Foto: Divulgação
A pulverização de inseticida para o combate ao Aedes Aegypti, mosquito causador da dengue, foi iniciada na tarde desta quarta-feira em Apucarana, com a utilização de caminhonetes e equipamentos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O “fumacê” irá percorrer 70 bairros da cidade, em cinco ciclos, num prazo de 20 a 25 dias. O prefeito Rodolfo Mota e o diretor da 16ª Regional de Saúde, Lucas Leugi, acompanharam o início dos trabalhos.
Para a Sesa e a 16ª RS os números dos últimos boletins epidemiológico justificam a necessidade de aplicação do UBV-pesado (inseticida) em diversas regiões da cidade, que apresentam um número elevado de casos positivados para dengue. De janeiro até o dia 8 de abril foram notificados 437 casos de pessoas positivadas para dengue Apucarana, além de outros casos que ainda estão sendo examinados.
Ao participar da abertura da operação com os veículos do fumacê, o prefeito Rodolfo Mota pediu o efetivo engajamento da população, para eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti, não deixando água parada em suas casas. “Estamos aqui acompanhando o início desta operação, trabalhando em parceria com a Sesa e a Regional de Saúde, começando aqui pelo Parque Bela Vista e região, aonde foi detectada grande incidência de focos e pessoas contaminadas”, pontuou Mota, conclamando a população a lutar junto para vencer essa guerra.
O chefe da 16ª Regional de Saúde, Lucas Leugi, destacou que a recomendação para uso do fumacê foi feita pelo secretário de estado da saúde, Beto Preto, que se manifestou preocupado com o avanço de casos positivos de dengue em Apucarana. “O quadro justifica essa operação e esperamos evitar o que foi registrado nos últimos meses de 2024, quando Apucarana enfrentou uma epidemia de dengue, com o registro de muitos óbitos”, frisou Lucas Leugi.
Conforme recomendam os técnicos da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e da 16ª Regional de Saúde, aos moradores dos bairros a abrirem janelas e portas das casas, durante a passagem do fumacê. “O inseticida mata apenas os mosquitos adultos da dengue. “Não existe risco algum com as pessoas, pássaros e animais domésticos. Também é necessário esclarecer que os horários adequados para a aplicação do inseticida são das 6 às 9 horas e das 16 às 20 horas”, informam os técnicos.
Os veículos do fumacê vão trafegar em velocidade de 15 a 18 km por hora e, às vezes, em sentido de contramão, considerando que o canhão é direcionado somente por um lado do veículo e é preciso atingir as duas laterais de todas ruas, dos 70 bairros que estão no itinerário da operação.
Fonte: Assessoria