domingo, 9 de fevereiro de 2025

Gleisi: PEC do semipresidencialismo é antidemocrática

PEC do semipresidencialismo ganhou força com a eleição de Hugo Motta como presidente da Câmara

     Gleisi Hoffmann (Foto: Divulgação/pt.org.br)

A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), foi às redes sociais neste domingo (9) criticar a proposta que tramita na Câmara dos Deputados sobre instituir um regime semipresidencialista no Brasil.

Na semana passada, o texto conseguiu reunir o número mínimo de assinaturas e foi protocolado na Casa. A proposta ganhou força após o Hugo Motta (Republicanos-PB) assumir a presidência da Câmara. A bancada do PT não assinou o projeto.

A dirigente alertou que o semipresidencialismo no Brasil tem objetivos antidemocráticos e defendeu o atual regime presidencialista. Segundo ela, o presidencialismo permite uma representação mais direta, e os impopulares defensores da proposta temem a soberania popular.

"O povo brasileiro já rejeitou o parlamentarismo em dois plebiscitos (1963 e 1993). Mesmo disfarçada de 'semipresidencialismo', a proposta que voltou a circular na Câmara visa tirar da maioria da população o direito de eleger um presidente com poderes de fato para governar. Quem tem um 'semipresidente' não tem presidente nenhum. É muito medo da soberania do povo ou muita vontade de governar o país sem ter de ganhar no voto", escreveu Gleisi na plataforma X.


Entenda - A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 2/25 institui o semipresidencialismo e o voto distrital misto no Brasil a partir das eleições de 2030. O texto, apresentado pelo deputado Luiz Carlos Hauly (Pode-PR) e outros parlamentares à Câmara dos Deputados, resgata uma proposição antiga (PEC 20/95).

De acordo com a proposta, o primeiro-ministro será nomeado dentre os integrantes do Congresso Nacional maiores de 35 anos.

No semipresidencialismo, o presidente eleito pelo voto popular direto divide o poder com um primeiro-ministro nomeado por ele, ouvido os partidos com maiores representações na Câmara.

Hauly argumenta que hoje não há mais espaço para o que chama de “presidencialismo arcaico praticado no Brasil”, no qual uma única autoridade concentra as responsabilidades de chefe de governo e de Estado.

Hugo Motta afirmou, em entrevista coletiva na Paraíba na última semana, que a discussão sobre o semipresidencialismo é um papel do Parlamento para melhorar a eficiência do governo, mas não há pressa no tema. Segundo ele, não há compromisso de pautar a proposta de forma urgente.

A PEC 2/25 será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto a sua legalidade, juridicidade e constitucionalidade. Se admitida, será examinada por uma comissão especial a ser criada, antes de ser votada em dois turnos pelo Plenário.

Para ser promulgado, o texto precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores. 

Fonte: Brasil 247 com informações da Agência Câmara de Notícias

Mais de 100 torcedores são presos por briga antes do jogo entre Fortaleza e Ceará

Os grupos trocaram agressões físicas, atiraram paus e pedras e dispararam rojões uns contra os outros

115 torcedores de Fortaleza e Ceará foram presos na tarde de sábado (8) (Foto: PMCE/Divulgação)

A tarde de sábado (8) foi marcada por cenas de violência antes do jogo entre Fortaleza e Ceará, na Arena Castelão. No total, 115 torcedores dos clubes foram presos após um confronto entre as torcidas, que se encontraram na Avenida Osório de Paiva, a caminho do estádio.

Os grupos trocaram agressões físicas, atiraram paus e pedras e dispararam rojões uns contra os outros. Além das prisões em flagrante pelo tumulto, outras quatro pessoas foram detidas em uma operação para conter confrontos de torcidas organizadas.

Diante do episódio de violência, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, afirmou que pretende instalar câmeras de reconhecimento facial no estádio municipal Presidente Vargas. O governador do Ceará, Elmano de Freitas, por sua vez, disse que adotará a mesma medida na Arena Castelão.

Fonte: Brasil 247

Lula tem aumento de 29,5% no engajamento digital desde a chegada de Sidônio Palmeira

Levantamento mostra crescimento na interação das redes sociais do presidente, mas especialistas alertam para desafios na ampliação da base digital

Sidônio Palmeira e Lula (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 Um levantamento da agência Ativaweb, especializada em marketing digital, revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou um aumento de 29,5% nas taxas de engajamento em suas redes sociais desde a posse de Sidônio Palmeira como ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, em 14 de janeiro. A informação foi publicada pelo jornalista Guilherme Amado, do site Platô BR.

Além do crescimento no engajamento, os perfis de Lula também ganharam 80.249 novos seguidores, o que representa um acréscimo de 0,6%.

O estudo aponta que essa evolução foi impulsionada por postagens focadas na identidade política e na mobilização de sua base de apoiadores.

Apesar dos números positivos, o CEO da Ativaweb, Alek Maracajá, destacou que o governo ainda enfrenta o desafio de expandir sua presença digital para além do público já consolidado.

Segundo ele, é necessário buscar maior conexão com as demandas da sociedade, ampliando o alcance da comunicação do Planalto.

Fonte: Brasil 247

Marcelo Rubens Paiva rechaça Motta após presidente da Câmara duvidar da tentativa de golpe: "assim Brasil continua no atoleiro"

Hugo Motta disse que os atos golpistas de 8 de Janeiro não representaram uma ameaça à democracia

     Marcelo Rubens Paiva (Foto: Brasil 247)

O escritor Marcelo Rubens Paiva criticou, em entrevista à CNN Brasil no sábado (8), a fala do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que minimizou os atos golpistas bolsonaristas do 8 de Janeiro ao afirmar que 'golpe tem que ter líder e apoio de instituições'.

Paiva é filho do ex-deputado Rubens Paiva, morto pela ditadura militar.

Para ele, Motta “demonstra que Brasil continuará no atoleiro e nunca alcançará a democracia plena”, ressaltando que o desequilíbrio no caso “não é das penas, é dele mesmo”.

Na última sexta-feira (7), Motta contestou a interpretação de que os eventos do 8 de Janeiro representaram uma tentativa de golpe de Estado. Segundo o parlamentar, na ausência de um líder capaz de coordenar uma ruptura do regime democrático, o episódio se resumiu a uma ação de "vândalos e baderneiros" que buscavam expressar revolta, sem configurar uma ameaça real à ordem institucional.

As declarações foram amplamente repudiadas pelo campo democrático no Congresso Nacional e pelo meio jurídico, que também rejeitaram as tentativas de retomar as discussões sobre o projeto de lei que anistia os golpistas.

Fonte: Brasil 247

Corinthians recebe São Bernardo de olho em classificação antecipada às quartas do Paulistão



Após empatar com o Palmeiras no primeiro dérbi do ano, o Corinthians volta a campo neste domingo para enfrentar o São Bernardo, às 20h30, na Neo Química Arena, pela oitava rodada do Campeonato Paulista. Uma vitória garante a classificação da equipe do Parque São Jorge garante às quartas de final. O duelo também marca o encontro dos times com as duas melhores campanhas do Estadual. Quem vencer, fica com a ponta da classificação geral do torneio.

O Corinthians lidera o Grupo A, com 19 pontos, e está praticamente garantido nas quartas de final do Paulistão. O time do Parque São Jorge tem um jogo a mais em relação aos adversários. Isso porque antecipou o confronto com o Novorizontino pela 11ª rodada, vencendo por 1 a 0, para não atrapalhar o compromisso da equipe na pré-Libertadores. A estreia na fase prévia da competição continental acontece dia 19 de fevereiro, fora de casa, diante do Universidad Central, da Venezuela. A volta acontece uma semana depois.

Por sua vez, o São Bernardo lidera o Grupo D, com 16 pontos, quatro a mais do que o Palmeiras, com 12. O time do ABC perdeu apenas uma partida e tem o segundo melhor ataque da competição, com 13 gols, perdendo apenas para o Mirassol, que tem 16. Apesar da boa fase, os comandados de Ricardo Catalá não devem ter vida fácil em Itaquera. Pesa contra a equipe o retrospecto negativo. A última – e única – vitória sobre os corintianos atuando fora de casa aconteceu em 2014.

O técnico Ramón Díaz terá à disposição o meio-campista Rodrigo Garro. Peça-chave no time em 2024, o argentino ainda não entrou em campo neste ano por causa de uma tendinopatia patelar no joelho direito. Recuperado da lesão, ele deve ser relacionado já como o novo camisa 8 do time. Ele cederá a 10 para o astro holandês Memphis Depay, que ficou de receber o número quando assinou contrato com o Corinthians.

Quem tem chance de não entrar em campo é Talles Magno. O atacante tem viagem marcada para os Estados Unidos para resolver questões de visto. Em contrapartida, José Martínez voltou dos EUA após resolver situações pessoais e deve ir para o jogo. Yuri Alberto, foi foi expulso no clássico com o Palmeiras, cumpre suspensão e deve retornar apenas no duelo com o Santos.

Ainda existe a possibilidade de Ramón Díaz dar rodagem ao elenco para não comprometer a parte física dos jogadores no restante da temporada. “Precisamos recuperar a equipe, que os jogadores estejam 100%. Sabemos que é complicado o tempo de recuperação dos jogadores, que são incríveis. Todos querem jogar. Nós da comissão e do estafe estão trabalhando para todos terem a possibilidade para melhorar fisicamente para o que vem”, disse o técnico, em entrevista coletiva.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS – Hugo Souza; João Vitor Jacaré, Félix Torres, João Pedro e Hugo; Charles, Alex Santana, Ryan e Luiz Eduardo; Pedro Raul e Talles Magno (Ángel Romero). Técnico: Ramón Díaz.

SÃO BERNARDO – Alex Alves; Rodrigo Ferreira, Helder, Augusto e Pará; Hugo Sanches, Romisson e Lucas Lima; Léo Jabá, Fabrício Daniel e Guilherme Queiroz. Técnico: Ricardo Catalã.

ÁRBITRO – Luiz Flávio de Oliveira.

HORÁRIO – 20h30.

ONDE ASSISTIR – TNT e Max.

LOCAL – Neo Química Arena, em São Paulo (SP).

Fonte: Bem Paraná com Estadão Conteúdo

Palmeiras joga em Brasília disposto a se recuperar de empate frustrante no dérbi


O Palmeiras tem mais um compromisso no Paulistão para se reabilitar do frustrante empate com o Corinthians no primeiro dérbi da temporada. O adversário deste domingo é o Água Santa, que vendeu o mando da partida para Brasília. A bola rola às 18h30 no Mané Garrincha.

O desafio do Palmeiras, muito irregular neste início de ano, é ser menos instável e mais constante. A equipe tem alternado bons e maus momentos e não consegue ser uma formação confiável até o momento. Diante do Corinthians, falhou nas finalizações, perdeu pênalti com Estêvão e Richard Ríos foi protagonista de um erro tolo na saída de bola que resultou no gol de empate do rival.

Um desafio pessoal para Abel Ferreira é ajudar os atletas a serem estáveis e fortes mentalmente. “Tenho me empenhado muito a estudar o lado emocional do jogo. São 11 jogadores e cada um deles é um mundo. A ideia é que cada um esteja na mesma sintonia, alinhados, na mesma frequência”, disse o técnico.

Sem Rony, que está desde dezembro na lista de negociáveis, e Flaco López, tirado até do banco de reservas por opção do treinador, o português tem sentido falta de um camisa 9 decisivo, mas a falta dessa figura não é o único problema. O time, sob seu comando, tem grande volume de jogo, mas produz pouco.

A partida contra o Água Santa será a segunda na história em que o Palmeiras atuará em outro estado em jogo do Paulistão. A única até hoje foi em 2021, no empate por 1 a 1 com o São Bento, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ).

O Palmeiras briga com a Ponte Preta pela vice-liderança do Grupo D. No momento, é o segundo colocado, com os mesmos 12 pontos do time campineiro – está à frente por causa dos critérios de desempate. O líder São Bernardo já abriu quatro pontos de vantagem.

“Será um jogo muito importante para a gente, para subir um pouquinho na tabela ali e tentar buscar o São Bernardo, que está muito bem na competição. Vamos em busca dos três pontos e de fazer um grande jogo”, disse o jovem meio-campista Figueiredo, que ganhou seus primeiros minutos em um clássico.

É provável que, após dois jogos seguidos com a formação que considera a titular, Abel volte a rodar o elenco e dê oportunidade para os reservas. Figueiredo pode ser um dos atletas a ganhar minutos em campo.

O Água Santa é o lanterna de sua chave, o Grupo C. Tem apenas quatro pontos e levou 4 a 0 do Guarani na última rodada.

FICHA TÉCNICA

ÁGUA SANTA X PALMEIRAS

ÁGUA SANTA: Ygor Vinhas; Diogo Batista, Fábio Sanches, Robles e Renan Castro; Villian, Netinho e Luan Dias; Neilton, Davi Gomes e Ademílson. Técnico: Pintado.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gómez, Murilo e Vanderlan; Aníbal Moreno, Ríos e Raphael Veiga; Estêvão, Facundo Torres e Maurício. Técnico: Abel Ferreira.

ÁRBITRO: João Vitor Gobi.

HORÁRIO: 18h30.

LOCAL: Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Fonte: Estadão Conteúdo

Novorizontino x Santos: onde assistir, horário e escalações do jogo pelo Campeonato Paulista

Confira todas as informações do duelo válido pela 8ª rodada
54308914462_c4e664a328_o-scaled-e1738828017374-aspect-ratio-512-320
imagem cameraNeymar reestreia pelo Santos contra o Botafogo-SP, pelo Paulistão (Foto: Raul Baretta/ Santos FC)

Novorizontino e Santos se enfrentam, neste domingo (9), em duelo válido pela 8ª rodada do Campeonato Paulista. A bola rola a partir das 16h (de Brasília), e as equipes entram em campo do Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP). O confronto será transmitido pelo UOL Play (streaming), Nosso Futebol+ (TV fechada) e Zapping TV (streaming).

O Peixe vem de um empate amargo com o Botafogo-SP em 1 a 1, na Vila Belmiro, em partida que marcou a reestreia de Neymar com a camisa alvinegra. O Novorizontino, por sua vez, não vence há duas rodadas no Paulistão.

Confira as informações do jogo entre Novorizontino e Santos

FICHA TÉCNICA
NOVORIZONTINO X SANTOS
8ª RODADA - CAMPEONATO PAULISTA

Data e horário: domingo, 9 de fevereiro de 2025, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP)
Onde assistir: UOL Play, Nosso Futebol+ e Zapping TV
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Daniel Luis Marques e Fabrini Bevilaqua Costa
VAR: Vinicius Furlan

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

NOVORIZONTINO 
Jordi; Dantas, César Martins, Patrick e Rodrigo Soares; Luís Oyama, Fábio Matheus, Marlon e Waguinho; Pablo Dyego e Robson.
Técnico: Eduardo Baptista

SANTOS 
Gabriel Brazão; Leo Godoy, Zé Ivaldo, Luan Peres e Vinicius Lira; Rincón, Diego Pituca e Gabriel Bontempo (Neymar); Soteldo, Tiquinho Soares e Guilherme.
Técnico: Pedro Caixinha

Fonte: Lance

É o amor: 119 mil fãs de Zezé Di Camargo & Luciano cantam junto com a dupla em Matinhos

A dupla, conhecida também como "Os filhos de Francisco", encantou o público com seus sucessos que atravessam gerações. Muita gente veio de longe para o Litoral do Paraná para assistir ao show.

VERAO MAIOR PARANA ZCL
A dupla Zeze DI Camargo e Luciano durante a apresentacao do seu show dentro da programacao do Verao Maior Parana, em Matinhos - 08/02/2025 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Na noite deste sábado (8), as areias de Matinhos foram palco de uma celebração emocionante, onde 119 mil pessoas se reuniram para prestigiar a apresentação de Zezé Di Camargo & Luciano no Verão Maior Paraná. A dupla, conhecida também como "Os filhos de Francisco", encantou o público com seus sucessos que atravessam gerações.

Desde o início do show, os irmãos demonstraram o carinho pelo Estado, puxando as estrofes de “Bicho do Paraná”, composição de João Lopes, seguidos de imediato pela plateia.

“A estrutura do Verão Maior Paraná é a maior do Brasil. E engraçado que a gente fala em verão e pensa no Nordeste, Rio de Janeiro. E aqui com uma grade pesada de shows. Hoje em termos shows, eu posso dizer que é o maior verão do país”, aponta Zezé Di Camargo.

Mesmo na estrada desde 1991, Luciano não escondeu a emoção em tocar pela segunda vez no Verão Maior Paraná. “Tocamos no ano passado, estar aqui de volta é um sinal que o pessoal gostou e quer mais. Estamos acompanhando os shows e estou amando. A estrutura está ainda melhor do que no ano passado e as pessoas vêm de vários lugares porque sentem a segurança no Verão Maior Paraná”, destacou.

O público, por sua vez, não conteve a emoção. Grasiano Costa viajou de Goioerê, a mais de 600 quilômetros do Litoral, só para assistir à dupla. "Eu vim da roça e escuto Zezé e Luciano desde que eu tinha sete anos. O amor é grande e até tenho uma tatuagem para a dupla. Já vim no ano passado e quando vi que eles iam vir novamente achei que não era possível. É bom demais!”, disse entusiasmado. Os sertanejos se apresentaram no Verão Maior Paraná na última temporada reunindo 83 mil fãs.

Outro emocionado na plateia foi Cleilson Alfeu, que veio de Toledo para relembrar um momento da infância. “Eu tinha 13 anos quando Zezé Di Camargo & Luciano me chamaram no palco, em um show em Umuarama, para cantar com eles. Desde então, vou em todos os shows que eu posso. Estava curtindo a praia, quando vi a placa anunciando, parei o carro para ver quando era e tô aqui. Vai que eles me chamam novamente?”, brinca. “Meu pai era muito fã da dupla e, ouvir eles, faz eu lembrar do meu pai”, emociona-se.

Um amor de três décadas. É o tempo da devoção da professora Suzete Carneiro a Zezé Di Camargo & Luciano. “Saí às 3 horas da manhã de casa e nem dormi. Há 30 anos, fui a um show deles, mas me fizeram entrar em uma fila para tirar uma foto. Não sabia se era com o Zezé ou com o Luciano. Foi o Luciano. Tenho até hoje essa foto”, lembra a fã que veio de Piraí do Sul.

Enquanto isso, em Pontal do Paraná, outra dupla sertaneja também atraiu uma multidão de fãs. Cezar e Paulinho e Thiago Carvalho animaram 27 mil pessoas no palco do Verão Maior Paraná.

DOMINGO - Para encerrar o quinto fim de semana de shows do Verão Maior Paraná, o paranaense Michel Teló subirá ao palco de Matinhos neste domingo (9), a partir das 17h, no Centro de Eventos Marissol.

A agenda de shows ainda tem, até 22 de fevereiro, Titãs, Fernando & Sorocaba, Clayton & Romário, Eduardo Costa, Rio Negro & Solimões, George Henrique & Rodrigo, Rick & Renner.

ZCLFoto: Geraldo Bubniak/AEN

VERÃO MAIOR PARANÁ – A programação completa do Verão Maior Paraná está disponível no site exclusivo do Governo do Estado, o pr.gov.br/verao. Ao todo, serão 33 shows nacionais gratuitos nas praias do Litoral paranaense e na região Noroeste, além de uma grande agenda esportiva e de lazer.

Fonte: AEN

STF tende a barrar eventuais mudanças na Lei da Ficha Limpa

Ministros veem pouca chance de reversão da inelegibilidade de Bolsonaro para 2026
Ala do tribunal entende que a medida seria inconstitucional, por violar o chamado “princípio da proibição de proteção deficiente”
Ala do tribunal entende que a medida seria inconstitucional, por violar o chamado "princípio da proibição de proteção" (foto: Rosinei Coutinho/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) tende a barrar eventuais mudanças que possam ser aprovadas no Congresso Nacional para flexibilizar a Lei da Ficha Limpa e, consequentemente, diminuir o prazo de inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Já considerando certa a judicialização das possíveis alterações na legislação, ministros da Corte veem pouca chance de Bolsonaro reverter sua situação para disputar as eleições de 2026.

Uma ala do tribunal entende que a medida seria inconstitucional, por violar o chamado “princípio da proibição de proteção deficiente” em relação à moralidade e à integridade das eleições.

Isso significa que, se o prazo de oito anos de inelegibilidade para os “fichas-sujas”, válido hoje, é o que assegura que as eleições respeitem a moralidade e a probidade, um período menor poderia colocar essa garantia em risco.

Não fosse isso, a redução do prazo para dois anos — como propõe o projeto de lei do deputado Bibo Nunes (PL-RS) — não poderia retroagir para condenações passadas, apenas para futuras. Dessa forma, Bolsonaro não seria beneficiado.

Outro ponto levantado por magistrados da Corte é o de que, se ficar comprovado que a aprovação do projeto foi fruto de uma articulação política específica para livrar Bolsonaro, estaria caracterizado o desvio de finalidade.

Os ministros também apostam no diálogo institucional com os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para convencê-los a travar o avanço da proposta.

Fonte: CNN Brasil

Três dias de Grupo Especial: veja o que muda no Carnaval do Rio em 2025


Desfile de escola de samba no Sambódromo do Rio de Janeiro – Foto: Reprodução

O Grupo Especial do Rio de Janeiro terá três noites de desfile pela primeira vez. Com a inclusão da ‘Terça-feira de Carnaval’, quatro escolas se apresentam por noite, ampliando o público para 240 mil pessoas. A mudança melhora a logística, reforça a segurança e garante que todas as apresentações ocorram sob iluminação ideal.

O tempo de desfile aumentou para no mínimo 70 e no máximo 80 minutos, com intervalo de 10 minutos entre as escolas. A primeira entra na avenida às 22h, e a última termina pouco antes do amanhecer. A apuração continua na Quarta-feira de Cinzas.

Os 36 jurados estarão espalhados pela avenida e darão notas ao fim de cada noite. Comissões de frente e casais de mestre-sala e porta-bandeira precisarão se apresentar quatro vezes, exigindo ajustes na evolução e harmonia das escolas.

Fonte: DCM

‘Ainda Estou Aqui’ conquista Goya, maior prêmio do cinema espanhol

 

Cena do filme ‘Ainda Estou Aqui’, dirigido por Walter Salles – Foto: Reprodução

Neste sábado (8), ‘Ainda Estou Aqui’, dirigido por Walter Salles, venceu o prêmio Goya de ‘Melhor Filme Íbero-Americano’, a mais importante premiação do cinema espanhol. A produção concorreu com títulos do Uruguai, Argentina, Chile e Costa Rica.

A obra narra a trajetória de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, advogada e ativista que passou décadas buscando respostas sobre o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, papel de Selton Mello. A história se passa durante a ditadura militar no Brasil e resgata um dos casos mais emblemáticos desse período.

Este é mais um prêmio na trajetória do longa, que já rendeu a Fernanda Torres o Globo de Ouro de ‘Melhor Atriz em Filme de Drama’. A atuação da atriz tem sido amplamente elogiada pela crítica.

Fernanda Torres recebe o Globo de Ouro – Foto: Reprodução

Além do reconhecimento no Goya, ‘Ainda Estou Aqui’ está indicado ao Oscar 2024, concorrendo em três categorias: ‘Melhor Filme’, ‘Melhor Filme Internacional’ e ‘Melhor Atriz’ (Fernanda Torres).

A cerimônia da Academia acontecerá no dia 2 de março.

Fonte: DCM

Protestos contra extrema-direita mobilizam milhares na Alemanha

 

Mais de 250 mil pessoas foram às ruas de Munique neste sábado (08/02) contra o avanço da ultradireita. Foto: Sven Hoppe/dpa/picture alliance

Originalmente publicado na DW

A duas semanas das eleições gerais no país, milhares de pessoas saíram às ruas em diversas cidades da Alemanha neste sábado (08/02) em protesto contra a ascensão da extrema direita, especialmente do partido Alternativa para a Alemanha (AfD).

Em Munique, mais de 250 mil pessoas protestaram sob o lema “A democracia precisa de você”. Grupos contra o extremismo de direita, como as “Avós contra a direita”, ajudaram a articular a mobilização.

Organizadores da iniciativa “Munique é colorida” explicaram que queriam enviar um sinal de diversidade, dignidade humana, solidariedade e democracia antes das eleições federais, que acontecerão em 23 de fevereiro.

Ativistas do grupo “Avós contra a direita” em Munique seguram cartazes com a frase “Nós somos o muro de contenção”, em tradução livreFoto: Rüdiger Wölk/IMAGO

No domingo passado, mais de 160 mil pessoas se reuniram no centro de Berlim, iniciando a recente onda de manifestações.

O principal motivo dos protestos foi a crescente aproximação entre a o partido União Democrata Cristã (CDU), liderada por Friedrich Merz, favorito na disputa a chanceler federal, e a AfD – partido com retórica nacionalista e postura anti-imigração.

No fim de janeiro, Merz contou com o apoio da AfD para aprovar uma moção no Bundestag, a câmara baixa do Parlamento alemão, propondo a ampliação das restrições à entrada de migrantes. Até então, o partido de ultradireita seguia isolado pelos demais membros do Bundestag. A medida desencadeou críticas de que Merz rompeu com esse compromisso.

Lideranças políticas também marcaram presença nos protestos. Em Hanover, o ministro da Defesa, Boris Pistorius, do Partido Social Democrata (SPD), falou, durante discurso, que a aproximação com a AfD foi uma quebra de tabu. “A porta da extrema direita deve permanecer fechada”, disse Pistorius.

Houve protestos em outras cidades alemãs, como Colônia, Leipzig e Berlim.

O chanceler federal Olaf Scholz apoiou os protestos e classificou as manifestações como um “forte símbolo de compromisso com a Constituição”.
Protesto em Hanôver reuniu mais de 24 mil pessoasFoto: Moritz Frankenberg/dpa/picture alliance

Por que a AfD é vista como uma ameaça?


Os alemães vão às urnas a cada quatro anos para eleger os membros do Parlamento, que escolhem o chefe de governo da Alemanha.

A AfD atualmente ocupa o segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, com cerca de 20% de apoio. Se os números se confirmarem, o partido irá aumentar sua influência na política nacional, com a segunda maior bancada do Bundestag. No último pleito, em setembro de 2021, o partido obteve 10% dos votos.

O partido que faz alemães temerem a volta do nazismo

Assim como o recém-eleito presidente americano Donald Trump, o partido tem idéias ultranacionalistas, defende posições duras contra imigrantes e controle mais rígido de fronteiras. Uma parcela do partido já esteve sob observação da inteligência alemã por suspeita fundamentada de afronta à Constituição e à ordem democrática alemã.

Há um ano, membros do partido foram acusados de participar de um encontro com neonazistas na cidade de Potsdam, em que teria sido discutida a deportação em massa de milhões de imigrantes e “cidadãos não assimilados”. O episódio gerou forte indignação e ampliou as preocupações sobre o avanço de políticas ultranacionalistas no país.

Alguns membros da AfD fizeram declarações que relativizam crimes nazistas.

Em janeiro de 2025, por exemplo, durante uma conversa transmitida ao vivo com Elon Musk, a candidata a chanceler federal do partido, Alice Weidel, afirmou que Adolf Hitler era “comunista” e expressou opiniões que minimizavam o impacto do nazismo.


Fonte: DCM

Cassada, Zambelli convoca seguidores para motociata contra Moraes

 

Carla Zambelli, deputada bolsonarista que pode ser cassada por espalhar mentiras na campanha eleitoral em 2022. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Desde a última quinta-feira (6), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) está divulgando detalhes sobre uma manifestação contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em um grupo de WhatsApp com parlamentares da oposição, a congressista convocou uma passeata e uma motociata marcadas para a próxima quarta-feira (12) em São Paulo.

O evento é organizado por extremistas bolsonaristas, incluindo Guilherme Sampaio, que se apresenta nas redes sociais como cofundador do movimento “#ForaMoraes”.

Segundo o material divulgado por Zambelli, o protesto tem como objetivos “exigir o fim da juristocracia”, “defender a anistia”, apoiar os “perseguidos políticos” e pressionar pela criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas fraudes eleitorais.
Zambelli convocou seguidores para ato contra Moraes em seu canal no WhatsApp. Foto: reprodução

A divulgação da manifestação ocorre em um momento delicado para a deputada, que teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) no final de janeiro. A decisão, aprovada por cinco votos a dois, se baseou na acusação de que Zambelli propagou desinformação sobre o sistema eleitoral para obter vantagem política durante as eleições de 2022.

A ação foi movida pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP). A parlamentar recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e a cassação ainda não teve efeito imediato.

Nas redes sociais, a bolsonarista classificou a decisão do TRE-SP como uma tentativa de “silenciar opositores” e afirmou que continuará a luta contra o que chama de perseguição política.

“A luta continua, cabe recurso e não vamos desistir de lutar. Seja onde estiver, continuarei lutando por nossa Nação. Mas esse não é o final da jornada, é apenas mais um sinal da clara perseguição política e sanha em silenciar os opositores!”, escreveu no X, antigo Twitter.

Apesar da possível repercussão jurídica da manifestação que promove, a deputada não comentou se a divulgação do protesto pode impactar o seu caso no TSE. O ato do dia 12 deve reunir apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros críticos das decisões do STF, principalmente aquelas relacionadas às investigações contra parlamentares bolsonaristas e atos golpistas.

Fonte: DCM

Domingo de folia: blocos vão do pop de Pabllo Vittar a festa no trem (veja a programação)

Eventos começam às 7h e tem opções para todas as idades e estilos


O domingo de pré-Carnaval no Rio promete animação para todos os gostos, com desfiles oficiais, ensaios e até um bloco sobre trilhos. A festa começa cedo: às 7h, o megabloco SeráQAbre? faz sua estreia na Rua Primeiro de Março, no Centro, com Pabllo Vittar no comando. A cantora, sucesso nos blocos paulistanos, estreia na capital fluminense acompanhada de convidados como Juliette, MC Luanna, Bibi Babydoll, Wenny, Diego Martins e Naldo, que será homenageado. Para aumentar a expectativa, o bloco ainda promete duas atrações surpresa.

Quem preferir uma folia diferente pode embarcar, também às 7h, no trem da Central do Brasil para Duque de Caxias com o bloco Caxias Water Planet. A viagem promete festa nos vagões e, ao final do percurso, banho de espuma e carro-pipa para refrescar os foliões.

As crianças também têm opções para aproveitar o dia. No Humaitá, o Caminhadinha inicia sua concentração às 8h, no Largo dos Leões, enquanto o Mini Seres do Mar colore as ruas do Flamengo. A programação segue ao longo do dia com blocos temáticos, como o Marcha Nerd, que leva cultura geek para a Praça Paris, na Glória, às 11h, e a Orquestra Voadora, que realiza ensaio gratuito na Fundição Progresso, na Lapa, a partir das 16h.

Confira a programação completa deste domingo:


🔹 7h – SeráQAbre? (Centro)
🔹 7h – Caxias Water Planet (trem da Central do Brasil a Duque de Caxias)
🔹 8h – Mini Seres do Mar (Flamengo)
🔹 8h – Caminhadinha (Largo dos Leões, Humaitá)
🔹 9h – Canários do Reino e Biquínis de Ogodó (Aterro do Flamengo, quiosque 09)
🔹 9h – A Nova Bad com Love Songs (Cidade Nova, em frente ao bar Sambódromo)
🔹 11h – Marcha Nerd (Praça Paris, Glória)
🔹 12h – Bloco Só Caminha (Largo dos Leões, Humaitá)
🔹 12h – Carijó (Freguesia)
🔹 12h – Insana (Grajaú)
🔹 14h – Banda Cultural do Jiló (Tijuca)
🔹 14h – Banda da Zulmira (Maracanã)
🔹 15h – Caramuela (Arco do Teles)
🔹 15h – Bloco Dinos (Aterro do Flamengo, quiosque 09)
🔹 15h30 – Tambores de Olokun (Centro)
🔹 16h – Associação Bloco Carnavalesco Coração das Meninas (Saúde)
🔹 16h – Bloco Carnavalesco Xodó da Piedade (Piedade)
🔹 16h – G.R.B.C Turma do Gato Futebol e Samba (Pilares)
🔹 16h – Cata-latas (Praça Nobel, Grajaú)
🔹 16h – Orquestra Voadora (ensaio na Fundição Progresso, Lapa – entrada gratuita até as 18h)
🔹 17h – Noites do Norte (Centro)


Fonte: Agenda do Poder com informações de O Globo