terça-feira, 8 de abril de 2025

VÍDEO – Flávio Bolsonaro elogia programa do governo Lula: “Muito positivo”

 

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) durante sessão da Comissão de Segurança Pública do Senado Federal nesta terça (8). Foto: Reprodução


O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) elogiou a nova funcionalidade do programa “Celular Seguro”, do governo Lula. Ele afirmou que a medida é “muito positiva” durante sessão da Comissão de Segurança Pública no Senado Federal nesta terça (8).

“É uma iniciativa administrativa que pode, sim, coibir o que alimenta esse ecossistema de roubos e furtos de celulares, para que as empresas e lojas que comercializam esses produtos fruto de roubo ou furto possam ser identificadas e penalizadas”, disse o senador.

Ele afirmou que tinha um projeto para discutir no colegiado, mas que retirou de pauta após receber uma ligação de Manoel Carlos, secretário executivo do Ministério da Justiça. Flávio disse que vai convocar o secretário para explicar a proposta a senadores.

“Grande parte das pessoas que compram celular que tem como origem furto ou roubo acabam fazendo sem saber, porque compram numa loja. E se tem uma loja aberta em algum local, o cidadão parte do princípio que ela tem autorização para funcionar e vende produtos legais”, prosseguiu.

Juscelino Filho pede demissão após ser denunciado pela PGR

 

O ex-ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Foto: Divulgação

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), decidiu pedir demissão do cargo nesta terça-feira (8), após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto desvio de emendas parlamentares. A acusação é a primeira da gestão de Paulo Gonet contra um integrante do alto escalão do governo Lula (PT).

A decisão foi articulada durante um almoço em Brasília entre lideranças do União Brasil e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), na casa do presidente nacional do partido, Antonio Rueda. Além de Rueda e Gleisi, participaram os líderes da legenda no Congresso, o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o próprio Juscelino.

Segundo fontes, o Palácio do Planalto indicou que preferia que o próprio ministro pedisse exoneração, evitando que o presidente Lula precisasse demiti-lo. Após o encontro, dirigentes da legenda reuniram-se reservadamente e definiram que a saída de Juscelino era necessária para “preservá-lo politicamente”.

O União Brasil manterá o comando do Ministério das Comunicações. O nome mais cotado para substituir Juscelino é o do atual líder do partido na Câmara, Pedro Lucas Fernandes (MA), que recentemente acompanhou Lula em viagem ao Japão e Vietnã.

O ministro já teria conversado com Lula e com o partido e prepara uma carta de demissão, que deve ser divulgada ainda hoje.

Em entrevista ao portal UOL em 2024, Lula afirmou que manteria Juscelino no cargo até uma eventual denúncia. “Se o procurador indiciar você, sabe que tem que mudar de posição. Se for aceito [o indiciamento], vai ser afastado”, disse o presidente.

VÍDEO – Deputado bolsonarista defende a morte de Lula na Câmara

 

Gilvan da Federal desejou a morte de Lula. Foto: reprodução
Durante sessão na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (8), o deputado bolsonarista Gilvan da Federal (PL-ES) defendeu a morte do presidente Lula (PT). “Por mim, eu quero mais é que o Lula morra”, disse ao comentar a trama golpista e a proposta do deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) para desarmar os seguranças pessoais do petista e dos ministros do governo. Gilvan é o relator do projeto.

Segundo a investigação da Polícia Federal, o grupo golpista tinha como objetivo, em 2022, assassinar o presidente eleito, o vice Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Falaram que queriam a morte do Lula, do Alexandre de Moraes, essa loucura que ninguém tem provas. Eu vou te falar e, por mim, eu quero mais é que o Lula morra. Eu quero que ele vá para o quinto dos infernos. É um direito meu”, declarou o bolsonarista.

“Não vou dizer que eu vou matar o cara, mas eu quero que ele morra”, repetiu. “Nem o Diabo quer o Lula, é por isso que ele está vivendo aí. Superou o câncer, tomara que tenha um ataque cardíaco, porque nem o Diabo quer a desgraça desse presidente está afundando o nosso país”, disse, antes de mais uma vez desejar a morte do presidente.

VÍDEO – Deputados bolsonaristas batem boca com manifestantes em aeroporto

 

Os deputados federais bolsonaristas Hélio Lopes (PL-RJ) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) discutiram com manifestantes no aeroporto de Brasília. Foto: Gabriela Biló/Folhapress
O deputado federal bolsonarista Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) se mobilizou para buscar assinaturas ao projeto de lei da anistia no aeroporto de Brasília nesta terça (8) e discutiu com manifestantes contrários ao texto. O parlamentar estava no saguão e foi visto conseguindo apenas o apoio do amigo de Bolsonaro Hélio Lopes (PL-RJ).

Hugo Silva, presidente da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), e membros de outros movimentos contrários à anistia protestaram contra a medida e revoltaram os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Lugar de golpista é na cadeia, Bolsonaro está com os dias contados, é réu, inelegível”, afirmou Hugo. Na sequência, os parlamentares e outros manifestantes bolsonaristas responderam com gritos de “anistia”. Veja a confusão:

Paraná tem 24 hospitais em 15 cidades para o tratamento contra o câncer no SUS

Nesta terça-feira (8), Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reafirma o seu compromisso com a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer, segunda maior causa de mortalidade no Estado.
-
Paraná tem 24 hospitais em 15 cidades para o tratamento contra o câncer no SUS
Foto: SESA

Nesta terça-feira (8), Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reafirma o seu compromisso com a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer, segunda maior causa de mortalidade no Estado. O Paraná conta com uma rede formada por 24 estabelecimentos habilitados e em operação, com atendimento especializado e integral ao paciente com câncer. Todas essas unidades oferecem atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ajuda a chamar a atenção, conscientizar a população e expressar apoio às pessoas que lutam contra o câncer.

A doença é considerada um problema de saúde pública e com tendência de crescimento nos próximos anos. Estima-se a ocorrência de 36.900 novos casos no Paraná, sendo 19.190 em homens e 17.710 em mulheres. Entre os cinco tipos com maior incidência por 100 mil habitantes estão o câncer de mama; próstata; cólon e reto; traqueia, brônquio e pulmão; e estômago. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

VÍDEO – Teto de boate cai e mata 27 na República Dominicana

Agentes de resgate em operação após teto de boate desabar. Foto: AP

Na noite da última segunda-feira (7), pelo menos 27 pessoas morreram após o desabamento do teto da boate Jet Set, em Santo Domingo, capital da República Dominicana, segundo autoridades locais. Equipes de resgate continuam buscando sobreviventes nos escombros do local. “Não vamos desistir até que nenhuma pessoa permaneça sob os escombros”, afirmou Juan Manuel Méndez, diretor do Centro de Operações de Emergência.

Ao todo, 134 ambulâncias foram acionadas, o que pode equivaler a 150-160 pacientes transferidos para hospitais. Entre as vítimas está Nelsy Cruz, governadora da província de Montecristi. O cantor dominicano Rubby Pérez, que se apresentava no local, ficou ferido, e seu saxofonista foi uma das vítimas fatais.

“Aconteceu tão rápido. Consegui me jogar num canto”, relatou Enrique Paulino, empresário do artista, que acreditou inicialmente se tratar de um terremoto. O incidente ocorreu cerca de uma hora após o início do show, pouco antes da meia-noite.

Lula critica guerra comercial de Trump: “ele não pode ditar regras do mundo”

Durante evento da construção civil, presidente defendeu o multilateralismo e alertou para riscos de decisões unilaterais como o novo pacote tarifário

          Lula e Donald Trump (Foto: Ricardo Stuckert/PR | REUTERS/Brendan McDermid)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou duramente a postura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diante do novo pacote tarifário anunciado pela Casa Branca. As declarações foram feitas nesta terça-feira (8), durante a 29ª edição da FEICON e do 100º Encontro Internacional da Indústria da Construção, realizados em São Paulo.

Na ocasião, Lula condenou a política econômica protecionista adotada por Trump, que impôs um novo conjunto de tarifas de importação que afeta mais de 180 países e regiões, incluindo grandes economias como União Europeia (20%), China (34%), Coreia do Sul (25%) e Japão (24%). Para o presidente brasileiro, medidas desse tipo ameaçam o equilíbrio global e ignoram o papel da cooperação entre as nações.

“Comportamento de Trump não vai dar certo, ninguém pega um transatlântico daquele e faz as coisas que faz do jeito que ele faz”, afirmou Lula, em crítica direta à guerra comercial iniciada pelos EUA. O presidente ainda acrescentou: “É importante manter o multilateralismo nesse planeta, de repente um cidadão sozinho se acha capaz de ditar regras de tudo que vai acontecer no mundo”.

65% dos brasileiros apoiam redução da jornada de trabalho, aponta pesquisa Nexus

Levantamento da Nexus mostra que 74% dos nordestinos defendem fim da escala 6x1; Sudeste lidera percepção de benefícios na produtividade

Brasília (DF), 15/11/2024 - Ato em defesa do fim da jornada 6x1, na Rodoviária do Plano Piloto (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 36 horas sem corte de salário — conhecida como PEC 6x1 — encontra respaldo majoritário entre os brasileiros, especialmente nas regiões Nordeste e Sudeste. Os dados são de uma pesquisa inédita realizada pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados, vinculada à FSB Holding.

De acordo com o levantamento, 74% dos nordestinos apoiam a proposta que põe fim à escala 6x1, ou seja, seis dias de trabalho seguidos por apenas um de descanso. O índice é o mais elevado entre todas as regiões do país. Em segundo lugar aparece o Sudeste, com 66% de apoio. No geral, o apoio nacional à medida atinge 65%, enquanto 27% se posicionam contra.

A PEC 6x1 foi apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) no fim de 2024 e protocolada oficialmente em 25 de março deste ano. A parlamentar declarou que busca um relator fora do espectro da esquerda para ampliar a adesão parlamentar à proposta.

Brasil ganha várias posições no ranking global de produção industrial após a posse de Lula

Segundo levantamento, o Brasil conquistou a 25ª posição em ranking mundial da indústria, subindo 20 posições entre 2023 e 2024

      Lula (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Em 2024, a indústria brasileira de transformação registrou um avanço significativo, conquistando a 25ª colocação em um ranking global de desempenho, o melhor resultado desde 2019. O crescimento de 3,2% no ano passado superou a média mundial de 2,3%, representando uma recuperação expressiva em relação ao desempenho de 2023, quando o Brasil ocupava a 45ª posição. Já em 2022, antes do início do governo Lula (PT), o país estava na 70ª posição.

A pesquisa, realizada pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) e com base em dados da Unido, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento industrial, foi divulgada pelo Valor Econômico.

Esse desempenho positivo pode ser explicado por diversas ações do governo federal, como o impulso fiscal com precatórios, a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida e a implementação do novo arcabouço fiscal, que garantiu um piso para os investimentos públicos. Além disso, a queda das taxas de juros até maio e o aquecimento do mercado de trabalho também contribuíram para a recuperação do setor.

Integrantes do Planalto pressionam para que Juscelino Filho, denunciado pela PGR, deixe Ministério das Comunicações

Integrantes e aliados do Planalto cobram demissão do ministro em função da denúncia de supostos desvios em emendas parlamentares feita pela PGR

Juscelino Filho (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentaram a pressão para que Juscelino Filho (União Brasil-MA) peça demissão do Ministério das Comunicações, após ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sob suspeita de corrupção passiva e outros crimes ligados ao desvio de emendas parlamentares.

De acordo com a Folha de S.Paulo, a expectativa entre pessoas próximas ao Palácio do Planalto é que Juscelino tome a iniciativa de deixar o cargo para se defender como deputado federal — mandato que está atualmente licenciado. Um dos ministros lembra que o presidente Lula havia ainda em junho de 2024 manifestado à cúpula do União Brasil o desejo de que o titular das Comunicações se afastasse do posto quando foi indiciado pela Polícia Federal, o que não se concretizou.

Na mesma ocasião, Lula chegou a declarar publicamente que afastaria Juscelino do governo caso viesse a ser formalmente denunciado pela PGR, o que ocorreu nesta terça-feira (8). Segundo o presidente, o ministro estava ciente das implicações políticas que a denúncia traria. À época, Lula já demonstrava preferência pela renúncia como forma de evitar desgaste à imagem do governo.

PL recua e diz que irá pausar ameaças de obstrução na Câmara

Ameaças visavam pressionar pela aprovação da urgência do projeto de anistia aos envolvidos no 8/1

Brasília (DF) - 19-12-2024 - Deputado Sóstenes Cavalcante durante coletiva a imprensa no salão verde da Câmara dos Deputados (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

O PL, partido de Jair Bolsonaro e liderado na Câmara por Sóstenes Cavalcante (RJ), decidiu recuar e suspender as ameaças de obstrução à pauta da Casa, que visavam pressionar pela aprovação da urgência do projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

“Como temos foco único nas 257 assinaturas esta semana, nós vamos retirar a obstrução para que os trabalhos da casa andem normalmente, até que a gente mostre um gesto para a Câmara, para os colegas, para que eles venham assinar essas poucas assinaturas que estão faltando”, afirmou Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara, à CNN Brasil nesta terça-feira (8).

A oposição ao governo na Câmara vinha pressionando o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) a colocar em votação o requerimento para pautar com urgência a proposta da anistia, mas não teve sucesso até o momento.

Lula diz que "está acontecendo um milagre" no Brasil, apesar dos juros altos e do tarifaço de Trump

Presidente participou nesta terça-feira (8) do Encontro Internacional da Indústria de Construção (Enic)

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (8) que o Brasil vive um “milagre”, mesmo diante de juros altos e do tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Para o chefe do Executivo, o "milagre" não se deve à macroeconomia, e sim à microeconomia.

"Eu tenho a consciência de que o dinheiro tem que circular na mão de todos", disse.

Em discurso na abertura do Encontro Internacional da Indústria de Construção (Enic), em São Paulo, o presidente defendeu o projeto de lei que propõe a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais. Para Lula, a proposta será aprovada.

"É nada, R$ 5 mil é nada", disse Lula. "Quem tem que pagar a compensação são as 141 mil pessoas que ganham mais de R$ 1 milhão por ano. E é pagar uma 'merreca', não chega a 10%, e as pessoas não querem pagar".

Fonte: Brasil 247

Rodolfo Mota é eleito vice-presidente de Assuntos Jurídicos da FNP


Rodolfo Mota: “Com muita honra assumo esta missão, que coloca Apucarana na mesa das discussões dos grandes temas que afetam e mudam a vida de todos os brasileiros”



O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota, assumiu nesta segunda-feira (07/04), em Brasília, a vice-presidência de Assuntos Jurídicos da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) para o biênio 2025-2027. Na mesma solenidade, realizada em Brasília durante a 87ª Reunião Geral da entidade e que contou com a presença do vice-presidente da República Geraldo Alckmin, assumiu a presidência da Frente Nacional o
prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Advogado e professor universitário da área de Direito, o prefeito Rodolfo Mota terá como missão atuar como uma liderança política com foco jurídico, em temas de grande impacto que envolvem os interesses das cidades brasileiras no campo do Direito, especialmente nas relações com os governos federal e estadual, o Congresso e o Judiciário. “Com muita honra assumo esta missão, que coloca Apucarana na mesa das
discussões dos grandes temas que afetam e mudam a vida de todos os brasileiros”, disse Mota, frisando que ao ocupar espaço privilegiado dentro da FNP, Apucarana tem maiores possibilidades de acesso a projetos e recursos.

Dentre os assuntos tratados nessa primeira reunião, como vice-presidente de Assuntos Jurídicos , o prefeito de Apucarana abordou a questão do impacto da reforma tributária na arrecadação dos municípios e sobre a necessidade da União reabrir negociações com os Municípios que possuem dívidas milionárias, como é o caso de Apucarana, que tem a maior dívida do país com o Tesouro Nacional e que precisa de nova legislação para resolver o assunto.

O prefeito Rodolfo Mota também enalteceu a eleição do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, para a vice-presidência de Cidades Inteligentes, e do prefeito de Maringá, Sílvio Barros, para a vice-presidência de Meio Ambiente e Mitigação. “O Paraná está fortemente representado dentro da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), entidade que congrega todas as capitais e cidades de grande e médio porte do Brasil”, avaliou o prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota.

A Frente Nacional – Fundada em 1989, a FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Reúne todas as capitais e os municípios com mais de 80 mil habitantes. Com tendência crescente, são 415 médias e grandes cidades, onde vivem 61% dos brasileiros e são produzidos 74% do Produto Interno Bruto (PIB) - dados de 2021 - do país. A entidade é organizada em diretoria executiva, vice-presidências temáticas, por faixa populacional, estaduais e um conselho fiscal. Durante a posse, o novo presidente, prefeito Eduardo Paes, afirmou que o seu mandato irá priorizar temas relacionados à segurança pública, mobilidade e mudanças climáticas.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Paraná em Ação desembarca em Apucarana nesta semana


Foto: Divulgação

A feira de serviços gratuitos que o Governo do Paraná, através da Secretaria da Justiça e Cidadania, leva até a população chega nesta semana à Apucarana. Será nos dias 10, 11 e 12 de abril no ginásio de Esportes Lagoão.

Por parte do Executivo Estadual estarão à disposição da comunidade serviços como carteira de identidade, da Copel, Sanepar, Cohapar, CIEE e do ônibus lilás, este direcionado às mulheres e à prevenção à violência. Também haverá a divulgação de informações através de exposições das polícias Militar, Ambiental e Rodoviária do Paraná.

Pela Prefeitura, serão ofertadas atualizações e inclusões no Cadastro Único e orientações sobre os programas Bolsa Família, Pé de Meia, ID Jovem, Carteira de Pessoa Idosa e Carteira do Autista.

O Secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, destaca a feira como uma oportunidade de exercício da cidadania para toda a família. “Nós fazemos questão de convidar todo mundo a participar, pois as pessoas podem usufruir dos serviços, regularizar documentos e obter diversas informações que facilitam seu dia a dia e dão qualidade de vida e dignidade a todos”, afirmou.

Justiça no Bairro

Desta vez, o Paraná em Ação acontecerá de forma conjunta com o Justiça no Bairro, programa do Poder Judiciário que visa proporcionar à população acesso à justiça de forma célere, efetiva e desburocratizada. Nos dias 11 e 12 de abril, haverá atendimentos para resolução de conflitos na área de família, como divórcio consensual, guarda, pensão alimentícia, união estável (reconhecimento ou dissolução), reconhecimento de paternidade/maternidade e DNA.

O Justiça no Bairro tem como objetivo principal aproximar a justiça do cidadão com a imediata prestação jurisdicional, de forma transparente e ética, solucionando conflitos e promovendo a pacificação social.

7.700 atendimentos em Antônio Olinto

O Paraná em Ação realizado em Antônio Olinto nos dias 03 e 04 registrou um total de 7.772 atendimentos, a um público estimado de 1.500 pessoas. Foram 21 parceiros oferecendo serviços públicos gratuitos, incluindo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), conforme segue os números de atendimentos:

- 1.210 do Polícia Civil do Paraná na Comunidade, através de Boletins de Ocorrência, interação com a comunidade, jogos e brindes para crianças;
- 331 Carteiras de Identidade Nacional (CIN), sendo 126 para crianças e adolescentes protegidos;

- 792 DETRAN;
- 655 Saúde;
- 645 Sanepar;
- 198 Cultura e Esporte;
- 142 Tribunal Regional Eleitoral;
- 1.465 Público da palestra socioeducativa.

Serviço

Paraná em Ação e Justiça no Bairro em Apucarana
Data: 10, 11 e 12 de abril
Horário: 9h às 17h
Local: Ginásio de Esportes Lagoão - Rua Antônio Ostrenski s/n, Vila São Carlos

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seju

Quem é o bolsonarista dono do celular que a PF tentou desbloquear 10 milhões de vezes

 

O bolsonarista Renato Marchesini, preso pelos ataques de 8 de janeiro em Brasília.. Foto: Reprodução

Renato Marchesini Figueiredo, preso pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, ainda não teve seu celular desbloqueado, apesar de 10 milhões de tentativas realizadas pela Polícia Federal (PF). O objetivo era apurar o grau de envolvimento do bolsonarista nas depredações aos Três Poderes com base nos dados contidos no aparelho.

Marchesini foi solto dez dias após sua prisão, durante audiência de custódia, e atualmente responde em liberdade provisória, com medidas cautelares como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de acesso às redes sociais.

Morador de Franca (SP), ele trabalhava em uma empresa de consórcios automotivos e imobiliários. Em 2021, intensificou seu apoio a Bolsonaro e, durante a campanha eleitoral de 2022, passou a divulgar conteúdo contra o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Sua última publicação nas redes sociais foi em 12 de dezembro de 2022. Antes disso, compartilhou materiais com ataques aos ministros Alexandre de Moraes e Roberto Barroso e levantava dúvidas sobre a segurança das urnas eletrônicas. Ele também demonstrava apoio a bolsonaristas como Roberto Jefferson, Paulo Guedes e Regina Duarte.

Bolsonaristas vão tentar desarmar segurança pessoal de Lula; entenda

 

O deputado federal bolsonarista Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara. Foto: Bruno Spada/Agência Câmara
Parlamentares bolsonaristas querem proibir os seguranças pessoais do presidente Lula e dos demais ministros do governo de usarem armas. O texto foi protocolado na Câmara dos Deputados por Paulo Bilynskyj (PL-SP) e será analisado nesta terça (8) na Comissão de Segurança Pública.

“Fica vedado o uso de armas de fogo pelos agentes integrantes da segurança pessoal do Presidente da República e de seus Ministros de Estado, ainda que em atividades que envolvam a segurança imediata de tais dignatários”, diz o texto.

Na justificativa do projeto, o parlamentar bolsonarista alega que a medida é “coerente com a visão do atual governo de promover uma cultura de paz, reduzir a violência e buscar soluções não violentas para os desafios da segurança”.

PF testa 10 milhões de senhas e não desbloqueia celular de bolsonarista preso no 8/1

 

Polícia Federal tentou 10 milhões de senhas, mas não conseguiu desbloquear celular de bolsonarista preso no 8 de janeiro. Foto: Reprodução
A Polícia Federal (PF) tentou desbloquear o celular do bolsonarista Renato Marchesini, preso pelos ataques de 8 de janeiro, mas não obteve sucesso mesmo após testar cerca de 10 milhões de combinações de senha, conforme informações do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.

Sem acesso ao aparelho, a PF não conseguiu extrair o conteúdo solicitado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a investigação.

A PF buscava identificar mensagens com termos como “morte ao Xandão”, “invadir os prédios”, “fora Lula” e “Bolsonaro”, além de acessar nomes e números da agenda, fotos, vídeos e dados de localização. O objetivo era apurar o grau de envolvimento de Marchesini nas depredações aos Três Poderes.
Celular Samsung Galaxy A30 do bolsonarista Renato Marchesini, preso pelos ataques de 8 de janeiro. Foto: Reprodução

Em laudo pericial, a PF relatou que utilizou o software Cellebrite Premium, ferramenta especializada em quebra de senhas, para gerar um “dicionário” de combinações com base nas informações pessoais de Marchesini. Apesar das tentativas, nenhuma senha foi eficaz.

Ana Júlia rebate deputado bolsonarista e denuncia violência política de gênero

A deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT) rebateu nesta segunda-feira (7) os ataques do deputado Ricardo Arruda (PL)

        Ana Júlia Ribeiro (Foto: Orlando Kisner (Divulgação))

A deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT) rebateu nesta segunda-feira (7) os ataques do deputado Ricardo Arruda (PL), feitos após ela solicitar a substituição dele na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) devido ao excesso de faltas. Durante a sessão e em entrevista a jornalistas, Arruda tentou desqualificá-la ao afirmar que ela “se comporta como se estivesse no centro acadêmico”, em crítica depreciativa à sua maneira de se expressar e se vestir.

Para Ana Júlia, a postura do parlamentar configura violência política de gênero — crime previsto em lei. “Ele tentou me humilhar dizendo que eu não sei o que estou fazendo aqui, que isso fica evidente pela forma como falo ou me visto. Alegou ainda que desconheço o regimento por ser jovem e estar em meu primeiro mandato. Não vejo nenhum demérito em ter vindo do movimento estudantil — muito pelo contrário, tenho muito orgulho disso", disse a parlamentar.

PGR apresenta denúncia contra Juscelino Filho por suposto desvio de emendas enquanto parlamentar

Ministro foi indiciado pela PF em junho de 2023 pela suspeita de desvios em emendas parlamentares para obras de pavimentação em Vitorino Freire (MA)

     Juscelino Filho (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABR)

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma denúncia contra o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), por suspeitas de envolvimento em um esquema de desvio de emendas parlamentares, destaca o jornal O Globo. As acusações referem-se ao período em que ele exercia o mandato de deputado federal.

Cabe agora ao STF decidir se aceita a denúncia e torna o ministro réu. O relator do caso é o ministro Flávio Dino. Esta é a primeira denúncia da PGR contra um integrante do primeiro escalão do governo Lula neste novo mandato.

A investigação tem como foco a destinação de recursos públicos para obras de pavimentação em Vitorino Freire (MA), cidade administrada à época pela irmã do ministro, Luanna Rezende. Ela chegou a ser afastada do cargo durante o avanço das apurações, mas reassumiu a função por decisão do próprio STF.

APUCARANA: “Mulheres que Movem” destaca força do empreendedorismo feminino



No Brasil, a maior parte dos CNPJs são abertos por mulheres. E, em Apucarana, não é diferente. Para refletir sobre a força do empreendedorismo feminino, Apucarana criou o “Mulheres que Movem”.

O evento reuniu na segunda-feira (07/04) cerca de 200 mulheres, no Clube 28 de Janeiro, para discutir sobre empoderamento e protagonismo nos negócios.

O evento é uma promoção da Associação de Empresas de Micro e Pequeno Porte e Empreendedores Individuais de Apucarana (AMPEC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio da Prefeitura de Apucarana, por meio das secretarias municipais da Mulher e Assuntos da Família, Assistência Social, Indústria, Comércio e Emprego, além de Cultura e Turismo.

A fisioterapeuta, primeira-dama e secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Karine Mota, foi a mediadora do painel “Mulheres que Movem: um evento para inspirar e transformar!”. A secretária lembrou que a ação encerrou a programação do mês da mulher em Apucarana. “É muito importante falar com essas mulheres sobre empreendedorismo, autoestima, empoderamento e autonomia”, pontuou.

APUCARANA: Rotativo volta a ser cobrado e motoristas aderem ao aplicativo para compra de créditos



O estacionamento rotativo digital está efetivamente vigorando em Apucarana a partir desta terça-feira. Após 15 dias de carência para os motoristas assimilarem o novo sistema, as tarifas voltaram a ser aplicadas.

No primeiro dia de fiscalização, muitos motoristas estão procurando os agentes de trânsito para baixar o aplicativo, visando aderir ao novo sistema.

De acordo com Felipe Augusto, diretor operacional de trânsito do Município, os agentes estão trabalhando paralelamente tanto a fiscalização quanto a orientação. “Muitos acabaram não se atentando ao prazo de 15 dias que foi concedido e estão ainda com dúvidas. Então, os agentes estão fazendo a orientação, conforme a demanda que vai surgindo durante o trabalho”, pontua.

O diretor operacional de trânsito afirma que, com o início da fiscalização, já era esperado o aumento pela busca de informações. “Agora que os motoristas estão vendo novamente a fiscalização, eles procuram os agentes buscando orientações para baixar o aplicativo e fazer a compra de créditos”, completa.

Hugo Motta recebe PEC da Segurança e promete "total prioridade" ao projeto: "o Brasil tem pressa"

"Daremos total prioridade para a discussão deste texto. Vamos analisar e propor as mudanças necessárias o quanto antes" , disse o presidente da Câmara

Hugo Motta (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que dará “total prioridade” à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, entregue nesta terça-feira (8) pelos ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais). A declaração foi publicada nas redes sociais do deputado.

“Segurança pública é um tema que nos une. Há pouco, eu e os líderes da Câmara recebemos a PEC da Segurança Pública pelas mãos do ministro Ricardo Lewandowski e da ministra Gleisi. Daremos total prioridade para a discussão deste texto. Vamos analisar e propor as mudanças necessárias o quanto antes. O Brasil tem pressa para avançar com esta pauta”, afirmou Motta nas redes sociais, de acordo com o jornal O Globo.

De acordo com a reportagem, além dos ministros e de Hugo Motta, também participaram do encontro diversos líderes partidários. Gleisi Hoffmann foi a responsável por articular a agenda com os parlamentares. Um dia antes, em evento realizado em São Paulo, o presidente da Câmara já havia sinalizado que a proposta teria atenção especial da Casa.

“Essa é uma pauta que tem que partir do Poder Executivo, que é quem tem a legitimidade para iniciar, vamos dizer, uma proposta complexa acerca da segurança”, declarou.

Tragédia na MG-223: ônibus tomba com 50 pessoas e deixa 10 mortos no Triângulo Mineiro

Acidente ocorreu na madrugada desta terça-feira (8) em trecho perigoso próximo a Araguari

Um ônibus com 50 pessoas tombou na MG-223 entre Araguari e Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, e deixou dez pessoas mortas e 18 feridas (Foto: Corpo de Bombeiros - Divulgação)

Um grave acidente registrado na madrugada desta terça-feira (8) deixou pelo menos dez pessoas mortas e outras 18 feridas na MG-223, entre as cidades de Araguari e Tupaciguara, no Triângulo Mineiro. As informações são do G1. Segundo o Corpo de Bombeiros, entre os mortos estão duas crianças.

O ônibus envolvido, da empresa Real Expresso, transportava 49 passageiros e um motorista, e tombou por volta das 3h40 no trecho conhecido como "Trevo do Queixinho". De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o motorista teria perdido o controle da direção, fazendo com que o veículo capotasse e ficasse tombado na pista.

Senadora bolsonarista ataca governo Lula e diz que Bolsa Família atrapalha novas contratações


     A senadora Margareth Buzetti. Foto: Divulgação

A senadora bolsonarista Margareth Buzetti (PSD-MT) fez críticas ao Bolsa Família, principal programa social do governo Lula. Segundo ela, a política de transferência de renda promovida pelo presidente tem gerado efeitos negativos no mercado de trabalho ao desestimular beneficiários a buscarem emprego com carteira assinada. Com informações da RD News.

Empresária do setor industrial, Margareth afirmou ter dificuldades para contratar mão de obra por causa do programa. “Hoje, eu não tenho jeito para empregar porque eles estão todos no Bolsa Família”, declarou. Segundo a senadora, benefícios sociais são importantes, mas o governo federal precisa investir com mais intensidade na geração de empregos e no fortalecimento da economia. “O país vive de economia, não vive só de programa social. A parte social tem que ser feita sim, mas ele não vive só disso”, completou.

Bolsonarista foragido do 8/1 é preso em ato pela anistia na Paulista


Fabio Beltrão Soldani, preso por participação no 8 de janeiro – Foto: Reprodução
Fabio Beltrão Soldani, de 58 anos, foi preso durante ato pela anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro, na Avenida Paulista, neste domingo (6). Considerado foragido pelo STF desde 2023, ele foi abordado pela Polícia Militar enquanto estava sentado na calçada. Após consulta aos documentos, os agentes confirmaram a existência de um mandado de prisão. Conduzido à delegacia, Soldani afirmou em audiência de custódia estar “morando na rua” e disse que foi ao ato “pedir ajuda”.

O analista de sistemas já havia sido preso no acampamento em frente ao Quartel General do Exército, no dia 9 de janeiro de 2022, e libertado com tornozeleira eletrônica. Sua liberdade foi revogada por descumprimento das medidas impostas.

Durante a audiência, Soldani aceitou um acordo de não persecução penal proposto pela PGR, mas pediu a exclusão da multa e dos serviços comunitários por não ter condições financeiras. Segundo a Defensoria Pública, ele sobrevive com doações e pequenos bicos. O acusado pediu para continuar na carceragem da Polícia Federal, dizendo que teme por sua segurança emocional e física caso seja transferido.

Fonte: DCM