segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Novos áudios revelam que general discutiu com Bolsonaro data para golpe de Estado

Mensagens obtidas pela PF mostram que, segundo Mário Fernandes, Bolsonaro deu até 31 de dezembro de 2022 para “qualquer ação nossa”

Bolsonaro e militares (Foto: REUTERS/Adriano Machado | José Cruz/Agência Brasil)

Um novo áudio divulgado pela Polícia Federal adiciona mais elementos à investigação sobre a suposta trama golpista após as eleições de 2022, ao revelar que o general da reserva Mário Fernandes discutiu possíveis datas para um golpe de Estado com o então presidente Jair Bolsonaro (PL).

As gravações, segundo a coluna de Fabio Serapião, do portal Metrópoles, foram enviadas ao tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do então mandatário, em 8 de dezembro de 2022 – após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas. As mensagens sugerem que Bolsonaro teria mencionado que a diplomação do presidente eleito, marcada para o dia 12 daquele mês, "não seria uma restrição" para qualquer ação planejada pelo grupo.

"Mas, porra, a gente não pode perder oportunidade. São duas coisas. A primeira, durante a conversa que eu tive com o presidente, ele citou que o dia 12, pela diplomação do vagabundo, não seria uma restrição, que isso pode, que qualquer ação nossa pode acontecer até 31 de dezembro e tudo", diz Fernandes na mensagem enviada a Cid, de acordo com a reportagem.

Cinco canais de notícia no Brasil somam 111,8 mil espectadores, diz levantamento

Pessoa assiste a telejornal na TV: os cinco principais canais de notícia do Brasil registraram uma audiência média de 111,8 mil espectadores ao longo de 2024 – Foto: Reprodução

Os cinco principais canais de notícia do Brasil registraram uma audiência média de 111,8 mil espectadores ao longo de 2024. O número representa 0,05% da população brasileira, considerando o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os canais monitorados foram GloboNews, CNN Brasil, Jovem Pan News, Record News e BandNews. Os dados foram levantados pela Kantar Ibope Media e divulgados pelo Poder360.

A GloboNews lidera o ranking com 60,5 mil espectadores, equivalente a 0,13 ponto no painel da Kantar. Em segundo lugar, empatadas, estão CNN Brasil, Jovem Pan News e Record News, todas com 0,03 ponto de audiência. A BandNews aparece na última posição com 0,02 ponto.

A audiência dessas TVs varia ao longo do dia, com picos em programas específicos. O ‘Jornal GloboNews’, exibido pela manhã, atinge 116,4 mil espectadores, mas a audiência do canal cai para cerca de 51,2 mil até o meio-dia. Na BandNews, o destaque é ‘O É da Coisa’, com 41,9 mil espectadores no horário das 18h.

Fonte: DCM

Em show de Chico Buarque, público puxa coro sobre Bolsonaro: “Uh, vai ser preso!”


Público do show de Chico Buarque alfineta o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

O show de Chico Buarque trouxe, além de suas canções, alfinetadas da plateia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a segunda noite do “Show de Verão da Mangueira”, no Rio de Janeiro, na última semana.

“Viva a democracia”, disse o cantor, sendo recebido com gritos e aplausos. Em seguida, o público entoou um coro contra o ex-capitão: “Uh, vai ser preso”, em referência à denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-mandatário, seguido pelo grito de “Sem anistia”.

Narrador da Band desativa perfil no X após ataque transfóbico contra Erika Hilton


Sérgio Maurício desativa perfil no X após ataque transfóbico contra Erika Hilton. Foto: Reprodução

O narrador da Band, Sérgio Maurício, desativou seu perfil no X, antigo Twitter, após fazer um ataque transfóbico e racista contra a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). O comentário gerou indignação entre os internautas.

Um post do usuário Oliver Noronha desconsiderava a identidade da parlamentar e afirmava que ela possuía “problemas de aceitação bem alarmantes”. Em resposta, o narrador disparou: “Uma verdadeira Fake News humana essa coisa.”

A declaração de Sérgio Maurício recebeu uma enxurrada de críticas. “Nossa, não são só comentários infelizes nas transmissões, você é infeliz por completo. Tomara que a Band te demita”, escreveu um internauta. “Deplorável, Sérgio Maurício… Simplesmente deplorável sua postura”, apontou outro. “Depois vem pedir desculpas com o rabinho entre as pernas”, comentou mais um.

'Os áudios falam alto: 8/1 foi conspiração para derrubar Lula e implantar uma ditadura', diz Gleisi

Presidente do PT repercute áudios obtidos pela PF que mostram as articulações da tentativa de golpe: 'não tem nenhum inocente. Sem anistia!'

Gleisi Hoffmann e os atos terroristas bolsonaristas em Brasília no 8 de janeiro (Foto: ABr)

A presidente do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) repercutiu nesta segunda-feira (24) os áudios obtidos pela Polícia Federal e divulgados pelo Fantástico, da TV Globo, de militares e outros aliados do governo Jair Bolsonaro (PL) na reta final de 2022, quando as tratativas para golpe de Estado estavam a pleno vapor. As conversas gravadas evidenciam que os tumultuosos acontecimentos de 8 de janeiro de 2023 foram fruto de uma articulação contra o presidente Lula (PT), com o objetivo de implantação de uma ditadura, pontua Gleisi.

"Não tem nenhum inocente nessa trama. Todos têm de ser responsabilizados, inclusive quem permitiu e apoiou os acampamentos contra a democracia nas áreas dos quartéis. É sem anistia!”, declarou a parlamentar.

Em áudio, general da reserva diz que minuta do golpe era 'real' e foi 'despachada' com Bolsonaro

Áudio do general Mario Fernandes foi extraído de celulares e computadores apreendidos durante a investigação sobre a suposta tentativa de golpe

General da reserva Mário Fernandes (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Em um áudio divulgado pela Polícia Federal (PF) no domingo (23), o general da reserva Mario Fernandes afirma que a minuta do golpe é “real” e foi despachada com Jair Bolsonaro (PL) quando ele ainda estava no comando do Palácio do Planalto. O material, segundo a CNN Brasil, foi extraído de celulares e computadores apreendidos durante a investigação que resultou na denúncia de 34 pessoas, incluindo Jair Bolsonaro, por atos contra o Estado Democrático de Direito. A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A declaração do militar, que está preso desde novembro de 2024, consta no relatório da PF. O áudio com a mensagem foi encaminhado ao general Luiz Eduardo Ramos, em 7 de dezembro de 2022, que foi ministro da Secretaria-Geral da Presidência do governo Bolsonaro. “Kid Preto, falei com o Renato. O decreto é real, foi despachado ontem com o presidente. É, [risos], movimento, eu tô de olho aqui. Se for o caso, eu aciono o senhor para voltar. Eu nem vou. Eu aciono o senhor para voltar. Força!”, diz Mário Fernandes no aúdio.

Acabou o mimimi, Bolsonaro. Chegou a bala de prata: os áudios do golpe

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro – Foto: Reprodução

Por Miguel do Rosário, em O Cafezinho

Agora acabou!

Os áudios revelados ontem à noite, no Fantástico, enterram qualquer mimimi, qualquer narrativa chorosa dos bolsonaristas, tentando tratar a devastadora denúncia da PGR contra Bolsonaro e comparsas como “perseguição política”.

Oficiais de alta patente, com cargos de comando, indicados por Jair Bolsonaro (direta ou indiretamente) para cargos estratégicos de comando, e ideologica e politicamente muito próximos ao presidente, falavam abertamente em levar manifestantes para Esplanada, anular eleições e dar um golpe de Estado.

Alguns áudios deixam claro, a propósito, que Jair Bolsonaro era o mais radical de todos, pois estava escrevendo e assinando “decretos”, e esperava apenas que todos os comandantes militares fossem convencidos. Como não conseguiu convencer alguns nomes essenciais para levar adiante seu projeto golpista, teve que segurar, contra sua vontade, a decisão final.

Forças Armadas devem ficar em silêncio sobre denúncia contra golpistas até que processo seja aceito pelo STF

“A situação administrativa dos militares só muda após a aceitação das denúncias", disse um general

 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O silêncio das Forças Armadas após a denúncia do procurador-geral da República contra os envolvidos na trama golpista que culminou nos ataques de 8 de janeiro, que envolve 23 militares, juntamente com Jair Bolsonaro (PL), faz parte de um estratégia para esperar até que a denúncia seja aceita pelo Supremo Tribunal Federal – um processo que pode levar algumas semanas. Segundo a coluna da jornalista Malu Gaspar, de O Globo, o fechamento de novos procedimentos disciplinares por parte dos generais reflete o corporativismo da instituição, mas também a preocupação em não intensificar a tensão na caserna.

Conforme relatado por um general que acompanha de perto os desdobramentos do caso, “a situação administrativa dos militares só muda após a aceitação das denúncias”. Assim, mesmo diante dos indiciamentos pela Polícia Federal e da denúncia formalizada pelo procurador Paulo Gonet, os acusados permanecem sem novas sanções, embora fiquem impedidos de serem promovidos ou transferidos até que o processo siga seu curso.

Lula deve se reunir com Hugo Motta nesta segunda

Presidente da República e presidente da Câmara devem discutir a articulação política do governo com o Congresso

 Hugo Motta e Lula (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) para discutir a articulação política do governo com o Congresso. O encontro deve ocorrer no Palácio da Alvorada, no final da tarde desta segunda-feira (24). As informações são da jornalista Débora Bergamasco, da CNN Brasil.

Entre os assuntos tratados na reunião, estão possíveis mudanças na Esplanada dos Ministérios. Partidos do Centrão defendem maior espaço no governo para avançar com as pautas governistas no Congresso.

Áudios revelam que plano golpista de Bolsonaro tinha "cara infiltrado em tudo que é lugar", diz Mauro Cid

Em gravações obtidas pela PF, tenente-coronel detalha tentativas de encontrar falhas nas urnas e confirma edição de decreto para golpe de Estado

Mauro Cid presta depoimento à Polícia Federal (Foto: Reprodução )

Em áudios obtidos pela Polícia Federal (PF) e revelados pelo programa Fantástico, da TV Globo, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou que o plano para dar um golpe de Estado contava com "cara infiltrado em tudo quanto é lugar". No entanto, segundo ele, não foi encontrada nenhuma evidência que justificasse a abertura de uma investigação sobre fraudes nas urnas eletrônicas. Cid detalhou que especialistas em tecnologia foram mobilizados para tentar identificar supostas falhas no sistema eleitoral, mas nenhuma prova concreta foi obtida.

As declarações de Cid corroboram seu depoimento à Justiça, em novembro de 2024, no qual ele afirmou que, apesar da "busca incessante", não foram encontradas provas de fraude nas urnas, destaca o Uol. Segundo ele, Bolsonaro não aceitou o resultado das eleições e pressionou o então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, para alterar o relatório final do Ministério da Defesa, que não confirmou irregularidades. O relatório das Forças Armadas enviado ao TSE em 2022 afirmou que "não é possível afirmar" que o sistema eletrônico de votação está isento de falhas, mas as urnas são auditáveis e nunca tiveram fraudes comprovadas desde sua implementação em 1996.

“O problema é que ele ainda está aqui”: bolsonaristas comemoram agressão a Marcelo Rubens Paiva

 

Marcelo Rubens Paiva após ser agredido em bloquinho em São Paulo
Bolsonaristas estão comemorando a agressão ao escritor Marcelo Rubens Paiva em um bloquinho de carnaval em São Paulo no domingo, 23. O ataque, que ocorreu durante a concentração do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, foi registrado em vídeo.

Marcelo foi atingido por uma mochila e uma lata de cerveja. Ele ficou tetraplégico após um acidente em 1979, é cadeirante e tem 61 anos.

O agressor posou para as câmeras com o dedo médio em riste e saiu incólume, com a devida passada de pano dos organizadores do bloco.

Seguranças intervieram para “acalmar” a situação. A festa continuou, e o agressor se misturou à multidão, numa boa.

Marcelo virou alvo da extrema-direita especialmente depois do sucesso do filme “Ainda Estou Aqui”, baseado em seu livro. Conta a história de sua mãe Eunice Paiva, que segura a família no braço após o assassinato de seu marido, o deputado Rubens Paiva, pela ditadura militar em 1971.

Os seguidores do perfil de “humor” fascista Joaquin Teixeira estão jubilantes. “Quase arrancou a cabeça do socialista. Quanta violência, jogar um boneco de pano num pobre homem”, escreveu um sujeito. “O problema dele é que ele ainda está aqui”, disse outro.

‘Alexandre de Moraes’ lidera vendas em hamburgueria de Aracaju


Hamburgueria vende lanche “Alexandre de Moraes” no Ifood. Imagem: reprodução

Uma hamburgueria de Aracaju (SE) lançou sanduíches inspirados nos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), e o burger de Alexandre de Moraes rapidamente se tornou o mais vendido.

Relator das investigações sobre a tentativa de golpe de 2022 e 2023, Moraes agora também domina o iFood com um sanduíche de R$ 42,99, feito com pão gourmet, dois blends artesanais de 150g, queijo cheddar, bacon em tiras e salada.

Reforma ministerial deve ser iniciada por Lula nesta semana

 

O presidente Lula: nova fase da reforma ministerial deve ser iniciada pelo chefe de Estado nesta semana – Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve iniciar nesta semana uma nova fase da reforma ministerial. A decisão vem em meio à queda na popularidade do governo e ao impacto da crise do Pix. A avaliação no Planalto é que os números desfavoráveis das pesquisas aceleraram mudanças que já vinham sendo discutidas desde o ano passado.

Uma mudança esperada é a de Alexandre Padilha para o Ministério da Saúde, substituindo Nísia Trindade. O governo entende que a pasta, que possui um dos maiores orçamentos da Esplanada, não avançou em programas estratégicos, como o Mais Especialidades. Padilha, com perfil político mais forte, teria maior capacidade de diálogo com o Congresso.

Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha – Foto: Sérgio Lima/Poder360

Vice-prefeito bolsonarista de Rio Preto chama segurança do Palmeiras de “macaco”


Fábio Marcondes (de óculos) chama segurança do Palmeiras de “macaco” após partida contra o Mirassol. Foto: Reprodução

Fábio Marcondes (PL), vice-prefeito de São José do Rio Preto (SP), chamou um segurança do Palmeiras de “macaco” após a partida do Verdão contra o Mirassol, pelo Campeonato Paulista, na tarde do último domingo (23).

Vestido com uma camisa branca do Mirassol, o bolsonarista discutiu com um dos funcionários do Palmeiras, a quem xingou de “lixo” mais de dez vezes na área de acesso aos vestiários do Estádio José Maria de Campos Maia. Em seguida, chamou o segurança de “macaco velho”.

Dois seguranças do Palmeiras se irritaram e tentaram se aproximar de Marcondes, que foi protegido por algumas pessoas e retirado do local. “Você chamou o cara de macaco, você chamou o cara de macaco. Racismo, não”, disse um segurança, indignado, partindo para cima do vice-prefeito, que fugiu.

Software clandestino da “Abin Paralela” foi usado 887 contra “inimigos” do governo Bolsonaro

 

Jair Bolsonaro: ex-presidente usou a Abin 887 vezes para monitorar opositores e aliados – Foto: Reprodução
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi utilizada no governo de Jair Bolsonaro (PL) para vigiar opositores e aliados. O esquema envolveu o software israelense First Mile, capaz de rastrear a localização de qualquer celular em tempo real. Com informações do Uol.

De acordo com depoimentos de Mauro Cid e novas fases das investigações, o monitoramento era conduzido por um grupo restrito dentro da Abin, sob o comando de Alexandre Ramagem. O sargento Giancarlo Gomes Rodrigues, cedido do Exército, operava o sistema para rastrear alvos considerados “inimigos” do governo. Ele teria acionado o software mais de 887 vezes. Entre os nomes espionados estavam Rodrigo Maia, Joyce Hasselmann, Vicente Cândido e Jean Wyllys.

Ex-chefes militares se mobilizam em defesa de general denunciado por golpe

 

O general da reserva Estevam Theophilo é um dos denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) pela trama golpista de 2022. Foto: Reprodução
O general da reserva Estevam Theophilo, incluído na lista de denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por participação na articulação de um golpe de Estado, tem mobilizado membros do Alto Comando do Exército de 2022.

Três generais afirmaram que oficiais de alta patente estão dispostos a defender Theophilo no Supremo Tribunal Federal (STF), inclusive prestando testemunho caso ele se torne réu, conforme informações da Folha de S.Paulo.

☉ A denúncia

Na última terça-feira (18), a PGR apresentou uma denúncia contra Jair Bolsonaro (PL) e outros 33 acusados de planejar um golpe de Estado, incluindo 23 militares, entre eles sete oficiais-generais e ex-comandantes das Forças Armadas.

Além de Theophilo, a lista inclui Almir Garnier (ex-comandante da Marinha), Paulo Sérgio Nogueira (ex-comandante do Exército), Augusto Heleno e Braga Netto (generais quatro estrelas).

Interlocutores pedem moderação de Bolsonaro sobre anistia para aliviar tensão com STF

Conselheiros teriam pedido que Bolsonaro condenasse os responsáveis pelos atos golpistas para reduzir a tensão antes do julgamento por tentativa de golpe

       Jair Bolsonaro e atos golpistas de 8 de Janeiro (Foto: REUTERS)

Interlocutores ligados a Jair Bolsonaro (PL) junto ao Judiciário encaminharam um pedido ao ex-mandatário solicitando que o capitão reformado modere seu tom em relação à proposta de anistia destinada aos golpistas de 8 de janeiro. Segundo informações da coluna de Bela Megale, de O Globo, os conselheiros teriam pedido que Bolsonaro condenasse publicamente os responsáveis por atos de vandalismo contra os prédios dos Três Poderes, buscando, com isso, reduzir a tensão com o Supremo Tribunal Federal (STF) antes do início do julgamento por tentativa de golpe.

De acordo com a avaliação desse grupo, a atitude de denunciar os atos de depredação poderia não só amenizar o clima de confronto com o STF, mas também favorecer a aprovação do projeto de anistia no âmbito político. Contudo, o ex-mandatário tem se recusado a atender ao apelo.

Mercado financeiro eleva previsão para inflação em 2025 e 2026, diz Boletim Focus

O mercado prevê crescimento econômico de 2,01% e vê taxa de juros em 15% até o final do ano

       Sede do Banco Central em Brasília (Foto: Reuters/Adriano Machado)

O mercado financeiro elevou suas previsões para a inflação nos próximos anos, conforme o Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (24). As projeções são frutos da análise de mais de 100 especialistas do mercado financeiro, consultados semanalmente no levantamento do BC. As informações são do Metrópoles.

O mercado revisou a expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2025, elevando a projeção de 5,60% para 5,65%. Essa é a 19ª semana consecutiva em que os economistas revisam para cima a estimativa de inflação para o ano corrente. Para 2025, a meta de inflação está estabelecida em 3%, com uma margem de variação de 1,5 ponto percentual, ou seja, o limite superior será de 4,5%. No entanto, o Banco Central (BC) já alertou que há uma probabilidade de 50% de a meta ser descumprida, ou seja, a inflação pode superar o teto da meta.

Sakamoto: Torcida pela morte do papa Francisco nas redes mostra escalada do ódio

 

Papa Francisco: pontífice enfrenta problemas de saúde e tem sido alvo de ataques nas redes sociais – Foto: Reprodução

Por Leonardo Sakamoto, no UOL

Desde que o papa Francisco passou a luta pela vida no hospital Gemelli, em Roma, devido a um grave quadro respiratório, há uma rosário de autointitulados cristãos torcendo por sua morte nas redes sociais – incluindo requintes de crueldade, nas redes sociais. Provando que a ultrapolarização derreteu os miolos de muita gente, acusam Francisco de ser “comunista” e pedem para que sua vida seja ceifada.

Não vou citar o nome dos santos, apenas trazer trechos dos seus milagres: “Vou festejar muito o dia em que esse papa for para o inferno”, “papa comunista tem que morrer”, “todo sofrimento do mundo é pouco para essa uma desgraça”, “espero que morra agonizando”, nunca foi papa, foi um vagabundo comunista que adora terrorista”, ‘logo este papa comunista vagabundo sem vergonha que cagou no trono de Pedro vai comer capim pela raiz”, “vou rezar para que ele morra logo”.

Mendonça tenta aliviar penas do STF para golpistas do 8/1, mas é ignorado



André Mendonça tornou-se ministro do Superior Tribunal Federal em 2021. Imagem: reprodução
O ministro do STF André Mendonça tentou convencer seus colegas de que as penas aplicadas aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 são excessivas. Para ele, sentenças de 17 anos são desproporcionais e configuram dupla punição ao incluir os crimes de golpe de Estado e abolição do Estado democrático. No entanto, sua posição foi ignorada.

Mario Frias vira réu por espalhar fake news sobre Lula e boné “CPX”

 

Jair Bolsonaro (PL) e Mario Frias: deputado vira réu por fake news sobre Lula. Foto: Reprodução
O deputado federal Mario Frias (PL-SP) virou réu após a juíza Cecília Pinheiro da Fonseca, da 6ª Vara Eleitoral de São Paulo, abrir uma ação penal contra ele por divulgar uma fake news sobre o presidente Lula (PT) durante as eleições de 2022. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público Eleitoral, que acusa o bolsonarista de manipular informações para influenciar eleitores.

Durante a campanha, Frias compartilhou uma imagem comparando Lula e Jair Bolsonaro (PL). Na montagem, o petista aparecia usando um boné com as letras “CPX”, enquanto o ex-presidente vestia um boné da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A legenda da publicação afirmava que CPX significava “cupincha”, o que foi desmentido pelo Ministério Público Eleitoral.

Musa da escola de samba Boa Vista infarta e morre horas após desfilar

Aline desfilou na madrugada deste domingo (23) no Carnaval de Vitória

Aline Bianca morreu após desfilar na Independente de Boa Vista (Foto: Reprodução)

A comunidade do samba capixaba está de luto com o falecimento de Aline Bianca, de 38 anos, musa da escola de samba Independente de Boa Vista. Aline desfilou na madrugada deste domingo (23) no Carnaval de Vitória e, horas depois, sofreu um infarto fulminante. A informação foi divulgada pelo portal G1.

Após sua participação no desfile, Aline retornou para casa e descansou. Ao acordar, enquanto realizava suas atividades cotidianas, sentiu-se mal e foi levada a um hospital particular na Grande Vitória, onde não resistiu ao infarto. O presidente da Independente de Boa Vista, Emerson Xumbrega, lamentou a perda: "Ela desfilou, foi para casa, dormiu... Depois que acordou, quando estava com seus afazeres, ela passou mal e foi para hospital e tudo, mas foi a óbito".

Aline era proprietária de um salão de beleza em Laranjeiras, na Serra, e participava do Carnaval de Vitória há três anos. Nas redes sociais, a escola de samba manifestou seu pesar: "Aline desfilou com garra e brilho à frente do segundo carro alegórico da nossa escola, representando a comunidade com toda sua paixão pelo Carnaval".

Alta dos alimentos compromete 22% do orçamento das famílias mais pobres

Estudo da FGV revela aumento expressivo nos gastos com comida, especialmente entre famílias de baixa renda

Preços de alimentos exibidos do lado de fora de um supermercado no Rio de Janeiro (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)

A inflação dos alimentos tem pressionado o bolso dos brasileiros de forma crescente. Conforme matéria do jornal O Globo, um estudo exclusivo do economista André Braz, da FGV, revela que os preços dos itens básicos vêm comprometendo uma parcela cada vez maior da renda familiar – fato que tem efeitos particularmente severos para as famílias de menor poder aquisitivo.

Recentes análises apontam que o consumo de alimentos por famílias que recebem de 1 a 1,5 salário mínimo já representa 22,61% do orçamento, enquanto, em janeiro de 2018, esse valor era de 18,44%. Esse acréscimo, mesmo diante do reajuste do salário mínimo – atualmente em R$ 1.518 –, evidencia como a alta dos preços se faz sentir de forma aguda. Desde o início de 2020, o setor de alimentação residencial acumulou alta de 55,87%, bem acima dos 33,46% medidos pelo IPCA no mesmo período.

O economista André Braz esclarece: "como é um consumo de itens básicos, você pode até substituir itens da alimentação, mas não deixa de comprar. A despesa vai comprometendo parte cada vez maior do orçamento".

Onda de calor extremo segue atingindo diversas regiões do Brasil

No Rio de Janeiro, os termômetros chegaram a marcar 44°C no bairro de Guaratiba

       Calor no Rio de Janeiro (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O Brasil enfrenta uma intensa onda de calor neste final de fevereiro de 2025, com temperaturas atingindo níveis recordes em diversas regiões. De acordo com informações da CNN Brasil, o calor deve persistir nos próximos dias, especialmente nas regiões Sudeste e Sul do país.

Confiança do consumidor brasileiro recua para menor nível desde agosto de 2022, diz FGV

Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no mês queda de 2,6 pontos, para 83,6 pontos, menor nível desde agosto de 2022 (82,1 pontos)

Shopping no centro de Brasília (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Reuters - A confiança dos consumidores brasileiros recuou pelo terceiro mês consecutivo em fevereiro, registrando o menor nível desde agosto de 2022, mostraram dados da Fundação Getulio Vargas divulgados nesta segunda-feira.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no mês queda de 2,6 pontos, para 83,6 pontos, menor nível desde agosto de 2022 (82,1 pontos).

"Ao recuar pela terceira vez seguida, a confiança do consumidor acumula mais de 10 pontos de queda, sendo, em fevereiro, impulsionada apenas pela deterioração das expectativas futuras", explicou em nota Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.

Previdência é 'bomba que não vai parar de explodir', alerta presidente do TCU

Vital do Rêgo defende medidas para coibir fraudes e critica modelo previdenciário dos militares e da previdência rural

Vital do Rêgo Filho (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, alertou sobre a insustentabilidade da Previdência Social devido às mudanças demográficas e ao crescimento do déficit do INSS. Ele afirmou que o sistema previdenciário é uma "bomba que não vai parar de explodir" e destacou que o número de contribuintes por beneficiário caiu drasticamente nos últimos dez anos, tornando o modelo inviável no longo prazo, destaca o G1.

Dados do Tesouro Nacional mostram que o déficit previdenciário somou R$ 297 bilhões em 2024, enquanto os gastos com aposentadorias e pensões podem ultrapassar R$ 1 trilhão neste ano. O problema também afeta a previdência dos servidores públicos e militares, com um rombo total de R$ 410 bilhões. A política de reajuste do salário mínimo acima da inflação é apontada como um dos fatores que pressionam ainda mais o sistema.

Narrador da Band, que já chamou flamenguistas de "favelados", agora chama Erika Hilton de “Fake News humana” e de “coisa”

A declaração gerou uma onda de críticas por parte dos internautas

Sérgio Maurício/ Erika Hilton

O narrador da Band, Sérgio Maurício, fez um comentário considerado transfóbico direcionado à deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). Em uma publicação no X (antigo Twitter), o usuário Oliver Noronha questionou a identidade de gênero de Erika Hilton, afirmando que ela possui "problemas de aceitação bem alarmantes". Em resposta, Sérgio Maurício comentou: "Uma verdadeira Fake News humana essa coisa". A declaração gerou uma onda de críticas por parte dos internautas.

Paulo Teixeira: "A votação da extrema direita na Alemanha deve ser um sinal para o mundo"

O ministro ressaltou a importância da vigilância democrática no Brasil, diante do que ocorreu no dia 8 de janeiro

       Paulo Teixeira (Foto: Log Filmes/Brasil 247)

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira comentou o resultado das eleições na Alemanha, alertando para os riscos da ascensão da extrema direita no cenário global. Para ele, o avanço desse espectro político representa um alerta preocupante.

A coalizão conservadora CDU/CSU venceu as eleições na Alemanha, segundo as projeções de boca-de-urna. A extrema direita representanda pelo partido Alternativa para a Alemanha (AfD) ficou em segundo lugar, ampliando sua influência no cenário político.

"A votação da extrema direita na Alemanha deve ser um sinal importante para o mundo, do perigo da ascensão das ideias que levaram o mundo à Segunda Guerra Mundial", afirmou Teixeira em sua página nas redes sociais.

Silvio Almeida afirma que ele e Anielle Franco foram vítimas de 'armadilha' política

"Quando causas relevantes são capturadas e manipuladas para acessar poder e dinheiro, isso me preocupa", afirma o ex-ministro

      (Foto: Divulgação/Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania)

O ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida concedeu uma entrevista ao portal UOL, na qual comentou sobre as acusações de assédio que levaram à sua demissão do governo Lula (PT). Ele alegou que tanto ele quanto a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (PT), foram vítimas de uma "armadilha política" e classificou as acusações como parte de uma estratégia de intrigas e desestabilização. O caso está sob investigação da Polícia Federal.

Na entrevista, Almeida revelou que preferiu o silêncio por cinco meses para preservar sua família e evitar confrontos públicos. Segundo ele, "criou-se um clima de hostilidade" e qualquer defesa sua era interpretada como desrespeito às supostas vítimas. Agora, porém, ele afirma que é o momento de começar a falar.

Tarcísio se cala sobre denúncias contra Bolsonaro para tentar ser candidato em 2026

Governador de São Paulo só será viável se receber o apoio do ex-presidente denunciado pela PGR

       Tarcísio de Freitas (Foto: Patricia Cruz/Governo do Estado de SP)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem demonstrado irritação com as especulações sobre sua candidatura à Presidência da República em 2026. Apesar das negativas públicas, aliados avaliam que essa possibilidade se torna cada vez mais concreta, segundo aponta reportagem do Estado de S. Paulo. "Eu não sou candidato. Tem muita gente falando por mim. Ninguém fala por mim. Ninguém está autorizado. Meu único foco é São Paulo", afirmou Tarcísio ao Estadão, reforçando que disputará a reeleição para governador em 2026. Entretanto, nos bastidores, a avaliação é que sua candidatura ao Planalto só ocorreria caso Jair Bolsonaro (PL) o indicasse como substituto.