sexta-feira, 11 de abril de 2025

STF rejeita recursos de deputados do PL que viraram réus

Parlamentares foram acusados de cobrar propina por emendas

       STF (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

André Richter - Agência Brasil - Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (11) rejeitar recursos de dois deputados federais e de um suplente do PL que se tornaram réus pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa.

Na semana passada, o colegiado iniciou o julgamento virtual de recursos protocolados pelas defesas dos deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA) e Pastor Gil (PL-MA), além do suplente Bosco Costa (PL-SE). Eles são acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de cobrarem propina para a liberação de emendas parlamentares.

Durante o julgamento virtual, além do relator, Cristiano Zanin, votaram contra os recursos os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Para o relator, as defesas buscam rediscutir a matéria. "Os embargos de declaração não constituem meio processual adequado para a reforma do julgado, não sendo possível atribuir-lhes efeitos infringentes, salvo em situações excepcionais, o que não ocorre no caso em questão", disse Zanin.

Nasi esculacha o bolsonarista Roger: “Tenho 50 shows até o final do ano. O Ultraje tem seis”

 

Nasi, do Ira!, zombou do bolsonarista Roger Moreira, do Ultraje a Rigor. Foto: reprodução
O vocalista do Ira!, Nasi, disparou contra o bolsonarista Roger Moreira, do Ultraje a Rigor, em entrevista à Billboard, quando falou sobre o cancelamento de shows no Sul do país após se se manifestar contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Tem outras bandas. Vão curtir Ultraje a Rigor. Eu tenho 50 shows até o final do ano. O Ultraje tem seis”, ironizou o músico.

A provocação política foi além: “O Ira! é democrático, passamos pela ditadura. Não quero público fascista. Se querem extrema-direita, têm o Ultraje”. Nasi ainda destacou a diferença de agenda entre as bandas, sugerindo maior sucesso de sua turnê.

Avião com 96 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Aeronave pousou em Fortaleza com 96 repatriados a bordo

             Avião com 96 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil (Foto: FAB/Divulgação)

Agência Brasil - Já está no Brasil uma nova leva de brasileiros deportados dos Estados Unidos, em decorrência da política migratória implantada pelo governo de Donald Trump naquele país. A aeronave pousou com 96 repatriados às 9h10 no aeroporto de Fortaleza.

De acordo com a Superintendência da Polícia Federal no Ceará, um homem com mandado de prisão aberto foi preso assim que chegou.

Após terem sido algemados pelas autoridades norte-americanas, os repatriados foram acolhidos em um posto avançado de atendimento humanizado.

Moraes dá cinco dias para Bolsonaro e réus apresentarem defesa prévia

Pela decisão, réus poderão alegar "tudo o que interesse à sua defesa"

      Alexandre de Moraes - 25/03/2025 (Foto: Rosinei Coutinho/STF)

André Richter - Repórter da Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu prazo de cinco dias para os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus do núcleo 1 da trama golpista apresentarem defesa prévia.

A abertura do prazo é a primeira medida assinada pelo ministro na ação penal aberta hoje contra os acusados. Moraes é o relator do caso.

A abertura é uma formalidade para cumprir a decisão da Primeira Turma da Corte que aceitou denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e transformou Bolsonaro, o general Braga Netto e outros acusados em réus.

Pela decisão, os acusados poderão alegar "tudo o que interesse à sua defesa", além de indicar provas pretendidas e arrolar testemunhas, que deverão depor por videoconferência.

Moraes também confirmou que Bolsonaro e os demais acusados deverão prestar depoimento ao final da instrução. A data ainda não definida.

Nunes Marques vota pela absolvição de 17 réus do 8 de Janeiro

Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Edson Fachin e Flávio Dino já votaram pela condenação; Mendonça divergiu

André Mendonça e Nunes Marques foram indicados ao STF por Bolsonaro (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF | Nelson Jr./SCO/STF)

CartaCapital - Os ministros André Mendonça e Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, votaram nesta quinta-feira 10 para absorver 17 réus acusados de participarem dos atos golpistas de 8 de Janeiro. O julgamento acontece no Plenário Virtual e encerra nesta sexta-feira 11.

Os réus foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República por terem participado do acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília. Até agora, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Edson Fachin e Flávio Dino já votaram pela condenação

Leia a íntegra na CartaCapital.

Moraes concede prisão domiciliar ao deputado Chiquinho Brazão

Parlamentar é réu na ação sobre a morte de Marielle Franco, no Rio

   Chiquinho Brazão (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

André Richter - Agência Brasil - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar, nesta sexta-feira (11), o deputado federal Chiquinho Brazão (foto) (sem partido-RJ), um dos réus na ação penal sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018, no Rio de Janeiro.

Brazão está preso no presídio federal de Campo Grande e deverá ficar em prisão domiciliar, além de cumprir medidas cautelares como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de utilizar redes sociais, ter contato com outros investigados e receber visitas sem autorização.

A decisão do ministro foi motivada por um pedido de soltura feito pela defesa de Brazão. Os advogados alegaram que o deputado corre “risco elevado de morte” na prisão. Os defensores citaram que ele tem diversos problemas de saúde.

A defesa relatou a ocorrência de episódios recentes de angina (dor provocada pelo baixo volume de sangue no coração). Os advogados afirmaram que ele já passou por um cateterismo e a instalação cirúrgica de um stent (dispositivo para restaurar o fluxo sanguíneo) após exames constatarem a obstrução de duas artérias coronarianas.

Bolsonaro atualiza álbum de fotos em hospital e se vitimiza: “Consequência de 2018”

O ex-presidente Jair Bolsonaro está novamente internado. Foto: reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais na tarde desta sexta-feira (11) para publicar uma foto de sua internação no Hospital Rio Grande, em Natal (RN), e explicar sua situação. Ele passou mal hoje de manhã logo após o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmá-lo como réu por tentativa de golpe de Estado e precisou ser hospitalizado.

Segundo Bolsonaro, “a causa foi uma complicação no intestino delgado, consequência das múltiplas cirurgias que precisei realizar após o atentado sofrido em 2018”.

Em publicação nas redes sociais, Bolsonaro atribuiu o problema a “uma complicação no intestino delgado, consequência das múltiplas cirurgias que precisei realizar após o atentado sofrido em 2018”. O ex-presidente, que chegou a ficar desacordado, afirmou estar “se recuperando, sem febre e com boa evolução clínica”, mas permanece internado para novos exames.

“Momentos assim nos lembram da fragilidade da carne e da fortaleza que vem da fé, da família e daqueles que permanecem ao nosso lado, mesmo à distância”, escreveu Bolsonaro, em mensagem que misturou relato médico e apelo ao eleitorado religioso.

Regional de Saúde recebe lotes de vacina da dengue e de dipirona


        Foto: Divulgação

O diretor da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Lucas Leugi anunciou nesta sexta-feira a chegada de um novo lote de 525 vacinas da dengue, requisitada por municípios da região. Também foram recebidos da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), 400 frascos e 4.000 comprimidos de Dipirona, que são muito utilizados no tratamento de pessoas que positivaram para dengue.

A vacina da dengue está sendo aplicada no público-alvo de 10 a 14 anos. E , nos 17 municípios da área de abrangência da 16ª RS, a meta é imunizar 23.897 pessoas. A previsão de vacinação e de 8.280 jovens de 10 a 14 anos em Apucarana; 7.613 em Arapongas; 459 em Bom Sucesso; 473 em Borrazópolis; 551 em Califórnia; 585 em Cambira; 1.138 em Faxinal; 339 em Grandes Rios; 1.187 em Jandaia do Sul; 237 em Kaloré; 538 em Marilândia do Sul; 292 em Marumbi; 732 em Mauá da Serra; 159 em Novo Itacolomi; 184 em Rio Bom; 566 em Sabáudia e 564 em São Pedro do Ivaí.

Aliados de Hugo Motta dizem que PL descumpriu acordo e que pauta de anistia aos golpistas do 8/1 não deve avançar

Presidente da Câmara tem dito a interlocutores que agressividade do PL fere acordo fechado no início do ano e que a pauta não tem o apoio de líderes

      Hugo Motta (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

O governo federal, o Supremo Tribunal Federal (STF) e aliados do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), estão alinhados em um esforço para adiar as discussões sobre o projeto de anistia aos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro, que visam garantir perdão irrestrito aos responsáveis pelos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília.

A proposta, apoiada por radicais bolsonaristas, não tem amplo respaldo popular e se apresenta como um tema sensível para os dois principais poderes, que preferem evitar a pauta devido às consequências políticas e jurídicas envolvidas.

De acordo com a jornalista Camila Bomfim, do g1, a principal estratégia de Hugo Motta é barrar a tramitação do projeto, mesmo diante da crescente pressão para avançá-lo. A articulação de Motta com o PL (partido de Jair Bolsonaro), logo após assumir a presidência da Câmara, foi crucial para que o tema da anistia fosse mantido em espera. O acordo entre Motta e o PL estipulava que a proposta de anistia só seria discutida se o partido se abstivesse de pressionar pela aceleração da pauta. Contudo, o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), descumpriu esse entendimento, e depois de uma tentativa frustrada de obstrução, já indicou que poderá retomar a estratégia.

Carreta da Inovação chega a Apucarana nesta segunda-feira



A Carreta da Inovação da Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial d Paraná vai estar em Apucarana de segunda a quinta-feira da próxima semana (14 a 17/04). Com apoio da prefeitura, através do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa  Planejamento (Idepplan), Conecta Apucarana, Sebrae, Acia, Núcleo de Educação, Sistema Fecomércio, UTFPR, FAP e Unespar, o caminhão adaptado com salas de aula, mobiliário, televisores, computadores, serviço de internet por satélite com conexão Starlink, e outros equipamentos, vai estar estacionado no Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão).

O evento tem início na segunda às 14 horas e vai até as 18 horas. Na terça-feira, das 9 às 19 horas e, na quarta-feira, às 9 horas, tem início a virada da inovação (Ideathon), encerrando na quinta às 12 horas. O prefeito Rodolfo Mota convida a comunidade para participar da programação. “Trata-se de mais um projeto inovador do Governo Ratinho Júnior, que está rodando o Estado oferecendo oficinas, workshops e treinamentos em áreas como robótica, inteligência artificial e transformação digital para a população”, explica Mota, salientando que o projeto oferece programação gratuita e aberta ao público, com foco em inovação, tecnologia, lazer e serviços ao cidadão. “Agradeço ao secretário Alex Canziani por direcionar a Carreta da Inovação para Apucarana, com certeza serão dias de muito aprendizado”, pontuou o prefeito.

O diretor-presidente do Idepplan, engenheiro civil Thalles Felipe Kovalczuk Ribeiro, salienta que o projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Unicentro.

“Em Apucarana, a prefeitura é uma das parceiras desta ação que tem, entre as atrações, demonstrações de impressora 3D, experiências com óculos de realidade virtual, palestras, cursos e workshops sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo”, detalha Ribeiro.

De acordo com informações do Governo do Paraná, também estão previstas oficinas de robótica com o Sesc, mostra de projetos inovadores, painéis com especialistas e lideranças locais, além do Ideathon, um desafio de 24 horas onde alunos e profissionais vão cocriar soluções para os desafios de Apucarana. As vagas para o Ideathon, que acontecem na quarta e quinta-feira (16 e 17/04), são limitadas e devem ser garantidas através de inscrição prévia, preenchendo o formulário https://forms.office.com/r/bTNmwQKaYB.



Fonte: Prefeitura de Apucarana

STF publica acórdão: Bolsonaro e sete aliados se tornam oficialmente réus por tentativa de golpe

Julgamento da ação penal deve ocorrer ainda neste ano

Estátua da Justiça em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal em Brasília e Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes | REUTERS/Adriano Machado)

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta sexta-feira o acórdão que torna Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados réus pela tentativa de golpe após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022, informa o jornal O Globo. A decisão segue o julgamento de um processo em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa os envolvidos de articulação para a realização de um golpe de Estado. A ação penal será julgada ainda em 2025.

O julgamento da Primeira Turma do STF, ocorrido em março, foi unânime. Os cinco ministros do colegiado aceitaram, por votação unânime, a denúncia da PGR contra Bolsonaro e outros sete réus, configurando-os como responsáveis pela tentativa de golpe. A denúncia foi recebida por todos os ministros: o relator Alexandre de Moraes, e os colegas Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

'Não é normal que deputados governistas apoiem anistiar quem tentou matar Lula', critica Lindbergh

Líder do PT na Câmara dá ultimato: "é hora desses deputados definirem se querem ou não continuar na base do governo"

      Lindbergh Farias (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) usou as redes sociais para afirmar que a defesa do PL da Anistia feita por Jair Bolsonaro (PL) interessa, sobretudo, a ele próprio, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. "Só se preocupa com o próprio umbigo", postou. O parlamentar também criticou duramente a postura de deputados da base governista que assinaram o requerimento de urgência da proposta.

"Não dá para achar normal que deputados da base do governo assinem um projeto de anistia para quem tentou matar o Lula. É hora desses deputados definirem se querem ou não continuar na base do governo", escreveu Lindbergh no X, antigo Twitter.

Quadro de saúde de Bolsonaro é estável e ele não deverá passar por nova cirurgia, diz médico

Ex-mandatário sentiu fortes dores abdominais nesta sexta-feira , durante agenda no interior do Rio Grande do Norte, e foi levado para Natal de helicóptero

Ex-presidente Jair Bolsonaro na porta da sua casa em Brasília (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Jair Bolsonaro (PL) está estável e não apresenta mais dores após ser transferido para o Hospital Rio Grande, em Natal, na manhã desta sexta-feira (11), após sofrer um quadro de distensão abdominal. A transferência ocorreu após atendimento inicial em um hospital municipal no Rio Grande do Norte, onde Bolsonaro foi atendido com urgência. As informações, segundo a Folha de S. Paulo, foram divulgadas pelo médico Luiz Roberto Fonseca, responsável pelo acompanhamento do quadro clínico do ex-mandatário.

“Por enquanto, não há necessidade de cirurgia”, afirmou Fonseca, destacando que o foco agora é a recuperação das funções intestinais de Bolsonaro. De acordo com o médico, um outro especialista que acompanha a saúde de Bolsonaro está em deslocamento para Natal para reforçar o atendimento.

Secretário de Justiça do Paraná acompanha ações de cidadania em Apucarana


Na manhã desta sexta-feira (11/4), Apucarana recebeu a visita do Secretário de Estado da Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda. O titular da pasta veio ao município para acompanhar de perto as ações dos programas Justiça no Bairro e Paraná em Ação, que estão sendo realizadas no Ginásio de Esportes Lagoão.

O prefeito Rodolfo Mota recepcionou o secretário e destacou a importância da iniciativa. “É uma grande satisfação receber o Secretário de Justiça em um evento tão significativo para a nossa população. Os programas Justiça no Bairro e Paraná em Ação já realizaram centenas de atendimentos desde ontem (10/4) e seguirão com as atividades até amanhã (12/4). Essa é uma parceria estratégica entre o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça, o SESC e a Prefeitura de Apucarana, que busca ampliar o acesso à cidadania. Aproveito para agradecer o empenho dos nossos servidores, que estão envolvidos na organização do evento desde o mês passado”, declarou o prefeito.

Durante a visita, o secretário Santin Roveda ressaltou o caráter itinerante e inclusivo das ações. “Esses programas demonstram o compromisso do Governo do Paraná com um modelo de gestão que vai até as pessoas, especialmente aquelas que mais necessitam. O nosso estado se destaca como o mais sustentável e inovador do país, oferecendo oportunidades em diversas áreas. Aqui em Apucarana, estamos disponibilizando vagas de emprego, atendimentos na área da saúde e orientação jurídica para questões como divórcios e guarda de filhos. Além disso, temos a presença de órgãos como a SANEPAR e a COPEL, que estão promovendo os programas sociais Água Solidária e Luz Solidária, muitas vezes desconhecidos pela população. O nosso objetivo é claro: servir bem os paranaenses”, afirmou Roveda.

Rodolfo Mota faz balanço dos 100 dias e anuncia novos investimentos na ordem de R$ 140 milhões

 


Em solenidade realizada no Cine Teatro Fênix, o prefeito de Apucarana Rodolfo Mota promoveu nesta quinta-feira (10/04) a apresentação oficial da “Agenda 100” - um conjunto de ações administrativas e operacionais executadas nos primeiros 100 dias de mandato. O evento marcou uma prestação de contas pública, reunindo autoridades políticas e militares, servidores, representantes da sociedade civil organizada e a comunidade.

Durante a cerimônia, Mota utilizou um telão para apresentar um balanço dos 100 primeiros dias de gestão e anunciar o planejamento para os próximos meses, os chamados “100 dias de Futuro”, projetando investimentos na ordem de R$ 140 milhões. Deste montante, R$ 37 milhões são oriundos de emendas parlamentares e recursos próprios e outros R$103,5 milhões são fruto de parcerias com o governo do Estado.

Rodolfo Mota explicou que os investimentos com recursos próprios e emendas parlamentares foram viabilizados em setores estratégicos da administração municipal como Saúde, Educação, Agricultura, Indústria, Comércio e Emprego, Gestão Pública, Esportes, Assistência Social, Trânsito e Segurança Pública, Cultura e Turismo, além da pasta da Mulher e Assuntos da Família. “Nesta noite especial cumprimento todos os nossos servidores públicos comissionados e efetivos que, junto conosco, estão em cada lugar dessa cidade atendendo à comunidade. Agradeço ao nosso time de vereadores e ao secretariado municipal. Sem vocês esses 100 dias seriam muito mais difíceis. Obrigado por aceitarem estar comigo neste desafio. Todos são realmente vocacionados e dedicados no que fazem.

Nada supera o trabalho e nada é mais forte do que a Fé”, destacou o prefeito Rodolfo Mota.

O vereador Moisés Tavares falou em nome do Legislativo Municipal. “Quatro anos são 1.460 dias, então ainda temos 1.360 dias, prefeito Rodolfo, para continuar cuidando da cidade”, disse de forma descontraída. “Neste ritmo, tenho a certeza de que juntos vamos fazer com que Apucarana seja a cidade que a gente sempre sonhou no estado do Paraná, que ela volte a ser reconhecida pelas pessoas decentes na administração pública”, frisou o vereador.

O anúncio dos “100 dias de Futuro” foi feito pelo próprio prefeito, convocando os secretários e parlamentares presentes para repassar detalhes das ações e investimentos. Na área da Saúde, Mota revelou que está prevista a aplicação de R$ 9,6 milhões, contemplando a reforma de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Laboratório Municipal, bem como a aquisição de ambulâncias, veículos, mobiliário e equipamentos. Os recursos também viabilizarão a contratação de seis mil consultas especializadas e três mil exames de imagem.

O deputado Do Carmo viabilizou 5 milhões e 195 mil reais para obras de acesso ao Contorno Sul, na saída para Maringá, aquisição de 5 veículos, 1 micro-ônibus, 1 ônibus, 2 ambulâncias, trator agrícola traçado e maquinários para serviços públicos e agricultura. Já o deputado delegado Jacovós garantiu 4 milhões e 300 mil reais para duas ambulâncias, 1 veículo, 1 caminhão caçamba e maquinários para atender a agricultura e serviços públicos. O deputado federal Felipe Francischini, por sua vez, destinou R$ 2 milhões para fortalecimento da atenção primária em saúde, com impacto direto nas 25 UBSs do município. A deputada Luísa Canziani, que não pode comparecer ao evento devido a compromissos previamente agendados, destinou 1 milhão de reais para reforma de UBS, aquisição de duas ambulâncias e cursos profissionalizantes para mulheres e jovens.

Na Educação, os recursos autorizados somam R$ 4,56 milhões, que serão investidos em reformas emergenciais em todos os 60 prédios escolares, instalação de ar-condicionado em 10 unidades, inclusão de agasalhos e camisetas no uniforme escolar – inclusive para os alunos da APAE – e aquisição de 240 chromebooks com headsets. Parte desses equipamentos foi viabilizada por meio de emenda do deputado delegado Jacovós, no valor de R$ 260 mil.

O setor de Agricultura contará com R$ 1,27 milhão em investimentos, destinados à aquisição de um trator agrícola, reforma do viveiro do bairro Parigot de Souza e compra de calcário e insumos para o programa Terra Forte.

Nos Serviços Públicos, estão autorizados R$ 9,55 milhões para aquisição de cinco novos maquinários, caminhão caçamba 6x2 (ambos por meio de emenda dos deputados delegado Jacovós e Do Carmo), contrapartidas municipais, recapeamento asfáltico, operações tapa-buracos terceirizadas e compra de uniformes para servidores.

A área do Meio Ambiente deverá receber R$ 1,1 milhão para aquisição de viatura, equipamento de ultrassom para diagnóstico de árvores, contratação de operários para manejo arbóreo, ampliação do Parque das Aves e instalação de parquinho infantil. Ainda na solenidade, o prefeito Rodolfo Mota assinou o Decreto Municipal nº 170/2025, criando a Área de Proteção Ambiental Lago Jaboti. De acordo com ele, são 200 mil metros quadrados que agora estão legalmente credenciados a receber ICMS Ecológico, recursos que serão revertidos na conservação do parque.

No setor de Trânsito e Segurança Pública, estão previstos R$ 1 milhão para aquisição de viaturas para a Guarda Civil Municipal (GCM) e para o Departamento de Trânsito, além da compra de coturnos e uniformes. Também foi formalizado convênio com a Polícia Federal sobre o porte de armas para os GCMs.

A pasta de Esportes será contemplada com R$ 1,075 milhão, voltados à reforma da quadra do Ginásio Lagoão, da piscina do Centro da Juventude, apoio financeiro a atletas por meio do Conselho Municipal de Esportes e aquisição de kits multimodalidade – esses viabilizados por emenda do deputado delegado Jacovós.

No campo da Cultura e Turismo, foram autorizados R$ 400 mil para aquisição de instrumentos musicais destinados à formação da Big Band de Apucarana, além de fardamento e equipamentos de som para os eventos municipais.

Na área de Indústria, Comércio e Emprego contará com R$ 500 mil para realização de cursos de capacitação em parceria com SESC, SENAC e SENAI.

Em Gestão Pública, estão previstos R$ 790 mil para aquisição de equipamentos de tecnologia, entre eles um novo servidor de rede, computadores e notebooks, além de veículos para apoio técnico-administrativo.

No Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), serão investidos mais R$2,3 milhões para usina fotovoltaica e aquisição de carros elétricos.

A Secretaria da Mulher e Assuntos da Família terá R$ 500 mil em investimentos, incluindo locação de nova sede em área central, aquisição de veículos e oferta de cursos de capacitação. Parte desses recursos, incluindo a compra de veículo, foi viabilizada por emenda do deputado delegado Jacovós.

A Assistência Social foi contemplada com R$ 190 mil, valor que será utilizado na compra de dois veículos. Já na área de Obras, estão autorizados R$ 2,785 milhões, que serão aplicados em obras de acesso ao Contorno Sul (saída para Maringá), construção do Centro de Convivência do Idoso, aquisição de veículo e contrapartida municipal para pavimentação da estrada entre o Cruzeirinho e a Vila Reis – ação realizada em parceria com a Itaipu Binacional. Parte desses investimentos também é oriunda de recursos indicados pelo deputado Do Carmo.

Parcerias de R$103,5 milhões com o Governo do Paraná

O prefeito Rodolfo Mota também elencou parcerias que vão acontecer com o Governo do Paraná nos próximos meses, totalizando R$103,5 milhões. São cerca de R$60 milhões na construção de três colégios estaduais, R$3,5 milhões na construção de dois centros municipais de educação infantil (CMEIs), R$15 milhões para a construção do novo quartel do 11º Grupamento de Bombeiros do Paraná (11º GB), R$15 milhões para a reconstrução da estrada Apucarana-Rio Bom e outros R$10 milhões junto ao Programa Ilumina Paraná, para levar luminárias LED para 100% da cidade. “Em todas essas obras a prefeitura estará dando a sua contrapartida, como aquisição dos terrenos, chegando a cerca de R$103,5 milhões”, acentuou Mota.

Entre as autoridades políticas presentes destaque para os deputados estaduais delegado Jacovós e do Carmo, e também o deputado Federal, Felipe Francischini. Além do vice-prefeito Marcos da Vila Reis e todo o secretariado municipal, os vereadores Moisés Tavares, Wellington Gentil, Tiago Cordeiro, Sidnei da Levelimp, Luciano Facchiano, Gabriel Caldeira e Guilherme Livoti. Os prefeitos Moisés de Andrade (Rio Bom), Ana Lúcia de Oliveira (Cambira) e João Pedro (Novo Itacolomi), também prestigiaram o anfitrião Rodolfo Mota, juntamente com o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana, Élio Pinto, o comandante do 11º Grupamento de Bombeiros do Paraná (11º GB), major Leandro José Calegari, o delegado chefe da 17ª Subdivisão Policial de Apucarana, Marcus Felipe da Rocha, o delegado André Garcia, o chefe do Estado Maior do 2° Comando Regional de Londrina, Tenente-Coronel Juarez Saldanha Machado e o Subcomandante do 10º BPM, major Alessandro Ribeiro da Costa, entre outras autoridades.



Fonte: Prefeitura de Apucarana

Torneio do Trabalhador 2025 contará com 30 equipes em Apucarana



Foi realizado na noite da terça-feira (08/04), no Centro da Juventude Alex Mazaron (CEJA), o congresso técnico que definiu os detalhes do tradicional Torneio do Trabalhador de Futebol, em homenagem ao 1º de Maio, em Apucarana. A edição de 2025 contará com a participação de 30 equipes, sendo 28 na categoria masculina e duas na feminina.

O encontro reuniu o secretário municipal de Esportes, Bruno Marchi, o coordenador geral do torneio, Ângelo Danilo, e os representantes dos times inscritos.

A fase classificatória da categoria masculina será disputada no dia 27 de abril, a partir das 8h30, com jogos simultâneos em quatro locais: Estádio Olímpio Barreto, Estádio do Sesi, Estádio José Rico e campo da UTFPR.

Segundo Bruno Marchi, o torneio contará com a presença de agremiações tradicionais da cidade como Pirapó Esporte Clube, Tupã, Tancredo Neves, Dom Romeu, Pinheirão, Misto da Ama, Baiano Futebol Clube, Rildo e Ferroviário, além da estreia de novos times como República FC, Real União, Família United e Vila Mista.

A primeira fase terá quatro grupos com sete equipes cada, classificando-se apenas uma equipe por grupo para a fase semifinal. As semifinais e finais da categoria masculina, além da decisão feminina entre Ipicks e Roma Apucarana, acontecerão no dia 1º de maio, em local ainda a ser definido.

“Fala mal colocada”: Gleisi reforça que é contra PL da Anistia e diz que revisões de pena cabem ao STF

 

Gleisi Hoffmann: ministra das Relações Institucionais reforçou ser contra o PL da Anistia. Foto: Reprodução
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, usou as redes sociais nesta sexta-feira (11) para reforçar que é contra o projeto de anistia aos envolvidos nos atos terroristas de 8 de janeiro. Ela considera que a proposta visa à “impunidade de Bolsonaro e dos comandantes do golpe”.


“Reafirmo minha crítica ao PL da Anistia e seu substitutivo, que visam à impunidade de Bolsonaro e dos comandantes do golpe. São eles que manipulam a questão das penas para confundir a população e encobrir o objetivo de não pagar pelos crimes que cometeram contra a democracia”, escreveu no X.

Conheça a igreja dos bispos alvos da PF e cunhados de “prefeito tiktoker”

 

A pastora Simone Souza e o bispo Josivaldo Souza, líderes do Templo da Glória e Renovo de Deus – Foto: Reprodução/Instagram

A Polícia Federal (PF) investiga a igreja Templo da Glória e Renovo de Deus, ligada à pastora Simone Souza e ao bispo Josivaldo Souza, cunhada e cunhado do bolsonarista Rodrigo Manga (Republicanos), prefeito bolsonarista de Sorocaba, SP.

A instituição religiosa é alvo da operação Copia e Cola, que apura desvio de recursos públicos da saúde. Durante as buscas, a PF apreendeu R$ 863 mil em espécie em um endereço ligado aos religiosos. O dinheiro foi encontrado dentro de caixas em um carro.

A operação foi deflagrada na quinta-feira (10) e tem como foco um contrato emergencial, sem licitação, firmado em 2021 com o Instituto de Atenção à Saúde e Educação (Iase) para a gestão da UPA do bairro Éden.

“Não posso me responsabilizar por cunhado”, diz prefeito “tiktoker” após ação da PF

 

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, durante uma entrevista. Foto: Divulgação
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), negou nesta quinta-feira (10) qualquer envolvimento em desvios de verbas públicas na área da Saúde, após ser alvo de uma operação da Polícia Federal (PF). A ação apura irregularidades na gestão da UPA do Éden, em Sorocaba (SP), e encontrou quase R$ 1 milhão em espécie em um dos endereços ligados a pessoas próximas ao político.

Em entrevista ao UOL News, o prefeito afirmou que o dinheiro apreendido em um carro pertence ao bispo Josivaldo Souza e à pastora Simone Souza, cunhada de Manga, e que os valores estariam “devidamente declarados”.

“É preciso reforçar que, na minha casa, não foi encontrado nenhum recurso. E os recursos encontrados na casa do bispo Josivaldo e de sua esposa, a pastora Simone, que têm um ministério há 30 anos, estão devidamente declarados, tanto é que eles foram liberados pelo delegado”, afirmou Manga.

“[O valor de quase R$ 1 milhão] não é meu, não tem nada a ver comigo. Eu sou o prefeito de Sorocaba. Vocês não podem misturar as coisas. E daí [se ela é a minha cunhada]? O senhor se responsabiliza pelo seu cunhado? Vocês estão tentando colocar o Manga em um pacote que não existe”, disse o prefeito de Sorocaba.

A operação, chamada ‘Copia e Cola’, foi deflagrada nesta quinta-feira (10) e cumpriu 28 mandados de busca e apreensão em 13 cidades, incluindo Sorocaba, São Paulo, Santos e Vitória da Conquista (BA).

Segundo a PF, o prefeito é suspeito de receber propina por meio de transações imobiliárias e depósitos em espécie. As investigações envolvem a organização social Aceni, do Rio de Janeiro, que assumiu a administração da UPA do Éden em 2021, substituindo o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS).

Bolsonaro sente fortes dores e é internado às pressas no Rio Grande do Norte

O ex-presidente foi transferido de helicóptero para Natal

         Jair Bolsonaro - 06/03/2025 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

O ex-presidente Jair Bolsonaro deu entrada na emergência de um hospital na cidade de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte, após relatar fortes dores abdominais, informa o jornal O Globo. Na sequência, ele foi transferido de helicóptero para Natal, capital do estado.

Os sintomas seriam consequência do evento de Juiz de Fora, durante a campanha eleitoral de 2018. De acordo com interlocutores, ele teve uma obstrução intestinal