sábado, 1 de fevereiro de 2025

Maduro liberta 6 americanos após encontro com representante de Trump: “Novo começo”

 

Richard Grenell é recebido por Nicolás Maduro durante visita à Venezuela. Foto: Patricia Villegas

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, afirmou na última sexta-feira (31) que houve um “novo começo nas relações” entre seu país e os Estados Unidos, após uma reunião com o enviado especial do novo governo de Donald Trump, Richard Grenell. O encontro resultou na libertação de seis cidadãos estadunidenses que estavam presos no país sob acusações de conspiração. A soltura foi celebrada pelo presidente republicano, que classificou os homens como “reféns”.

A visita de Grenell a Caracas marca a primeira viagem oficial da administração Trump às Américas, um gesto de grande simbolismo político. O enviado dos EUA se reuniu com Maduro e outros líderes do regime para discutir uma “agenda zero”, proposta pelo governo venezuelano para reconstruir o diálogo entre os dois países.

Horas após o encontro, Grenell publicou em suas redes sociais uma foto ao lado dos seis estadunidenses libertados, com a legenda: “Estamos voltando para casa com esses cidadãos americanos”.

Richard Grenell e os seis estadunidenses que estavam presos na Venezuela. Foto: reprodução

O governo dos EUA não divulgou os nomes dos homens nem detalhes sobre as acusações que pesavam contra eles. Anteriormente, a gestão Maduro havia alegado que capturou mercenários dos Estados Unidos envolvidos em supostas tentativas de desestabilizar o governo.

As relações entre Washington e Caracas estavam tensas desde as eleições presidenciais de julho de 2023, quando Maduro foi declarado vencedor em meio a denúncias de fraude. Apesar de reconhecer o opositor Edmundo González como presidente eleito da Venezuela, a Casa Branca mantém contato com o sucessor de Hugo Chávez por questões estratégicas.

Um dos principais interesses dos EUA é selar um acordo com a Venezuela para facilitar a deportação de imigrantes venezuelanos em situação irregular. Atualmente, não há um tratado bilateral que permita essa prática. Além disso, os Estados Unidos dependem da cooperação do país sul-americano para intensificar os controles contra o tráfico de drogas que chega ao país.

Maduro classificou o encontro com Grenell como “muito positivo” e expressou esperança de que o diálogo possa continuar. “Demos um primeiro passo, e esperamos que possa ser mantido”, disse o ditador.

Apesar do aparente avanço nas relações, Trump já havia sinalizado que os EUA poderiam reduzir a compra de petróleo venezuelano. Além disso, congressistas republicanos pressionam pelo cancelamento de licenças que permitem a empresas estrangeiras, como a americana Chevron, operar no país.

Fonte: DCM

A mentira de Rogério Marinho sobre Dilma, Miriam Leitão e Dirceu para defender bolsonaristas do 8/1

 

O senador Rogério Marinho ao lado de Jair Bolsonaro. Foto: reprodução

O senador Rogério Marinho (PL-RN) precisou mentir para defender a anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, quando simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília. Em entrevista à CNN, o parlamentar comparou os crimes cometidos naquele dia com casos de figuras históricas que foram anistiadas após o regime militar, mas citou informações falsas sobre a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-ministro José Dirceu e a jornalista Míriam Leitão.

Marinho afirmou que Dilma e Míriam foram anistiadas após cometerem crimes como assalto a banco e sequestro, respectivamente. “A Dilma Rousseff, ela assaltou um banco. A Míriam Leitão, da mesma forma. O Gabeira, nosso amigo Gabeira, ele foi processado por sequestro. Crimes de morte foram perdoados. José Dirceu. José Guimarães. Brizola, que já faleceu. Arraes. Todos eles foram perdoados. Foram anistiados, reincorporados à vida pública”, disse o senador.

No entanto, as declarações sobre Dilma e Míriam são falsas. Míriam Leitão foi presa e torturada em 1972 por integrar o PCdoB, mas nunca recebeu anistia.

Já Dilma Rousseff, também torturada, foi presa em 1970 por participar de grupos de esquerda, mas não há registros de que tenha participado de assaltos a bancos ou da luta armada. A anistia é sobre as acusações sem provas feitas pela ditadura.

Após a repercussão negativa, Marinho emitiu uma nota retirando as afirmações sobre Míriam Leitão, mas mantendo as demais. “Na entrevista concedida à CNN na data desta sexta-feira (31), a afirmação de que Míriam Leitão foi condenada e anistiada estava equivocada. Com relação aos demais citados, que foram condenados por crimes, reiteramos que foi a anistia o instrumento que permitiu a pacificação do país naquele momento e que deve, novamente, servir ao mesmo propósito”, escreveu.

A Lei da Anistia, de 1979, beneficiou tanto presos políticos quanto militares e agentes da repressão durante o regime militar.

A defesa de Marinho pela anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro reflete uma estratégia da extrema-direita para minimizar a gravidade dos crimes cometidos naquele dia.

O senador argumenta que a anistia seria uma forma de “pacificar” o país, assim como ocorreu após o regime militar. No entanto, especialistas em direito e história destacam que os contextos são distintos e que a comparação é inadequada.

Fonte: DCM

VÍDEO – “Kassab é um lixo não reciclável”, diz Kajuru em defesa de Haddad

 

O senador Jorge Kajuru em defesa de Haddad. Foto: reprodução
Na última sexta-feira (31), o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) saiu em defesa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que foi atacado por Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo e presidente nacional do PSD, afirmando que ele precisaria “nascer de novo” para ser comparado ao ministro. Na última quarta-feira (29), o ex-prefeito de São Paulo chamou o ministro de “fraco”.

Na resposta, Kajuru afirmou que a declaração de Kassab foi “peçonhenta e injusta”, além de chamá-lo de “desprezível, um lixo não reciclável”, questionando os interesses dele. “Esse cara vem e bate no ministro Haddad, que é competente, honrado. Não tem como você questionar isso, você pode discordar dele em algumas coisas, mas não tem nada a ver com o Kassab. Kassab, você para ser um Haddad, só se você nascer de novo”.

“O sucesso da economia precisa de ministros da Economia fortes. Já tivemos FHC, Henrique Meirelles, Paulo Guedes. Eles comandavam. Hoje existe uma dificuldade do ministro Haddad de comandar. Haddad não consegue se impor no governo. Um ministro da Economia fraco é sempre um péssimo indicativo”, disse o secretário na quarta.

Fonte: DCM

Botafogo x Flamengo: prováveis escalações, retrospecto e palpites

O Clássico da Rivalidade vai decidir a Supercopa Rei

Botafogo x Flamengo: prováveis escalações, retrospecto e palpites
Foto: Arte ENM

Um clássico vai decidir o primeiro título do ano no futebol brasileiro. Botafogo e Flamengo vão se enfrentar neste domingo, no Mangueirão, em Belém, em confronto válido pela Supercopa Rei, às 16h (horário de Brasília).

O Alvinegro garantiu sua classificação após vencer o Brasileirão. Enquanto o Rubro-Negro venceu a Copa do Brasil. O duelo será decidido em um jogo o único, caso não tenho vencedor o tempo normal o campeão será decidido nos pênaltis. Cada uma das equipes vai receber da CBF uma quantia de R$ 6,05 milhões e o campeão levará um prêmio de US$ 1 milhão da Conmebol.

⊛ PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Após começar o carioca com uma equipe alternativa, o time principal do Botafogo começou a temporada e venceu o Fluminense por 2 a 1, com gols de Igor Jesus e Savarino. Apesar de 14 jogadores e o técnico Artur Jorge terem deixado a equipe na última janela, o Alvinegro teve uma atuação segura e conquistou sua sétima vitória seguida no clássico vovô.

⊛ Provável escalação do Botafogo: John, Vitinho, Barboza, Lucas Halter (Bastos) e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas, Lobato (Allan), Matheus Martins e Savarino; Igor Jesus. 
Técnico: Carlos Leiria.

Por outro lado, o Flamengo chega mais descansado após ter poupado seu time titular diante do Sampaio Corrêa, na última rodada do Campeonato Carioca. Filipe Luís deve mandar força máxima para a decisão.

⊛ Provável escalação do Flamengo: Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; De La Cruz e Erick Pulgar, Gerson, Arrascaeta (Plata) e Michael; Bruno Henrique (Juninho). Técnico: Filipe Luis.

⊛ RETROSPECTO

Ao longo da história do Clássico da Rivalidade, as duas equipes já fizeram 349 jogos. O Rubro-Negro conquistou 129 botórias, enquanto o Alvinegro venceu 107 o seu rival. Além disso, o confronto também teve 113 empates até agora.

⊛ FICHA TÉCNICA

⊛ ÁRBITRO – Ramon Abatti Abel (SC)
⊛ AUXILIARES –por Neuza Ines Back (SP) e Guilherme Dias Camilo (MG).
⊛ VAR – Wagner Reway (ES)

⊛ DATA – 02/01/2025
⊛ HORÁRIO – 16h
⊛ LOCAL – Mangueirão, em Belém (PA)

⊛ ONDE ASSISTIR – TV Globo (Canal aberto) e Sportv (Canal por assinatura)

⊛ PALPITES

⊛ Fernando Asvolinsque, setorista do Botafogo no ENM

“Será uma partida muito equilibrada. Não há um grande favorito dentro do confronto. O Botafogo continua com um time forte, mesmo com todas as saída, vem de uma vitória convincente sobre o Fluminense. Por outro lado, o Flamengo chega mais descansado para a decisão, por conta de ter poupado o time titular. Acredito que o atual campeão da Libertadores e do Brasileirão leve a melhor.”

Palpite: Botafogo 3 x 2 Flamengo

⊛ Gabriel Marcondes, setorista do Flamengo no ENM

“O Flamengo é favorito por ter um trabalho mais longevo. Porém, a memória tática do time do Botafogo na partida contra o Fluminense me impressionou. Acredito num empate com gols, com o duelo sendo definido nos pênaltis com vitória do Flamengo.”

Palpite: Botafogo 1 x 1 Flamengo

⊛ Rodrigo Lucas, setorista do Botafogo no ENM

“O jogo será bastante equilibrado. Não vejo nenhum time tendo um grande favoritismo. Porém, as individualidades dos jogadores podem fazer a diferença, por isso, acredito que o Flamengo leve a melhor nos pênaltis.”

Palpite: Botafogo 2 x 2 Flamengo

⊛ Luisa Coutinho, setorista do Botafogo no ENM

“Acho que tem tudo para ser um grande jogo, vejo o Flamengo com uma leve vantagem e chegando mais preparado para está final. Acredito que vai ser bastante disputado e decidido no detalhe”

Palpite: Botafogo 1 x 2 Flamengo

⊛ Pedro Maior, setorista do Flamengo no ENM

“Dois grandes elencos do futebol brasileiro e sul-americano que irão duelar para ver quem é o melhor do Brasil. Ao meu ver, acredito que o Flamengo possa estar um pouco melhor, devido ao fato do Botafogo ter perdido seus principais pilares do ano passado e ainda não conseguiu repor à altura. Caso a partida não termine empatada e vá para as penalidades, o Rubro-Negro pode sair campeão da Supercopa.”

Palpite: Botafogo 1×2 Flamengo

Fonte: IG Esportes

Corinthians x Noroeste: onde assistir, escalações e arbitragem


Corinthians x Noroeste
Jogada10
Corinthians e Noroeste se enfrentam neste sábado (1) em duelo válido pela sexta rodada do Campeonato Paulista. Aliás, a bola vai rolar às 18h30 na Neo Química Arena.

O Corinthians é o vice-líder do Grupo B, com 12 pontos em cinco jogos, assim como o líder Mirassol, que leva a melhor tanto em gols a favor como no saldo de gols. Já o Noroeste aparece em terceiro no Grupo C, com seis pontos e apenas uma vitória.

⊛ Onde assistir

Cazé TV (Youtube), Nosso Futebol+ (pay-per-view) e Zapping (pay-per-view).

⊛ Como chega o Corinthians

No final de semana, a equipe comandada por Ramón Díaz perdeu para o São Paulo por 3 a 2, interrompendo uma série de dez vitórias seguidas. Sonhando alto novamente, o Timão despachou a Ponte Preta no meio de semana: 1 a 0 em Campinas.

Para o duelo de agora, o Timão não poderá contar com os volantes José Martínez e Alex Santana, afinal, ambos estão suspensos. O primeiro, vale lembrar, foi expulso, enquanto o segundo recebeu o terceiro cartão amarelo. Além disso, Talles Magno foi liberado para resolver problemas pessoais, enquanto Gustavo Henrique, Garro e Maicon estão lesionados e são dúvidas.

⊛ Como chega o Noroeste

A equipe de Bauru não poderá contar com os lesionados Luizão, Vitinho e Felipe Rodrigues. O Norusca vem de derrota de 2 a 0 para o Guarani e empate em 2 a 2 com a Inter de Limeira.

⊛ CORINTHIANS x NOROESTE
⊛ Campeonato Paulista – sexta rodada
⊛ Data e horário: 1/2/2025, às 18h30 (de Brasília)
⊛ Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)

⊛ CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramanho, Cacá e Matheus Bidu; Raniele, Carrillo e Charles; Coronado, Memphis Depay e Yuri Alberto. 
Técnico: Ramón Díaz

⊛ NOROESTE: Felipe Alves; Rodolfo Filemon, Carlinhos e Maycon; Cicinho, Dudu Miraíma, Denner, Thiago Lopes e Maykon Jesus; Pedro Felipe (Luiz Thiago) e Carlão 
Técnico: Paulo Comelli

⊛ Árbitro: João Vitor Gobi
⊛ Assistentes: Daniel Luis Marques e Denis Matheus Afonso Ferreira
⊛ VAR: Adriano de Assis Miranda

Fonte: IG Esportes

Espanha repercute apresentação de Neymar: ‘Herdeiro de Pelé’

Neymar está de volta ao Santos. Ele deixou o clube em 2013
Foto: Divulgação/Santos

Durante dez anos, Neymar foi um dos grandes destaques do futebol europeu. Assim, o Velho Continente não esqueceu o astro brasileiro, apresentado, nesta sexta-feira (31), com pompa e circunstância como novo reforço do Santos. A Espanha, principalmente, garantiu o craque nas manchetes principais dos portais daqueles países.

Em Madri, o jornal “AS” classificou o atacante brasileiro como o legítimo herdeiro de Pelé. O diário destaca que o camisa 10 foi recebido como um dos grandes nomes da história. O evento, aliás, teve mais importância do que o cruzamento entre Real Madrid e Manchester City, pelo playoff final desta edição da Champions League.

Ainda na capital espanhola, o “Marca” lembrou que Neymar chorou em um dos retornos mais emocionantes de todos os tempos.

Jogador do Barcelona de 2013 a 2017, Neymar também chamou a atenção na Catalunha. Principal jornal esportivo da região, o “Mundo Deportivo” também focou sua nota no choro do atacante ao reencontrar a Vila Belmiro, palco onde deu os primeiros passos no futebol, obteve muitas conquistas e chamou a atenção da Europa.

Já o Sport chamou Neymar de “Príncipe de Santos”. No entanto, lembrou que o camisa 10 nunca chegou a ser rei e enfatizou que a Arábia Saudita tirou o seu sorriso. Por lá, de fato, ele teve lesões e não se divertiu em campo quando atuou pelo Al-Hilal.

Na França, onde Neymar defendeu o Paris Saint-Germain de 2017 a 2023, o “L’Équipe”, pelo menos na versão eletrônica, não mencionou o evento na Baixada Santista. A última notícia envolvendo o craque é o anúncio oficial do Peixe, na última quinta-feira (30).

Fonte: IG Esportes

Lula deve receber Hugo Motta e Davi Alcolumbre na segunda

Informação foi confirmada pelo ministro das Relações Institucionais licenciado, Alexandre Padilha

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir na próxima segunda-feira (3) com os futuros presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) é o favorito para comandar o Senado, enquanto o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) desponta como o principal nome para a presidência da Câmara. As informações são do Metrópoles

A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Institucionais licenciado, Alexandre Padilha, que está no Congresso neste sábado (1) para participar das eleições legislativas como deputado federal.

⊛ Diálogo com o Legislativo

O encontro de Lula com Motta e Alcolumbre tem como objetivo estabelecer um canal de diálogo com os novos chefes do Legislativo. Ambos são considerados independentes em relação ao governo, o que exige do Planalto um esforço contínuo de articulação para manter apoio nas duas Casas.

A avaliação dentro do governo é de que a relação com a Câmara tende a ser mais favorável, uma vez que Hugo Motta possui um perfil menos combativo e mantém um bom relacionamento com Padilha. Durante a gestão de Arthur Lira (PP-AL), o ministro e o então presidente da Câmara tiveram embates que dificultaram a interlocução do Executivo com os deputados.

Já no Senado, o cenário é mais incerto. Alcolumbre, apesar de não ser considerado um opositor direto, tem uma postura mais independente do que a de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que nos últimos anos se aproximou do governo Lula. No entanto, a expectativa do Planalto é de que o senador do Amapá não represente um obstáculo para a agenda governista.

⊛ Prioridades do governo no Congresso

Com a nova composição do Legislativo, uma das principais pautas do governo será a reforma da renda, que inclui a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para R$ 5 mil. O projeto é visto como essencial para tentar melhorar os índices de popularidade da gestão Lula.

As eleições para a presidência da Câmara e do Senado ocorrem neste sábado. A votação no Senado está prevista para a manhã, enquanto na Câmara o pleito deve ocorrer à tarde.

Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles

Senadores decidem neste sábado o novo comando da Casa Fonte: Agência Senado

Presidente será eleito em reunião exclusiva, às 10h; demais integrantes serão eleitos em reunião marcada para às 11h (Foto: Andressa Aholete/Agência Senado)


Está marcada para este sábado (1°) a eleição do novo presidente do Senado e dos demais integrantes da Mesa da Casa para os próximos dois anos. O início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está previsto para as 10h. Em seguida, às 11h, deverá ocorrer a segunda reunião, para a eleição dos demais integrantes. Até agora quatro senadores registraram suas candidaturas para comandar a Casa.

O nome do senador Davi Alcolumbre (União-AP) já recebeu o apoio de vários partidos, tanto do governo quanto da oposição, mas até a tarde desta sexta-feira o senador não havia feito o registro formal da candidatura junto à Secretaria-Geral da Mesa. O registro pode ser feito até o início do uso da palavra pelo primeiro candidato na sessão de sábado.

Vão concorrer os senadores Marcos do Val (Podemos-ES), primeiro a registrar sua candidatura; os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), que oficializaram as candidaturas na segunda-feira (27), e a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), que fez o registro oficial para concorrer à presidência na quinta-feira (30).

O presidente do Senado é chefe do Poder Legislativo. É ele quem preside o Congresso Nacional. Entre as funções do cargo estão empossar o presidente da República e convocar extraordinariamente o Congresso em caso de decretação de estado de Defesa Nacional ou de Intervenção Federal. É ele também que recebe os pedidos de impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Cabe ainda ao presidente do Senado definir a pauta das sessões da Casa e do Congresso. Para a consultora Legislativa Juliana França Varella, a definição da pauta é uma das atribuições que demonstram o relevo do cargo, cuja atuação impacta em assuntos de interesse do país.

— Ele pode até mesmo devolver ou impugnar proposições que lhe pareçam inconstitucionais, exercendo espécie de controle preventivo de constitucionalidade. Essas atuações impactam na tramitação das matérias, desde a sua proposição até a deliberação final, definindo os rumos de importantes questões para o país e para a população, bem como para os demais Poderes — explicou.


O presidente do Senado é eleito para um mandato de dois anos, vedada a recondução para o cargo na mesma legislatura (período de quatro anos que coincide com os mandatos dos deputados federais). A eleição, secreta e realizada em cédulas de papel, exige a maioria absoluta votos dos senadores (mínimo de 41). Se nenhum candidato alcançar essa votação, será realizado segundo turno com os dois mais votados. Mesmo no segundo turno, é necessário, no mínimo, 41 votos para ser eleito presidente do Senado. Veja aqui todas as regras para a eleição do comando da Casa.

Mesa do Senado

A eleição dos demais integrantes da Mesa, que também compõem a Comissão Diretora do Senado, deve ocorrer às 11 horas, já conduzida pelo novo presidente eleito na reunião anterior. Esse é o horário limite para que sejam formalizadas as candidaturas junto à Secretaria-Geral da Mesa. Os cargos da Mês são de primeiro e segundo vice-presidentes, primeiro a quarto secretários e quatro suplentes. Cada um tem atribuições específicas dos cargos, como mostra o quadro.

A votação também é feita por escrutínio secreto, nos mesmos moldes da escolha para presidente. Os senadores devem escolher uma opção para cada cargo na cédula e a apuração é feita pelo presidente eleito, com o auxílio do terceiro e do quarto-secretário da Mesa anterior. Os cargos são ocupados pelos senadores Chico Rodrigues (PSB-RR) e Styvenson Valentim (Podemos-RN), respectivamente.

Cobertura

A Agência Senado vai acompanhar toda a movimentação e trazer notas ao vivo das sessões para a eleição do presidente e da Mesa e as matérias com os resultados. As informações serão publicadas no Portal de Notícias do Senado. As fotos da cobertura ficarão disponíveis em alta qualidade no banco de imagens da Agência Senado no Flikr e no Senado Fotos. Acompanhe as notícias do senado pelo Instagram. As reuniões também serão transmitidas ao vivo pela TV Senado e pela Rádio Senado.

Fonte: Agência Senado

Candidatos a presidente da Câmara têm menos de 40 anos e são de partidos criados após ano 2000

Profissões dos candidatos também fogem ao perfil padrão da Presidência da Casa

Advogado, com 54 anos e representante de estados da Região Sudeste. Este é o perfil da maioria dos ex-presidentes eleitos para Câmara dos Deputados na história da República. Nesse sentido, a eleição deste ano foge do padrão porque os três deputados que anunciaram sua candidatura têm menos de 40 anos de idade.

Se eleito, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), de 35 anos, será o mais jovem pós-redemocratização a assumir o cargo.

Os outros candidatos neste ano são Marcel Van Hattem (Novo-RS), de 39 anos, e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), de 37 anos.

A eleição deste ano também entra para a história porque todos os candidatos pertencem a partidos criados após o ano 2000. Até o momento, todos os presidentes da Câmara eleitos com a volta da democracia, em 1985, pertenciam a partidos criados nos anos 1980. Só o MDB esteve no cargo por 9 vezes, seguido pelo DEM/PFL (6) e pelo PP (4).

Profissão e estado

As profissões dos candidatos também são fora do comum para a Presidência da Câmara, que foi comandada por advogados por 39 vezes. Hugo Motta é médico, assim como apenas outros 6 ex-presidentes – o último médico no cargo foi o deputado Arlindo Chinaglia, eleito em 2007.

Marcel Van Hattem é jornalista, mesma profissão de outros dois ex-presidentes, entre eles o ex-deputado Aldo Rebelo. Já Pastor Henrique Vieira poderá ser o primeiro pastor a ocupar o posto. Apenas durante o Império, religiosos ocuparam a Presidência da Câmara: o arcebispo de Salvador Romualdo de Seixas, entre 1828 e 1829 e depois em 1841, e o bispo Antônio Maria de Moura, de 1834 a 1835.

Na história da República, a Presidência da Câmara esteve nas mãos de deputados da Região Sudeste 35 vezes (16 de São Paulo, 12 de Minas Gerais e 7 do Rio de Janeiro).

Se eleito, Hugo Motta será o 20º deputado da Região Nordeste, sendo que apenas outros dois foram da Paraíba: Efraim Moraes (PFL), entre 2002 e 2003, e Samuel Duarte (PSD), de 1947 a 1949.

Já a Região Sul ocupou o cargo cinco vezes (quatro por gaúchos). As regiões Norte e Centro-Oeste até hoje não elegeram um presidente da Câmara.
     

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Mouratoglou, o Midas do tênis, já vê João Fonseca entre os três melhores do mundo

Treinador francês, conhecido por trabalhar com lendas do tênis, destaca o talento e a ambição do jovem brasileiro

João Fonseca treina para a Copa Davis (Foto: Divulgação / CBT)

 O renomado técnico francês Patrick Mouratoglou, que já treinou ícones como Serena Williams, usou suas redes sociais para elogiar efusivamente o jovem tenista carioca João Fonseca, uma das grandes revelações do tênis mundial. As declarações foram publicadas em um vídeo no Instagram e rapidamente repercutiram no mundo do tênis, destacando o impacto que o brasileiro de 18 anos tem causado no circuito.

"Eu amo Fonseca. Ele é uma grande novidade surgindo e acho isso muito emocionante. Amo sua personalidade, ele é como um sol, está brilhando", disse Mouratoglou, visivelmente empolgado. O treinador destacou as qualidades técnicas do brasileiro, elogiando seu saque, backhand e, especialmente, o forehand: "Ele bateu um forehand a 180 quilômetros por hora, o mais rápido do torneio. Ele tem o fogo na raquete, mas também em sua personalidade. Você sente a ambição dele, o cara realmente quer isso."

A projeção de Mouratoglou para Fonseca é ambiciosa. O técnico acredita que o jovem tem potencial para figurar entre os melhores do mundo em pouco tempo: "Sua ambição é enorme. Você pode vê-lo realmente no topo, entre os três primeiros. A pressão já está aumentando porque o que ele conquistou até agora já o coloca em uma situação desafiadora."

Fonseca, que ainda estava fora do top 100 quando o vídeo foi gravado, já é tema de conversa entre os grandes nomes do circuito. "Ouço jogadores dizendo que Fonseca vai estar no top 10 antes do final da temporada. Imagine a progressão que esperam dele em um período tão curto", afirmou Mouratoglou.

O treinador francês também destacou as características físicas de Fonseca, apontando uma tendência no tênis atual: "Há uma mudança no biotipo dos jogadores nos últimos anos. Eles estão mais altos, mais magros. Fonseca se encaixa nesse perfil, com uma potência incrível e um forehand impressionante. Esse é o novo tênis."

As palavras de Mouratoglou não apenas reforçam o potencial de João Fonseca, mas também elevam as expectativas em torno de sua carreira, consolidando-o como uma das grandes promessas do esporte brasileiro. 

Confira:

Fonte: Brasil 247

De Gleisi a Cunha, Lira encerra mandato com festa que reúne líderes de diferentes espectros

Deputado, que é cotado para assumir o Ministério da Agricultura, aproveitou celebração para reforçar seu poder de articulação no Congresso

       Deputado Arthur Lira (Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara )

Arthur Lira (PP-AL) finalizou seu segundo mandato à frente da Câmara dos Deputados com uma festa que reuniu uma ampla gama de líderes políticos, informa reportagem da Coluna do Estadão deste sábado (1). Entre os presentes estavam o ex-presidente da Casa, Eduardo Cunha (Republicanos), a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), escolhido para sucedê-lo.

Além de Motta, outros nomes do PP, como Ciro Nogueira e Tereza Cristina, estavam presentes, sinalizando a continuidade do partido na articulação política. Também compareceram representantes de outros partidos, como o PT, com figuras como Lindbergh Farias e Zeca Dirceu, e o PL, com Altineu Côrtes. O evento, realizado na residência oficial da Presidência da Câmara, foi marcado por uma atmosfera de confraternização, mas também de reafirmação de alianças e estratégias políticas.

Lira, que é cotado para assumir o Ministério da Agricultura, aproveitou o momento para reforçar seu poder de articulação no Congresso. Ele já pavimentou o caminho para a eleição de Hugo Motta como seu sucessor, garantindo a continuidade de sua influência. Ao lado de aliados, como Isnaldo Bulhões (MDB-AL), que também é cogitado para cargos importantes, Lira demonstrou seu controle sobre as decisões políticas que moldarão o próximo período da Câmara.

O evento também foi um reflexo das tensões internas no União Brasil, com o ex-líder Elmar Nascimento (BA) comparecendo, embora em uma relação mais protocolar com Lira após ser preterido na sucessão.

Fonte: Brasil 247 com informações da Coluna do Estadão

Lula cobra apresentação de plano de reestruturação para Correios

O presidente esteve reunido nesta sexta-feira com a ministra Esther Dweck e com o chefe da estatal, Fabiano Silva dos Santos
Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta sexta-feira (31), no Palácio do Planalto, com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, e com o chefe dos Correios, Fabiano Silva dos Santos. Durante o encontro, que ocorreu após o resultado fiscal prévio apontar um déficit de R$ 3,2 bilhões na empresa no ano passado, o petista cobrou a apresentação de um plano de reestruturação para a estatal.

“Esse plano já está em andamento”, informou Fabiano ao deixar a reunião. “Estamos trabalhando fortemente para que a gente entregue cada vez mais um Correio saudável e sustentável. Acima de tudo, um Correio que atenda à população, porque a população nos interiores desse país precisa muito dos Correios”.

De acordo com Fabiano, o déficit da estatal é reflexo do sucateamento da empresa durante a tentativa de privatização no governo do ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL).

Fonte: Brasil 247

Lira e Pacheco têm tamanho para assumir ministérios, diz Jaques Wagner

Nos bastidores, ambos os nomes são ventilados em conversas sobre a reforma ministerial no governo do presidente Lula

Jaques Wagner (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Com o fim dos mandatos de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL) no comando do Senado e da Câmara, respectivamente, o destino político de ambos ainda está em aberto. Nos bastidores, ambos os nomes são ventilados em conversas sobre a reforma ministerial no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-RJ), tanto Pacheco quanto Lira possuem “tamanho” para assumir a chefia de um ministério. O parlamentar, porém, ressaltou que o período de atuação no cargo será curto.

“Quem senta em um Ministério hoje e for ser candidato, vai ter um ano e dois meses. Você senta em uma cadeira, monta sua equipe… não sei se dá tempo de uma produção tão grande, a tempo de você se projetar, mas repare, aí depende, basicamente, de cada um deles e do presidente da República. Mas eu, pessoalmente, acho que todos os dois têm tamanho para estar no ministério”, disse em entrevista à CNN.

Wagner também destacou que há diferenças políticas a serem consideradas em uma possível indicação de Pacheco e Lira para um ministério. Enquanto o mineiro faz parte do PSD, partido da base do governo, o alagoano é filiado ao PP, legenda que não integra a aliança governista.

“O Rodrigo Pacheco está em um partido que se considera, que é tido como base do governo, Arthur Lira está no PP, que não é base do governo, ontem mesmo o próprio Ciro [presidente do PP] disse que era contra a entrada dele [Arthur Lira]. Então essa é uma questão que, em primeiro lugar, cada um tem que definir de que lado quer estar”, afirmou o senador.

Fonte: Brasil 247 com informações da CNN Brasil

Lindbergh assume Liderança do PT na Câmara e prioriza fortalecimento de Lula para 2026

Entre as prioridades da bancada no Congresso, o deputado citou a isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil mensais e o fim da jornada de trabalho 6x1

A primeira-dama Janja, os deputados José Guimarães, Odair Cunha, Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias e o presidente Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) foi eleito por aclamação, nesta sexta-feira (31), como novo líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados para o ano legislativo de 2025. Ele substitui Odair Cunha (PT-MG), que liderou o partido na Casa ao longo de 2024. A posse oficial do novo líder ocorrerá neste sábado (1), após a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara.

A reunião que confirmou Lindbergh no comando da bancada contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e da primeira-dama Janja da Silva.

Durante o encontro, o novo líder destacou que seu principal objetivo à frente da bancada petista será contribuir para a ampliação da popularidade do governo e para a criação de condições políticas e econômicas que garantam a reeleição de Lula em 2026.

Entre as prioridades da bancada no Congresso, Lindbergh citou: “teremos a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais, medida apoiada por 82% da população, o fim da jornada de trabalho 6×1 e projetos que auxiliem no combate à inflação de alimentos”.

Outro ponto que deve ganhar destaque na agenda do Congresso em 2025 é a regulação das redes sociais. O novo líder petista afirmou que pretende promover um debate mais ativo da bancada tanto no plenário quanto nas plataformas digitais, com o objetivo de combater fake news e fortalecer a defesa do governo Lula e do projeto de reconstrução nacional.

Balanço da liderança de Odair Cunha - Durante a reunião, o deputado Odair Cunha apresentou um balanço do trabalho desenvolvido pela bancada petista em 2024, destacando o papel central do partido na sustentação do governo Lula no Congresso Nacional. Cunha ressaltou a colaboração com os partidos da base para a aprovação de projetos de interesse da população, com ênfase na histórica aprovação da Reforma Tributária, sancionada em 2025.

Para ele, a nova legislação tributária tornará o sistema mais justo, transparente e equilibrado, permitindo que a sociedade acompanhe com maior clareza o funcionamento da tributação no país.

Fonte: Brasil 247

Hugo Motta e Davi Alcolumbre: herdeiros de dinastias políticas devem comandar Congresso

Fenômeno se repete ao longo da história do país, dificultando a renovação política e consolidando a presença de grupos familiares no poder

Hugo Motta e Davi Alcolumbre (Foto: Mário Agra / Câmara | Marcos Oliveira/Agência Senado)

Os favoritos para comandar a Câmara e o Senado pelos próximos dois anos têm algo em comum além do favoritismo entre os pares: Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) são herdeiros de grupos familiares que há gerações exercem influência em seus estados e no Congresso Nacional, informa reportagem do Estadão.

O fenômeno se repete ao longo da história do país, dificultando a renovação política e consolidando a presença de grupos familiares no poder. Além de Motta e Alcolumbre, diversos ex-presidentes do Congresso também seguiram esse caminho, como Arthur Lira, Renan Calheiros, Jader Barbalho e José Sarney.

⊛ Desde o Brasil Colônia - Na disputa pelo comando da Câmara, Hugo Motta representa um dos mais antigos grupos políticos da Paraíba. Sua família ocupa cargos eletivos há séculos, com raízes que remontam ao período colonial. Seu avô e sua avó maternos, Edivaldo e Francisca Motta, foram figuras influentes na política estadual, enquanto seu pai, Nabor Wanderley, mantém a presença do grupo na prefeitura de Patos.

Mesmo enfrentando desafios, como investigações sobre contratos públicos que envolveram sua mãe e sua avó — ambas posteriormente absolvidas —, a família segue consolidada na política paraibana. Com essa estrutura, Motta se prepara para ser o próximo presidente da Câmara, garantindo a continuidade dessa trajetória familiar no Legislativo.

⊛ Influência familiar no Amapá - No Senado, Davi Alcolumbre também carrega uma herança política marcante. Seu clã, com origem no comércio e na exploração mineral na Amazônia, construiu influência tanto nos negócios quanto no poder público. Além dele, diversos membros da família ocuparam cargos políticos, incluindo irmãos, primos e tios. Seu irmão, Josiel Alcolumbre, é suplente no Senado, enquanto seu tio, Alberto Alcolumbre, dá nome ao Aeroporto Internacional de Macapá.

Fonte: Brasil 247

Rodrigo Bocardi se defende após demissão da Globo e fala sobre "susto" e princípios (vídeo)

Apesar de não entrar em detalhes sobre o ocorrido, apresentador fez referência ao fato de sempre ter sido um âncora crítico às autoridades

      Rodrigo Bocardi (Foto: Reprodução)

Rodrigo Bocardi, demitido da TV Globo na noite de quinta-feira (30) por "descumprir normas éticas do Jornalismo", se pronunciou nas redes sociais na noite de ontem (31), agradecendo à emissora e ao público pelos 25 anos de carreira. Bocardi afirmou que a demissão foi um "grande susto" e destacou que atuou durante todo esse tempo com "os mesmos princípios".

Apesar de não entrar em detalhes sobre o ocorrido, ele fez referência ao fato de sempre ter sido um âncora crítico às autoridades e que a relação com seu público sempre foi de "conexão de cobrança".

A demissão de Bocardi foi acompanhada de uma denúncia à área de compliance da Globo, que apontava que ele estaria "vendendo seguro" a empresários da Grande São Paulo por meio de suas empresas, segundo o portal Notícias da TV. A prática, que envolve proteger determinadas figuras na mídia em troca de dinheiro, teria ocorrido com empresários e prefeituras com as quais Bocardi tinha vínculo através de suas empresas.

No entanto, o apresentador não detalhou as alegações em seu vídeo e se limitou a afirmar que sua consciência estava tranquila quanto à sua conduta profissional.

Fonte: Brasil 247