula, o Ministério da Saúde trabalha em uma guinada estratégica. A proposta em debate inclui o uso da rede privada de saúde para realizar exames e cirurgias, além de parcerias com operadoras de planos de saúde, contratação de novas equipes médicas e ampliação dos mutirões pelo país. O plano também prevê uma reformulação da identidade do programa, com um novo nome mais direto e de fácil memorização — “Mais Acesso a Especialistas” e sua sigla, “PMAE”, foram considerados confusos e pouco comunicativos.