quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Globo demite Rodrigo Bocardi por descumprimento de “normas éticas”

 

O jornalista Rodrigo Bocardi sério, falando para a câmera
O jornalista Rodrigo Bocardi – Reprodução/TV Globo

Globo anunciou na noite desta quinta-feira (30) a demissão do jornalista Rodrigo Bocardi. Em nota enviada à imprensa, a emissora afirmou que o então âncora do Bom Dia São Paulo “descumpriu normas éticas do Jornalismo” da casa. O motivo exato para o desligamento não foi divulgado.

A partir desta sexta-feira (31), Sabina Simonato assumirá temporariamente a apresentação do telejornal matinal. Ela já atuava como coapresentadora do Bom Dia São Paulo, auxiliando Bocardi, além de substituí-lo durante suas férias.

A jornalista também terá uma nova função aos sábados, já que estreia no dia 1º de fevereiro no comando do Bom Dia Sábado, ao lado de Marcelo Pereira. Inicialmente, ela já conciliaria as duas jornadas semanais.

Rodrigo Bocardi sentado perto de mesa de café da manhã, sério, de óculos, falando
Rodrigo Bocardi em programa da Globo – Reprodução
“A partir de amanhã, dia 31, a jornalista Sabina Simonato apresentará o Bom Dia São Paulo. Sabina, que estreará à frente do novo telejornal Bom Dia Sábado, ao lado de Marcelo Pereira, neste sábado, dia 1º de fevereiro, vai ancorar o Bom Dia São Paulo interinamente”, informou a Globo em comunicado.

“Rodrigo Bocardi, que apresentava o telejornal paulista, foi desligado por descumprir normas éticas do Jornalismo da Globo. Como é de conhecimento de todos, a empresa não comenta decisões de compliance.”

Fonte: DCM com informações do jornal O Globo

Governo Tarcísio dá a alunos apostila que diz que República foi proclamada em 1989

 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O material didático do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) continua sendo distribuído às escolas do Estado de São Paulo com erros. Desta vez, a apostila entregue aos alunos diz que a República foi proclamada em 1989, ou seja, há 36 anos.

No entanto, a Proclamação da República ocorreu em 15 de novembro de 1889. O erro foi compartilhado nas redes sociais pelo deputado estadual de São Paulo, Carlos Giannazi (PSOL).

“Não permitiremos que [Renato] Feder continue a repetir os mesmos erros promovidos em 2023. O coletivo Educação em 1° Lugar já havia acionado a Defensoria Pública e o Ministério Público e reforçará o pedido por providências contra mais esse absurdo”, afirmou o parlamentar.

Em agosto de 2023, o material didático digital distribuído nas escolas informava que Dom Pedro II assinou a Lei Áurea, quando, na verdade, a medida que aboliu a escravidão no Brasil foi assinada pela princesa Isabel, filha dele.

Fonte: DCM

Haddad diz que preços de alimentos tendem a se acomodar com safra forte e dólar mais baixo

O ministro também avaliou que a taxa básica de juros Selic já está em patamar elevado e alertou que "todo remédio tem a dose certa"

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Foto: Adriano Machado / Reuters)

(Reuters) - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira que os preços dos alimentos tendem a se acomodar no Brasil este ano, ainda que em um patamar elevado, em função da safra prevista para 2025 e do nível do câmbio.

"Imaginamos que, este ano, em função da safra que vai vir muito boa... e com uma acomodação do dólar em patamar mais baixo... os preços dos alimentos tendem a se acomodar, ainda que em um patamar elevado", afirmou o ministro em entrevista ao programa É Notícia!, da RedeTV!.

Haddad também avaliou que a taxa básica de juros Selic, atualmente em 13,25% ao ano, já está em patamar elevado e alertou que "todo remédio tem a dose certa", em referência à necessidade de juros mais altos para conter a inflação.

"Temos espaço para crescer 2,5% (em 2025), reduzindo inflação", afirmou Haddad, pontuando que este percentual, se confirmado, representará uma desaceleração ante os 3,5% de crescimento de 2024. "Não pretendemos deixar de perseguir o crescimento econômico sustentável, trazendo a inflação para a meta novamente", afirmou.

Haddad também questionou os eventuais ganhos que os Estados Unidos terão caso adotem tarifas maiores de importação sobre produtos. Para ele, se os EUA tarifarem países dos quais importa muito, isso pode até favorecer o Brasil.

"Já estamos sendo procurados por investidores que iam fazer plantas lá (nos EUA) e que agora querem fazer plantas aqui", acrescentou Haddad.

Trechos da entrevista foram veiculados no jornal RedeTV News, nesta noite de quinta-feira. A íntegra da entrevista ao programa É Notícia! será veiculada a partir das 23h45.

Fonte: Brasil 247

Resultado primário de 2024 é o menor dos últimos três governos

O governo central registrou um déficit primário de 11,032 bilhões de reais em 2024, ou 0,09% do Produto Interno Bruto (PIB), dentro da meta

Moedas de reais (Foto: Reuters/Bruno Domingos)

O resultado primário do ano passado foi o menor dos últimos três ciclos de governo e tende a melhorar. A previsão é do secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.

O governo central registrou um déficit primário de 11,032 bilhões de reais em 2024, ou 0,09% do Produto Interno Bruto (PIB), dentro da meta. A meta fiscal de 2024 é déficit primário zero, com tolerância de 0,25 ponto percentual do Produto Interno Bruto (PIB).

“Ainda que tenhamos desafios pela frente, é inegável que o processo de recuperação fiscal foi intenso. O resultado de 2024 é substancialmente inferior às projeções de mercado”, destacou Ceron em coletiva de imprensa, conforme noticiado pela agência O Estado de São Paulo.

Durante o ano, o Tesouro reiterou que ficaria mais próximo do centro da meta e obteve ainda uma relação da despesa total e PIB fechando em 18,67%, o terceiro menor patamar da década.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Estado de S. Paulo

Vendas de diesel no Brasil batem recorde de 67,26 bi de litros em 2024, mostra ANP

As vendas de gasolina, por sua vez, recuaram 4%

Pistola de gasolina em posto de combustíveis, em Brasília 07/03/2022 REUTERS/Adriano Machado (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

RIO DE JANEIRO (Reuters) - As vendas de diesel por distribuidoras no Brasil cresceram 2,7% em 2024 ante 2023, para um recorde de 67,26 bilhões de litros, segundo dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta quinta-feira.

As vendas de gasolina, por sua vez, recuaram 4% em 2024 ante o ano anterior, para 44,2 bilhões de litros, em meio a uma perda de competitividade versus o etanol hidratado, seu concorrente direto nas bombas.

Dessa forma, as vendas do biocombustível pelas distribuidoras dispararam 33,4% em 2024 em relação ao ano anterior, para 21,65 bilhões de litros.

Fonte: Brasil 247 com Reuters

MEC anuncia aumento no piso salarial dos professores no Brasil

O reajuste vale para todos os docentes da educação básica

Ministro da Educação, Camilo Santana (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciou nesta quinta-feira (30) o aumento de 6,27% no piso salarial de professores, ao passar de R$ 4.580 para R$ 4.867,77.

O reajuste vale para todos os docentes da educação básica do Brasil, com jornadas de 40 horas semanais. O aumento do piso está previsto na Lei do Magistério de 2008 e confirmado pelo MEC todo início de ano.

"Valorização dos nossos professores", escreveu o ministro em postagem publicada na rede social Instagram, com uma foto assinando a portaria.

Fonte: Brasil 247

STF rejeita recurso e motorista de Porsche continua atrás das grades

Fernando Sastre Filho responde por homicídio qualificado

Fernando Sastre de Andrade Filho (Foto: Reprodução/Brasil Urgente/TV Bandeirantes)

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes negou o pedido de liberdade feito pela defesa de Fernando Sastre Filho, de 24 anos. A Corte manteve o motorista do Porsche preso preventivamente até o julgamento, sem data marcada.

O motorista foi preso em maio do ano passado. Está detido na penitenciária de Tremembé, no interior paulista, e responde por homicídio qualificado por “perigo comum” com dolo eventual e lesão corporal grave.

O empresário Fernando Sastre Filho dirigia um Porsche azul, quando bateu a cerca de 156 quilômetros por hora (km/h) na parte traseira do carro de um motorista de aplicativo, na Avenida Salim Farah Maluf, na zona leste de São Paulo. O limite da via é de 50 km/h.

Fonte: Brasil 247

Dólar cai pela 9ª sessão consecutiva em dia de ganhos para ativos brasileiros

Em janeiro a divisa acumula queda de 5,27%

Notas de dólar 16/02/2024. REUTERS/Thomas Mukoya (Foto: REUTERS/Thomas Mukoya)

SÃO PAULO (Reuters) - Após chegar a subir mais de 1% no início do dia, o dólar perdeu força e fechou em baixa nesta quinta-feira, pela nona sessão consecutiva, em um dia positivo para os ativos brasileiros em geral após a decisão sobre juros do Banco Central na véspera.

O recuo da moeda norte-americana ante outras divisas no exterior também justificou a perda de força das cotações no Brasil ao longo da sessão.

O dólar à vista fechou em baixa de 0,26%, aos 5,8532 reais, a menor cotação desde 26 de novembro do ano passado, quando encerrou em 5,8096 reais. Apesar do movimento contido em algumas sessões, desde 17 de janeiro o dólar não fecha um dia em alta.

Em janeiro a divisa acumula queda de 5,27%.

Às 17h29 na B3 o dólar para fevereiro -- atualmente o mais líquido -- subia 0,02%, aos 5,8565 reais.

Na noite de quarta-feira o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a Selic em 100 pontos-base, para 13,25%, como era largamente precificado, e manteve no comunicado a previsão de nova alta na mesma magnitude em março, sem se comprometer para a reunião seguinte, em maio.

O fato de o BC não indicar outra alta de 100 pontos-base em maio levou parte do mercado a avaliar que o comunicado foi dovish (brando) em relação ao controle da inflação, o que disparou a redução de prêmios na curva de DIs (Depósitos Interfinanceiros) nesta quinta-feira.

No mercado de câmbio, a cotação do dólar ganhou impulso no início da sessão, com a avaliação de que uma Selic não tão elevada torna o Brasil não tão atrativo a investimentos estrangeiros. O fato de o Federal Reserve ter decidido, também na véspera, manter os juros dos Estados Unidos estáveis, sem indicar um horizonte para cortes adicionais na taxa, era outro fator a pesar contra o real. Às 9h15, pouco depois da abertura, o dólar à vista atingiu a máxima de 5,9339 reais (+1,12%).

Depois deste pico, no entanto, o dólar foi gradativamente perdendo força ante o real, em sintonia com a baixa forte das taxas dos DIs e com a disparada de quase 3% do Ibovespa, em um dia positivo para os ativos brasileiros de modo geral.

O recuo dos rendimentos dos Treasuries no exterior, após o Banco Central Europeu (BCE) cortar juros, e a queda do dólar ante boa parte das demais divisas também impactavam as cotações no Brasil.

Para completar o quadro, agentes do mercado receberam de forma positiva as declarações do presidente Luiz Inácio Lula a jornalistas, em Brasília. Lula disse que o titular da Fazenda, Fernando Haddad, é um “ministro extraordinário”, rebatendo críticas feitas na véspera ao ministro pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab.

Lula afirmou ainda que a decisão de reajustar o diesel é da Petrobras e que a estatal não precisa avisá-lo sobre isso. Em outro momento, mantendo-se dentro da “cartilha” do mercado, Lula disse que tem consciência de que o novo presidente do BC, Gabriel Galípolo, não pode dar um “cavalo de pau” nos juros.

Neste cenário, o dólar à vista perdeu força até a cotação mínima de 5,8519 reais (-0,28%), registrada às 16h57, pouco antes do fechamento.

Na sexta-feira, último dia útil do mês, a volatilidade tende a se ampliar no período da manhã. Isso porque ocorrerá a formação da Ptax de fim de mês.

Calculada pelo BC com base nas cotações do mercado à vista, a Ptax serve de referência para a liquidação de contratos futuros. No fim de cada mês, agentes financeiros tentam direcioná-la a níveis mais convenientes às suas posições, sejam elas compradas (no sentido de alta das cotações) ou vendidas em dólar (no sentido de baixa).

Como a moeda norte-americana recuou mais de 5% em janeiro até o momento, os vendidos estão em vantagem na disputa pela Ptax.

Na manhã desta quinta-feira o Banco Central vendeu, em sua operação diária, 15.000 contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 5 de março de 2025.

Às 17h25, o índice do dólar -- que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas -- caía 0,12%, a 107,770.

Fonte: Brasil 247

Vagas de emprego em Apucarana podem ser consultadas por aplicativo


Para ter acesso ao serviço, é necessário baixar o app da Carteira de Trabalho Digital, gratuitamente, nas lojas virtuais de dispositivos iOS e Android.

A Agência do Trabalhador de Apucarana é uma das primeiras do Paraná a aderir ao novo serviço disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. A novidade, que visa agilizar o acesso do trabalhador ao mercado de trabalho, teve início nesta smena e possibilita consulta atualizada de vagas de emprego disponíveis nas agências do Sine (Sistema Nacional de Emprego).

Ao confirmar a adesão do município, o prefeito Rodolfo Mota afirmou que Apucarana vai trabalhar para estar sempre na vanguarda. “A tecnologia é uma importante aliada nos tempos atuais. Com as ferramentas corretas e bem utilizadas, vamos otimizando diversas situações e construindo um serviço público mais eficiente”, observou o prefeito.

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, gerenciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, ganhou efetividade a partir de 2019, quando o documento físico parou de ser emitido. “A partir de então, a chamada carteira digital do trabalhador passou a receber atualizações periódicas, disponibilizando novas e importantes funções e serviços ao cidadão”, contextualiza Neno Leiroz, gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana.

Ele explica como funciona o mais novo serviço que possibilita ao trabalhador consulta às vagas de emprego do Sine. “O sistema é gerenciado pelo Governo Federal. As oportunidades de emprego (vagas) são alimentadas por nós, agências físicas. A partir de então, o trabalhador é notificado via aplicativo toda vez que surgir uma vaga de emprego, conforme o perfil profissional e endereço residencial informados pelo usuário”, esclarece Neno Leiroz. Para ter acesso ao serviço, é necessário baixar o app da Carteira de Trabalho Digital, gratuitamente, nas lojas virtuais de dispositivos iOS e Android.

Serviço: Outras informações podem ser obtidas diretamente na agência, que fica localizada na Rua Renê Camargo de Azambuja, nº 705. O telefone de contato é 3422-4000 – ramal 575. Atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Prefeitura de Apucarana inicia trabalho emergencial na Rua Emiliano Perneta



Enquanto aguarda a conclusão do processo licitatório para dar solução efetiva ao problema, a Secretaria de Obras da Prefeitura de Apucarana atua em caráter emergencial com equipe própria, na recuperação de um trecho da Rua Emiliano Perneta, no Jardim Ponta Grossa, próximo ao entroncamento com a Rua Piratininga, mas imediações do pátio de máquinas da prefeitura.

A galeria pluvial e o pavimento asfáltico sofreram danos significativos após temporal registrado no início do mês de dezembro do ano passado. “Na ocasião, a chuva foi intensa e se concentrou em um curto espaço de tempo com registro de cerca de 35 milímetros em cerca de uma hora. O problema foi agravado no último dia 16 de janeiro, a partir da ocorrência de mais uma forte chuva”, relata o prefeito Rodolfo Mota.

De acordo com o secretário Municipal de Obras, engenheiro civil Mateus Franciscon Fernandes, o problema teve origem a partir do rompimento da galeria pluvial, que não suportou a quantidade de água. “Estamos agora realizando uma intervenção emergencial provisória até a licitação ser concluída, com a abertura de duas valetas que vão direcionar a água da chuva para que ela não escoe pelo pavimento”, explica Fernandes, frisando que a prefeitura também realiza a limpeza de todas as bocas de lobo na região. “Além disto, atuamos na manutenção de um dissipador que estava assoreado. Em uma força-tarefa até a contratação de uma empresa especializada responsável pela reconstrução definitiva do trecho, envolvendo galerias pluviais, bocas de lobo, meio-fio e pavimentação asfáltica”, esclarece o secretário de Obras. O investimento previsto para a licitação é na ordem de R$300 mil.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Lula: 'não vamos adotar novas medidas fiscais em 2025'

O presidente destacou o compromisso do governo com a "estabilidade fiscal"

Lula (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (30), em Brasília (DF), que seu governo não adotará outra medida fiscal prevista para 2025.

"Não tem outra medida fiscal. Caso se apresente, durante o ano, a necessidade de fazer alguma coisa, vamos sentar e definir. Mas, se depender de mim, não tem outra medida fiscal neste país. Estabilidade fiscal é uma questão muito importante para mim e para o governo", disse o chefe de Estado em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

Na entrevista, o presidente também comentou sobre a decisão do Banco Central, que, nesta quarta-feira (29), elevou a taxa de juros (Selic) em 1 ponto percentual, para 13,25%. Atualmente, o BC é presidido por Gabriel Galípolo, mas, conforme destacaram deputados federais como Lindbergh Farias (RJ), Gleisi Hoffmann (PR) e Maria do Rosário (RS), a autoridade monetária determinou a alta da Selic durante a gestão de Roberto Campos Neto.

"Tenho 100% de confiança no trabalho do presidente do Banco Central. Ele vai criar as condições para entregar ao povo brasileiro uma taxa de juros menor", disse Lula.

Segundo o petista, "o presidente do Banco Central não pode dar um cavalo de pau em um mar revolto de uma hora para outra". "Já estava praticamente demarcada a necessidade da subida de juros pelo outro presidente, e o Galípolo fez o que ele entendeu que deveria fazer".

Metas fiscais

O Tesouro Nacional informou que o governo central teve um superávit primário de R$ 24,026 bilhões em dezembro, acumulando um saldo negativo de R$ 43,004 bilhões em 2024, ou 0,36% do Produto Interno Bruto.

As estatísticas incluem gastos extraordinários que não entrarão na apuração da meta fiscal. Um exemplo são as despesas para ajudar o Rio Grande do Sul, atingido por fortes enchentes no ano passado. Excluindo esse tipo de custo, o déficit do ano cai para R$ 11,032 bilhões, o que representou 0,09% do PIB. Como consequência, a meta de resultado primário de déficit zero foi cumprida - havia tolerância de 0,25 ponto percentual do PIB.

Empresário articula jantar entre Lula e Trump

O encontro está previsto para o dia 17 de fevereiro, no resort de Mar-a-Lago, na Flórida

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O empresário brasileiro Mário Garnero, do grupo Brasilinvest, está articulando um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Conforme relatado pela CNN, a reunião está prevista para o dia 17 de fevereiro, no resort de Mar-a-Lago, na Flórida, onde os dois líderes se encontrarão para jantar.

A data do compromisso ainda pode ser alterada devido à agenda de Lula com autoridades da Europa, marcada para os dias seguintes.

Segundo a CNN, o governo brasileiro não confirma oficialmente a articulação. No entanto, há a expectativa de que, apesar das diferenças ideológicas entre os dois presidentes, seja possível construir pontos de convergência entre ambos os governos.

Fonte: Brasil 247 com informações da CNN

Bolsonaro revela que já se prepara para prisão: "campainha vai tocar"

Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal no fim de 2023

      Jair Bolsonaro em São Paulo - 25/03/2024 (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)

Jair Bolsonaro já se prepara para o dia em que será preso, mas, por enquanto, ainda dorme tranquilamente nas noites que antecedem a chegada da Polícia Federal.

“Eu durmo bem, mas já estou preparado para ouvir a campainha tocar às 6h: ‘É a PF!’”, disse Bolsonaro à agência Bloomberg.

Bolsonaro foi indiciado pela PF no fim de 2023 no inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado depois das eleições de 2022.

Fonte: Brasil 247

IBGE lança 32ª edição de "Brasil em Números" em Recife e anuncia projeto "Nordeste em Números"

“Para saber aonde se quer ir, é preciso saber onde está. E esse livro nos mostra onde estamos”, destacou o presidente do órgão, Marcio Pochmann

Brasil em Números 2024, do IBGE, foi lançada em evento no Recife (Foto: Divulgação/IBGE)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou, na terça-feira (28), a 32ª edição de sua tradicional publicação anual, “Brasil em Números”, durante cerimônia realizada no Instituto Ricardo Brennand, em Recife (PE). O evento, transmitido ao vivo pelas redes sociais do IBGE, contou com a colaboração de instituições como a Sudene, o Banco do Nordeste e o Governo de Pernambuco.

O lançamento destacou a importância dos dados apresentados na publicação para fundamentar políticas públicas eficazes, além de celebrar a parceria com o Instituto Ricardo Brennand, renomado centro cultural da América do Sul.

A publicação bilíngue (português-inglês) reúne 23 capítulos com análises baseadas em dados sobre saúde, educação, trabalho, meio ambiente, entre outros temas. Nesta edição, o IBGE ilustrou a obra com peças do acervo do Instituto Ricardo Brennand, incluindo obras do pintor Frans Post, o primeiro paisagista das Américas.

Durante o evento, o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, destacou o papel transformador dos dados: “Para saber aonde se quer ir, é preciso saber onde está. E esse livro nos mostra onde estamos”.

Além de celebrar o lançamento de “Brasil em Números”, o IBGE anunciou o projeto “Nordeste em Números”, que será desenvolvido em parceria com o Banco do Nordeste e a Sudene como parte das comemorações dos 90 anos do Instituto.

O evento foi encerrado com o convite para a 15ª edição do Seminário “Brasil em Números”, que acontece em 29 de janeiro, na Casa Brasil IBGE Sudene, em Recife, com a participação de especialistas e autores.

Fonte: Brasil 247

Lula: ‘fizemos o mais importante G20 da história. Vamos repetir com o maior BRICS e fazer a melhor COP, no coração da Amazônia’

De acordo com o presidente, lideranças globais precisam conhecer mais de perto a 'grandeza da natureza na floresta amazônica'

     Lula (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a ressaltar o papel de liderança reconquistado pelo Brasil no cenário geopolítico e reforçou a importância de sediar eventos como o G20, realizado no ano passado. Durante coletiva de imprensa em Brasília (DF), o chefe de Estado comentou sobre o BRICS e demonstrou otimismo com a COP 30, prevista para acontecer em novembro deste ano, no Pará.

"Fizemos o mais importante G20 da história. Vamos repetir com o maior BRICS e fazer a melhor COP, no coração da Amazônia, onde ninguém acreditava que fosse possível. Em qualquer parte do planeta, as pessoas dão palpite sobre a Amazônia. Todo mundo quer proteger. Vamos fazer lá, na cidade de Belém, para que as pessoas saibam o que é a Amazônia, para que vejam a grandeza da natureza da Amazônia", disse Lula.

"Essa COP30 vai ser um balizamento do que queremos daqui para frente. Vão estar presentes indígenas para discutir, quilombolas, chefes de Estado e especialistas. Queremos algo muito verdadeiro. Se não fizermos algo forte, essas COPs vão ficar desmoralizadas, porque aprovam medidas, tudo fica bonito no papel, mas depois nenhum país cumpre. Os países ricos se comprometeram, em Copenhague, em 2009, a destinar 100 bilhões de dólares por ano para países em desenvolvimento, e até hoje não cumpriram essa promessa", complementou.

⊛ Aliança Global

Lula reforçou ainda que a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma das principais conquistas do Brasil à frente do G20 em 2024, terá seu primeiro grande evento em maio, reunindo todos os ministros da Agricultura dos países africanos.

"Vamos realizar uma reunião para mostrar o que temos de bom no combate à fome no Brasil, levá-los a campo para ver o que está acontecendo e promover um encontro técnico coordenado pela Embrapa e pelo Ministério das Relações Exteriores. O objetivo é transferir conhecimento aos nossos companheiros africanos e buscar formas concretas de combater a fome", afirmou.

⊛ Reforma Tributária

O presidente também mencionou os efeitos da reforma tributária, a primeira aprovada em um regime democrático na história do Brasil, e seu impacto na diversificação dos negócios brasileiros no exterior.

"Uma coisa que o mundo vai agradecer é a aprovação da reforma tributária, que entrará em vigor em 2027 e permitirá que o Brasil se torne um país mais atrativo para investimentos estrangeiros e mais seguro para os investimentos nacionais", destacou.

Sobre o contexto internacional, Lula reforçou a necessidade de preservar a democracia e as instituições representativas, não apenas no Brasil.

"Não é possível aceitar o que está acontecendo com a democracia no mundo. A democracia será a grande derrotada se permitirmos o crescimento da extrema direita globalmente, se aceitarmos a vitória das fake news e se deixarmos que a mentira prevaleça sobre a verdade", alertou.

⊛ Reciprocidade

O presidente brasileiro também comentou sobre possíveis medidas de taxação de produtos brasileiros em razão de mudanças na administração dos Estados Unidos. Para Lula, a questão deve ser tratada com base na reciprocidade.

"É muito simples: se taxarem os produtos brasileiros, haverá reciprocidade por parte do Brasil", afirmou. "Quero respeitar os Estados Unidos e quero que o presidente Donald Trump respeite o Brasil. Da minha parte, o que desejo é melhorar nossa relação com os Estados Unidos, exportar mais se necessário, importar mais se necessário, e manter uma relação bilateral sólida, que já dura 200 anos."

Fonte: Brasil 247

Itaipu inaugura centro de capacitação para modernizar operação da usina

Novo espaço representa um marco físico do Plano de Atualização Tecnológica (PAT), que começou em 2022 e deve se estender por 11 anos

O espaço, localizado no lado paraguaio de Itaipu, representa o primeiro marco físico do PAT, considerado o maior e mais complexo projeto da usina desde a sua construção. (Foto: William Brisida/Itaipu Binacional)

A Itaipu Binacional inaugurou nesta quinta-feira (30) o Centro de Integração de Sistemas e Capacitação (Cintesc), localizado no lado paraguaio da usina. O novo espaço representa um marco físico do Plano de Atualização Tecnológica (PAT), que começou em 2022 e deve se estender por 11 anos. Segundo o diretor-geral brasileiro da hidrelétrica, Enio Verri, a inauguração simboliza o primeiro grande avanço do plano. “Essa é a primeira entrega concreta do PAT, considerado o maior e mais complexo projeto da usina desde a sua construção”, afirmou.

A cerimônia contou com a presença dos diretores-gerais do Brasil e do Paraguai, além de assessores, integrantes do Comitê Gestor do PAT e superintendentes da Diretoria Técnica. Para Enio Verri, o Cintesc representa não apenas um espaço físico, mas também um ponto de convergência de processos e troca de experiências com outros países. “A boa parceria com os irmãos paraguaios de Itaipu se reflete em investimento em obras e também na vida das pessoas”, destacou.

O diretor-geral paraguaio, Justo Zacarias Irún, reforçou a importância da iniciativa. “Embora pertença a dois países, Itaipu é uma só empresa, com o mesmo objetivo de ser referência em geração de energia e desenvolvimento regional”, declarou. Segundo ele, o novo centro permitirá capacitação contínua dos empregados da binacional, eliminando a necessidade de enviá-los ao exterior para treinamentos. “Agora, será possível trazer o fabricante aqui. Vamos trazer o mundo para cá, e o mundo vai pulverizar a tecnologia mais rapidamente”, completou.

⊛ Capacitação para a era digital

O diretor técnico executivo de Itaipu, Renato Sacramento, afirmou que a modernização da usina representa uma transformação profunda na forma de trabalho dos empregados. “A usina funciona muito bem, mas a tecnologia atual é da época do telefone com fio. Agora, estamos na era digital, como se estivéssemos mudando para o celular. Isso exige outra capacitação”, explicou. Para ele, a atualização tecnológica trará mais confiança às equipes e contribuirá para aprimorar o desempenho da hidrelétrica.

A engenheira Renata Biasi, gerente executiva do Comitê Gestor do PAT, detalhou a estrutura do Cintesc. O espaço conta com laboratórios que permitirão testar os novos equipamentos antes da instalação na usina. “Os testes integrados e mais específicos poderão ser feitos aqui. Isso facilitará a participação de mais profissionais da Itaipu nos processos, sem a necessidade de deslocamento até a sede dos fabricantes”, afirmou.

⊛ Estrutura e benefícios do Cintesc


O novo centro, que custou US$ 1,8 milhão, possui 1.257,59 m² de área e inclui salas de informática, espaços audiovisuais, laboratórios para testes de integração de sistemas e áreas de conforto para os empregados. A estrutura foi projetada para capacitar até 100 profissionais simultaneamente.

A implementação do Cintesc trará ganhos estratégicos para a atualização tecnológica da usina, reduzindo custos com treinamentos no exterior e permitindo a disseminação mais rápida do conhecimento entre os profissionais da binacional. O espaço já está sendo utilizado para testes da Rede de Tecnologia da Automação (RTA), um dos sistemas que serão incorporados à hidrelétrica.

⊛ O maior plano de modernização de Itaipu

A atualização tecnológica da Itaipu Binacional é o maior plano de modernização da usina desde sua entrada em operação. Com cerca de US$ 670 milhões em investimentos já contratados, o projeto teve início em maio de 2022 e terá duração de 14 anos.

O plano inclui a substituição de sistemas de controle e proteção das 20 unidades geradoras, da subestação isolada a gás, dos serviços auxiliares da usina, além da modernização das comportas do vertedouro e da barragem. A primeira unidade geradora passará por atualização em 2026, após uma fase de planejamento e testes.

Além do Cintesc, a modernização da usina prevê a reforma da Subestação da Margem Direita e a construção de novos almoxarifados. Equipamentos eletromecânicos pesados, como turbinas e rotores, não serão substituídos, pois ainda estão em boas condições operacionais.

Fonte: Brasil 247


Lula elogia Gleisi após indicá-la a ministra, mas pede calma

A parlamentar é cotada para assumir a Secretaria-Geral da Presidência

Gleisi Hoffmann e Lula (Foto: Adriano Machado / Reuters)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (30) que Gleisi Hoffmann, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, tem competência para comandar uma pasta no governo federal. No entanto, o chefe do Executivo negou que haja uma mudança nos ministérios confirmada envolvendo a parlamentar.

“Ela tem condições de ser ministra em muitos cargos. Mas até agora não tem nada definido, eu não conversei com ela, e ela não conversou comigo”, disse Lula.

Gleisi Hoffmann tem sido cotada para assumir a Secretaria-Geral da Presidência em uma possível reforma ministerial. Márcio Macêdo, atual chefe da pasta, vem enfrentando críticas pela falta de diálogo com movimentos sociais.

Conforme relatado pelo Uol, ministros de outras legendas têm dito que, devido à postura firme de Gleisi à frente do partido, pode haver resistência à indicação dela para um cargo na Esplanada.

“A Gleisi é um quadro muito refinado. Politicamente tem pouca gente nesse país mais refinada que a Gleisi. O pessoal fala: 'Ah, ela é muito radical para ser presidente do PT'... Mas para ser presidente do PT, ela tem que falar a linguagem do PT. Se não for assim, que vá para o PSDB ou outro partido”, afirmou o presidente.

Fonte: Brasil 247 com informações do UOL

Carla Zambelli tem mandato cassado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder

 

A deputada bolsonarista Carla Zambelli. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou, nesta quinta-feira (30), o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A decisão, tomada por 5 votos a 2, foi baseada em uma ação movida pela deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), que acusou a bolsonarista de disseminar fake news sobre o sistema eleitoral brasileiro com o objetivo de obter vantagem política. A parlamentar ainda pode recorrer da decisão, que não tem efeitos imediatos.

Em suas redes sociais, Zambelli classificou a cassação como uma tentativa de “silenciar opositores”. “A luta continua, cabe recurso e não vamos desistir de lutar. Seja onde estiver, continuarei lutando por nossa Nação. Mas esse não é o final da jornada, é apenas mais um sinal da clara perseguição política e sanha em silenciar os opositores!”, escreveu a deputada na plataforma X, antigo Twitter.

A decisão do TRE-SP gerou reações imediatas entre parlamentares de extrema-direita, que demonstraram apoio a Zambelli e criticaram a cassação. O senador Jorge Seif (PL-SC) afirmou que a medida representa mais uma “perseguição” à direita.

“Quem tem que cassar parlamentar é o eleitor nas urnas. Não tribunais. A perseguição a todos da direita é clara, óbvia e absurda. Minha solidariedade à deputada do PL-SP”, declarou.

Já o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) chamou a decisão de “absurda” e afirmou que milhões de votos da população foram “jogados fora”.

“O TRE de SP acaba de cassar o mandato da deputada Carla Zambelli por 5×2 a pedido do Psol. Usaram fatos totalmente fora do processo para essa decisão. Com essa decisão, o PL perderá 5 deputados que foram puxados pela votação de quase 1 milhão de votos”, reclamou Gayer.

A ação que resultou na cassação de Zambelli foi movida pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que acusou a parlamentar de promover deliberadamente fake news para desacreditar o sistema eleitoral brasileiro.

O PSOL também pediu a cassação da parlamentar no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados em dezembro de 2022, após um relatório da Polícia Federal (PF) indicar sua possível participação em uma suposta tentativa de golpe de Estado.

Segundo o partido, a bolsonarista teria tentado convencer o então comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, a apoiar um plano para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após as eleições de 2022. A deputada nega as acusações e afirma que está sendo vítima de perseguição política.

Zambelli, uma das figuras mais proeminentes do bolsonarismo, foi eleita com quase 1 milhão de votos em 2022, sendo a terceira candidata mais votada no país e a mulher com maior número de votos.

Fonte: DCM