quarta-feira, 9 de abril de 2025

Saúde pública inicia operação com o Fumacê em Apucarana


Foto: Divulgação

A pulverização de inseticida para o combate ao Aedes Aegypti, mosquito causador da dengue, foi iniciada na tarde desta quarta-feira em Apucarana, com a utilização de caminhonetes e equipamentos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O “fumacê” irá percorrer 70 bairros da cidade, em cinco ciclos, num prazo de 20 a 25 dias. O prefeito Rodolfo Mota e o diretor da 16ª Regional de Saúde, Lucas Leugi, acompanharam o início dos trabalhos.

Para a Sesa e a 16ª RS os números dos últimos boletins epidemiológico justificam a necessidade de aplicação do UBV-pesado (inseticida) em diversas regiões da cidade, que apresentam um número elevado de casos positivados para dengue. De janeiro até o dia 8 de abril foram notificados 437 casos de pessoas positivadas para dengue Apucarana, além de outros casos que ainda estão sendo examinados.

Ao participar da abertura da operação com os veículos do fumacê, o prefeito Rodolfo Mota pediu o efetivo engajamento da população, para eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti, não deixando água parada em suas casas. “Estamos aqui acompanhando o início desta operação, trabalhando em parceria com a Sesa e a Regional de Saúde, começando aqui pelo Parque Bela Vista e região, aonde foi detectada grande incidência de focos e pessoas contaminadas”, pontuou Mota, conclamando a população a lutar junto para vencer essa guerra.

O chefe da 16ª Regional de Saúde, Lucas Leugi, destacou que a recomendação para uso do fumacê foi feita pelo secretário de estado da saúde, Beto Preto, que se manifestou preocupado com o avanço de casos positivos de dengue em Apucarana. “O quadro justifica essa operação e esperamos evitar o que foi registrado nos últimos meses de 2024, quando Apucarana enfrentou uma epidemia de dengue, com o registro de muitos óbitos”, frisou Lucas Leugi.

Conforme recomendam os técnicos da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e da 16ª Regional de Saúde, aos moradores dos bairros a abrirem janelas e portas das casas, durante a passagem do fumacê. “O inseticida mata apenas os mosquitos adultos da dengue. “Não existe risco algum com as pessoas, pássaros e animais domésticos. Também é necessário esclarecer que os horários adequados para a aplicação do inseticida são das 6 às 9 horas e das 16 às 20 horas”, informam os técnicos.

Os veículos do fumacê vão trafegar em velocidade de 15 a 18 km por hora e, às vezes, em sentido de contramão, considerando que o canhão é direcionado somente por um lado do veículo e é preciso atingir as duas laterais de todas ruas, dos 70 bairros que estão no itinerário da operação.



Fonte: Assessoria

TV Paraná Turismo transmite a divisão de acesso do Paranaense a partir do sábado

A cobertura de jogos da TV Paraná Turismo acontecerá sempre nas tardes de sábado, com o pré-jogo, às 15h15. Entre a fase classificatória e o mata-mata, serão transmitidas ao vivo 15 partidas.

CAMPEONATO PARANAENSE
TV Paraná Turismo transmite a divisão de acesso do Paranaense a partir do sábado
Foto: Igor Jacinto/Vice Governadoria

A divisão de acesso do futebol paranaense começa a ser disputada no próximo fim de semana, com transmissão da TV Paraná Turismo. Esse será o terceiro ano consecutivo que a Segundona fará parte da programação da emissora. O acordo que oficializou a renovação da cobertura foi assinado nesta quarta-feira (9) com a presença do governador em exercício Darci Piana; do presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury Filho, além de outras autoridades e representantes dos clubes.

A cobertura de jogos da TV Paraná Turismo acontecerá sempre nas tardes de sábado, com o pré-jogo, às 15h15. Entre a fase classificatória e o mata-mata, serão transmitidas ao vivo 15 partidas.

Na rodada de abertura, neste sábado (12), o público poderá acompanhar na telinha o confronto entre Galo Maringá e Iguaçu, marcado para o Estádio Albino Turbay, em Cianorte. A bola rola a partir das 15h30, mas a cobertura começa 15 minutos antes, com o pré-jogo fazendo um aquecimento informativo, trazendo análise dos times e da competição.

Havan é condenada por assédio eleitoral contra funcionária em loja de SP

 

O empresário bolsonatista Luciano Hang. Foto: Divulgação
A Justiça do Trabalho condenou a rede varejista Havan, do empresário Luciano Hang, ao pagamento de indenização por assédio eleitoral no valor de R$ 5.900 a uma ex-funcionária da loja de Jacareí (SP). A decisão reconheceu que houve pressão política dentro do ambiente de trabalho durante o período que antecedeu as eleições presidenciais.

Na ação, a funcionária relatou que trabalhou como fiscal júnior entre fevereiro de 2020 e abril de 2022 e que a gerente da loja não aceitava manifestações políticas contrárias ao então presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o processo, uma colega teria sido demitida por esse motivo, e a gerente frequentemente afirmava que a loja poderia fechar caso o PT vencesse as eleições.

O juiz Fabrício Martins Veloso, responsável pela sentença, concluiu que houve, de fato, pressão institucional para desencorajar o voto em candidatos contrários ao alinhamento político de Hang, que é apoiador declarado de Bolsonaro.

O magistrado citou ainda que a Havan não utiliza caixas com o número 13, número do Partido dos Trabalhadores, o que teria reforçado um ambiente de constrangimento político. “O constrangimento abusivo ficou evidente”, afirmou o juiz na decisão.

Shows do Ira! no Sul são cancelados após protestos de bolsonaristas

 

A banda Ira!
Foto: Ana Karina Zaratin/Divulgação
O show da banda Ira!, que aconteceria no Centro Cultural Scar, em Jaraguá do Sul e Blumenau, em SC, e Caxias do Sul e Pelotas, no RS, foram oficialmente cancelados pela produtora 3AM Entretenimento. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (9), a empresa atribuiu a decisão aos “últimos acontecimentos envolvendo a banda”.

O cancelamento ocorre semanas após o vocalista Nasi interromper uma apresentação da banda em Contagem (MG), no final de março, para expulsar os bolsonaristas presentes na plateia que vaiaram seu grito de “sem anistia”, em referência aos ataques de 8 de janeiro em Brasília.

“Para vocês que estão vaiando, eu vou falar uma coisa: tem gente que acompanha o Ira!, mas nunca entendeu o Ira! Tem gente que acompanha a gente e é reacionário, tem gente que é bolsonarista. Isso não tem nada a ver, gente”, disse Nasi. “Por favor, vão embora! Vão embora da nossa vida! Vão embora e não apareçam mais em shows, não comprem nossos discos, não apareçam mais”.

A produtora dos shows cancelados informou que “os valores pagos pelos ingressos serão automaticamente restituídos no prazo de até 30 dias”, destacando que o Scar atua apenas como locador do espaço e não tem responsabilidade sobre a organização do evento.

Comissão de Ética da Câmara aprova parecer favorável à cassação de Glauber Braga


O Conselho de Ética da Câmara Dos Deputados votou nesta terça-feira (09) o parecer do relator Paulo Magalhães (PSD-BA), que recomendou a cassação do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ). o resultado da votação foi aprovado por 13 votos, contra 5, contrários.

a representação foi apresentada pelo partido novo, que acusou Braga de quebra de decoro parlamentar após ele expulsar, aos chutes, um integrante do MBL (Movimento Brasil Livre) das dependências da câmara, em abril de 2024.

Durante o processo, o deputado alegou estar sendo vítima de perseguição política por parte de Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da casa, e anunciou uma greve de fome em protesto contra o andamento do caso.

O deputado Glauber Braga, que teve o parecer favorável à cassação de seu mandato aprovado pela Comissão de Ética nesta quarta-feira (9). Reprodução
Se o parecer for aprovado em definitivo, o caso segue para a Comissão De Constituição e Justiça (CCJ), e posteriormente poderá ser analisado pelo plenário, onde são necessários ao menos 257 votos favoráveis para que o parlamentar perca o mandato.

Moraes mantém Daniel Silveira preso e nega saídas para estudo e trabalho

Ex-deputado descumpriu regras e segue detido na prisão de Magé, no RJ
O ex-deputado Daniel Silveira pediu ‘saidinha’ de Páscoa, mas Moraes considerou que ele não demonstrou bom comportamento

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido da defesa de Daniel Silveira para que o ex-deputado pudesse deixar a prisão durante o dia para estudar e trabalhar. A solicitação previa saídas diárias entre 5h30 e 22h30, com retorno à unidade prisional agrícola de Magé, na Baixada Fluminense, onde Silveira está preso.

Condenado em 2022 a oito anos e nove meses de reclusão por incitar atos antidemocráticos e atacar instituições como o STF, Silveira já havia obtido autorização para cumprir a pena em regime mais brando. No entanto, em 2024, ele violou as condições impostas, como o recolhimento noturno obrigatório, e voltou a ser preso por ordem do Supremo.

Glauber Braga anuncia greve de fome em protesto contra cassação

 

O deputado Glauber Braga anunciando sua greve de fome no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Reprodução YouTube
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) declarou que iniciará uma greve de fome após o avanço do parecer que recomendou a cassação de seu mandato. “Não vou ser derrotado pelo Arthur Lira (PP-AL) e pelo orçamento secreto”, afirmou.

Sua colega de partido, a deputada Luiza Erundina, tomou a palavra e anunciou que acompanharia Braga em seu protesto.

Lula reage às tarifas de Trump e convoca Celac a resistir à ingerência externa: “guerras comerciais não têm vencedores”

Segundo Lula, a autonomia da região está em perigo

09.04.2025 - Sessão de abertura da IX Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) - Tegucigalpa, Honduras (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Lula criticou nesta quarta-feira (9) as tarifas unilaterais dos Estados Unidos, impostas pelo presidente daquele país, Donald Trump. Ele discursou na abertura da IX Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Tegucigalpa, Honduras.

"Tarifas arbitrárias desestabilizam a economia e elevam os preços. Guerras comerciais nao tem vencedores", disse Lula, após o Brasil ser taxado em 10% sobre suas exportações aos EUA.

Em seu discurso, Lula também criticou a "ingerência de velhas e novas potências" e afirmou que a autonomia da região está em perigo. "Tentativas de resgatar antigas hegemonias pairam sobre nossa região".

Segundo Lula, a união da região protegerá os países diante do novo cenário global. "Se seguirmos parados, corremos o risco de cair em uma nova zona de influencia em uma nova divisão do mundo", afirmou.

Empreiteira anuncia expansão de empreendimento imobiliário em Apucarana



A Construtora Prestes informou ao prefeito Rodolfo Mota, nesta quarta-feira (09/04), que está dando início à terceira etapa do Residencial Viverti Apucarana, com a construção de 97 unidades em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). O empreendimento está localizado na região norte, nas proximidades do Clube de Campo Água Azul. “Uma excelente notícia para a cidade. Um empreendimento já consolidado que agora oportuniza novas unidades para que as famílias conquistem sua casa própria e, por consequência, mais qualidade de vida. Além disto, contribui para a geração de empregos na construção civil, para o aquecimento do comércio, indústria e outros serviços do setor, fazendo com que a cidade cresça ainda mais”, disse o prefeito Rodolfo Mota.

O lançamento da terceira etapa e cadastramento de interessados na aquisição de uma das 97 novas unidades tem início neste domingo (13/04), a partir das 9 horas e vai até as 17 horas, no Cristal Palace Buffet e Eventos, localizado na Rua Clotário Portugal, 1787, nas proximidades da Sesc Apucarana. As casas terão dois quartos e serão edificadas em terrenos a partir de 180,20 metros quadrados. Para financiamento, a família tem que possuir renda a partir de R$1,8 mil, com possibilidade de obtenção de subsídios de até R$75 mil. “Nosso empreendimento em Apucarana é uma continuidade do compromisso com o conforto e o bem-estar das famílias, refletindo a qualidade que temos entregado nas fases anteriores. É uma oportunidade de proporcionar não apenas casas, mas ambientes que promovem qualidade de vida e felicidade para os moradores”, afirma Daniele Giraldi, gerente de Desenvolvimento Imobiliário da Construtora Prestes.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Apucarana anuncia Refis para todos os tipos de dívidas e descontos de até 100% de multas e juros


A Prefeitura de Apucarana anunciou um Programa Especial de Recuperação Fiscal (Refis) totalmente inovador, voltado para regularizar qualquer tipo de dívida que o contribuinte tenha com o município. Com descontos de até 100% em multas e juros, o Refis 2025 traz condições inéditas, tanto para quem optar pelo pagamento à vista quanto para quem preferir parcelar. E, para ampliar ainda mais o alcance social, a proposta prevê ainda a justiça gratuita no caso das dívidas já ajuizadas e mutirões de atendimento fiscal nos bairros.

O projeto de lei que institui o Refis 2025 foi anunciado pelo prefeito Rodolfo Mota e pelo secretário municipal de Fazenda, professor Rogério Ribeiro, e agora será encaminhado para a Câmara de Vereadores, prevendo renegociação desde IPTU, ISS, Simples, o Cadastro Econômico, o Alvará de Licença, taxa de coleta de lixo, taxa de iluminação pública, entre outras taxas e dívidas com o fisco municipal.

Os contribuintes terão 60 dias para aderirem ao programa, no período de 5 de maio a 4 de julho. “De maneira inédita, histórica, estamos lançando um Refis inovador para qualquer pessoa na cidade que tenha dívidas com a Prefeitura até dia 31 de dezembro de 2024. O programa é para aquelas dívidas que estão no fórum ou que não estão no fórum. Qualquer que seja a origem da sua pendência, do seu problema com a Prefeitura, esse é o momento”, afirma Rodolfo Mota.

Uma das grandes novidades é que os contribuintes que optarem pelo parcelamento em até quatro vezes também terão direito a 100% de desconto em juros e multas — algo nunca antes oferecido no município. “Pela primeira vez a pessoa vai poder pagar com 100% de desconto de juros e multas, que na grande maioria das vezes é a metade da dívida praticamente, e ela ainda vai poder fazer esse pagamento com esse desconto, de 100%, em 4 vezes”, explica Rodolfo Mota.

Outra inovação do programa é a possibilidade de solicitar justiça gratuita para dívidas já ajuizadas. “Muitas vezes a dívida é de R$ 600, R$ 700 ou R$ 800 e as custas do processo também ficam nesse valor e é por isso que a pessoa não consegue pagar. Chegou o momento de resolver isso”, afirma o prefeito, acrescentando que os requerimentos da justiça gratuita deverão ser encaminhados por meio da Secretaria de Assistência Social e da Procuradoria Jurídica do Município.

DÍVIDA ATIVA - Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Fazenda, o montante da dívida ativa municipal, considerando tanto os débitos inscritos quanto ajuizados, é de cerca de R$ 150 milhões. “É um volume bastante significativo e isso, na verdade, não é por culpa da população. Isso é porque ao longo desses últimos anos não foi dada a condição de resolver isso. As pessoas não ficam devendo mil reais para a prefeitura porque elas querem, porque elas gostam. É porque falta uma oportunidade, um desconto, uma parcela que ela consiga pagar”, pontua Rodolfo Mota.

O secretário Rogério Ribeiro reforçou o caráter inédito do programa. “Não é um Refiz comum, tradicional. É um Refiz diferente, moderno e que nunca teve no nosso município”, assinala. Além do desconto de 100% das multas e juros para quem pagar a dívida em até quatro vezes, o projeto de lei prevê a implantação de um desconto gradativo.

De acordo com o secretário, o Refis também vai ampliar o alcance social com mais duas medidas: a descentralização do atendimento e a possibilidade da justiça gratuita. “A Secretaria da Fazenda promoverá mutirões de atendimento fiscal nos bairros, facilitando o acesso da comunidade e gerando mais conforto, celeridade e orientação adequada”, frisa.

Durante a divulgação dos principais pontos do projeto, estiveram presentes os vereadores Moisés Tavares, Guilherme Livoti, Gabriel Caldeira e Sidnei da Levelimp.

ESCALA DE DESCONTOS (das multas e juros)

▸1 a 4 parcelas: 100 % de desconto

▸5 a 12 parcelas: 70% de desconto

▸13 a 18 parcelas: 60% de desconto

▸19 a 24 parcelas: 50% de desconto

▸25 a 36 parcelas: 40% de desconto


Fonte: Prefeitura de Apucarana

Obra da Sanepar impactará trânsito na Rua Cristiano Kussmaul nesta quinta-feira



A instalação de uma nova passagem de esgoto sanitário em um trecho da Rua Cristiano Kussmaul, nas proximidades do Contorno Sul, vai impactar o tráfego de veículos ao longo desta quinta-feira (10/04). A informação é da Secretaria de Obras da Prefeitura de Apucarana, que autorizou a execução do serviço por uma empresa terceirizada contratada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). “O trabalho será realizado a cerca de 100 metros do contorno rodoviário. Trata-se da construção de uma passagem da rede de esgoto, que exige a abertura do pavimento asfáltico. Por isso, haverá transtornos no trânsito da região”, explica o engenheiro civil Mateus Franciscon Fernandes, secretário municipal de Obras.

A intervenção integra uma das etapas finais da implantação da rede de esgoto que atenderá o Residencial Interlagos e bairros vizinhos, viabilizada pelo Governo do Paraná por meio da Sanepar. “Por se tratar de uma área rochosa, há possibilidade de a empresa encontrar dificuldades adicionais, o que pode prolongar o trabalho por mais de um dia. Por isso, pedimos atenção, paciência e compreensão dos motoristas que trafegarem pela Rua Cristiano Kussmaul a partir desta quinta-feira. Se possível, orientamos que evitem o trecho, utilizando rotas alternativas”, ressalta o secretário.

A intenção inicial, segundo ele, é interditar apenas uma das faixas da via.

Cordões de girassol que estavam abandonados são repassados a pessoas com deficiência oculta em Apucarana


A Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoveram nesta quarta-feira (09/04), na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap), a entrega de cordões de girassol a entidades e serviços públicos de atendimento a pessoas com deficiência oculta.

O cordão de girassol é um símbolo internacional utilizado para identificar pessoas com deficiências não visíveis, consistindo em uma fita verde com desenhos de girassóis amarelos. Seu uso, aliado à conscientização da sociedade, permite que essas pessoas sejam mais facilmente reconhecidas e recebam um atendimento mais adequado, evitando constrangimentos.

De acordo com a legislação vigente, o cordão pode ser utilizado por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ansiedade, demência, doença de Crohn, colite ulcerosa, diabetes, cegueira, surdez, entre outras condições, como fobias relacionadas a voos.

“Quero agradecer às nossas autoridades e entidades, bem como a todas as pessoas que vieram prestigiar esse momento e receber os cordões. Estamos celebrando uma conquista importante, fruto de uma luta em favor de todas as pessoas que necessitam e que agora terão acesso à identificação adequada”, destacou Fabíola Carrero, secretária da Assistência Social, ressaltando a atuação do Conselho Municipal na regulamentação e aplicação da lei.

De forma simbólica, o prefeito Rodolfo Mota realizou a entrega dos dois primeiros cordões para a pequena Mirian e o adolescente Gustavo. “Política pública de inclusão é transversal. E, mais do que com projetos ou cursos, para que ela de fato aconteça é preciso colocar a mão na massa. É isso que estamos fazendo: pegando o cordão, tirando ele da caixa - que estava abandonada na Secretaria da Assistência Social há meses -, convocando as entidades interessadas e entregando a quem é de direito”, disse o prefeito.

A lei que instituiu o uso do cordão de girassol em Apucarana é de junho de 2023, de autoria do vereador Moisés Tavares. “Quando iniciou o ano, uma das primeiras visitas que fiz foi na Assistência Social. E para minha surpresa, fui informado de que havia sido encontrada uma caixa empoeirada. Ao abri-la, havia centenas de cordões que já poderiam ter sido entregues há muito tempo, proporcionando mais dignidade às pessoas com deficiências ocultas da nossa cidade. Ou seja, esses cordões que estão sendo repassados hoje, quase dois anos depois da sanção da lei municipal, estavam comprados há meses e jogados num canto, numa sala dentro da Secretaria de Assistência Social, por total irresponsabilidade de quem ocupava o cargo até o final do ano passado”, lamentou o vereador Moisés Tavares.

Durante a solenidade, a presidente do Conselho Municipal e vice-presidente da Adefiap, Eidiana Cristina Bernardes Silva, que é pessoa com deficiência (PcD), relatou a origem do cordão de girassol e celebrou a conquista. “Agradeço ao vereador Moisés Tavares, autor da Lei Municipal nº 56/2023, e ao prefeito Rodolfo Mota por viabilizarem a aplicação da norma. O uso do cordão previne situações de constrangimento, garantindo tranquilidade e segurança tanto aos usuários quanto aos profissionais que os atendem, dispensando justificativas ou pedidos constrangedores”, afirmou.

Ela destacou ainda que pessoas com deficiência oculta muitas vezes são interpeladas ou até hostilizadas por quem desconfia que estejam tentando obter vantagens indevidas. 

“Muitas vezes, essas pessoas são obrigadas a apresentar laudos ou atestados para comprovar sua condição. O cordão de girassol é uma conquista importante, mas não substitui a apresentação de documento comprobatório da deficiência quando solicitado”, ponderou Eidiana.

O ato de entrega contou também com a presença da primeira-dama Karine Mota; do vice-prefeito Marcos da Vila Reis; da secretária de Assistência Social, Fabíola Carrero, da presidente da OAB Apucarana, advogada Daniela Pacheco e dos vereadores Danylo Acioli, Sidnei da Levelimp, Gabriel Caldeira e Guilherme Livoti.


Fonte: Prefeitura de Apucarana


Autarquia de Educação homenageia mulheres da rede municipal de Apucarana


Na noite de ontem (8/4), a Autarquia Municipal de Educação promoveu uma homenagem às mulheres que atuam nos 24 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas 36 Escolas Municipais de Apucarana. O evento, realizado no Cine Teatro Fênix, abordou o tema “Mulheres que educam e cuidam” e teve como principal objetivo reconhecer o trabalho essencial dessas profissionais.

O prefeito Rodolfo Mota não participou do evento devido a outro compromisso, mas enviou uma mensagem às mulheres homenageadas por meio de um vídeo. “É uma alegria poder mandar essa mensagem pra todos vocês que estão no Cine Teatro Fênix nesta noite tão especial, em que comemoramos e enaltecemos as mulheres que cuidam e educam. Vocês são importantes no dia a dia da Autarquia Municipal de Educação e na vida de quase treze mil alunos. Muito obrigado a todas pelo trabalho e dedicação,” agradeceu.

A secretária municipal de Educação, Professora Ana Paula do Carmo Donato, destacou que aproximadamente 90% dos profissionais da rede municipal são mulheres. "O evento foi uma forma de valorizar e reconhecer o esforço dessas mulheres, cuidando de quem cuida com dedicação e carinho das crianças de Apucarana. Temos muitas mulheres inspiradoras em nossa equipe, incluindo diretoras, coordenadoras, professoras, merendeiras, secretárias, zeladoras, e nutricionistas", afirmou.

As 180 homenageadas foram indicadas por seus colegas de trabalho. Cada CMEI e Escola escolheu três profissionais para representar suas equipes na cerimônia. A Autarquia Municipal de Educação entregou 60 troféus às profissionais com maior tempo de serviço na rede municipal e distribuiu lembranças para as demais.

O vice-prefeito de Apucarana, Marcos da Vila Reis, parabenizou as profissionais e destacou o impacto de seu trabalho: "Todas as mulheres que atuam nos nossos CMEIs e Escolas merecem esta homenagem, pois são elas que constroem, no dia a dia, o futuro do nosso município. Parabéns a todas vocês!", disse.

A primeira-dama e secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Karine Mota, também fez questão de enaltecer a importância das mulheres para a sociedade. "As mulheres movem a sociedade. Além de educar e cuidar das crianças, elas são a maioria entre os empreendedores no município e no Brasil. É fundamental que apoiemos e valorizemos o empoderamento delas", ressaltou.

Secretários municipais e os vereadores Moisés Tavares, Guilherme Livoti, Gabriel Caldeira, Luciano Facchiano e Sidnei da Levelimp também prestigiaram o evento.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Apucarana reforça equipes da saúde com mais médicos e outros profissionais


O prefeito Rodolfo Mota – ao lado do secretário de Saúde, Guilherme de Paula - anunciou nesta quarta-feira (09/04) a contratação de mais 12 profissionais para a Autarquia Municipal de Saúde (AMS). São três novos médicos na clínica geral, um psiquiatra, dois assessores técnicos e seis técnicos de atendimento.

O anúncio foi feito na sede da AMS e contou com a presença de parte dos profissionais que estão sendo contratados, além do vice-prefeito, Marcos da Vila Reis, e dos vereadores Moisés Tavares, Guilherme Livoti, Gabriel Caldeira e Sidnei da Levelimp. “Há questão de 20 dias, nós tínhamos autorizado e já estão trabalhando outros 12 profissionais. Então, neste período já são 24 novos profissionais”, destaca Rodolfo Mota.

De acordo com o prefeito, a contratação de profissionais reforça a equipe de atendimento, em locais como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Autarquia de Saúde, Centro Infantil e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Nossa população sabe que recebemos a situação da saúde em Apucarana, de fato caótica, uma situação que se arrasta há anos e a gente precisa ir recuperando esse tempo perdido. E uma das maneiras de fazer isso é contratar profissionais que possam reforçar o nosso time de atendimento”, reitera.

O prefeito salientou ainda que uma das áreas contempladas com as novas contratações – a psiquiatria – possui uma demanda grande atualmente. “É uma especialidade que tem uma longa fila de espera e esse reforço vai surtir resultado na vida do cidadão, de quem procura o serviço de saúde”, completa Rodolfo Mota.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Lindbergh anuncia ação no Conselho de Ética contra deputado bolsonarista que pediu a morte de Lula

Após discurso de ódio de Gilvan da Federal na Câmara, AGU pede investigação criminal e PT promete representação no Conselho de Ética

Gilvan da Federal (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara, anunciou na terça-feira (8) que protocolará uma representação no Conselho de Ética contra o parlamentar bolsonarista Gilvan da Federal (PL-ES), após este proferir declarações em que desejou abertamente a morte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Olhem que absurdo. A base bolsonarista aprovou hoje na Comissão de Segurança Pública um projeto para desarmar a segurança do presidente Lula, por 15 votos a 8. O relator, Dep. Gilvan da Federal, defendeu abertamente a morte do Lula, incentivou a violência. Nós vamos representar contra ele no Conselho de Ética. Eles querem matar o Lula!", escreveu Lindbergh.

Quem é Gilvan da Federal, bolsonarista que defendeu a morte de Lula na Câmara

 

O deputado bolsonarista Gilvan da Federal (PL-ES), que defendeu a morte do presidente Lula (PT) durante sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados. Foto: Reprodução


“Por mim, eu quero mais é que o Lula morra”, disse ao comentar a trama golpista e a proposta do deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) para desarmar os seguranças pessoais do petista e dos ministros do governo. Gilvan é o relator do projeto.

“Não vou dizer que eu vou matar o cara, mas eu quero que ele morra”, repetiu. “Nem o Diabo quer o Lula, é por isso que ele está vivendo aí. Superou o câncer, tomara que tenha um ataque cardíaco, porque nem o Diabo quer a desgraça desse presidente que está afundando o nosso país”, disse, antes de mais uma vez desejar a morte do presidente.


Estadão elogia Hugo Motta e diz que anistia só interessa a Bolsonaro e aliados: “Continue resistindo”

 

Hugo Motta (Republicanos-PB): presidente da Câmara dos Deputados virou alvo do bolsonarismo por resistir a pautar a anistia aos golpistas do 8 de janeiro. Foto: Reprodução
Em editorial publicado nesta quarta-feira (9), o Estadão defendeu o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que virou alvo do bolsonarismo por resistir a pautar a anistia aos golpistas do 8 de janeiro, e atacou Jair Bolsonaro (PL), destacando que a proposta “oportunista” é algo que “não interessa ao país, somente aos que querem reabilitar o líder dos golpistas”:

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), tornou-se um dos principais alvos do bolsonarismo mais empedernido. A estridência dos ataques ao deputado tem aumentado à medida que também cresce a ansiedade de Jair Bolsonaro diante da inexorabilidade de seu infausto destino penal e político.

Isso ficou claro durante o ato supostamente em defesa da anistia aos golpistas do 8 de Janeiro realizado no dia 6 passado, na Avenida Paulista, quando Motta foi duramente atacado do alto do carro de som em razão de sua resistência a pautar a “urgência” do chamado Projeto de Lei (PL) da Anistia.

A cautela de Motta ao não apressar a eventual tramitação do PL da Anistia está amparada na correta leitura do parlamentar paraibano sobre o grau de importância desse tema para a sociedade. De forma prudente e politicamente realista, Motta dá sinais de que enxerga um Brasil que os bolsonaristas não querem ver, seja por convicção, seja por interesse.

Lindbergh apresenta denúncia contra Campos Neto e Banco Master por supostas manobras com precatórios

Segundo o deputado, uma resolução do BC teria permitido que o Banco Master maquiasse seus indicadores financeiros

      (Foto: Divulgação )

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) protocolou nesta terça-feira (8) uma representação junto ao Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto e os gestores do Banco Master. O documento acusa supostas irregularidades na edição de norma que teria beneficiado a instituição financeira em operações com precatórios.

◎ Os fatos em investigação - De acordo com a denúncia, uma resolução do BC publicada em outubro de 2023 teria criado brechas contábeis que permitiram ao Banco Master maquiar seus indicadores financeiros. A norma alterou as regras para classificação de precatórios nos balanços, reduzindo artificialmente a exposição ao risco desses títulos.

Reportagens citadas no documento indicam que o Banco Master, que já estava sob suspeita por sua alta exposição a precatórios, foi o principal beneficiado pela mudança regulatória. O banco teria conseguido melhorar seus indicadores de solvência após a medida, embora especialistas questionem se houve efetiva melhora na saúde financeira da instituição.

‘Não há possibilidade’ de Bolsonaro retornar à presidência, afirma Alexandre de Moraes à New Yorker

Ministro do STF rebate críticas de aliados de Trump, nega chance de reversão da inelegibilidade de Bolsonaro e ironiza ameaças norte-americanas

       Alexandre de Moraes (Foto: Antonio Augusto/STF)

A revista norte-americana The New Yorker publicou nesta segunda-feira (7) um extenso perfil do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), destacando seu papel central no enfrentamento às ameaças à democracia brasileira. A reportagem foi escrita pelo jornalista Jon Lee Anderson e mostra como Moraes se tornou alvo de intensas críticas por parte da direita norte-americana, ligada ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Descrito pela revista como um magistrado “combativo” e frequentemente citado como “o segundo homem mais poderoso do Brasil”, Moraes tem enfrentado uma onda de ataques e tentativas de sanção nos Estados Unidos, especialmente após decisões que determinaram o bloqueio de plataformas como o X (antigo Twitter) e o Rumble, devido ao descumprimento de ordens judiciais que visavam conter perfis extremistas.

Questionado sobre a possibilidade de sofrer sanções norte-americanas, o ministro ironizou:
“Podem colocar o Trump para falar […], mas se eles mandarem um porta-aviões, aí a gente vê. Se o porta-aviões não chegar até o lago Paranoá, não vai influenciar a decisão aqui no Brasil.”

◍ Bolsonaro inelegível

Ao tratar da situação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Moraes foi categórico ao negar qualquer possibilidade de retorno ao poder por vias eleitorais. Segundo ele, a inelegibilidade de Bolsonaro já foi definida em duas condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as quais foram confirmadas em instâncias superiores.

“É possível que Bolsonaro seja absolvido na ação criminal, porque o julgamento [da tentativa de golpe] está apenas começando. Mas ele tem duas condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por inelegibilidade. Portanto, não há possibilidade de seu retorno, porque ambos os casos já foram objeto de recurso e agora tramitam no Supremo. Somente o STF poderia revertê-los, e não vejo a menor possibilidade de isso acontecer.”

Banco central da China pede a credores estatais que reduzam compras de dólares

A diretriz das autoridades ocorre em um momento em que o iuan enfrenta forte pressão de queda após as tarifas maciças dos EUA sobre as exportações chinesas

        Guerra comercial entre China e Estados Unidos (Foto: llustração Global Times)

Reuters - O banco central da China não permitirá quedas acentuadas do iuan e pediu aos principais bancos estatais que reduzam as compras de dólares norte-americanos, disseram pessoas com conhecimento direto do assunto nesta quarta-feira.

A diretriz das autoridades ocorre em um momento em que o iuan enfrenta forte pressão de queda após as tarifas maciças dos EUA sobre as exportações chinesas e as medidas de retaliação de Pequim.

O Banco Popular da China enviou a orientação aos bancos estatais nesta semana, pedindo-lhes que retenham as compras de dólares norte-americanos para suas contas proprietárias, disseram três fontes.

PL recorre a modelos para pedir assinaturas pela urgência do projeto de anistia

Sem apoio de líderes partidários, partido de Bolsonaro adota estratégia no mínimo inusitada para coletar assinaturas na Câmara

      Modelos contratadas pelo PL (Foto: Reprodução/Metrópoles)

Em uma tentativa de driblar a resistência política ao projeto que concede anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, o PL, legenda de Jair Bolsonaro, adotou uma estratégia no mínimo inusitada para recolher assinaturas de deputados federais, relata reportagem do Metrópoles.

Diante da recusa de líderes partidários em assinar o requerimento de urgência, o PL decidiu partir para a coleta individual de apoios. Para isso, contratou modelos que circulam por corredores da Casa com camisetas azuis ou amarelas estampadas com os dizeres “Anistia Já”. Elas exibem cartões com QR Code que direcionam os parlamentares ao sistema interno da Câmara, onde é possível registrar a assinatura ao requerimento.

Varejo brasileiro cresce após quatro meses de estagnação e atinge novo recorde histórico

Setor registra alta de 0,5% em fevereiro e supera o pico anterior de outubro de 2024, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE

Carrinho de supermercado (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Após quatro meses consecutivos de virtual estagnação, o comércio varejista brasileiro voltou a crescer e registrou, em fevereiro de 2025, o maior nível de vendas da série histórica iniciada em janeiro de 2000. Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor avançou 0,5% em relação a janeiro, superando em 0,3% o recorde anterior, obtido em outubro do ano passado.

O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, explica que o resultado positivo quebra uma sequência de estabilidade que vinha se mantendo desde outubro. “Em outubro do ano passado, móveis e eletrodomésticos, equipamentos e material para escritório, informática e comunicação e tecidos, vestuário e calçados eram os setores que estavam puxando o resultado, dado também um certo freio que hiper e supermercados teve ao longo de 2024”, afirmou.

China responde com força e eleva tarifa sobre produtos dos EUA para 84%

“A escalada tarifária dos Estados Unidos é um erro sobre outro erro", diz o Comitê de Tarifas Aduaneiras da China

    (Foto: Gerada por IA/DALL-E)

Em uma reação imediata às novas medidas tarifárias adotadas pelos Estados Unidos, a China anunciou nesta terça-feira (9) que dobrará a alíquota de tarifas adicionais sobre todos os produtos importados de origem americana, passando de 34% para 84%. A medida entra em vigor a partir de quinta-feira (10). A informação foi divulgada em comunicado oficial publicado no site do Ministério das Finanças da China, informa o Guancha.

Segundo o documento, a decisão foi tomada pelo Comitê de Tarifas Aduaneiras do Conselho de Estado e ocorre como uma resposta direta à medida anunciada pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que recentemente elevou para 104% as tarifas aplicadas às importações oriundas da China. A autoridade chinesa classificou a iniciativa norte-americana como “um erro sobre outro erro”, denunciando que a decisão representa uma grave violação dos direitos legítimos da China e um duro golpe ao sistema multilateral de comércio baseado em regras.

“A escalada tarifária dos Estados Unidos é um erro sobre outro erro, que infringe seriamente os direitos legítimos da China e prejudica gravemente o sistema multilateral de comércio baseado em regras”, diz o comunicado assinado pelo Comitê de Tarifas Aduaneiras.

Hugo Motta diz que PEC da Segurança seguirá "tramitação regimental" na Câmara

Presidente da Câmara afirma que proposta será enviada à CCJ e, se aprovada, passará por comissão especial

           Hugo Motta e Ricardo Lewandowski (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), garantiu que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança, apresentada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, seguirá o rito regimental da Casa, sem qualquer aceleração ou tratamento diferenciado.

“A tramitação será regimental”, afirmou Motta a Igor Gadelha, do Metrópoles, destacando que a proposta seguirá primeiro para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo deputado Paulo Azi (União Brasil-BA), e, se aprovada, passará à análise de uma comissão especial.

Segundo o presidente da Câmara, há muitos parlamentares interessados em relatar a matéria.

PEC é aposta do Planalto para reforçar protagonismo na segurança - A PEC da Segurança é considerada uma das principais estratégias do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para enfrentar o desgaste político provocado por críticas à gestão da segurança pública. Ao propor mudanças constitucionais, o Executivo busca demonstrar iniciativa na área, tradicionalmente dominada por pautas da oposição.

Entre os principais pontos da proposta estão: 

Definição de diretrizes para o sistema penitenciário;
▸Atualização das competências da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária         Federal (PRF);
▸Constitucionalização dos fundos nacionais de Segurança Pública e de Política         Penitenciária;
▸Fixação de atribuições das guardas municipais;
▸Criação de corregedorias e ouvidorias com autonomia funcional.

A proposta foi apresentada aos líderes da Câmara nesta terça-feira (8) por Lewandowski, que vem coordenando pessoalmente as articulações para sua aprovação, com apoio do Palácio do Planalto.cluir atualizações futuras sobre a tramitação. Deseja isso?

Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles